Os 10 ditadores modernos mais insanos

Publicado em 30.07.2011

Ideias e ações malucas ficam potencialmente mais perigosas nas mãos de quem comanda um país. Especialmente ainda mais perigosas quando esse alguém é um ditador. Conheça alguns modernos, espalhados pelo mundo:

1 – Hugo Chávez

Presidente esquerdista da Venezuela, Hugo Chávez é conhecido por suas críticas aos EUA. Já chamou o George W. Bush de “diabo” e disse que o terremoto do Haiti foi causado pelos americanos. Segunda Chávez, Israel está fazendo o que Hitler fez com os judeus e os EUA é como o Conde Drácula: sempre em busca de sangue e combustível.

2 – Benito Mussolini

Aliado de Hitler na Segunda Guerra Mundial, Mussolini foi um terrível ditador. Ele era chamado de “ll Duce”, ou “O Líder”. Seu prédio administrativo era uma enorme estrutura com uma gigante foto de seu rosto. Ele disse que iria fazer com que a Itália retornasse a grandeza do Império Romano. Mas isso não foi possível, já que o ll Duce foi enforcado por rebeldes que passaram a declarar guerra à Alemanha nazista, em 1945.

3 – Ferdinand Marcos

Ferdinand Marcos foi ditador das Filipinas. Sua mulher, Imelda Marcos, tinha entre 2,7 e 3 mil pares de sapatos. Da onde vinha tanto dinheiro? Roubado do país, como sempre. O presidente Marcos começou como um presidente democrático, mas logo se transformou em um ditador. Ele foi derrubado e fugiu para o Havaí, na companhia de 24 barras de ouro. Ele é conhecido como um dos políticos mais corruptos que já existiram, tendo desviado milhões de reais dos fundos públicos.

4 – Enver Hoxha

Camarada, presidente, primeiro ministro, ministro dos negócios estrangeiros, ministro de guerra, comandante do exército popular… Ever Hoxha. Esses são os títulos que Hoxha, ditador da Albânia, deu a si mesmo. Ele proibiu a barba, máquinas de escrever e TVs em cores. Hoxha construiu 750 mil bunkers (pequenas casas fechadas e fortificadas) em um país de 3 milhões de pessoas, tudo por medo de uma invasão da Iugoslávia. Cada bunker era grande o suficiente para manter uma pessoa. Hoxha tinha uma forte relação pessoal e admiração por Josef Stalin.

5 – Ne Win

Ne Win foi ditador da Birmânia entre 1962 e 1982. Ele era muito supersticioso e mudou as moedas do país para 15, 30, 45, e 90 – seu número da sorte. A nação inteira birmanesa perdeu as suas poupanças, só porque Win acreditava que viveria 90 anos se fizesse isso. Ele mudou as estradas do país da antiga forma esquerda para a direita, porque estava preocupado com o seu regime comunista se inclinando demais para a esquerda. Aparentemente ele também tomava banho com sangue de golfinho.

6 – Saddam Hussein

Saddam se considerava a encarnação do rei neobabilônico Nabucodonosor II. O rosto de Saddan estava por toda parte no Iraque: podia ser visto em escritórios, escolas, aeroportos, lojas e na própria moeda iraquiana. Saddan escreveu um livro, chamado “Zabibah e o rei”. Na história, ele se apaixona por Zabibah, que representa o povo do Iraque. O marido de Zabibah, que representa os EUA, estupra a jovem. Os outros antagonistas são: Hezkel (Israel), Shamil (judeus), e Nuri Chalabi (representando Ahmed Chalabi, um inimigo de Saddam).

7 – Kim Il-Sung

Kim Il-Sung e seu filho Kim Jong-Il foram insanos. Jong forçou todo mundo na Coreia do Norte a usar um crachá com o nome dele. Disse que poderia transformar areia em arroz e atravessar rios em folhas. Além disso, ergueu 30 mil monumentos dele mesmo. O pai estabeleceu o Juche, ou “auto-suficiência”, regime que acabou quase completamente com as viagens e trocas culturais entre a Coreia do Norte e o ocidente.

8 – Teodoro Obiang Nguema

Francisco Macias Nguema foi sucedido por seu sobrinho, Teodoro Obiang Nguema. Ele governou a Guiné Equatorial com punho de ferro. Dizem que Teodoro era canibal, e aparentemente comia testículos de dissidentes para ganhar poder. Ele executou o próprio tio e fez de tudo para tentar ganhar um Prêmio de Ciência das Nações Unidas em sua homenagem. Em janeiro de 2010, Nguema foi sequestrado, torturado e confessou uma tentativa de golpe de estado, antes de ser morto.

9 – Gnassingbe Eyadema

Gnassingbe Eyadema acredita que é um super-herói. Por isso, ele criou uma história em quadrinhos, estrelado por ele mesmo. Todas as lojas do Togo tinham sua foto e relógios de pulso de 30 reais com a sua imagem aparecendo a cada 15 segundos. Ele morreu em 2005 e foi substituído pelo filho.

10 – Jean-Bedel Bokassa

Jean-Bedel Bokassa foi o ditador da República Centro-Africana entre 1976 e 1979. Em seus 75 anos de vida, ele teve 17 esposas e nada menos do que 50 filhos. Ironicamente, ele proibiu a poligamia no país.

Em 1979, crianças protestaram depois de terem sido forçadas a comprar uniformes escolares caros em uma fábrica de uma esposa de Bokassa. Como vingança, ele prendeu 180 crianças, e as visitava pessoalmente para agredi-las.

Parece que ele realmente tinha algo contra crianças: ele esmagou o crânio de cinco filhos com uma bengala. Além disso, ele também teria comido bebês humanos.[Listverse]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

118 Comentários

  1. Curioso encabeçar a lista com o Hugo Chávez: que eu saiba ele foi eleito várias vezes pela população da Venezuela. A mesma população inclusive se insurgiu pacificamente em apoio ao “ditador” Chávez quando houve uma tentativa de golpe militar apoiada pelos EUA contra ele certa vez. (Sim, ele teve parte do tempo praticamente todos os parlamentares a seu favor e fez neste meio tempo muitas modificações drásticas na constituição. No entanto ele não cassou a oposição, esta que abdicou por vontade própria de disputar as eleições para o parlamento. Não podemos responsabiliza-lo pelos erros políticos dos adversários)

    Thumb up 37
  2. E então esqueram-se do mister José Eduardo dos Santos, de Angola???

    Thumb up 2
    • Pensei que aqui a informação fosse coisa séria. Afirmar que Hugo Chávez ser um ditador é muita falta de informação! Será que os estagiários que fizeram essa matéria se basearam em VEJA? Parece que sim! Desde quando DITADORES são eleitos democraticamente???? PUTZ!!! O Nível de desinformação chegou a tal ponto que é impossível confiar num LIXO chamado VEJA…

      Thumb up 20
  3. Hugo Chavez tem muitas declarações polêmicas, mas não está sozinho em todos os seus raciocínios. O poderio militar dos EUA incluem armas não convencionais. Não à toa são chamados de ‘imperialistas’. Fogem do entendimento comum muitas declarações, mas não por culpa do interlocutor.

    Thumb up 15
  4. Como todos os ditadores tem algo em comum… Ambição pelo poder eterno..pois este quem tem só e Deus.

    Thumb up 3
  5. Importante lembrar que Mussollini praticamente construiu o Vaticano, enquanto a Igreja, como sempre, fechava os olhos para as atrocidades da 2ª GM. Quem pegou um livro de história em vez da bíblia alguma vez na vida sabe que em quase todas as desgraças da humanidade a Igreja sempre esteve envolvida, sempre a favor dos poderoso, lógico.

    Thumb up 16
  6. Por isso amo meu BRASIl(Nosso quer dizer).Monstro aqui não se cria.Esse útimo mesmo (Jean Bermerdinha) não vingava nem um ano.Inocentes aqui coitados tão matando.Quer dirá um CRUELO desse.

    Thumb up 1
    • Já tivemos ditadura no Brasil por muitos anos, não se esqueça. Os militares não eram tão bizarros, mas era tiranos e massacravam os opositores.

      Thumb up 7
    • Eu ainda prefiro os militares brasileiros no poder quando nós tínhamos saúde e educação de qualidade e muitos avanços ! Estes “democratas” que estão no poder,estão enriquecendo rapidamente e a corrupção aumenta a cada dia enquanto a saúde e a educação estão uma droga ! Os militares construiram ITAIPÚ,PONTE RIO NITERÓI,USINAS NUCLEARES,HOSPITAIS,RODOVIAS etc…
      E estes democratas,o que criaram ??? MENSALÕES,ROUBOS,VIOLENCIA,CORRUPÇÃO,ACHATAMENTO SALARIAL etc… Naquele tempo a polícia era respeitada e hoje ela é temida ! Os professores eram mestres e hoje são “tios” que os alunos amedrontam !
      Tenho saudades daqueles tempos,sinceramente !

      Thumb up 23
    • democratas nada. ditadores comunistas

      Thumb up 2
    • o Brasil pode ter crescido mas teve uma enorme divida e acredito q hoje em dia a corrupçao so esta mais visivel, sempre existiu.

      Thumb up 4
    • procure saber como estão os ex-lideres militares do Brasil hoje em dia … nenhum deles é rico

      e todo a reviravolta que acabou com os militares no poder foi financiado pelos EUA

      Thumb up 3
    • Você está brincando né?

      Thumb up 0
    • Apesar de não vivido muito a ditadura militar meu pai que viveu disse que também sente saudade do tempo que o povo tinha mais respeito tanto da polícia e também de professores etc…..será que o povo não vê isso?

      Thumb up 2
  7. Todos deram suas contribuições aos seus paises, mas um q se destaca, é o Hugo Chaves, grande homem valoroso em sua doutrina, deveria governar nosso pais, as coisas iriam tomar novos rumos , porém muitos ficariam preocupados.Parabéns pelo seu jeito de ser.

    Thumb up 7
  8. E Estaline?
    e Mao?
    E Fidel Castro?

    Estão esquecendo os Piores!!

    O sistema Comunista liquidou mais seres Humanos, e causou mais danos à Humanidade, do que qualquer outo sistema político até hoje.

    Estaline, Hitler e outros quejandos, são ”farinha do mesmo saco” !!!!

    Thumb up 16
  9. Hugo Chávez ditador? Quem invadiu o Iraque? quem invadiu o Afeganistão? Bombas de destruição em massa. Será que alguem ai é americano? Aviões invisíveis, não tripulados, bombas atomicas, espionagem, CIA, FBI e etc. Caramba!… alguem está em um avião invisível por ai!…

    Thumb up 25
    • Caro António Carlos

      Já reparou que quando o Chavez está a falar para qualquer plateia, você só vê o pessoal vistido da cor dele? Isso é um sinal de que está um Ditador a falar.

      Em Angola é igual, por exemplo.

      Os EUA são Ditadores em matéria de Política Externa, concordo consigo. Agora no poder, está quem os Americanos querem.

      Thumb up 7
    • Quem invadiu o Afeganistão foi a antiga União Soviética para ampliar seu domínio comunista junto ao oriente médio. Os americanos impediram essa violação. o Iraque foi invadido pelos americanos para derrubar um genocida mentecapto.

      Thumb up 4
  10. Nunca tinha visto tanta incorreção em uma só matéria.
    Aventurar-se no campo político sem ter conhecimento é muito ruim para o site.
    O que vimos aquí é a reprodução de algumas besteiras que a grande imprensa veicula, mas perguntas clássicas como: porque Marcos foi para um estado da nação “mais democrática do mundo”, porque Saddam se tornou inimigo quando foi tão amigo da grande nação do norte…? não são levantadas. E há também uma clara mistura de alhos e bugalhos.

    Thumb up 12
  11. No brasil temos tiranos insanos que há décadas obrigam o povo a viver com o salário mínimo,que roubam a previdência e acabam com a saúde do povo!

    Thumb up 12
  12. Há um grave erro de semântica quando se traduz DITADOR por TIRANO.
    Originalmente, DITADOR era o magistrado romano que era investido pelo Senado, do poder de ditar leis e as fazer cumprir por um período de seis meses se, por algum motivo, as instituições nacionais estivessem em perigo, conforme registra o ‘Pai dos Burros’.
    Logo, DITADOR não é um golpista e muito menos um TIRANO, mas alguém devidamente escolhido pelo SENADO, com sabedoria suficiente para tirar o país de uma situação de perigo.

    Thumb up 8
    • MAS É CLARO que o termo ditador não pode ser usado com o mesmo sentido que tinha à época dos magistrados romanos. Não há maigstrados romanos em nossa época, nem em nosso País. Ditador passou para nosso idioma como o indivíduo que dita regras duras contra os cidadãos, impedindo-lhes a vivência das liberdades fundamentais.

      Thumb up 7
    • meu caro bovidino. sua lição é excelente, exceto por um detalhe, era assim na época dos senadores romanos e tudo era legal (até que o escolhido extrapolasse o bom senso esperado dele)na atualidade ditador significa mesmo o sujeito que detém o poder de forma unilateral, apoiado na força das armas. seria interessante dar uma passada na Wikipédia.

      Thumb up 3
  13. faltou ai na lista IDI AMIM DADA considerado o mais sanguinario ditador dos tempos modernos também africano

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
casal
Amizade colorida: jovens pensam que estão preparados, mas se decepcionam

Se envolver com amig...

Fechar