O poder de cura da oração

Publicado em 21.06.2009

rezando

A saúde e a religião sempre estiveram relacionadas, principalmente em redes de oração em favor dos doentes. Mas isso realmente ajuda quem está doente? Por muito tempo, a resposta dos religiosos foi que sim. Agora uma pesquisa da Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos, mostra que nas últimas quatro décadas os estudos sobre oração intercessora – em favor de pessoas à distância – dizem mais sobre seus pesquisadores do que sobre o verdadeiro poder de cura da oração.

Wendy Cadge, socióloga da Universidade, realizou um estudo com pesquisas médicas sobre a oração intercessora, feitas desde 1965, o primeiro ano em que estudos do tipo foram publicados em jornais médicos nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisadora, a análise é “a primeira a traçar a história social da oração intercessora e a situá-las em seus contextos médicos e religiosos”. Cadge avaliou 18 estudos publicados sobre o assunto, publicados entre 1965 e 2006.

A pesquisadora afirma que os estudos formam um panorama interessante sobre as mudanças religiosas nos Estados Unidos, com a evolução das ideias sobre a relação entre religião e ciência médica. “Não sei por que médicos e cientistas realizaram esses estudos, mas as suas crenças religiosas parecem ter um papel nisso, além da curiosidade”, afirma Cadge. Os estudos mais antigos, conduzidos nos anos 60, se baseavam exclusivamente em religiões protestantes, com mais seguidores, enquanto os mais recentes foram se tornando mais conscientes quanto a outras religiões, e também estudam as orações cristãs, judaicas, budistas, entre outras. Alguns estudos afirmavam que as orações funcionavam, outros diziam que não.

Os pesquisadores que fizeram os estudos aplicavam metodologias científicas para estudar os efeitos da oração intercessora, mas Cadge afirma que a abordagem das pesquisas era cheias de falhas. Por exemplo, os pesquisadores perguntavam qual seria a “dosagem” certa de oração, e questionavam se as pessoas no grupo de controle que não recebiam as orações dos intercessores eram mesmo um grupo válido, já que suas famílias deviam estar rezando por eles.

“Cientistas tentaram ao máximo estudar algo que pode estar muito além dos seus conhecimentos”, afirma a socióloga. “Isso reflete mais sobre eles e suas crenças do que sobre a eficácia da oração”, diz. Pesquisas sobre a oração intercessora têm sido feitas desde o século XIX, quando um cientista britânico fez um estudo para descobrir se reis recebiam mais orações – e mais graças, por consequência. A conclusão foi que não, mas que a oração pode ser uma forma de confortar as pessoas que oram, de qualquer modo. [Science Daily]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

17 Comentários

  1. Como podemos provar que Deus não existe?
    Uma forma seria a de encontrar uma contradição entre a definição de Deus e o Deus que experimentamos no mundo real.

    Jesus e Deus não respondem e não atendem orações! Eles mentem!

    O que aconteceria se nós ficássemos de joelhos e orássemos a Deus desta maneira:
    Querido Deus, todo-poderoso, todo-poderoso, criador todo-amoroso do universo, nós vos pedimos para curar todos os casos de câncer nesta noite planeta. Oramos com fé, sabendo que você vai nos abençoar como você descreve em: Mateus, 17:20, Marcos, João… Em nome de Jesus oramos, Amém.

    Oramos sinceramente, sabendo que quando Deus responde a esta completamente sincero, desinteressado, a oração não-materialista, que glorifiquem a Deus e ajudar milhões de pessoas de maneira notável.

    Alguma coisa vai acontecer? Não. Claro que não!
    Isso é muito estranho. Jesus faz promessas específicas na Bíblia sobre como a oração deve ser realizada. Jesus diz em muitos lugares diferentes que ele e Deus irão responder suas orações. E os cristãos acreditam que Jesus existiu e que a Bíblia é literalmente verdade.

    Se a Bíblia é inspirada e literalmente verdadeira, então algo está seriamente errado. Basta olhar para os fatos.

    Em Mateus, Jesus diz:
    ”Pedi e vos será dado, procurai e achareis; batei e será aberto para você. Pois todo aquele que pede, recebe, e quem procura, encontra, e ao que bate será aberto. Ou o que o homem de vocês, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
    Se “todo aquele que pede, recebe”, então se pedirmos para o câncer a ser curado, deve ser curada. Certo? Se o “nosso Pai que está no céu dá coisas boas aos que lhe pedirem”, então se pedir-lhe para curar o câncer, ele deve curá-lo. Certo? E ainda assim nada acontece.

    Em Mateus 17:20, Jesus diz:
    “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.

    Se “nada é impossível para você”, em seguida, se pedirmos para curar esta noite, câncer deve desaparecer. Certo? No entanto, nada acontece.
    Note que se tomarmos a Bíblia menos do que literalmente aqui, a afirmação “nada é impossível para você” se torna “um monte de coisas, será impossível para você”, e que significa que Jesus está mentindo.

    Em Mateus 21:21:
    Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e ele vai ser feito. Se você acreditar, você receberá tudo o que pedirdes na oração”.
    Se “você vai receber tudo o que pedirdes na oração”, então se pedirmos para curar esta noite, o câncer deve desaparecer. Certo? No entanto, nada acontece. Observe novamente que não há uma forma não-literal de interpretar, ” você receberá tudo o que pedirdes na oração”, a menos que você substituir “o que”, com “nada” ou “pouco”.

    A mensagem é reiterada Marcos 11:24:
    “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, creia receber, e tê-las-eis”.
    Se Deus diz, “acredito que você recebeu, e ele será seu”, e se acreditamos em Deus e em seu poder, então, o que deve acontecer se nós oramos para curar esta noite o câncer? Deve ser curada. Ou isso, ou Deus está mentindo.

    Em João capítulo 14, versículos 12 a 14, Jesus diz a todos nós o quão fácil oração pode ser: Digo lhes a verdade, quem tem fé em mim… Você pode me perguntar alguma coisa em meu nome, e eu vou fazê-lo. “Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. “Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono”. “Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto”;

    Veja como esta afirmação é direta: “Você pode me perguntar alguma coisa em meu nome, e eu vou fazê-lo.” Este é o “Filho de Deus” falando. Temos levado “muito literalmente?” Não. Esta é uma declaração simples e inequívoca. Tomamos sua declaração “fora de contexto?” Não – Jesus usa a palavra qualquer. No entanto, a declaração de Jesus é obviamente falsa. Porque, quando pedimos a Deus para curar o câncer hoje, nada acontece.

    Vemos a mesma coisa uma e outra vez…
    Em Mateus 18:19, Jesus diz:

    “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai no céu, que está nos céus. . Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

    Em Tiago 5:15-16 a Bíblia diz:
    “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”.
    “Confessai as vossas culpas e pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que Você seja curado. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

    Em Marcos 9:23:
    “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.

    Em Lucas 1:37:
    “Porque para Deus nada é impossível”.

    Nada poderia ser mais simples ou mais clara do que as promessas de Jesus sobre a oração na Bíblia. No entanto, quando oramos para eliminar o câncer, nada acontece.
    E tenha em mente que este é Jesus falando aqui. Estas não são as palavras de seres humanos. Estas não são as palavras de “inspirados” aos os seres humanos. Estes são supostamente as palavras de Deus mesmo, encarnado em um corpo humano. Jesus é suposto ser um perfeito, sem pecado ser. E, no entanto, é óbvio que Jesus está mentindo. O que Jesus diz é claramente errado.
    Jesus é suposto ser Deus. Deus é suposto ser perfeito.

    Quando Jesus fala, ele deve falar a verdade.

    No entanto, quando olhamos para o que Jesus diz sobre a oração, ele está claramente mentindo.

    Se você gostaria de PROVA SUPLEMENTAR, reunir um milhão de crentes fiéis juntos em um círculo de oração gigante.
    Tê-los todos juntos orar em nome de Jesus que amanhã Deus cure todos os casos de câncer no planeta. Ore sinceramente, sabendo que quando Deus responde a esta completamente sincero, desinteressado, a oração não-materialista, que glorifiquem a Deus e ajudar milhões de pessoas de maneira notável.
    Agora, nós certamente temos duas ou mais pessoas reunidas, e pediram em nome de Jesus, e nós não temos um, mas um milhão de crentes fiéis que, por definição, ter fé e acreditar. Cumprimos todos os requisitos de Jesus.
    Jesus vai responder a oração agora? Claro que não. Sua oração vai ficar sem resposta, em desafio direto a promessas de Jesus na Bíblia. Na verdade, se você orar por qualquer coisa que é impossível, a sua oração será sempre sem resposta .

    Se você é um ser inteligente, ser humano racional, todos os exemplos citados acima mostram que o DEUS DA BÍBLIA É IMAGINÁRIO. A Bíblia claramente promete respostas com as orações a Deus. No entanto, quando oramos, não acontece nada.

    O que Jesus diz sobre a oração na Bíblia claramente não é verdade. Portanto, uma de duas coisas deve estar acontecendo:
    •Deus não existe.
    •Deus existe, mas ele nunca responde às orações.

    Infelizmente, Deus é definido pelo que a Bíblia é um ser que atende orações. A contradição entre a realidade de Deus e da definição de Deus prova que DEUS NÃO EXISTE.

    Colaborou (1), Oiced Mocam

    Thumb up 5
    • ocidadão disse mesmo q devemos buscar com fé e procurar essa cura tbm então eu só pergunto:
      quantas pessoas estão procurando ficar longe de um câncer ???????

      Thumb up 0
  2. por favor quem puder ore por minha colega o nome deka e daniela ela tem 24 anos esta em coma esta com h1n1 a gripe suina e com pneumonia nos dois pulmaoes somos de sao jose dos canpos a mae dela esta sofrendo muito ela e filha unica agradeco

    Thumb up 0
  3. JÁ QUERO LOGO DIZER QUE SE ALGUÉM ESTIVER LENDO ESTA MENSAGEM E TIVER DOENTE, EM NOME DE JESUS CRISTO E PELO PODER PURIFICADOR QUE HÁ NOS SEU SANGUE EU DECLARO NESTE MOMENTO QUE VOCÊ ESTÁ SENDO CURADO AGORA DE TODO E QUALQUER MAL FÍSICO OU ESPIRITUAL. SOMENTE CREIA E VOCÊ VERÁ QUE PRA JEOVÁ RAPHA CURA E CURA MESMO ELE NÃO PRECISA DE NADA MATERIAL SÓ DE FÉ PARA REALIZAR.SE ESTIVER SEM FÉ FAÇA O SEGUINTE: PEGUE UM COPO COM ÁGUA QUE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ UNGINDO-O E POR ESTE ATA PROFÉTICO ESTARÁS CURADO EM NOME DE JESEUS DE NAZARÉ!

    Thumb up 11
  4. Orar faz bem, nos faz acreditar que irá ficar tudo bem. Sentimos que Deus está conosco, tirando tudo que há de ruim dentro de nós.. Nos curando e fazendo com que acreditamos em nós mesmos para superar-mos nossos medos e lutarmos com muita fé.

    Thumb up 3
  5. olhe querida muito surte o efeito da oraçao de um justo no livro de isaias cap 59 Deus nos revela que oque nos faz separaçao entre nos eo poder dele sao nossas iniquidades e para sermos justificados delas somente em Jesus cristou que te Diz 2 coisas nesta menssagem:¨tudo que o paime da vira a mim e aqule que vem amim de maneira nenhuma o lançarei fora¨ João6/37
    ¨buscai o reino de Deus e sua justiçae todas sa coisas voz serão acrescentadas mt;6/33 pow divido isto com vc pq eu tbmestou passando por uma situaçao identica a sua e so tenho conseguido superar em jesus paz tchau!!!

    Thumb up 3
  6. O Poder de Deus é tão grande que ele usa pessoas para nos trazer de volta a ele,Ele é o Deus que tudo pode o Deus do impossível,o Deus de milagre,te Adoro meu Deus.

    Thumb up 10
  7. peço que orem por mim e minha familia, por favor, ore por mim, peço oração para meu irmão q esta doente, ronaldo batista de jesus Por favor, me ajude.o problema é que o inimigo usa a minha familia por favor, ore por mim e minha familia obrigado!

    Thumb up 5
  8. peço que orem por mim, eu não suporto mais e sei que o mal não vem de Deus, sinto que existem forças negativas que a todo custo se colocam como pedras em minha vida, me sinto inferior as outras pessoa, eu sou uma pessoal normal, estudo, trabalho, o problema é que o inimigo usa a minha vida sentimental para me deixar aprisionada e isso me incomoda, eu tinha desistido de pedir a Deus e tinha resolvido ficar solteira para toda a minha vida, só que me sinto muito mal e tenho consciência que o mal quer continuar dominando a minha vida, eu sonho com as pessoas me traindo e isso acontece, não consigo mais firmar um relacionamento, não sei estar ao lado de uma pessoa de forma liberta, estou me sentindo tomada pelo mal, minha mãe frequentava terreiros de candoblé, achava que estava fazendo o bem para os outros e por diversas vezes ele levava o meu nome e dava a essas pessoas, que diziam pra ela que eu ia atrapalhar o trabalho que estavam fazendo, me sinto perseguida, me sinto sufocada, como se tivesse algo dentro da minha alma querrendo sair pra fora e estando preso, eu preciso ser liberta a minha oração somente não irá fazer efeito, preciso de ajuda, sinto o mal próximo a mim, principalmente na minha vida sentimental, meu primeiro namorado me persegue querendo saber de toda a minha vida, me investiga o tempo todo isso me incomoda, ele me traiu quando dizia que queria casar comigo, o meu mundo acabou depois disso, tentei outros relacionamentos, não deram certo, sempre existe uma pedra no caminho, ou então sou enrolada por um bom tempo e depois sou trocada, com todos é assim, eu sei de có o que irá acontecer comigo, não suporto mais, estava impulsionada a não mais orar, só que agora estou sentindo necessidade de pedir por libertação, eu preciso ser liberta, há anos que oro e naõ consigo essa libertação, partir para a internet, pedindo orações a vários pessoas , contando para que todos se sensibilizassem com a minha situação, por favor, ore por mim, peça para que outras pessoas orem por mim, é para que o nome de Deus seja glorificado, para que eu seja liberta, estou com um nó na garganta, já senti vontade de morrer por diversas vezes, Deus não quer isso pra mim. Me ajude, por favor. Eu preciso ser liberta d euma vez por todas, eu não quero uma libertação momentanea. Por favor, me ajude. Estou sufocada.

    Thumb up 8
  9. O comentário do Paulo e do Chico lobo estão corretos quanto ao conforto de quem ora ou reza …., mas não estão considerando que a oração é uma forma de sintonia com a espiritualidade divina, agora, para ser atendido pela oração( o propósito da oração) , tudo depende do merecimento a quem deve ser beneficiado. Tudo está no plano e na vontade de Deus.

    Thumb up 0
  10. A fé e a oração é um mecanismo psico-somaticos que pode funcionar com quem a tem, nunca para quem é intercedido.

    A fé em uma divindade e uma oração que se tenha por ele, funciona psicossomaticamente apenas para o individuo que ora e tem fé, nunca em favor de outrem, pois esse efeito é algo pessoal, intimo e individual de cada um…

    Nesse sentido posso afirmar sem medo de errar: CADA UM TEM SEU “DEUS” EM PARTICULAR DENTRO DE SI QUE NASCE, VIVE E MORRE COM O INDIVÍDUO.

    Portanto, não há deus em templos, nem na boca de sacerdotes.

    Thumb up 5
  11. A Bíblia nos afirma que a fé é a certeza do que não vimos e a convicção do que esperamos e que tudo o que pedirmos ao PAI crendo, receberemos segundo nossa fé. Na modernidade e no sentimento imediatista em que temos sido envolvidos, não sobra espaço para que se exercite a fé que uma escolha de viver nosso lado sobrenatural, pois somos seres espirituais, ainda que não tenhamos pleno conhecimento disso. Sendo assim, o poder de cura da oração é bem vindo tanto para quem a faz quanto para quem recebe. Gosto muito dos temas apresentados por voces. Até breve.

    Thumb up 4
  12. Orar, rezar, etc… são a mesma coisa… em resumo: é o mesmo que nada fazer e ainda achar que está ajudando. O estudo mostrou isso! orar é ótimo para quem o faz, pois lhe traz conforto e satisfação quando pensa que está ajudando em algo.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
gato-cachorro-grande
Cães são mais inteligentes do que gatos?

Um experimento mostr...

Fechar