Perdido por 87 anos: sapo-arco-íris-de-bornéu é redescoberto

Por , em 17.07.2011

Após meses vasculhando florestas montanhosas remotas, uma equipe de cientistas finalmente encontrou três dos desaparecidos sapos-arco-íris-de-bornéu.

Antes dessas imagens feitas recentemente, só havia ilustrações desse animal, desenhadas através de espécimes coletadas por exploradores europeus na década de 1920.

O grupo Conservation International (Conservação Internacional), que lançou sua Pesquisa Global para Anfíbios Perdidos em 2010, tinha anotado esse sapo como um dos “10 mais procurados do mundo”.

Indraneil Das liderou a equipe que pesquisou a região na fronteira entre um dos estados da Malásia situados na ilha de Bornéu, Sarawak, e a província da Indonésia, Kalimantan Barat.

Após vários meses de expedições em noites longas, um dos alunos de Indraneil Das finalmente avistou um sapo pequeno nos ramos altos de uma árvore.

Segundo Das, descobertas emocionantes como este sapo, e a importância crítica dos anfíbios para os ecossistemas saudáveis, são o combustível que mantém as pessoas em busca de espécies perdidas.

Robin Moore, do Conservação Internacional, ficou encantado com a descoberta. “Ver as primeiras imagens de uma espécie perdida por quase 90 anos desafia nossa crença”, disse. “É bom saber que a natureza pode surpreender-nos quando estamos perto de desistir, especialmente em meio à crise de extinção do nosso planeta”.

Moore explica que os anfíbios estão na vanguarda desta tragédia de extinção e, por isso, espera que essas espécies únicas sirvam como exemplos emblemáticos de orgulho de conservação, inspirando as pessoas em toda parte do mundo.[BBC]