Pílula constrói músculos e queima gordura sem exercícios

Publicado em 3.08.2008

exercícios

Os cientistas estão cada vez mais perto de criarem a pílula da boa forma, que permitirá músculos mesmo nas pessoas sedentárias.

A revista científica Cell publicou um artigo de pesquisadores dos EUA que criaram possíveis pílulas que parecem ‘construtoras’ de músculos, que também aumentam o vigor e ainda queimam gordura.

Em testes, roedores puderam correr 44% mais longe sem treinamento, sugerindo que a pílula poderia fazer o mesmo com humanos.

Já existem exames para detectar os compostos no sangue ou urina de desportistas, para evitar o mau uso.

O professor Ronald Evans, do Howard Hughes Medical Institude, na Califórnia, disse que a droga poderá ajudar pessoas com perda muscular e ajudar a melhorar os benefícios do exercício para a saúde para pessoas em condições de risco de saúde como diabetes.

Resistência instantânea

Os compostos chamados de AICAR e GW1516 parecem ter efeito em um gene envolvido na construção e regulação muscular. Este “gene mestre” – PPAR-delta – tem a habilidade de controlar a atividade de muitos outros genes. Ajustá-lo poderia ter efeitos generalizados no funcionamento do corpo.

Ratos com esse gene alterado desenvolveram mais músculo e queimaram mais calorias da gordura do que do açúcar. Os roedores ‘maratonistas’ também puderam correr distâncias muito maiores em uma esteira.

O próximo passo seria produzir efeitos similares usando compostos químicos ao invés de alterações genéticas.

A primeira versão foi, a pílula GW1516, produziu efeitos de ‘queimar gorduras’, mas não melhorou o desempenho até que a equipe começou a treinar os ratos com sessões longas de esteira. Os ratos passaram a correr 77% mais tempo do que aqueles treinando sem a pílula.

A outra droga, chamada de AICAR, vai ainda mais longe ao atuar de uma maneira diferente nas mesmas células musculares. Desta vez os roedores não precisaram de treinamento para correr 44% mais longe nas suas esteiras, sem qualquer exercício anterior.

Resultados no exercício

Ambas as versões poderão ser usadas um dia em humanos, Segundo Ronald. Se você gosta de fazer exercícios, ótimo, mas se não gostar certamente vai adorar receber os mesmos benefícios em uma pílula, segundo ele.

O uso potencial mais importante é para portadores de diabetes, onde o exercício se provou benéfico.

“Quase ninguém faz os 40 minutos a uma hora de exercício diários”. Essa pílula poderia tornar a qualidade do pouco exercício que eles realizam mais eficaz. [BBC News, WebMD]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. Gente, pra que discutir um assunto tão pessoal, ” Cada macaco no seu Galho”, quem gosta de ter uma vida sedentária se está feliz assim, Òtimo então curta, se vai viver muito ou pouco, problema da pessoa. Quem gosta de ter uma vida saudável, exercicios físicos, corpo escultural, parabéns continue assim, não adianta ditar algo que a pessoa não curte, é como discutir politica e religião cada um tem seu coneito e nunca vai aceitar mudar de opnião, então desejo Paz e amor para ambas as opiniões. Enquanto a mim, hoje me considero um sedentário que não está feliz, e vou fazer o tratamento com esse medicamento e quero me tornar alguem mais saudavel, bonito e com alta estima.

    Thumb up 9
  2. André Rodrigo,
    Não te conheço, e nem sei se você vai ler o que estou escrevendo aqui mas quando você disse:ela não serve para pessoas sedentárias, para vagabundos como você, que não tem disposição pra nada. Perdoe-me, esqueci que vc argumentou que ela serviria para “pessoas que tem mais o que fazer” do que ir pra academia. Pessoas procrastinadoras inventam sempre uma desculpa esfarrapada: é o trabalho, a família, etc. etc. Aí não sobra tempo nem pra fazer pelo menos 20 min. de atividade física!!! Quando saio do trabalho para a academia, no trajeto canso de ver os barzinhos lotados desses vagabundos preguiçosos fazendo levantamento de copo todo santo dia. É o famoso happy hour.
    Sei que não foi pra mim, mas…
    Não me leve a mal , mas aí mexeu comigo também.
    Sabe, eu não posso ser acusado de procrastinador , já que jamais entrei numa de “amanhã começo minha academia”. Eu NUNCA perderei um segundo de minha vida numa academia, puxando ferro , suando como um porco e depois me sentindo maravilhoso ao exibir um corpo parecido com um gorila barbeado. Sou ideologicamente SEDENTÁRIO e me orgulho disto.
    Odeio esportes/ginástica desde minha infancia e até hoje não tive nem a mínima vontade de mudar de opinião. A verdade é que exercícios físicos são prazerosos para aqueles que tem uma disposição genética pra coisa, ao que parece produzem endorfinas e tal, eu devo ter uma resistência a esta substância. Só sinta desconforto. AOS 7 ANOS TOMEI UMA DECISÃO: QUE SE DANEM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS !!!Nunca mais perdi meu tempo livre com este aborrecimento.
    Pra caras como eu, são pior que uma tortura,são um estorvo a ser evitado de todas as formas. Algo intolerável, antes não fazer NADA que fazer algo sem prazer ao qual não se dá valor. Desculpe a comparação , é transar sem gozar . De que adianta??? É o principio do prazer, totalmente diferente da visão apolínea e autoritária dos ginastas de plantão.
    Também não me considero um dos vagabundos preguiçosos (sic), já que não sou preguiçoso muito menos vagabundo. Mas te asseguro, o dia que você esquecer suas neuras e quiser tomar um chopp, pode estacionar e sentar num dos happy hours, talvez você posa descobrir que levantar um copo pode ser mais saudável para a mente do que levantar pesos no covil do schazamburgger.Pelo menos ninguém fica se olhando em espelhos e sacando os colegas do lado com o canto dos olhos. Caras que fazem isto nos bares só podem ser gays.Hé!Hé!Hé!Hé!Hé!Hé!

    Thumb up 9
  3. André Rodrigo

    Vejo que você além de sofrer de analfabetismo funcional, tem a boca suja e uma falta crônica de educação e civilidade.

    Você por acaso procurou o trabalho que foi feito sobre a AICAR? Você leu o abstract? Acho que não. Acho que você só leu este artigo e acha que sabe tudo sobre o GW1516 e o AICAR. Só para sua instrução, vou postar um pedaço da matéria da Wikipedia sobre o AICAR:

    In 2008, researchers at the Salk Institute discovered that AICAR given to experimental mice significantly improves their performance in endurance-type exercise, apparently by converting fast-twitch muscle fibers to the more energy-efficient, fat-burning, slow-twitch type. They also looked at the administration of GW 501516 (also called GW1516) in combination with AICAR. Given to mice that did not exercise, this combination activated 40% of the genes that were turned on when mice were given GW1516 and made to exercise. This suggests it may be possible to obtain some of the benefits of exercising without actually exercising.[4] Because of the enhanced endurance effects, this could potentially be used by athletes to enhance their performance. One of the lead researchers from this study has developed a urine test to detect it and has made the test available to the International Olympic Committee, and the World Anti-Doping Agency has added AICAR to the prohibited list from 2009 onwards.[5]

    Como não sei se você sabe inglês, vou traduzir o trecho que eu destaquei em negrito:

    “Eles também testaram a administração do GW 501516 (também chamado GW1516) em combinação com o AICAR. Administrado a ratos que não se exercitavam, esta combinação ativou 40% dos genes que eram ligados quando os ratos recebiam GW1516 e faziam exercício. Este resultado sugere que talvez seja possível obter os benefícios de exercícios sem realmente fazer exercícios.”

    O estudo de que o trecho está falando foi publicado aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2706130/?tool=pmcentrez

    Finalmente, eu não sei por que você está tão indignado comigo. Se você gosta de ir para a academia é problema seu. Se eu não gosto, é problema meu. Aliás, você mesmo disse que a academia não é lugar para mim, então por que fica estressado?

    Você pode pedir desculpas, se quiser.

    Thumb up 14
  4. André Rodrigo, se você ler o artigo, vai ver que são dois compostos com ações diferentes. O GW1516 potencializa o resultado de exercícios, e o AICAR substitui exercícios.

    Nenhum rato ficou “poderoso” no teste. Os que tomaram o GW1516 se saíram bem em testes de resistência depois de treinar. Os que tomaram o AICAR se saíram bem em testes de resistência sem treinar. Dizer que o teste é um treino é bobagem: ninguém melhora a resistência por que testou ela uma única vez (caso dos ratos que tomaram AICAR).

    Thumb up 4
  5. E só pra complementar: o título da matéria é fantasioso. Se lerem a matéria vão perceber que a pílula potencializa o efeito da atividade física, tornando o resultado mais eficaz para as pessoas que treinam pouco. Os ratos correram mais mesmo sem treinamento, disso podemos tirar a conclusão de que foi eficaz. Mas, uma vez feito o teste, houve atividade física, ou não? (os ratos sonharam que correram?). Conclusão: é o mesmo que dizer que fulano levantou mais peso ou conseguiu correr mais na esteira mesmo sem treinar da mesma forma que o beltrano que não tomou a pílula. É o estímulo mínimo com resultado potencializado pela pílula. Seu músculo não vai crescer se vc ficar deitado na cama.

    Thumb up 0
  6. César.
    Parabéns, eu nunca vi um cara escrever tanta merda. Academia não é lugar só de superficialidade e nem lugar de boiola, tem bastante mulher lá. Mas principalmente é para cuidar da saúde. Vc falou muita besteira. A tal pílula não substitui a prática de exercícios, apenas potencializa os efeitos. Leia novamente a matéria, último parágrafo: diz que a maioria das pessoas não faz o mínimo de 40 min. de atividades diárias. Nesse caso, ela poderia potencializar os efeitos da atividade física praticada aquém daquele mínimo, tornando, assim, mais eficaz o resultado. Mas é preciso fazer alguma atividade física. Portanto, sem querer decepcioná-lo, ela não serve para pessoas sedentárias, para vagabundos como você, que não tem disposição pra nada. Perdoe-me, esqueci que vc argumentou que ela serviria para “pessoas que tem mais o que fazer” do que ir pra academia. Pessoas procrastinadoras inventam sempre uma desculpa esfarrapada: é o trabalho, a família, etc. etc. Aí não sobra tempo nem pra fazer pelo menos 20 min. de atividade física!!! Quando saio do trabalho para a academia, no trajeto canso de ver os barzinhos lotados desses vagabundos preguiçosos fazendo levantamento de copo todo santo dia. É o famoso happy hour. Tira essa bunda mole do sofá e cria vergonha na cara. Depois esses pangarés vão passar o fim da vida freqüentando consultório médico ao invés de curtir uma velhice tranqüila, feliz e saudável.

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
energia-solar-g
Nova descoberta gera hidrogênio a partir da luz solar

Em uma hora há luz s...

Fechar