Seus suplementos vitamínicos estão matando você?

Publicado em 25.03.2012

Muitas pessoas tomam suplementos vitamínicos todos os dias, geralmente para equilibrar uma alimentação ruim. Mas um novo estudo sugere que tomar essas pílulas pode não ser tão bom assim – e até aumentar o risco de morte.

Um estudo que reuniu o máximo de dados mundiais sobre o tema sugere que a quantidade de vitaminas presentes nos suplementos diários pode na verdade causar danos.

De acordo com o estudo, “o beta-caroteno e a vitamina E parecem aumentar a mortalidade, assim como altas doses de vitamina A. Suplementos antioxidantes precisavam ser considerados produtos médicos, e passar por testes suficientes antes de chegar ao mercado”.

Enquanto a maioria das pessoas toma os suplementos de vitaminas imaginando que vão viver mais e com mais qualidade, no fim o efeito pode ser contrário. É claro que isso não vale para todas as vitaminas, mas muitas vêm de forma combinada, e às vezes as pessoas não sabem direito o que cada suplemento contém.

Combine isso com outros estudos que demonstram a relação entre o excesso de vitaminas e o risco de câncer, e talvez seja hora de começar a pensar nos nutrientes das comidas, e não dos suplementos. [GizModo, Foto]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. É preciso tomar certos cuidados com os polivitaminicos pois sao muitas vezes desequilibrados, com doses altas em alguns,e em doses baixas em outros compomentes.
    Ex. Excesso de vit. A

    Thumb up 0
  2. As dosagens de qualquer suplemento é que determinam a sua ação benéfica ou maléfica. Doses baixas de vitaminas e sais minerais diárias adquiridas em suplementos são MUITO bem vindas, vista a nossa precária alimentação. O que a industria deve fazer é manter-se em 70% da necessidade básica diária.

    Thumb up 0
  3. Os suplementos são úteis se fabricados e tomados da forma correta. O organismo humano necessita de uma grande variedade de insumos para funcionar em sua plenitude. O problema é que sem querer alguns deles podem ficar em falta na dieta. Eu endosso os suplementos com grande quantidade de ítens mas com percentual próximo aos 100% da necessidade diária, não muito mais que isso. Para pessoas com atividade física ou intelectual intensa, sua vantagem pode ser percebida, mas não é para tomar todo dia.

    Thumb up 1
  4. EU TOMO TODO DIA E NÃO IREI PARAR. Me sinto muito melhor, mais disposto e meu corpo reage muito melhor a tudo, tenho mais massa magra e mais disposição para estudar e exercício físicos. Que se F%$#% essas notícias sem nenhum embasamento científico. Chega ser lamentável….

    Thumb up 9
  5. Não é por falta de aviso, os médicos não cansam de dizer que as vitaminas devem vir de uma alimentação equilibrada. Mas as pessoas acham mais prático acreditar em propaganda de indústrias farmacêuticas… dá nisso.

    Thumb up 5
  6. Certamente esse estudo vai contra a visão popular, e muitas multinacionais vão ficar aborrecidas. Elas irão se empenhar para impedir que esse tipo de novidade entre na cabeça do povo, e algo contrário ao culturalmente aceito geralmente demora a ser assimilado. Sorte que ao menos não são todas as vitaminas que matam. Qual seriam os resultados de um movimento anti-vitamina? Só a falta de vitamina C já nos faria perder os dentes. Literalmente.

    Thumb up 2
  7. BRASIL tem a menor Dívida Externa…
    HOLANDA tem as melhores Leis da Economia…
    SINGAPURA tem as melhores Leis Fiscais…
    EUA tem as melhores Universidades…
    CHINA tem a maior Produtividade…
    CANADA tem as melhores Leis da Propriedade…
    SUÍÇA tem o melhor Sistema de Saude…
    AUSTRALIA tem a melhor Segurança Social…
    PORTUGAL PRECISA URGENTEMENTE DE UMA MÁQUINA XEROX PARA COPIAR O QUE DE MAIS E MELHOR SE FAZ NO MUNDO……será que nem isso somos capazes de fazer melhor que os outros…?????…
    É evidente para todos que só com UM NOVO PARADIGMA ECONOMICO-FISCAL é possível construir um mundo novo , mais rico , mais justo e mais humano…
    E o imposto mais INJUSTO do MUNDO…é o imposto progressivo sobre o TRABALHO…só paga quem trabalha e quanto mais trabalha mais paga…ABOLIR ESSE IMPOSTO É IMPERIOSO…URGENTE…e do mais elementar BOM SENSO…

    Thumb up 4
    • ????
      Como isso veio parar aqui???

      Thumb up 9
  8. As vitaminas in natura encontradas em frutas/vegetais são bem melhores.. mas nao se compara com a praticidade de um polivitaminico.
    Mas como a firma é forte, eles evitam de marcar o suplemento como medicamento, pois temem queda nas vendas.

    Thumb up 3
    • Maldita vida moderna, não se tem nem tempo pra comer agora? Não demora vamos todos comer em tubinhos de astronauta

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
390957455_911d3aa26e_z
Futebol: time vencedor se machuca menos

Sem dúvida é melhor ...

Fechar