Para dormir bem, leia estas dicas

Publicado em 6.04.2009

dormindo

Nada é mais frustrante do que a insônia. Ficamos nos virando de um lado para outro na cama, contando carneirinhos, olhando para o rádio relógio vendo as horas passarem. Quer acabar com isso?

Aí vão algumas dicas de especialistas da Universidade de Stanford:

  • Vá deitar apenas quando está sonolento – de outra forma, você ficará se revirando na cama, pensando em como não consegue dormir, e tornará o processo mais difícil.
  • Se você não dormir dentro de 20 minutos, levante e vá fazer algo realmente chato – é a hora perfeita para ler o manual de instruções de sua geladeira. Faça algo chato, que te deixe com sono.
  • Não tire sonecas durante o dia – isso vai garantir que você esteja com sono e cansado na hora de dormir.
  • Não faça exercício antes de dormir – tente não se exercitar, pelo menos, durante 4 horas antes de dormir. Não estamos dizendo que não é para fazer exercício. Uma boa caminhada até ajuda na hora do sono, mas tente fazer isso pela manhã ou pela tarde. Durante a noite é hora de se recolher – permitindo que seu corpo relaxe.
  • Desenvolva pequenos “rituais” antes de dormir – tome um chá ou leite morno, ou relaze ouvindo música suave. É importante dar ao seu corpo algumas “pistas” de que você está se preparando para dormir, para que as atividades dele também adquiram um ritmo mais relaxado.
  • Use sua cama apenas para dormir – evite comer, estudar ou trabalhar deitado em sua cama. Quando você for para cama, seu corpo deve saber que você está prestes a dormir (sexo é a exceção).
  • Fique longe de cafeína, nicotina e álcool durante 4 horas antes de dormir – cafeína e nicotina são substâncias estimulantes que atrapalham seu sono. Evite café, coca-cola, chá verde e preto, cigarros e chocolate. E, quanto ao álcool, pode até parecer que ele ajuda você a cair no sono, mas a qualidade desse sono não será a desejada – você irá acordar várias vezes durante a noite.
  • Faça um lanche leve antes de dormir – se seu estômago está vazio, você ficará sentindo fome e isso pode interferir em seu sonho. No entanto, não é a hora ideal para comer aquele Big Mac. Lanches pesados podem interferir da mesma forma. Tente ingerir produtos que contenham triptofano, uma substância que induz o sono – os alimentos mais conhecidos são o peru e o leite.
  • Tome um banho quente duas horas antes de dormir – um banho quente irá elevar a temperatura de seu corpo. No entanto, é a queda de temperatura que o faz se sentir sonolento. Logo, tome um banho quente e espere seu corpo esfriar. O sono virá.
  • Torne seu quarto e sua cama confortáveis – um quarto muito frio ou quente pode ser desconfortável. Além de fazer você perder o sono, você precisará levantar par abrir a janela ou pegar um cobertor. Tenha certeza de que está tudo preparado, antes de você se deitar. Se a luz que entra no seu quarto de manhã cedo o incomoda, compre uma cortina com blecaute. E, se o problema for barulho, compre tampões de ouvido (isso, é claro, se uma conversa com seu vizinho barulhento não resolver. Ou então se seu marido se recusar a fazer tratamento para ronco). [Universidade de Stanford]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Tenho tido pesadelos durante todas as noite ha pouco mais de um ano para cá, sempre me acordo sufocando, como se algo apertasse minha garganta impedindo-me de respirar,acordo aos gritos, saio correndo do quarto, é terrível e isso são todas as noites,já não aguento mais, tem prejudicado muito a minha vida profissional e pessoal..gostaria que dessem uma resposta e se possível uma solução pra esse problema..por favor envie-me por i-mail, obrigada!

    Thumb up 5
    • Eu tenho sintomas parecidos, alta ansiedade, um caminho é tomar anti depressivo. Tomar sol regularmente e fazer exercicios moderados durante o dia. Isso tem me ajudado muito

      Thumb up 5

Trackbacks/Pingbacks

  1. Distúrbios do sono « Cirúrgica Zona Sul Online - [...] volta a dormir como se nada tivesse acontecido. Normalmente, esse distúrbio some com a idade. » Para dormir bem, leia …

Envie um comentário