Nova vacina mata células do câncer de mama

Publicado em 15.09.2008

seio feminino

É obvio que você já sabe como se prevenir contra o câncer de mama, mas uma vacina? Isso mesmo. Uma vacina experimental para o câncer de mama fez com que os tumores fossem rejeitados pelos corpos de roedores, mesmo aqueles tumores já insensíveis aos anticorpos sintéticos.

A vacina tem como alvo tumores de mama que crescem rapidamente em resposta a um fator de crescimento chamado de HER-2. Cerca de 25% de mulheres com câncer de mama possuem este fator e são tratadas com o anticorpo sintético Herceptin. Mas depois de algum tempo as células cancerosas tornam-se resistentes ao medicamento.

A nova vacina eclode respostas imunológicas que matam os tumores com HER-2 em roedores, tendo ou não tornado-se resistentes aos anticorpos do Herceptin, disse Wei-Zen, professor de imunologia do Instituto de Câncer Karmanos, em Detroit nos EUA. “Não importa se as células cancerosas são resistentes, caso as células imunológicas sejam corretamente iniciadas pela imunização nós podemos destruir estas células [cancerosas]”, disse Wei.

A vacina desenvolvida pela equipe de Wei usa DNA que carrega o código genético de um trecho chave da molécula HER-2. Depois da injeção do DNA na pele, um pequeno pulso elétrico é administrado para ajudar as células a usar o DNA e produzir a proteína que faz eclodir as respostas imunológicas do corpo.

Ratos que receberam a vacina com anticorpos anti-HER-2 iniciaram uma resposta celular imunológica que matou os tumores de câncer de mama. Estas respostas celulares per se foram suficientes para matar células com HER-2 positivo em ratos que não conseguiam fazer anticorpos.

Uma versão da vacina está sendo testada para ser administrada em humanos.

“No final das contas nós usaremos a melhor defesa que temos para lutar contra o câncer: o sistema imunológico. É algo muito desafiador de alcançar. Nós esperamos ter alcançado um ponto em que possamos torná-lo útil para os pacientes.”

Wei e seus colegas publicaram seus resultados na edição de 15 de setembro da revista científica Cancer Research.

Leia também:

- Auto-exames de mama são ineficazes

- Reduzindo seus riscos de câncer de mama

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Prezados,
    Gostaria de saber mais informações sobre essa vacina,pois a minha mãe encontra-se com câncer de mama e estágio bem avançado.

    Att,

    Cátia.

    Thumb up 4
  2. Por favor tenho 35 anos e fui diagnosticada com ca de mama, como posso me escrever para fazer parte dese grupo que está tomando essa vaciuna?

    Thumb up 4
  3. Como fazer para inscrever pessoa portadora do cancer de mama no programa de voluntário no experimento da vacina?

    Thumb up 2
  4. Esperamos resultados definitivos para curto espaço de tempo.
    Cancer de mama é um mal que acomete muitas mulheres e homens também.
    Os estados deveriam ter mais verbas para estudos e pesquisas. Infelizmente esse assunto ainda não é levado tão a serio em nosso país.
    Parabens pelo site, muito interessante e muito gostoso de ler. Recebo sempre pelo e-mail e não perco nada.
    Abr@ços!

    Thumb up 0
  5. Vacina contra cancer de mama? bah, quero ver a vacina contra caição de mama…

    Thumb up 0
  6. Sou apenas católico, mas acho que muitos religiosos não crêem em DEUS, pois se o homem não pode dar um passo sem que Deus saiba, apesar do livre arbítrio, porquê então simples mortais tentam impedir ou inibir o avanço da ciência.
    Se aomenos aqueles que são contra a spesquisas com célula tronco financiassem o tratamento convencional dos portadores de doenças, como o câncer e a paraplegia entre tantas outras, as quais a ciência sinaliza com probabilidade de cura, mas que por escusos ou equivocados motivos não permite, proíbe e ainda barram as pesquisas e o avanço científico, negando finaciamento para os estudos.
    Milagre é acreditar que nossa inteligência é obra Divina e que um ser humano pode ajudar a curar seu irmão com a graça de DEUS.

    Thumb up 3
  7. Deus abençoe e ilumine a cabeça destes médicos, cientistas e pesquizadores.
    já pensaram no que poderiamos ter nos tornado hoje, se não tivesse havido a idade das trevas e se todas as religiões não tivesse se metido, com sua questionável ética e ignorância. Se muitos pesquisadores e cientistas não tivessem sido queimados nas fogueiras da inquisição?
    não é o que esta acontecento com as pesquisas em células embrionárias?
    Acredito que se não houvesse tanta interferencia e mais investimentos, hoje, estariamos vivendo mais, com mais qualidade de vida e saúde.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Objeto misterioso deixa astrônomos sem palavras

Em um artigo publica...

Fechar