Sono fragmentado prejudica a memória

Publicado em 28.07.2011

Um sono interrompido afeta a capacidade de construir memórias. As descobertas da Academia Nacional de Ciências podem ajudar a explicar os problemas de memória ligados à doenças, incluindo mal de Alzheimer e apneia do sono.

No estudo realizado com ratos, o sono analisado foi fragmentado, mas não menor ou menos intenso do que o normal. Os pesquisadores enviaram pulsos de luz diretamente no cérebro de ratos enquanto dormiam. Isso significa que eles poderiam perturbar seu sono, sem afetar o tempo total ou a qualidade de sono.

Os animais foram então colocados em uma caixa com dois objetos, um já conhecido deles. Naturalmente eles passariam mais tempo examinando o novo objeto e aqueles que tinham o sono ininterrupto fizeram exatamente isso. Mas aqueles cujo sono foi interrompido estavam igualmente interessados em ambos os objetos, sugerindo que suas memórias tinham sido afetadas.

Como o cérebro usa o sono profundo para avaliar os eventos do dia e decidir o que manter guardado, a pesquisa concluiu que perturbações no sono dificultam o reconhecimento de objetos familiares para os animais.

A continuidade do sono, segundo os pesquisadores, é um dos principais fatores afetados em várias doenças que mexem com a memória, incluindo o Alzheimer e outros déficits cognitivos relacionados com a idade. O sono interrompido também afeta as pessoas viciadas em álcool e aquelas com apneia do sono – uma condição na qual a garganta estreita ou fecha repetidamente durante o sono, restringindo o oxigênio e fazendo com que o doente acorde.

E apesar de não haver evidências de um nexo de causalidade entre a interrupção do sono e qualquer uma dessas doenças, uma quantidade mínima de sono ininterrupto é crucial para a consolidação da memória.[BBC]

Autor: Patricia Herman

é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Roberto, o sono seria uma espécie de defrag (igual no computador), desfragmentando as memórias, passando da memória de curto prazo pra de longo prazo, descartando informações inúteis, arquivando e associando as importante, etc. Claro o treino da memória faz a memória ficar melhor, mais rápida e eficiente e uma pessoa bem treinada pode ter uma memória melhor do que pessoas que dormem bem, mas que não treinam a memória. Mas é um erro se comparar aos outros, pois a memória de pessoas treinadas também ficam ruim se não dormirem bem, principalmente a longo prazo. Alguém treinado em memória seria como um atleta, e a falta de sono diminui a performance do atleta, mas mesmo assim ele ainda é mais rápido que um sedentário. Mas isso não quer dizer que o sono não irá afetar sua performance.

    Thumb up 5
  2. Desculpem-me os pesquisadores, mas o sono ou a falta dele não tem nada a ver com a memória. Memória ou é boa, média ou é ruim e depende mais do uso que se faz dela do que da qualidade do sono. A não ser para memórias subdesenvol-vidas. Aí talvez. Meu sono é fragmentado, mas a memória é muito boa e não a troco pela de nenhum dos pesquisadores.

    Thumb up 2
    • Eles dizem isto pois quando vc tem 8 horas ou mais de sono, p cerebro refaz tudo oq vc fez no dia anterior se tem fragmentado, não , assim pode piorar pra lembrar das coisas, por isso dizem isso.

      Thumb up 0
    • Você tem estudos que comprovem isso? Não? Então, sinto muito!

      Thumb up 3
    • Adoro (sarcasmo) gente que acha que sabe mais que estudiosos. Como perguntado pelo Bruno, vc tem estudos sobre o que afirmou. Como cético e racionalista que sou gosto de pesquisar sobre os assuntos antes de comentar ou de sair falando besteira. Pesquise e verá que durante o sono há um estágio que ajuda a fixar o que vc aprendeu durante o dia. Obviamente, se o sono é interrompido essa função é prejudicada, principalmente a longo prazo. É fácil refutar o trabalho dos outros sem ter noção do que tá falando. Por favor, pesquise antes de falar besteira. Viu quantos comentários negativos vc recebeu? Talvez sua memória seja boa, ou pelo menos vc acha que é. Mas pelo jeito sua capacidade de raciocínio está subdesenvolvida.

      Thumb up 4
  3. O sono mais fácil de ser interrompido é o sono que decorre durante o dia. Trabalho à noite e apenas durmo minimamente bem quando estou de folga. Fico exausta.Tenho insónias a meio do dia e os ruídos diurnos são bem piores que os nocturnos. Tenho dormido pouco mais de um par de horas quando regresso a casa do trabalho e durmo as restantes horas no final do dia. Só assim posso aproveitar o meu dia.

    Thumb up 0
  4. COITADA DE MIM! Não consigo dormir sem interromperem meu sono,me dá muita raiva,eu fico com vontade de amarrar todo mundo que faz barulho numa árvore quando eu vou dormir!
    Porque TODA vez que eu vou dormir,as pessoas ao meu redor começam a fazer barulho a gritar,ouvir música alta…
    É HORRÍVEL! Eu não aguento mais!
    Tenho sono o dia inteiro por causa disso!

    Thumb up 13
    • tadinha, ki dó ki dó!

      Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
guerra
Guerras podem ter ocasionado o surgimento de civilizações

O que deu origem as ...

Fechar