O que acontece quando morremos?

Publicado em 30.01.2014

filepicker-e2tX1R9StSbzO4VF4XJY_Flatline

Há apenas um grupo de pessoas que realmente sabe o que acontece quando você morre: os mortos. E uma vez que os mortos não irão revelar os seus segredos tão cedo, cabe aos cientistas tentar explicar o que acontece quando uma pessoa morre.

A morte, como a vida, é um processo, dizem os pesquisadores. A primeira etapa deste processo é conhecida como morte clínica. Ela dura de quatro a seis minutos, começando quando uma pessoa para de respirar e o coração deixa de bombear sangue. Durante esse tempo, pode haver oxigênio suficiente no cérebro para que não ocorra alguma lesão cerebral permanente. Outros órgãos, como os rins e os olhos, também permanecem vivos ao longo da morte clínica.

Na segunda etapa da morte, conhecida como morte biológica, as células do corpo começam a se degenerar e os órgãos do corpo – incluindo o cérebro – se desligam. Os médicos às vezes são capazes de parar a morte biológica através da indução de hipotermia – resfriamento do corpo abaixo de sua temperatura normal. Este método pode parar a degeneração das células e tem sido usado para reanimar pacientes com parada cardiorrespiratória.

Esses estágios da morte são bem compreendidos, porém o que permanece indefinido é o que acontece a uma pessoa uma vez que ele ou ela está clínica e biologicamente morta. Para obter algumas dicas sobre este mistério, os pesquisadores se voltam para o estudo das experiências de quase-morte (EQMs).

De acordo com o Centro de Pesquisa de Experiências Fora do Corpo, em Los Angeles (EUA), mais de 8 milhões de norte-americanos relataram EQMs, que ocorrem quando uma pessoa está clinicamente morta, perto da morte ou em uma situação onde a morte é provável ou esperada.

Muitas pessoas que tiveram experiências de quase-morte relatam sensações semelhantes: sentir-se como se estivessem flutuando fora do seu corpo, mover-se rapidamente através de um túnel em direção à luz ou ver seus entes queridos falecidos.

Pesquisadores continuamente estudam as EQMs em um esforço para dar sentido aos processos biológicos e neurológicos que podem estar por trás de tais eventos. Alguns estudos afirmam que as EQMs são apenas uma forma de sonho lúcido, enquanto outros vinculam essas experiências à privação de oxigênio no cérebro. [Live Science]

Autor: Jéssica Maes

Jornalista de 23 anos, acompanha mais seriados do que deveria, é abastecida por doces e livros e, não importa o que digam, sempre acreditou no Snape.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. É muito difícil explicar tudo isso. Principalmente se não temos conhecimento porque não recebemos de nossos ancestrais que também não tinham. Os poucos que sabiam tinham medo de revelar e não serem compreendidos ou se uniram a gananciosos para formar religiões e dominar a galera.
    Porém, pode-se afirmar que há no mundo pessoas que tenham mais conhecimentos sobre o assuntos mas, ainda não está na hora de revelar.

    Thumb up 0
  2. Enquanto não se sabe o que vem depois da morte é melhor cuidar da vida (de preferência da sua própria).

    Só não vale fazer igual a uns ateus que “jogam no bicho cercado e invertido” que ao menor resfriado ou sinal de perigo gritam “ai meu deus” só para garantir. Muito menos sair dilapidando seu patrimônio, fazendo doações para religiosos que te venham a prometer um “terreninho na próxima fase do jogo”.

    Thumb up 4
  3. a questão da morte é um mistério e gera muitas polemicas entre os que estão vivos delas que parecem piadas engraçadas; com esta: Dois amigos estavam discutindo a respeito da morte como seria, o quem vem depois, nunca se sabe, por certo que cada um deram sua opinião, e para finalizar os dois se combinaram; compadre! vamos fazer assim, quem morrer primeiro vem contar um para outro como é…e assim concordaram; e por certo que um deles faleceu e veio em sonho contar como era depois da morte, há!! compadre, não era do jeito você pensava e nem do meu!… mas também não disse nada como era. kkk
    Agora, na minha opinião essa questão estar nos princípios bíblicos no plano espiritual, na morte física não há lembranças, mas em cada ser humano, existe a alma ela tem sentimentos e pertence ao criador depois que morre vai aguarda em algum lugar o julgamento final ou céu ou inferno “depois dela segue-se o juízo”

    Thumb up 0
  4. Eu concordo com você quando você diz que a informação do nosso cérebro não se perde, mas discordo quando você diz que ela simplesmente sai do nosso cérebro e vai para algum outro lugar, isso não faz nenhum sentido. Nosso cérebro apodrece após a morte e assim como um texto numa folha de papel queimada fica “muito difícil” de recuperar. O texto na folha de papel não aparece em Júpiter, por que nossos pensamentos apareceriam? Não somos mais especiais que nada aqui.

    Thumb up 0
  5. Cara esse cientistas ficam se limitando a matéria limitando-se a terra a vida continua de onde realmente somos do mundo espiritual continuamos sendo oque somos ñ acontece nem um milagre de nos tornarmos bons como se a morte fisese de nós santos kkkkkkkkkkkkkk ñ exite vida após a morte ñ verdade ñ exite morte morre quem quer morrer quen deixa de viver a vida do amor e da caridade que cristo nos ensinou e olha os mortos voltam sim e nos ajudam atraves do conhecimento a nos libertar dos padroes que nos fizeram infelizes nesse mundo

    Thumb up 1
  6. Somos todos pó das estrelas, então morremos e ao pó voltamos.
    E tornamos a vida, talvez em outra forma? Morreremos todos algum dia, não adianta ficar preocupado.
    sempre digo que a morte é a coisa mais natural que existe, pois todos os que nascem morrem, e nem todos nascem vivos.
    Que loucura, melhor parar.

    Thumb up 6
  7. Existem muitas casos de eqm que são misteriosos.

    Crianças que relatam passar pelo fenômeno.

    E cegos, inclusive de nascença que passaram a enxergar no momento da eqm.

    Thumb up 0
  8. As vezes penso como é difícil apagar uma informação que foi criada. Com a popularização e avanços da internet, isto fica cada vez mais evidente. Por exemplo, para o leitor que observa estas palavras, eu, o autor, sou apenas um pequeno punhado de ideias. Assim, estas palavras podem ser esquecidas, mas sempre estarão gravadas em algum servidor da web, mesmo daqui uns mil anos (caso a humanidade perdure).
    Pois bem, se pensarmos exclusivamente do ponto de vista físico, o pensamento, a mente, ego, alma, ou qualquer coisa que você queira chamar, não passa de informação correndo em um hardware, no caso o cérebro humano. Existem algumas teorias que estas informações sejam um processo quântico, o que faz sentido tendo em vista a dinâmica do pensamento (às vezes parece que tem um macaco bêbado na minha cabeça!). Admitindo-se a existência deste processo quântico, é admissível que possa ocorrer também um entrelaçamento entre os processos que ocorram na mente e alguma parte remota do universo percebível, ou talvez, além disto, (teoria das cordas?). Assim, acredito que existe uma esperança e que a morte possa não ser o fim. Enfim, certo ou errado o fato é inevitável.

    Thumb up 9
    • Não concordo com nada do que você disse. Mas tenho muita esperança que vc esteja certo!!!

      Thumb up 4
  9. Achei interessante esse estudo relacionado ao assunto em pauta

    Atividade cerebral dispara logo antes da morte
    Estudo revela que o córtex cerebral acelera logo antes do óbito. E isso pode explicar as experiências extracorpóreas.

    Entrar num túnel de luzes. A sensação de sair do próprio corpo. Encontrar parentes e amigos já falecidos. Muitas pessoas que estiveram perto da morte relatam ter passado por experiências como essas, que a ciência nunca conseguiu explicar. Mas um estudo impressionante, que pela primeira vez revelou o que acontece no cérebro durante a morte, parece ter começado a desvendar o mistério.

    Usando um aparelho de eletroencefalograma, um grupo de médicos monitorou a atividade cerebral de 7 pessoas enquanto elas morriam. Todas eram pacientes terminais, entre 34 e 74 anos, que sofriam de cirrose, falência múltipla dos órgãos, septicemia, insuficiência cardíaca ou câncer. Os doentes estavam sob efeito de sedativos e só sobreviviam com a ajuda de aparelhos – que, a pedido de suas famílias, foram desligados.

    por Bruno Garattoni em Super Interessante

    A atividade cerebral dos pacientes ia ficando cada vez menor. Mas, nos últimos momentos antes da morte, o córtex cerebral (área responsável pela consciência) simplesmente disparava, e permanecia 30 a 180 segundos num nível muito mais alto, antes de cessar de vez. Isso acontece porque, quando os neurônios ficam sem oxigênio, perdem a capacidade de reter energia e começam a disparar em sequência – num efeito dominó que poderia provocar alucinações. “Isso pode explicar as experiências extracorpóreas relatadas por pacientes que quase morreram”, afirma o estudo, assinado por 4 médicos da Universidade George Washington.

    Thumb up 0
  10. Essa questão de morte é extremamente complicada e realmente saberemos a verdade quando morrermos, como foi dito no texto. Muitas religiões mencionam o que é a morte de muitas maneiras. Por exemplo, para os egípcios, como eles queriam a vida eterna, mumificar os corpos era uma maneira de atingir esse objetivo. Para outras igrejas, como a católica, adicionam as variáveis inferno e paraíso, onde aqueles que cumpriram sua missão na Terra, passariam a eternidade no Paraíso e aqueles que foram maldosos, ruins etc, para o inferno. Há religiões que acreditam na reencarnação, e desse forma, toda vez que o humano não cumprisse sua missão na Terra, ele voltaria para o planeta para tentar novamente. Muito dizem, que quando 2 humanos tem muitas dividas do passado, de reencarnações anteriores, eles voltam como mãe e filho, por que em alguns casos, só o amor materno que paga essas dividas. E há ainda aquelas que acreditam que através do dizimo( dinheiro, simbolo do capitalismo) garante uma vaga no céu ou que garantem que as 40 virgens estão te esperando. Uma coisa que poucas religiões, ideologias pregam é a questão do Universo e o crescimento no amor. Mas isso é um papo muito louco e muito estranho para a maioria das pessoas. Mas acreditem, estamos na Terra para crescer espiritualmente. Uma hora ou outra mudamos de planeta para um melhor, pior, ou continuamos na Terra até seguir em frente no crescimento do amor.

    Thumb up 3
    • Mais a terra tb evolui p melhor e esse caõs q passamos hj é devido a transição planetaria a terra esta evoluindo p melhor e pode ter certeza c ñ acompanhamos sua evolução vamos p outro planeta sim mais ñ melhor equivalente a nossa vibração

      Thumb up 1
  11. Em todos os povos inventaram que existe vida após a morte por pura ignorância e medo, não existe nada que indique existência de algo tão absurdo.

    Thumb up 0
  12. Acho interessante esse trabalho de vocês! No entanto, Jeová Deus o Criador dos seres humanos, sabe o que acontece quando morremos e nos deixou a resposta na Bíblia- a palavra de Deus na Terra- no livro de Eclesiastes, capitulo 9, versículo 5, Ele deixou escrito que na morte, os mortos ficam numa situação de inconsciência (como que dormindo) isso porque chegará um dia em que serão acordados. Ainda há muitas coisas… Ficou curioso? Acesse o site: JW.ORG

    Thumb up 0
  13. Pra quê a pressa? Logo logo vamos todos saber. Antes disso, quero que vá alguns cientistas primeiro, “eles não sabem o dizem”… assunto de PM (pós-morte) quero ser o ultimo a saber.

    Thumb up 3
  14. O universo demorou anos para se criar os humanos milhares para se aperfeiçoar será que depois que nosso corpo morre é realmente o fim ?

    Thumb up 1
  15. O processo de EQM acontece devido a glândula pineal ela é acionada no nascimento e na morte quando é produzida DMT(dimetiltriptamina) em grande quantidade. Para quem não sabe DMT é o alcalóide ativo no enteogeno Ayahuasca presente na folhagem jacrona quem o compõe a beberagem…

    Thumb up 1
  16. Assunto mais do que interessante, intrínseco à evolução do pensamento e da filosofia humana.
    Porém, nunca esqueçi as palavra do meu bisavô: “Morreu, Cabô” !!

    Thumb up 14
  17. Acredito que a morte seja a mesma coisa de antes nascer, você se lembra da eternidade que existiu antes de você? Não!?

    Pois então, este será o seu futuro depois que morrer, você voltará a não existir novamente.

    Simples assim.

    Thumb up 25
    • Eu não lembro de quando era bebê, muito menos quando estava no ventre da minha mãe.

      Thumb up 6
    • Ai depois de trilhoes de anos here we go again, o big bang acontece de novo e surge o universo, sistemas planetarios e aqui nasceremos de novo e depois morreremos e assim por diante???
      Ter a consciencia apagada eternamente e muito estranho e absurdo. Feche os olhos e imagina voce instinto.
      Eu prefiro acreditar na vida depois da morte do que ter a consciencia apagada.
      Apesar que nao tem prova definitiva que nao exista ou exista.

      Thumb up 3
    • Você não lembra de quando era bebe por que sua personalidade e seu consciente estava se formando, seu cérebro era um HD vazio ainda.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
water-drops-miki-asai-1__880
Confira imagens microscópicas fascinantes de gotas d’água

O fotógrafo com sede...

Fechar