Por que às vezes seu corpo tem um espasmo violento quando está quase pegando no sono?

Publicado em 20.12.2012

Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar.

O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. Mioclonia é um termo que se refere a contrações repentinas, curtas, incontroláveis e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos. Por conta disso, esse fenômeno também pode ser chamado de “puxão mioclônico”.

Geralmente, ocorre em estágios mais leves do sono, muitas vezes no momento em que estamos adormecendo, já entrando no estágio REM ou começando a ingressar em um sono mais profundo.

Ainda que não seja considerada uma doença, é um sintoma e pode ser considerado um distúrbio no sistema nervoso. Algumas pessoas o descrevem como uma sensação nítida de que se estar caindo, ou perdendo o equilíbrio, o que nos leva a acordar assustados, enquanto outros o descrevem como um “choque elétrico” percorrendo o corpo. De qualquer maneira, é uma experiência comum (a Academia Americana de Medicina do Sono relata que até 70% das pessoas já tiveram esse espasmo).

Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada.

Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos. O corpo passa por mudanças na temperatura e respiração quando dormimos, assim, conforme uma pessoa está se preparando para dormir, o cérebro pode interpretar essas mudanças como um sinal de queda.

Outra teoria envolvendo confusão cerebral e relaxamento dita que, quando o corpo entra em relaxamento profundo, mas a mente continua ativa, o cérebro emite um alerta para o corpo reagir. É daí que surge a sensação de queda, ocasionando um susto que muitas vezes é acompanhado de batimentos cardíacos acelerados.

Por fim, ainda outra teoria sugere que o corpo reage ao adormecer da maneira como uma pessoa pode se contrair quando morre; nesse caso, o espasmo seria um reflexo usado para manter o corpo “vivo e funcionando”.

Estudos indicam que os puxões mioclônicos ocorrem mais frequentemente em pessoas que sofrem de ansiedade, insônia, fadiga ou desconforto físico, porque o cérebro é mais facilmente confundido nessas condições. Privação do sono e estresse também podem ser fatores contribuintes.

Por isso, é mais fácil ter um espasmo quando não se tem dormido bem ou se está tentando não cair no sono.
A cafeína também pode ser um fator, porque torna mais difícil para uma pessoa relaxar. Algumas pessoas também relatam que o consumo de álcool torna os puxões mais frequentes.

De qualquer maneira, se você estiver pegando no sono e for acordado repentinamente pela sensação de estar caindo ou levando um choque, não se preocupe; é uma parte normal do processo de sono e não representa qualquer perigo real.[WiseGeek, FaçaFisioterapia, OQueÉIsso?, OutraMedicina]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

36 Comentários

  1. sabado agora, nao consegui dormi de madrugada, e quando fui dormi de tarde, acordei; quando pulei da cama uns meio metro de altura com os pes e deitado foi muito louco kkkkkkk fiquei assustado mais foi doido ri demais

    Thumb up 0
  2. Acontece às vezes quando durmo em ônibus lotado, acordo subitamente com um choque,a respiração aumenta,os batimentos, e o cérebro fica bem desperto. rsrs

    Thumb up 1
    • Isso ocorre frequentemente comigo, é uma sensação muito ruim, exatamente como descrito nessa página, há tempos que eu queria respostas para saber oque é isso, comigo só ocorre quando tento cochilar durante o dia, quando começo a cochilar ou levanto de vez com um pinote, como que vou cair da cama, e também de outras vezes as minhas pernas ou braços levantam de vez como um supapo. Aqui está dizendo que isso é normal, más eu não acho que isso seja uma coisa normal.

      Thumb up 10
  3. KKKKKKKKKKKKKKK
    Isso sempre acontece quando eu estou dormindo quando não deveria.
    estou estudando para uma prova ai eu caio no sono e acordo com um “puxão” desses.
    Neste ano eu acabei dormindo numa aula de Filosofia e acordei com um negócio desses e dei um grito! KKKKKKKKKKK
    a professora ficou me encarando por um minuto
    KKKKKKKK
    Eu ri D+++

    Achava que era uma forma de me deixar acordado quando não podia dormir (uma forma esperta do meu cérebro para me deixar acordado)

    Thumb up 4
    • Não lembro onde ja li sobre isso, mas segundo outra teoria, seria o momento em que o corpo realmente relaxa e passa de um estágio ao outro em “semi-consciencia” na qual não está literalmente preparado para entrar no sono profundo e sofre esse “solavanco” como se fosse uma queda livre … fazendo com que o mesmo acorde para aguardar o momento certo do sono!

      Thumb up 0
  4. AS VEZES EU ACORDO E SINTO UM ESPASMO E ME DA UMA DOR NA PERNA HORRIVEL. E NAO CONSIGO MOVE-LA POR QUASE MEIA HORA. A DOR É HORRIVEL. ALGUEM PODE ME AJUDAR COM ISSO?

    Thumb up 5
    • PROCURE UM MÉDICO!!!

      Thumb up 15
    • A mary tem razão procure um especialista

      Thumb up 1
  5. quando estou quase dormindo meu corpo da um tranco, e sinto falta de ar, e meu coração acelera muito, tenho medo disso pois acho que pode me causar um ataque cardia?

    elguem sabe mais sobre isso? Des de já Agradeço!

    Thumb up 11
    • AS VEZES EU SINTO ATE ASSISTINDO TELEVISAO, SENTADO. NAO ENTENDO ISSO

      Thumb up 4
  6. Ontem começou issomq chega ate ser irritante ,pq vc acaba n descansando
    n consigo mais dormir direito mate anrtes ja tive problemas e insonia.e agora isso q tem sido frequente em minhas noites de sono q ja n as tenho maism
    a cada hora da noite qdo estou qsse adormecendo isso acontece mais de cinco vzs na noite q me deixa cansada e n consigo dormirmmno caso dos musculos ,eu tomo um relaxante muscular,então pq continua,acho q no caso n deveria acontecer,obrigada

    Thumb up 6
    • Eu tenho quase todas as noites, acordo sempre tremendo, como se eu acabasse de ter um ataque epilético é horrível

      Thumb up 11
  7. Legal quando eu to na aula e to quase dormindo…dai do nada chuta cadeira da frente,chuto o colega da frente ^^’ e levanto assustando esperando que ninguém tenha visto…achei que era só comigo

    Thumb up 9
    • Karine, pesquise sobre catalepsia projetiva.

      Thumb up 2
    • Acabei de sentir isso embora sempre tive esse problema por isso procurei saber já senti as duas sensações a de ter um tranco pelo corpo e a de que vejo tudo ao meu ambiente mas nāo posso me mover é a ultima vez parecia que alguém tentou me matar uma māo me sufocando pedi pra Deus me livras daquilo e quando consegui me libertar foi um alivio e nāo consegui dormir mais

      Thumb up 3
    • Também tive duas vezes, na primeira vez tive a sensação de que tinha morrido. E tentei abrir meus olhos e não conseguia só consegui acorda logo depois que consegui mover meus pés.

      Thumb up 2
    • Se chama paralisia do sono. Basicamente, é como se seu cérebro “esquecesse” de despertar uma parte dele, responsável pelos movimentos mantendo a pessoa no REM, mas lúcida. Mas não quer dizer também, que a pessoa não possa estar sonhando ainda, no qual se chama de “sonho lúcido”.
      Quando dormimos, o cérebro “desativa” nossas funções de movimentos, a fins de evitar algum acidente.

      Enfim, é uma experiência intensa, e existem técnicas que consegue-se chegar nesse estado, porém é muito arriscado, principalmente quando não se tem conhecimento profundo sobre o assunto.

      Thumb up 23
    • Em 2006 durante uma mesma semana aconteceu comigo cinco vezes seguidas, eu acordava,levantava,mas sentia que meu corpo não tinha se movido.E toda vez, conscientemente, entrava em pânico achando que tinha morrido. Logo depois ia tentando aos poucos mover a mão,o pé,para sentir se minha mente estava em conexão com o corpo. Até definitivamente abrir os olhos e saber q estava viva.Foi horrível e não foi sonho.Agora tenho espasmos,sinto q às vezes dei um
      tapa em mim mesma e estou caindo.O q será?Deve ser algo ligado à mente?

      Thumb up 0
    • Isso me acontece ha mais de 25 anos, e o segredo é relaxar e deixar o teu espirito sair do corpo, fazer uma viagem astral, e voltar. Assim, vc relaxa e dorme bem.

      Thumb up 3
  8. eu ja senti isso um monte de vezes… e eu me vi cair. de um precipicio ou caindo do meio fio… mas nitidamente caindo no vazio e de costas… mas tem aquela outra sensaçao de começar a dormir e nao conseguir se mexer… aquilo é pior, o que sera aquilo?

    Thumb up 20
  9. Tenho sempre estes puxões quando deito de barriga para cima e como sofro de rinite alergica, não respiro muito facilmente pelo nariz e meu cerebro me acorda quando pareço sufocar.

    Então, para mim, com certeza é uma forma de proteção quando meu cérebro emite um alerta para o corpo reagir, diante do iminente sufocamento.

    Solução: Para evitar isto deito sempre de lado ou com as costas para cima.

    Thumb up 5
  10. Que interessante, não sei se existe uma matéria no HypeScience sobre Catalepsia projetiva, pois é uma das curiosidades do cérebro durante o sono.

    Thumb up 10
  11. Faltou a explicação metafísica e muuuuito estudada entre alguns psicólogos, que tem a ver com o corpo muito cansado: não se detenham à mente como parte do cérebro, o cérebro é parte da mente. Durante o descanso a mente tem que sair do corpo físico com o corpo astral para que o físico seja reparado das atividades do dia.
    Algumas vezes, logo após sair, o corpo “dá um puxão” no corpo astral assim que ele sai, portanto a sensação de queda é a sensação do corpo astral retornando violentamente para o corpo físico.

    Thumb up 66
    • Eu saio do meu corpo e viajo em varios lugares, desde os 8 anos. E essa é exatamente a sensação que eu tenho.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
NGC 5189: uma nebulosa planetária incomum

A nebulosa planetári...

Fechar