Obesidade pode causar mutações genéticas?

Publicado em 25.03.2013

273468-genetic

Se você é obeso, parte da “culpa” pode ser do seu DNA; por outro lado, a própria obesidade pode, também, interferir nele: o gene LY86 está sujeito a alterações químicas causadas pelo excesso de peso, de acordo com o epidemiologista genético Shaoyong Su, da Georgia Regents University (EUA).

Ao analisar parte do genoma de 703 pessoas (obesas, magras e com peso mediano), Su percebeu que o LY86 havia sofrido metilação (uma espécie de mudança química) especialmente e constantemente nos indivíduos obesos. Esse fenômeno eleva o risco de se desenvolver certos tipos de câncer e de doenças cardíacas, além de resistência a insulina (uma das causas da diabetes).

O pesquisador pretende investigar de modo mais detalhado a alteração no LY86: qual seria o peso de fatores externos (como má alimentação e falta de exercícios) e de predisposição genética?

Outro assunto que será analisado (desta vez com animais) é a metilação genética causada durante a gestação – fenômeno que ocorreu em 1944, meses antes do fim da Segunda Guerra Mundial, na Holanda. Muitos habitantes sofriam com escassez de alimentos, e filhos de mulheres que estavam grávidas nessa época apresentaram uma metilação genética que os tornaria mais aptos a sobreviver em um cenário similar. Contudo, havia o outro lado da moeda: nos anos seguintes, o país superou a crise, e a “fartura” fez com que essas crianças tivessem um risco elevado de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.[Medical Xpress, GRU News]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. reportagem no mínimo interessante, quem sabe os pesquisadores descobrem algo que leve a novos medicamentos ou a prevenção dessa doença tão incomoda.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Eye-of-The-Sahara
O colossal Olho do Saara

Seria um aeroporto d...

Fechar