Seu cachorro sabe quando você está triste?

Quem aqui tem um cachorro de estimação provavelmente sabe que o animal é mais inteligente e emocional do que a maior parte das pessoas pensa. Isso porque sempre dizemos que o cachorro nos “entende”, sabendo quando estamos tristes, felizes ou passando por outros estados emocionais. E agora um estudo afirma que, realmente, os cachorros têm uma reação quando estamos chorando. A questão ainda a ser respondida é se isso é por empatia.

O espectro do estudo foi pequeno, incluindo 18 cães. A pessoa passava pelo animal em duas situações, chorando ou cantarolando. No fim, a maioria – 15 cachorros – se dirigiu até a pessoa quando essa estava mal, e apenas seis deles quando ela parecia bem.

“O fato dos cachorros diferenciarem entre o choro e o canto indica que a reposta dada ao choro não foi movida puramente pela curiosidade. Mas sim que isso gerou um apelo emocional maior nos cachorros e provocou uma reposta diferente do canto ou da conversa”, afirma a pesquisadora e psicóloga, Deborah Custance.

Além dos cachorros irem ao encontro da pessoa que chorava, treze dos quinze se aproximaram de maneira submissa, abaixando o rabo e a cabeça. Não é possível comprovar que isso seja uma atitude empática, mas parece que os animais sabem mesmo quando o dono não está bem.

Outro estudo recente comprovou que, no que toca ao entendimento canino e humano, os cachorros são melhores até do que os chimpanzés, que são nossos parentes mais próximos. A ideia da pesquisa era uma pessoa apontar um objeto para o animal, tanto para o cachorro quanto para o macaco, e aguardar que ele o trouxesse. O teste foi feito com gatos também, e apesar de alguns deles se mostrarem “melhores amigos do homem”, os cachorros ainda mantém sua posição de liderança.

E os resultados dependeram da raça do cão, em ambos os estudos. No caso do primeiro, foram usados labradores, retrievers e outras raças comuns. No segundo, foram usados tipos diferentes de cachorros, entre caçadores e domésticos. As raças domesticadas acabaram sendo melhores. Isso prova é que importante saber a genética do cachorro que se está lidando. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

5 respostas para “Seu cachorro sabe quando você está triste?”

  1. quando animais chorao , eles estao com dor ou alguma coisa tá errada.
    como o humano nao é visto como um inimigo para o cachoro logico que ele vai ver o q esta acontecendo,
    .

  2. Se estamos levando em consideração os cães que são realmente criados como animais de estimação, como membros da família, muito mais do que empatia, o que acontece é que esses animais também reagem a condicionamento, e conhecem e reconhecem muito bem todas as expressões faciais e corporais do seu tutor/guardião ou mesmo de outros humanos,porque são similares. Então são capazes de distinguir, na maioria das vezes, a expressão que precede um comportamento ou um estado de espírito.
    Penso que um cão que é criado ao relento, com pouco contato humano, não é assim, tão capaz de desenvolver essa ‘empatia’ com ser humano pela falta de convivência, porque simplesmente eles são capazes de entender que um ‘franzir de sombrancelhas’ vai ser seguido de uma bronca ou que uma expressão triste e acanhada não vai ser acompanhada de brincadeiras e passeios, e mais do que perceber expressões faciais, eles entendem muito melhor a expressão e postura corporal.
    Se eles a questão fosse simplesmente analise de facial, eles seriam capazes de reconhecer fotografias.

    • Concordo! Tenho uma gata que completará 22 anos em breve e, desde filhote, ela está com a família. Crescemos juntos, e ela dormia abraçada comigo todos os dias (e quando vou pra casa ela ainda costuma dormir comigo). Basicamente sempre que eu chorava em casa ela aparecia, subia no meu colo e ficava se esfregando em mim. Faz anos que ela faz isso, mas, veja bem, são 22 anos juntos. Por isso, vejo bastante sentido no que a Ana disse.

Deixe uma resposta