Alzheimer: como saber se eu vou ter?

Por , em 9.06.2014

É muito comum que membros da família de um paciente com doença de Alzheimer ou outras formas de demência se perguntem se um dia também terão a doença.

Agora, o neurologista David Geldmacher, que possui um programa sobre distúrbios de memória na Universidade de Alabama em Birmingham (EUA), está oferecendo pela primeira vez nos Estados Unidos um serviço que avalia o risco de demência de forma personalizada.

A demência é a perda da função cerebral que ocorre com determinadas doenças, como o Alzheimer. Ela afeta a memória, o raciocínio, a linguagem, o juízo e o comportamento.

Como saber se eu vou ter alzheimer?

A avaliação incluirá fatores de risco para a condição que afetam as probabilidades da pessoa ter a doença, como histórico familiar, histórico detalhado de memória do paciente, teste cognitivo e um exame de ressonância magnética.

Essa informação será incorporada em modelos de previsão de risco existentes que foram validados por estudos científicos.

Geldmacher irá providenciar aos seus pacientes informações sobre os fatores de risco não modificáveis, como idade e histórico familiar, bem como estratégias para lidar com fatores de risco modificáveis, como peso, dieta, pressão arterial e nível de atividade física.

De acordo com o neurologista, a pesquisa no campo mostra que a redução de um ou mais fatores de risco podem ter um efeito significativo na redução das chances gerais de desenvolver Alzheimer, por exemplo.

A avaliação destina-se principalmente a indivíduos em seus 50 e 60 anos, e irá fornecer uma previsão de risco de 20 anos. Também pode ser feita em indivíduos mais velhos, com uma previsão de risco de seis anos.

Geldmacher irá passar um plano de tratamento personalizado e sugerir estratégias de enfrentamento da doença para cada indivíduo e sua família. O serviço, que inclui duas visitas médicas e o exame de ressonância magnética, custará cerca de US$ 1.000 (R$ 2.275). [MedicalXpress, MinhaVida]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!