Nova vacina mata células do câncer de mama

Por , em 15.09.2008

É obvio que você já sabe como se prevenir contra o câncer de mama, mas uma vacina? Isso mesmo. Uma vacina experimental para o câncer de mama fez com que os tumores fossem rejeitados pelos corpos de roedores, mesmo aqueles tumores já insensíveis aos anticorpos sintéticos.

A vacina tem como alvo tumores de mama que crescem rapidamente em resposta a um fator de crescimento chamado de HER-2. Cerca de 25% de mulheres com câncer de mama possuem este fator e são tratadas com o anticorpo sintético Herceptin. Mas depois de algum tempo as células cancerosas tornam-se resistentes ao medicamento.

A nova vacina eclode respostas imunológicas que matam os tumores com HER-2 em roedores, tendo ou não tornado-se resistentes aos anticorpos do Herceptin, disse Wei-Zen, professor de imunologia do Instituto de Câncer Karmanos, em Detroit nos EUA. “Não importa se as células cancerosas são resistentes, caso as células imunológicas sejam corretamente iniciadas pela imunização nós podemos destruir estas células [cancerosas]”, disse Wei.

A vacina desenvolvida pela equipe de Wei usa DNA que carrega o código genético de um trecho chave da molécula HER-2. Depois da injeção do DNA na pele, um pequeno pulso elétrico é administrado para ajudar as células a usar o DNA e produzir a proteína que faz eclodir as respostas imunológicas do corpo.

Ratos que receberam a vacina com anticorpos anti-HER-2 iniciaram uma resposta celular imunológica que matou os tumores de câncer de mama. Estas respostas celulares per se foram suficientes para matar células com HER-2 positivo em ratos que não conseguiam fazer anticorpos.

Uma versão da vacina está sendo testada para ser administrada em humanos.

“No final das contas nós usaremos a melhor defesa que temos para lutar contra o câncer: o sistema imunológico. É algo muito desafiador de alcançar. Nós esperamos ter alcançado um ponto em que possamos torná-lo útil para os pacientes.”

Wei e seus colegas publicaram seus resultados na edição de 15 de setembro da revista científica Cancer Research.