Buracos negros tem o que em seus centros? Clique e descubra!

Publicado em 15.07.2010

buracos negros centro o que tem lá

Que os buracos negros são tão profundos que quase nada pode fugir deles nós sabemos. Nem a luz escapa de suas profundezas – daí o nome “buraco negro”.

Mas o que, afinal, existe no centro de buracos negros?

Segundo astrônomos, no centro de um buraco negro existe o que eles chamam de “singularidade”, que é um ponto onde quantidades enormes de matéria são esmagadas em um ponto infinitamente pequeno.

De acordo com Sabine Hossenfelder, do Instituto Nórdico de Física Teórica, tecnicamente a singularidade é uma curvatura do espaço. Parece estranho mas pense em uma borracha sendo esticada em volta de uma bola de boliche. Normalmente, objetos espaciais massivos fazem com que o espaço se curve ao redor deles da mesma forma.

Segundo uma teoria de Einstein, esse efeito é ainda mais extremo quando acontece em um buraco negro – a curva se torna praticamente infinita. E à medida que os objetos engolidos pelo buraco negro viajam através dessa curva, sua força aumenta.

Em volta da singularidade, a matéria é comprimida e fica com tamanha densidade que, segundo fórmulas da física teórica, ela poderia caber em um ponto tão pequeno que não teria dimensões.

Alguns cientistas se questionam ainda sobre a exatidão das equações teóricas usadas para descrever os buracos negros – justamente por elas apresentarem um resultado tão abstrato. Há físicos que afirmam que a singularidade nem mesmo existe.

Mas, por enquanto, essas fórmulas são a única maneira de teorizarmos o que há dentro de buracos negros, já que observar seu interior é impossível. [Life's Little Mysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

61 Comentários

  1. Essas partículas não hadrônicas, muitíssimas vezes menores que os prótons as quais constituem os corpos de Buracos Negros, não interagem com o átomo quimicamente, mas há interações gravitacionais e certas outras. Desculpem-me por eu ter simplesmente dito que elas não interagem com os átomos. Creio que elas emitem ondas (ondulações espaciais), mas, por essas partículas serem tão pequenas, seriam ondas de freqüências tão altas que nenhum equipamento é capaz de detectá-las.

    Thumb up 0
  2. O corpo de um Buraco Negro é constituído por partículas minúsculas aos prótons, e foram formalizadas no processo de desmantelamento de prótons e nêutrons quando de seus esmagamentos no colapso de estrelas. Essas partículas não hadrônicas são expelidas constantemente na direção do eixo de rotação do corpo do Buraco Negro, como um spray de micro partículas massivas que não interagem com átomos. Seriam “matéria escura”, responsáveis pelas anomalias gravitacionais medidas nas rotações galácticas?

    Thumb up 1
  3. A velocidade de escape acima de c, ao contrário do que Einstein pensava, não contradiz sua Teoria. O Buraco Negro é um corpo massivo constituído por partículas que são o resultado dos desmantelamentos de prótons e nêutrons, ocupando, assim, um volume espacial milhões de vezes menor que ocupariam na configuração de prótons. A luz que incide na superfície “sempre” é refletida, propagando-se com efeito ao ambiente espacial. Reflete e cai como uma pedra aqui, com velocidade menor que 11Km/s.

    Thumb up 1
  4. A informação de que centro de buracos negros são singularidades, e que singularidade é um ponto espacial infinitamente pequeno comportando massa, sendo infinitamente denso não é de se estranhar sendo ela vinda de cálculos matemáticos, pois a Física Relativística (a que enxerga a força gravitacional) não é capaz de calcular um buraco negro matematicamente sem a noção do micro. Mas a Mecânica Quântica (a física do micro) não tem noção de força gravitacional. Juntas só produzem o caos matemático.

    Thumb up 1
    • Mesmo o buraco negro mais próximo ainda está muito além do que conseguimos alcançar.

      Thumb up 1
  5. o mal do ser-humano eh esse, se basear em ciência! por isso que a maioria se fode!!!! não custa nada enviar uma sonda pra um buraco negro para ver o que acontece de vdd!! essa de que vai se desintegrar, esmagar e blá blá blá eh tudo suposição!!! pq eh um assunto sem explicação nenhuma!! mandem a sonda e vamos ver se não eh uma passagem pra outra galáxia ou outra dimensão seus inteligentes

    Thumb up 4
  6. nunca vi tanta besteira…os buracos negros não são iguais nos filmes, qualquer coisa que se próxima deles se desintegra por completo e é esmagada com o impacto, coisas colossais como estrelas enormes!
    1. qual a chance de enviar um satélite para um objeto tão distante com a tecnologia que temos hoje?
    2. qual a chance do mesmo sobreviver ao impacto?
    epic fail, depois que encontrarmos uma forma de acelerar um objeto indestrutível até estes cantos do universo conversamos

    Thumb up 3
  7. eu acho que o buraco negro seja uma forma de sair do universo ou ate mesmo seja um portal para outra dimensão,tampem pode ser um portal para um planeta ou outra galaxia

    Thumb up 15
  8. Bom, acho mais plausível a teoria dos buracos brancos. Seguindo essa teoria, podemos concluir que cada buraco negro em nosso universo está sugando matéria e a expelindo pelos buracos brancos, criando um outro universo. Desta forma, podemos dizer que o “Big Bang” talvez tenha sido apenas a expulsão de matéria pelo buraco branco que originou o nosso universo.
    Porém, mesmo assim, essa teoria não explica totalmente nossa dúvida de onde surgimos, apenas a adia, pois nos perguntaremos: Qual o universo primordial, que criou a primeira estrela capaz de explodir numa supernova e criar um buraco negro ? E o nosso universo, onde ele se encaixa nessa ordem de acontecimentos ?Terá sido o nosso universo o universo primordial ? Ou ele é um dos “últimos da fila ?” É, parece que a dobradinha “de onde viemos/pra onde vamos” ainda vai durar muito tempo.

    Thumb up 37
  9. A verdade é que não sabemos o que é realmente um buraco negro. Veja explicação mais detalhada no blog: “Olhando o Universo”, no capitulo 9. É uma outra interpretação dos fatos.

    Thumb up 5
  10. Pra mim um buraco negro é igual ao big bang nada saia do ponto infinitamente pequeno,no buraco negro nada sai apenas entra como no ponto infinitamente pequeno,pense,falar se tem como sair de um buraco negro é a mesma coisa que falar se tem como sair do universo.meu facebook:ricardovps2@hotmail.com

    Thumb up 2
  11. Hey, o Sol não se tornará um buraco negro. Para se tornar um buraco negro, uma estrela deve ter – se não me falha a memória – uma massa mais de 3,5 vezes maior que a do Sol. xD

    Thumb up 3
  12. agora comecei a ficar com medo sabendo que o sol daqui a bilhoes de seculos vai ficar igual a um desses da muito medo porque acontece um depois que uma estrela morre o sol vai se apagar entao ele vai morrer e formar um buraco negro a terra pode estar correndo perigo porque ninguem corre mais rapido do que a luz foi por isso que plutao nao e um dos oito planetas porque a lua dele foi sugada por um buraco negro.

    Thumb up 5
    • 1º como vc pode pensar nisso, já que quando nossa estrela se apagar nossa raça já nem existirar
      2º você vai morrer daqui a alguns miseros anos o sol vai levar bilhões para apagar
      3ºQuem somos nós de onde viemos, de que é feito a consiencia humana o que a fez existir………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….?????????????????????????????????????????????????????????????????

      Thumb up 20
    • Boa observação, nem ao menos sabemos quem somos realmente e de onde viemos, nem sabemos ao menos se estamos vivendo em um tempo ou em um plano de vida real, nem ao menos conseguimos provar cientificamente que o tempo e a vida física, material de todas as coisas no universo é a nossa forma original, teorias e mais teorias.. Impossível sabermos exatamente o que acontece após algo ser engolido por um buraco negro e para onde o mesmo tem seu destino.

      Thumb up 1
    • eu (beseado no q eu e meu amigo pessamos sobre o tempo)pode ser q o sol setorne um mas minha teoria é de que no espaço o tenpo passa mais rapido(tipo 2 minutos normaisno espaço são 2 anos mais ou menos emtão seria mais provavel construirmors uma nave (ets ñ exitem isso q nos chamamos de et são seres umanos deformados com a radiação mundial vindo do futuro nos avisar de algo e isso exite provas em um arquivo confidencial nasista) e procurarmos outro planeta en outra galaxia, quem concorda ?

      Thumb up 0
  13. Agora tem gente falando para manda satélite,pela velocidade q o buraco negro puxa,não vai dar nem tempo de ver o que tem dentro!!

    Thumb up 10
  14. Uou muito!Eu precisava de um site assim para o meu trabalho,tem muito site q fica enrolando e não explica nada! Valu aí

    Thumb up 8
  15. E se o buraco negro for mais tipo assim uma passagem pro outro lado da via lactea pode ser o motivo de ser tão escuro por que a possibilidades dele ligar o tempo e espaço causando a exploção de um estrela formando assim o buraco negro por que não envian uma sonda ate o centro

    Thumb up 16
  16. Confesso que me interesso muito por esses assuntos sobre espaço, mas sou muito ignorante nisso,mas na minha opinião isso é um assunto que vai alem da sabedoria humana, depois do homem descobrir todas essas maravilhas eles ainda negam a existência de Deus.

    Thumb up 18
  17. Concerteza, Não estaremos vivos até la, se oque sabemos sobre o espaço nem chega a encher cabeça um alfinete, então, isso nunca saberemos. Infelizmente não saberemos tudo sobre o espaço.

    Abraço,e fiquem com Deus.

    Thumb up 7
  18. podemos já estar dentro de um buraco negro visto que a noite fica escuro a luz das estrelas podem estar sendo atraídas para nós.

    Thumb up 4
    • aff este negocio é meio estranho não sabermos o que a dentro desse ser tão estranho que a no nossa vista concegue ver , se cairmos lá não voltaremos? ou talvez ficaremos dando voltas no passado como já ouvi falar ou nosso corpo espludindo em milhões de pedassos bem pequenos maz niguem sabe ouserto oque ira acontecer se nos cairmos nesse estranho buraco.

      Thumb up 5
  19. Uma vez vi em um documentário que a singularidade é algo tão forte que dentro do buraco negro o tempo para.

    Mas eu mal consigo imaginar um buraco negro, imagina o centro dele.

    Thumb up 21
  20. meu nao é impossivel ver o q tem dentro do buraco negro de alguma forma da
    .num sei se tentaram mas eles fazem um buneco tipo cum uma camera e deixa pelo espaçoe ai eles ficam olhando por essa camera
    ^^

    Thumb up 5
    • Bom,Não creio muito que seja possivel fazer que nem você falou,Pois se nem planetas,Galaxias,Podem aguentar um buraco negro,Imagina uma camera de 20cm

      Thumb up 15
    • Eu li isso mesmo que que acho que li?

      Thumb up 7
    • Impossível. Para captar imagens, qual nossa visão, a câmera capta luz. A luz não existe num buraco negro, ela é “sugada”.

      Sem dizer que uma força gravitacional forte o bastante para ter uma velocidade de escape maior que a da luz – infinita, para alguns – não deixaria uma Câmera chegar perto o bastante para algo assim.

      Thumb up 5
    • WTF ??? desde quando temos uma tecnologia que aguente a comunicação a bilhões de Km ,alem do mais o boneco seria destroçado pela força gravitacional do Buraco Negro

      Thumb up 8
  21. Eu questiono a ideia de um buraco negro sugar materia e espelir atraves de um buraco branco…
    Ja que buracos negros sao formados por estrelas que tem uma gravidade alta a ponto de sugar tudo… ou algo por ai… nao sou muito informado nessa parte…, eu creio que tudo que entra num buraco negro fica la dentro alimentando o buraco negro e o tornando cada vez maior, talves nao seja possivel ver um buraco negro crescendo atraves da materia que ele absorve por que isso levaria milhoes de anos…
    mas a minha ideia eh que buracos negro simples mente absorvem a materia que passar perto e a mantem em si, se tornando maior…
    Mais uma ideia eh que um dia o universo acabe todo dentro de buracos negros, que por fim irao explodir e novamente começar o bigbang.

    Qualquer sinal de ignorancia de minha parte eh mera considencia

    Thumb up 16
  22. De acordo com a teoria da relatividade de einstein, se tem o buraco negro que “suga” tudo o que ve pela frente, até msm a luz, tem q existir um buraco branco que repele a matéria sugada pelo buraco negro, mas até hj nunca foi avistado um. Alguns cientistas estão tentando provar que dentro de cada buraco negro existe um otro universo maior ainda. Bom, pelo jeito vai demorar mtoo ainda pra desvendar esses misterios do universo.

    Thumb up 8
    • tenho a mesma opiniao, e acho também que é uma porta para outra dimensão.

      Thumb up 2
  23. Eu vivo lendo esse tipo de artigo sobre teorias físicas na internet,mas nunca entendo muita coisa…
    É tudo tão confuso,mesmo quando tentam explicar de uma forma mais simples…

    Thumb up 20
  24. meeu deuus da um medo terrivel parece ate um funio muito entereçando afirmo que, devido os cientistas.
    Voceis tem que mandar um satelite dentro dele para ver oque tem dentro

    Thumb up 7
  25. esse buraco negro visivel talves seja apenas a boca de um grande funil sulgador se realmente for ,o que entra tem que sair em algum lugar.

    Thumb up 6
  26. é muito importante que a comunidade cientifica esteja preocupada em responder uma pergunta que vem sendo feita á muito tempo. Porem não acho que seja possivel afirmar que exista mesmo essa “singularidade´´ como vemos no texto acima. Gostaria de dizer que seria muito bom que a NASA se prrontificase em estudar mais a fundo essa duvida que vem sendo feita a muitos anos.

    Thumb up 6
  27. a afirmação do Manoel:

    “A distorção do espaço-tempo causada pela sua gravidade é tanta, que no horizonte de eventos (singularidade) o tempo não anda. Qualquer partícula, uma vez dentro do horizonte de eventos, ficará ali para sempre.”

    Esta errada…

    nao ficara la para sempre…. essa afirmação só é valida para o atomo em questao ou objeto ou ser vivo que ja foi capturado pelo horizonte de eventos…. na percepção dele durará nao uma eternidade penso eu.. mas um bom tempo

    pra quem esta observando de fora do horizonte de eventos o material em questão irá sumir sendo tragado pelo buraco negro.

    DUVIDA: se fosse um ser humano capturado pelo horizonte de eventos. será que para essa pessoa pareceria anos a fio mesmo??

    pergunto pois se a gravidade é forte o suficiente para nao deixar escapar um foton.. nao afetaria tb na capacidade cognitiva do nosso cerebro??

    Thumb up 6
  28. É complicado afirmar ou negar todas as teorias que foram ou que estão sendo elaboradas sobre o que ha por dentro do buraco negro afinal para que a comunidade sientifica consiga descrever se ha mesmo uma “singularidade´´ como dizem os cientistas.Mas seria preciso um estudo feito pela NASA ou uma organização cientifica. Mas de qualqer forma é muito importante saber que a comunidade cientifica tem vontade de entender o que ha por dentro de um buraco negro.

    Abraços a todos
    DrºHiago

    Thumb up 3
  29. Um colega ficou nervoso quando alguém resolveu fazer um comentário sobre massas de grande densidade… Talvez com certa ingenuidade e, só posso dizer que ninguém é dono da verdade. Mesmo pesquisas sérias não chegaram ao um consenso e não será nós que chegaremos… O certo é que devemos aprender um uns com outros e isso por si já deveria somar. Se discordarmos, discordemos usando aquilo que nobre Cesar aconselha – humildade. (rs)
    Mas, alguém poderia me responder sobre: ‘’ Se nem mesmo a luz escapar de seu campo gravitacional… e supondo que tenha ultrapassado o raio de escape ‘’ (considerando que essas ondas não tenha massa e apenas campos);
    Pergunto:
    Já constataram algum desvio e qual foi o máximo desvio nas proximidades dessas massas?
    … Foi para o espectro vermelho ou azul?
    Quando dizem que um cm³ dessa massa pode ter peso de milhares de ton. Diga-me: Essa massa extremamente concentrada teria o mesmo peso em nosso Planeta? Pois peso é diferente de massa e peso é diretamente proporcional à gravidade… e que aconteceria se colocarmos esse cm³ num planeta como o nosso?
    Se o universo está em expansão, porque há maior concentração de estrelas nos núcleos das galáxias e essas estrelas caminham para o centro? …E, onde fica a anti-matéria nessa história?

    Então, alguém se encarrega de responder de forma resumida e humilde? rs
    Grato.

    Thumb up 2
  30. Bonito mesmo era se os anuncios google permitissem a leitura integral dos artigos – ou o texto fosse formatado com respeito pelo anuncio.
    Qualquer coisa que permita não perder o sentido dos artigos.
    Assim nao dá.
    Obrigada.

    Thumb up 2
  31. Thiago, estou com voce hehehe …
    Pessoal, parabéns pelos comentários !
    Abraços a todos.

    Thumb up 2
  32. O problema maior aqui são pessoas que pensam “se está na internet está certo”

    Thumb up 2
  33. Um buraco negro não é um buraco, portanto não tem profundidade.
    Um buraco negro se forma pelo colapso de uma estrela massiva, e tem tanta massa que captura ate mesmo a luz que incide sobre sua orbita.

    A distorção do espaço-tempo causada pela sua gravidade é tanta, que no horizonte de eventos (singularidade) o tempo não anda. Qualquer partícula, uma vez dentro do horizonte de eventos, ficará ali para sempre.

    Thumb up 4
  34. A física teórica não é apenas exercício de imaginação selvagem, ela segue algumas regras rígidas: as leis da natureza. E mesmo a física teórica pode fazer previsões que podem ser testadas. Por exemplo, a física teórica do Big Bang fez uma previsão, a de que deveria haver uma radiação de microondas permeando o Universo, um resquício dos primeiros momentos do nosso Universo, e esta previsão teórica acabou sendo comprovada.

    Outra previsão da física teórica é quanto à existência do Bóson de Higgs. Ele faz parte do modelo de Universo que temos, e é uma previsão que está sendo colocada à prova agora mesmo.

    Então, não, Quirino, não dá para imaginar qualquer coisa e sair fazendo afirmações. Você tem que seguir as regras da natureza, e tem que tentar extrapolar a tua imaginação e fazer alguma previsão teórica que possa ser verificada. Senão não é física teórica, é metafísica. Ou ficção. E se você não sabe por que é que os físicos afirmam a existência de buracos negros, então manda a humildade que a boca se cale.

    Thumb up 6
  35. O comentário do David Quirino dos Santos é um belo exemplo do quanto a pontuação errada pode dificultar o entendimento de um texto.

    Thumb up 2
  36. Poxa, se para o David Quirino dos Santos nao foi dado o previlegio de estudar, entao eu sou analfabeto =)

    Thumb up 1
  37. gostei dessa parte;quantidades enormes de matéria sao esmagadas em um ponto infinitamente pequeno.

    Thumb up 2
  38. Pow gente
    “Que os buracos negros são tão profundos que quase nada pode fugir deles nós sabemos”

    Ta errado isso ai….

    Thumb up 4
  39. Em primeiro lugar, qualquer ciência teórica, não passa de ficção, pois sobre ela, nada foi provado. Então, viajemos na maionese e imaginemos ser verdade que uma estrela com determinada massa não consiga suportar seu próprio peso e entre em colapso até o momento em que esta mesma massa não consiga conter a pressão interna provocada por sua queda em direção ao seu centro e que ela expluda em uma super nova. Ora! Como estamos no campo do imaginário, podemos criar uma situação singular em que o volume da massa desta estrela não conseguisse ultrapassar um determinado ponto crítico, no qual, após explodido, não conseguiria fugir à sua própria gravidade e, portanto, imediatamente à sua explosão, contrair-se-ia para novamente explodir e assim sucessivamente… pulsando e pulsando… Segundo minha pequena inteligência… não, conhecimento, pois não me foi dado o privilégio de freqüentar escolas, nenhuma estrela conseguiria colapsar infinitamente até o que chamaríamos de buraco negro… não na dimensão espacial do universo com o qual coexistmos, Seriam necessárias contelações inteiras de esterelas; não de galáxias… talvez, mesmo de uma galáxia inteira, mas, jamais o tempo de existência de uma espécie tão breve como a espécie humana, ou outra qualquer inerente ao universo também de nossa inerência, chegaria para testemunhar tal fato se êle realmente ocorrese. Podemos sim, teorizar que tal possa ocorrer e que em algum tempo… que não será o nosso, obviamente, um grande buraco negro poderia explodir e criar mais um desses universos em um dos quais vivemos. Ôvo cósmico? Totalidade do Universo? Lamento, mas, a minha capacidade de imaginar… minha ficção, não chega a tanto.
    Nefas “A Sombra”. 14/julho/2010 (Tempo terestre da era romana)

    Thumb up 3
  40. “Buraco negro” é o nome dado a propridade do corpo sólido de grande densidade do qual nem mesmo a luz consegue escapar. Não é um buraco de verdade, na concepção de alguma coisa “vazada”, pela qual se consiga passar. Este nome inadequado causa muita confusão. Logo “buraco negro” não possui nenhuma profundidade! Deve ser formado basicamente de neutrons. Tudo o que é captado por ele é reduzido a neutrons, sendo descartado o que não pode ser reduzido.

    Thumb up 3
  41. Ha um dia saberemos ao certo o que existe la, não sei se estaremos vivos até lá, as espero ficar vivo para receber respostas como, essas e como a origem da vida, não quero uma teoria e si uma certeza…

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
barba
Por que homens têm barba e as mulheres não?

Você já se perguntou...

Fechar