Os melhores vídeos e imagens da semana

Por , em 13.04.2013

O “encantador de leões”, morcego-panda, imagens incríveis da Estação Espacial, laser derrubando um avião… Reveja os melhores vídeos e as melhores imagens na semana de 08/04/13:

Conheça Kevin Richardson, o amigo dos leões

Chamar o sul-africano Kevin Richardson de “domador de feras” seria uma incoerência: ele se tornou conhecido justamente por ser “amigo” de leões, guepardos e outros grandes felinos, não por dominá-los com agressão ou por lhes ensinar truques, como se faria num circo com animais. Ele é famoso principalmente por suas diversas fotografias em posições “confortáveis” ao lado de leões.

Morcego-panda é descoberto no Sudão

Pesquisadores descobriram um morcego que se parece estranhamente com um urso panda no Sudão do Sul. O animal é tão raro que os cientistas acreditam que é um gênero totalmente novo. “Minha atenção foi imediatamente atraída para o morcego, que tem um padrão de beleza impressionante e distinto de manchas e listras”, disse DeeAnn Reeder, professora de biologia da Universidade Bucknell (EUA), que fez a descoberta.

Um magnífico vídeo feito com imagens da Estação Espacial Internacional

Erupções vulcânicas, auroras boreais, furacões… Fenômenos tão grandes que, documentados a partir da Terra, mal cabem em fotos e vídeos, foram registrados por astronautas da Estação Espacial Internacional, que orbita nosso planeta. Também foram tiradas fotos de estrelas, continentes e oceanos. O fotógrafo Bruce W. Berry juntou várias dessas imagens e, depois de editá-las, montou o vídeo que você vê acima.

Assista a um laser militar derrubando um avião

O futuro da guerra, segundo alguns, envolve o uso de lasers e de aviões não tripulados. A Marinha dos Estados Unidos mostrou que, no caso de um embate entre os dois, o laser provavelmente vencerá. No vídeo acima, feito pela Marinha americana, o Laser Weapons System (LaWS – Sistema de Armas Laser) é demonstrado, depois de anos de desenvolvimento e testes, derrubando um avião não tripulado, ou “drone”.

Admirando o sol girando em fantásticos detalhes: vídeo

Quem já viu fotos e vídeos do nosso sol feitos por ferramentas espaciais, como telescópios espaciais, sabe que ele pode ser ainda mais belo e incrível do que imaginamos. E nossos “brinquedinhos” – instrumentos de alta tecnologia como o Solar Dynamics Observatory (Observatório Solar Dinâmico), da NASA – nos surpreendem cada vez mais, como este novo vídeo da superfície do sol. A presença de campos magnéticos é visível no vídeo sob a forma de “círculos” gigantes em movimento, que giram e voltam a se ligar com a superfície da estrela. O plasma é mais frio e, portanto, mais escuro.

Colisão de galáxias

Estas galáxias estão a mais de 300 milhões de anos-luz da Terra, na constelação Andrômeda. Elas já colidiram entre si e a maior delas (UGC 1810) ficou com boa parte da massa da menor (UGC 1813), que “espirrou” para fora. Apesar das duas estarem separadas por dezenas de milhares de anos-luz, há uma ponte de materiais que ainda as conecta. Esta dança gravitacional prosseguirá por centenas de milhões de anos até que ambas se fundam em uma única galáxia.

O menino de 3 anos que luta com jacarés e cobras

Não, não é montagem. A foto acima mostra Charlie Parker, 3 anos, lutando com um jacaré norte-americano chamado Gump. Charlie vem de uma longa linhagem familiar de pessoas que possuem e dirigem o parque Ballarat Wildlife Park, em Victoria (Austrália). Praticamente um bebê, ele é o mais jovem cuidador de animais selvagens e adora “lutar” e brincar com jacarés e jiboias.

Fotos espetaculares da “cachoeira de neon”

À primeira vista, parece que jogaram líquidos coloridos e brilhantes na água da cachoeira. Um olhar mais atento, porém, revela que os fotógrafos usaram a técnica de longa exposição (em que a câmera fica “aberta” por vários segundos, minutos ou, às vezes, horas, capturando luz) e que os rastros coloridos não são líquidos. O projeto, intitulado Neon Luminance (“Iluminação de Neon”), foi executado pelos fotógrafos Sean Lenz e Kristoffer Abildgaard, no norte da Califórnia (EUA).

Uma ave de rapina caçando em câmera super lenta

Loyd Burke, treinador de aves, colocou um açor fêmea para caçar presas fictícias e bexigas de água em frente a uma câmera que a filma a até 5 mil quadros por segundo. Loyd descreve o açor como um guepardo aéreo que caça usando disparos curtos de energia. O resultado são incríveis tomadas do animal mostrando toda a sua precisão e habilidade nos mínimos detalhes.

O estranho peixe translúcido de sangue transparente

O Chionodraco rastrospinosus, ou peixe ocelado, vive em um ambiente extremo: os mares gelados que cercam a Antártida, a cerca de 1.000 metros de profundidade. Mas esta não é a sua característica mais notável; esse animal possui sangue transparente. A cor vermelha do sangue é dada pela hemoglobina, uma proteína que transporta o oxigênio para os tecidos que necessitam do mesmo. O peixe ocelado não tem hemoglobina, e seu sistema circulatório é modificado para funcionar dessa forma: o coração é bem maior e bombeia o sangue a uma taxa cinco vezes maior que a de um peixe comum.