Admirando o sol girando em fantásticos detalhes: vídeo

Por , em 10.04.2013

Quem já viu fotos e vídeos do nosso sol feitos por ferramentas espaciais, como telescópios espaciais, sabe que ele pode ser ainda mais belo e incrível do que imaginamos.

E nossos “brinquedinhos” – instrumentos de alta tecnologia como o Solar Dynamics Observatory (Observatório Solar Dinâmico), da NASA – nos surpreendem cada vez mais, como este novo vídeo da superfície do sol.

[box]O Observatório Solar Dinâmico foi projetado para ajudar os cientistas a ter uma melhor compreensão de como o sol influencia a Terra e seu ambiente espacial próximo. Centra-se na atmosfera do sol, chamada de coroa.[/box]

Feita com imagens capturadas em março, a animação traz detalhes fantásticos do astro rei.

O sol é feito principalmente de plasma, uma sopa de elétrons e átomos que perderam seus elétrons, atados em campos magnéticos. A presença desses campos magnéticos é visível no vídeo sob a forma de “círculos” gigantes em movimento, que giram e voltam a se ligar com a superfície da estrela. O plasma é mais frio e, portanto, mais escuro.

Nesse momento, a atividade na nossa estrela é baixa. No final de março e início de abril, houve alguns vislumbres de maior atividade, com labaredas e ejeções de material da coroa. A previsão é de atividade relativamente baixa através desse mês.[DiscoverMagazine]

Um webSite legal com animações interativas de Estrelas em versões interativas do Diagrama Hertzsprung Russell – vamos abreviar pra HR, 😀 – , que é usado para classificar as estrelas segundo algumas características, entre elas seu Espectro. Quem consegue identificar o Sol?
    Valendo uma viagem de ida para férias de verão em Mercúrio, mais suprimento inesgotável de protetor solar. 😉

Impressionante, pegaram o momento de uma ejeção de massa coronal quando uma linha de campo “arrebenta”… imagens maravilhosas!