A menor aeronave do mundo com câmera faz vôo inaugural

Publicado em 23.07.2008

delfly

Você já usou a expressão “eu queria ser uma mosca para saber o que estão dizendo”? Agora você pode.

Ele tem 10 cm de envergadura de asas e pesa pouco mais do que 3 gramas. Parece uma libélula e o fato de bater a asas para voar faz com que pareça com uma. Mas é, em realidade, uma aeronave artificial que carrega uma minúscula câmera que transmite vídeo ao vivo e deve ser apenas o prelúdio de zangões aéreos ainda menores, muito menores.

O DelFly Micro, a menor aeronave equipada com câmera do mundo, fez seu primeiro vôo em público hoje no centro de esportes em Delft, na Holanda. A equipe de quatro pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft o apresentou para a mídia fazendo a primeira demonstração do pequeno veículo.

delfly

O objetivo primário dos pesquisadores era estudar a aerodinâmica do vôo dos pássaros e insetos. Depois de estudos feitos com asas cheias de sensores e fumaça eles descobriram que a freqüência ideal para DelFly era de 30 batidas de asas por segundo para que o vôo fosse eficiente.

O próximo passo será fazer o DelFly voar de maneira autônoma, pois atualmente ele necessita de um piloto controlando-o remotamente. O método poderá ser desenvolvido em breve, pois a tecnologia de reconhecimento do terreno através da câmera já existe e foi demonstrada na versão anterior do DelFly.

O DelFly é feito de uma finíssima película PET, usada em suas asas, pau de balsa e carbono para estrutura. Usa uma bateria feita de polímero de lítio de apenas um grama que mantém a aeronave no ar durante três minutos. Sua câmera pesa apenas 0,4 g.

delfly

A pequeníssima aeronave voa a respeitáveis 18 km/h.

Quando a autonomia do DelFly Micro for melhorada e sua antena tiver uma capacidade de transmissão de maior distância a aeronave poderá ser utilizada para vôos de reconhecimento em espaços apertados ou perigosos.

Esta aeronave foi criada em apenas um ano, em um programa de quatro anos. O objetivo é alcançar o DelFly Nano; uma micro aeronave que deve pesar apenas um grama e ter 5 cm de envergadura de asas. E, é claro, que a possibilidade de utilizá-la para a espionagem é enorme, principalmente se for equipada com um microfone.

delfly

Os pesquisadores informaram que esperam voar com o DelFly Nano em apenas três anos. Mas eles também informaram que a versão Nano será apenas um campo de testes. “Nós sonhamos com uma aeronave do tamanho de uma mosca da fruta”, disse um deles. [LiveScience]

Mais artigos interessantes sobre Tecnologia

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. As mentes malignas que viram tal artigo,devem estar pensando em sua vizinha bonita,ou paparazzo que infernizarão as celebridades mostrando as suas intimidades,compreendes ,hã? Brincadeira,será muito útil em sequestros,espionagem em favelas,para auxilio em combate de tropas do exercito ou da policia,espionagem de corruptos;raça esta que quase não há em nosso país háháháháhá!!!!!!

    Thumb up 4
  2. equip. pode ser muito util em situaçãoe de sequestro com comfinamento de vitimas

    Thumb up 0
  3. Essa me lembrou de uma cena do Agente 86 nos anos 80, onde ele esmaga com um jornal uma mosca sobre a mesa do cientista que inventa as sua engenhocas. Então o cientista explica que aquela mosca era na verdade um aparelho sofisticado de espionagem… A cara que ele faz depois é impagável!. Ainda não vi o novo filme do Maxwell Smart, mas deve ser engraçado.

    Thumb up 0

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os 10 restaurantes mais bizarros do mundo - [...] prisão perpétua por assassinato. Os clientes comem entre os altos muros, torres de segurança e câmeras de vídeo na …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
carro-antigo-g
Carros: os 9 fatos mais fascinantes de seu início

Saiba dos mais inter...

Fechar