Proteína que impede o avanço do HIV é descoberta

Por , em 21.07.2010

Sempre houve situações inusitadas sobre o corpo humano, que intrigam médicos e cientistas, mas talvez nenhuma seja tão intrigante quanto à imunidade que algumas pessoas têm ao HIV. A AIDS mata 2 milhões de pessoas no mundo, mas há quem não pegue a doença mesmo após numerosas exposições ao vírus (prostitutas, ou pessoas que vivam em áreas de grande difusão da doença), que não faz efeito algum no organismo de tais indivíduos.

A resposta a esse enigma parece estar em uma proteína, o CCR5. Essa proteína, que fica na superfície de células do sistema imunológico, é usada como “porta de entrada” para que os vírus HIV penetrem as células. A partir de um estudo com ratos, pesquisadores da Universidade de Carolina do Sul (EUA) descobriram que as proteínas CCR5 de alguns organismos têm imunidade ao HIV, uma trava que impede a penetração do vírus da AIDS.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram o seguinte: pegaram ratos já infectados com o vírus e injetaram neles células-tronco, com uma mutação especial no gene que sintetiza a proteína CCR5. As células injetadas foram capazes de combater e eliminar não apenas o vírus do HIV, como também de outras doenças. E isso mesmo após o vírus já ter se instalado em outras células. E como as células-tronco se reproduzem “para sempre” (tempo indefinido), o organismo é suprido constantemente com armas para combater os vírus que infectam o organismo.

O sucesso dessa operação anima os cientistas, que vislumbram novas soluções para o tratamento da AIDS. Os cientistas perceberam que a proteína CCR5 é parte importante no processo em 2009, quando um paciente aidético recebeu um transplante de medula óssea que continha genes com a mutação que produz proteínas CCR5 “à prova de vírus HIV”. Uma das teorias para a existência dessa mutação é a de que surgiu durante a epidemia de Varíola que assolou várias partes do mundo no século XX e conferiram resistência ao vírus da doença, para alguns organismos.

O problema é que nem todos os organismos têm a mutação que produz CCR5 com resistência ao vírus, e não há, pelo menos em curto prazo, um método garantido com que as pessoas possam adquirir essa proteína, o procedimento funcionou apenas em ratos. Por essa razão, a partir de exames com prostitutas na África (continente com maior incidência do vírus) que não contraíram o vírus após três anos expostas diariamente ao risco. Eles descobriram que há mais duas proteínas com o potencial de “caçar e destruir”, o HIV pelo organismo, e não apenas de barrar sua entrada na célula. O desafio é trabalhar com essas duas possibilidades. [Life’s Little Mysteries]

• mi:

Gostaria antes de dar meu parecer de dizer q sou soro + e não sei exatamente o q isso significa, pois pra morrer basta estar vivo.Dito isso indico o vídeo house of numbers no youtube para maiores esclarecimentos.O HIV existe, a AIDS não,essa doença é a a máscara que o sistema usa pra camuflar a baixa imunidade adquirida com o péssimo estilo de vida que é estimulado pela mídia, além de disfarçar a pobreza, má nutrição e falta de saneamento, não é por acaso q o maior número de incidências seja na África?!…Estou revoltada por terem montado uma farsa tão grande para lucrar e aniquilar os mais fracos. Mas estou também aliviada por ter descoberto isso antes que fosse tarde de mais pra mim e o coquetel tivesse me matado, pq os remédios são letais e eu vivo ainda com isso na pele. Não precisam concordar apenas usem seu senso crítico e isso te levará as respostas de que precisa. Desejo melhoras a todos e fé em Deus que um dia tudo vai ser melhor.

• A Vida é maior que a Morte:

A 8 anos descobri que sou soropositivo e desde entao tomo os medicamentos indicados pelo meu medico (que no Brasil são distribuidos gratuitamente). Posso garantir que descobrir-se portador desse virus é punk, mas não deixei que esse virus fosse maior que eu, e decidi viver a oportunidade que me foi dada; pois tendo acesso aos medicamentos para inibir a multiplicação do virus tenho uma vida normal. Viajo, vou a cinema, restaurantes, bares, baladas, trabalho. Obviamente que prefiro manter meu anonimato pois existe uma visao estigmatizada sobre essa doença e seus doentes. Acredito que a cura bem como tratamentos com menos comprimidos sejam liberados para consumo muito em breve. Ja existe alias nos EUA e Europa formulação em unico comprimido a ser tomado uma unica vez por dia, a algum tempo!

• Rakel:

galera… vamos ter calma… tenho certeza q a cura vai chegar o mais breve possivel!!!
    Já se está avançando nas peskisas…
    Naum creio q estão escondendo a cura…
    tem muita gente com muita grana q sofre dessa doença…
    Veja o exemplo do Magic Jonson…
    Tenho certeza q em breve a cura será encontrada…
    os antirretrovirais já transformaram o hiv em doença crônica…
    muito breve vão aparecer medicações q estirparam de vez o hiv do organismo!!!
    Força galera… pensamento positivo… Deus está no comando…

• Hivitality:

A cura vai chegar sim Rakel,
      Aliás graças a Deus já está chegando,
      E confesso que me incomodo muito menos pelo vírus em sí, de conviver mais 10 anos com essa esperança em mim, do pelo estigma social que ele causa…

• z…:

Para Allejo e os demais.

Vamos nos colocar no lugar de quem está passando pelo problema, pensando que a qualquer dia pode morrer. A morte é um mal distante e próximo e sempre ela põe medo. O mundo só vai deixar o dinheiro em segundo plano quando o problema foir de interesse de todos, TODOS MESMO, tal qual (parece bobagem, mas não é) os extraterrestres maus invandindo ou um “cometinha básico”, aí vamos todos perceber que não tem branco, preto, azul ou amarelo, não tem rico, não torre de paris, não tem diferença da savana africana para o pier de mônaco. O bicho vai pegar pra todo mundo. e ai… hein..

Positivo, você é guerreiro, tenha força e continue determinando como parece. Hoje estou desconfiado.. bebi um pouco mais, peguei uma pessoamais ou menos “conhecida” e furei sem camisinha. No outro dia fiquei louco e ainda estou, foi há três dias atrás.
    Mas eu agora, na iminência de fazer um teste rápido, penso: Minha vida era bebedeira, curtição, nem tanto promíscuo, mas vejo que “farriava” demais. AGora de pergunto:

Como tu és um latador e não se desesperou a ponto de fazer bobagem quando descobriu ser soro positivo, hoje tu és uma pessoa melhor, leva uma vida melhor, mais centrada, mais correta do que no passado?

• z…:

• M F:

É preciso que realmente haja uma cura do hiv, porquê se não estaremos todos contaminados, nenhum dinheiro desse mundo vale mais do que a vida, por isso que tragam a cura mais rápido possivel.

• r.o.b. positivo:

Concordo com uns e outros nao

Sexo é vida é sinonimo de felicidade, e a proteção é necessaria, pois as doenças existem e acontecem, voce acaba sendo escolhido, quem nunca fez sexo sem camisinha… um dia com certeza voce vai fazer, e poderá ser a sua vez..

Existem pessoas que por dinheiro nao querem a cura da Aids, mas por dinheiro, existem tambem muitos paises estudando incessantemente na cura da Aids e com certeza é a maioria.

Ultimamente muitas descobertas com celulas tronco e proteinas, tais como ccr5 estão sendo aprimoradas, o que pode se afirmar que em breve teremos tratamentos eficientes com menos efeitos colaterais, e de repente, a cura.

Estar bem, pra mim já significa estar curado, tambem tenho familia e enquanto estiver vivo, e bem, estarei sendo grato a Deus.

É necessario saber que Deus existe, e onde existe o mal, na verdade existe a falta de Deus. Se voce ama sua familia, coloque Deus em seus objetivos.

Com certeza sua vida vai melhorar

PAZ e BEM

Os Iluminati não querem liberar a cura para a massa.
    Trata-se da Population Reduction.

• Mafra:

Bem.Acredito que talvéz já exista sim uma certa cura referente a imunização aos Portadores do HIV,e, por questão política ainda ñ foi revelada (aí neste sentido, concordo com o ALLEJO, pois ele simplifika a situação em ke estas organizações ainda ñ revelaram por mtios de extrema ganância em enriquecer à custa destes portadores positivos). Então, quando chegar ao extremo ou determinada situação,este avanço será notificado.
    Abraço à todos!

• roberto:

Allejo…

1- Veja a diferença de 6 BILHOES de habitantes para 40 MILHOES de soropositivos no mundo, uma cura nao ocasionaria um aumento populacional rapido… no caso umas duas decadas, “se” ocasionasse…(existem multiplos modos de evitar uma gravidez).

2-Voce esta certo, outras DST’s continuarão em cena, é aí que entra a consciencia humana de prevenção (tipo, acabamos de eliminar o HIV, então vamos continuar pelo caminho certo, prevenindo o resto!)

3- Se vão procriar e se espalhar, claro que vão, isso se chama senso de liberdade. Quanto ao surgir algo pior, bem, só o futuro pode dizer, você “NÃO”.

e 4- Fabricas de camisinhas não vão falir, pq como vc msmo disse, “outras DST’s vão continuar na area” que dependem do PRESERVATIVOO! e as industrias de coqueteis Anti-hiv poderão vir a falir sim, e o que tem de mal, ja teriamos a cura.
    Crises de emprego poderão acontecer, que é um dos poucos pontos não favoraveis que poderemos ter no futuro (talvez esta geração nem sofra impacto pela cura)… Quanto as guerras, são ratos como VOCÊ que as causam, pessoas ignorantes e egoístas, que só pensam no próprio rabo ou bolsO… “Então que a cura venha o mais rapido possivel, para que o mundo possa viver melhor”

“Fikem com deus”

• Allejo:

beleza. Realmente não queria ofender ninguem. se fiz, desculpa ai,
    eu realmente fiquei muito feliz com essa descoberta, li todos que falaram alguma coisa sobre o que escrevi e parei em dois textos muito bons.
    alfamec usou um exemplo em primeira pessoa para descrever essa cura dentre os infectados, e o positivo que contou o seu caso.

espero que essa cura chegue o mais rapido possivel, para todos a um custo correto. os topicos que coloquei ainda ficam em aberto.

quando ninguem mais tiver aids, para nao engravidar basta tomar a pilula do dia seguinte então sem camisinha havera uma dissiminação de massa da hepatite c entre outras.

nao me importo com as fabricas de coqueteis e outros, mas eles se importam com eles, quando a cura da aids tiver o lucro certo ou uma nova doença para substituir os lucrativos coqueteis eles soltam a cura.

nós estamos falando de vidas de pessoas que estao ao extremo da agonia esperança e outros sentimentos. se a droga nao chegar a todos, alguns iram se estourar e irao contaminar todos, com raiva da sociedade que os negou a cura. e isso ja acontece, pois muitos infectados destroem a vida de gurias de 15 anos apenas por diversão.

• Juan:

a única cura que existe do virus hiv é JESUS aceitando Ele, e buscando fervorosamente com fé com certeza Ele te cura.

Fica quieto. Comentários assim são inúteis.

Allejo, ¬¬’, estúpido você em. Após ler essa noticia hj no jornal fiquei muito empolgado, afinal, é um grande avanço para a medicina. Espero que eles achem um modo de popularizar a cura logo.

Allejo, Vc acha mesmo que essas pessoas tem que morrer só para não se procriar? Que egoísmo o seu hem? É por causa de pessoas que´pensam dessa forma que o mundo está como está. Me admira muito essa sua preocupação com a falência de fábricas de camisinhas e coqueteis de remedios. A vida é muito mais importante do que pessoas capitalistas que só pensam em dinheiro e não se preocupam com “vidas humanas” só querem ter lucro e enriquecer, esse tipo de pessoas é que deveriam ser extintas do planeta!

• positivo:

temos que acreditar em uma cura passados quase 5 anos que contrai o virus burrada ou nao a unica certeza é que temos que pensar pra frente lutando contra o preconceito que continua grande.eu deixei de acreditar em jesus ha muito tempo,agora para mim ele e´uma lenda assim como hercules e thor.espero que eu esteja errado,alguns vão me criticar mas essas sao as palavras de um pai de 2 filhos que tem de viver com isso,sabendo que poderia ter infectado a mulher e o filho que na epoca ainda amamentava…só resta torcer para que achem a cura…

• Ricardo:

Cara, toda força pra vc.

• alfamek:

allejo

• Santos:

Nussa Allejo, sinceramente que melodramaturgia mexicana…

Concordo com você que exite uma politicagem atrás da fabricação dos coquetéis que são os retrovirais, que o anuncio da cura a início abrageria apenas uma parte dos infectados, e que logo, logo vão inventar (se já não existe) algo bem mais maléfico.

O que eu quero dizer é que possivelmente a cura já existe, e que em breve, muito em breve estará disponivel por alguns dólares onde os governos assumirão essa conta (nós contribuintes). O que devemos nos preocupar menos é atirar pedra e ser preconceituosos como somos e tratar o Hiv/AIDS como um assunto sério contudo do nosso cotidiano. E deixarmos de olhar para o buraquinho na roupa do visinho, e ver o rasgão que está na sua.

• Alexandre Martins:

Chico, se isso fosse possível, todo mundo já teria se curado você não acha?

• chico:

• Alan:

Essa informação está desatualizada….
    Porque eles sabem disso a mais de 13 anos….

• tripé:

Allejo, mata-te e não te reproduzas.

• High Vitality:

Sossega Allejo, convivemos com a AIDS há pouco mais de 25 anos, e nem porisso nos outros milenios que antecederam a descoberta o mundo foi em algum momento essa salada mista que vc está dizendo que vai se tornar caso encontrem a cura,
    Sempre vai haver a desgraça biologica da vez para a industria farmaceutica ganhar dinheiro,
    E seja com mais ou com menos informação, sempre haverá irresponsabilidade e falta de cuidado como a que leva um sujeito a praticar sexo desprotegido por crêr-se imune a doenças seja por sorte, seja porque a moça é “conhecida minha”, seja porque você tomava Yakult quando criança…

@Allejo
    1º 2 milhões representam 0,029% da população mundial. É um número quase insignificante.
    2º Pesquisas apontam que jovens utilizam camisinha para não engravidar, e não pra evitar aids, então, a tua afirmação não está correta.
    3º É principalmente entre os casais(estáveis) que os filhos surgem(salvo exceções), estes não usam camisinha e não se preocupam com aids (a maioria).
    4º Quanto ao custo: em todos medicamentos é assim. Mas no final quem paga a conta é o contribuinte, pois o governo irá adquirir esses medicamentos.

Quanta bobagem tu falou.

• Allejo:

Excepcional notícia!

Mais um pouco e eles chegam na cura.

Em contrapartida
    1- Aí vai vira uma s uruba só, vai aumenta o número de mulheres grávidas, de seis bilhões de humanos na Terra vai a doze em nove meses.
    2- As outras DST vão continua na áera, e vão se espalha pra vale, podem até mutar para algo pior.
    Essa droga vai custa fortunas no começo e quem tá na terminal vai entra em panico (com razão).
    3- Se 2 milhões vão deixar de morrer, e vão continuar procriando e se espalhando, acredito que algo bem pior vai surgir para voltar o equilibrio.
    4- Fábricas de camisinhas industrias dos coquetéis e outras empresas vão falir, além de outras pesquisas que não deram certo acabar, e com o acrescimo de humanos no mundo a longo prazo já dá pra perceber que vai da crises de desemprego e guerras pelos 4 cantos do mundo.

Mas isso porque não acredito nos humanos e sempre imagino o pior.

Tomará que a próxima notícia seja contra o câncer.

• César:

Espero que a cura seja divulgada o quanto antes.
      Acredito que a maioria das pessoas que contrairam o vírus pensam que cometeram um ato de inconciência ou até mesmo de distração. E que se pudesse voltar atrás, com toda certeza o faria.

Acredito também que todos nós devemos ter uma segunda chance na vida, e que devemos aproveita-lá da melhor maneira possivel.

Que a sabedoria ilumine suas vidas, e a mente dos cientistas que cuidam caso.