Telescópio espacial Planck descobre 20 novos gigantes cósmicos

Por , em 13.01.2011

O telescópio espacial Planck fez mais de 20 detecções novas para a ciência. Entre elas estão algumas das maiores estruturas já vistas no universo, aglomerados de galáxias gravitacionalmente ligadas umas às outras que medem dezenas de milhões de anos-luz de diâmetro.

Planck é uma missão lançada em maio de 2009. Ele carrega dois instrumentos que observam o céu através de nove faixas de frequência. O telescópio confirmou também a existência de mais 169 aglomerados de galáxias.

Segundo astrônomos, os aglomerados contêm até uma centena de galáxias e cada galáxia tem um bilhão de estrelas. Os aglomerados, avistados em todas as direções, variam de intervalos de cerca de quatro bilhões de anos-luz da Terra.

O Planck fez essas descobertas durante sua pesquisa da “luz mais antiga” do cosmos. Essa radiação, relíquia do Big Bang de 13,7 bilhões de anos atrás, preenche todo o céu na parte de microondas do espectro eletromagnético. É referida como a famosa “radiação cósmica de fundo”, ou simplesmente RCF.

O registro ultra-preciso desta luz deve proporcionar notáveis detalhes sobre a idade, o conteúdo e a forma do universo.

Os astrônomos também estão interessados em tais observações porque elas dizem algo sobre a maneira como o universo está construído: como a matéria é organizada em filamentos e separada por grandes vazios.

Não só os aglomerados contêm quantidades colossais de matéria visível (estrelas, gás e poeira), como também tem quantidades ainda maiores da invisível “matéria escura”, ainda não identificada.

Muitos dos aglomerados que Planck avistou parecem ser objetos muito perturbados, sugerindo que o telescópio pode estar vendo essas estruturas nos estágios iniciais da sua formação.

Os cientistas esperam que as imagens do telescópio também possam provar a teoria da “inflação”, uma ideia de que o cosmos experimentou uma expansão “turbo”, mais rápida que a da luz, em seus primeiros momentos fugazes.

Mas para obter uma visão clara de todas estas informações, os cientistas precisam primeiro subtrair a luz emitida por outros fenômenos astrofísicos que brilham nas mesmas frequências.

O Planck irá continuar sua varredura do céu pelo menos até o final de 2011, certamente o suficiente para cobrir cinco vezes sua extensão. A equipe que cuida do observatório irá precisar de algum tempo para analisar todos os dados e avaliar o seu significado. Um comunicado formal de imagens e artigos científicos não é esperado antes de janeiro de 2013. [BBC]

• Fobias Fobos:

Interessante. Os homens tentando explicar o Universo, parecem bactérias do intestino tentando compreender o organismo humano. É o Homo cada vez mais sapiens, ou será mais burrens???

• Ignorante:

A matéria escura é a própria matéria astral e etérica, asnos. Você não detecta a matéria astral aqui embaixo porque ela é muito rarefeita. Somente quando você observa galáxias de longe é que se dá conta de que a matéria visível não é suficiente para explicar os movimentos.

Impressionante!!! vejam essa matéria noblog “Eternos Aprendizes” sobre os aglomerados gláticos:

(O vídeo no fim do post é o mais impresionante!!!)

• Renê A.:

Pensador, o Guia do mochileiro das galáxias parece estar desatualizado pq hj o terra nao é mais um planetinha verde-azulado, principalmente a parte do “verde”.

Os números da astronomia são realmente inimagináveis.
    Somos menos q grão de areia nesse universo.

Que a humanidade sobreviva a esse tempo caótico, e que consiga se unir e desvendar os mistérios do universo

• CLODOMORTONIANO:

http://www.youtube.com/user/clodomortoniano realmente esse telescópio é irado! olha só as imagens que ele conseguiu, confira nesse link!

• Plebeu:

Só uma questão… 4 biliões de anos-luz da terra. É uma distância, não um tempo, mas mesmo assim, o que se visualiza não terá já 4 biliões de anos? Actualmente o que se observa, não poderá já ter um aspecto diferente?

• Lulu:

Sim, exatamente!! O que se observa hoje, à essa distância, poderá já não estar mais lá…

• Pensador:

Já dizia o Guia do mochileiro das galáxias:

“Muito além dos confins inexplorados da região mais brega da Borda Ocidental desta Galáxia, há um pequeno sol amarelo e esquecido.

Girando em torno deste sol, a uma distância de cerca de 148 milhões de quilômetros, há um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, cujas formas de vida, descendentes de primatas, são tão extraordinariamente primitivas que ainda acham que relógios digitais são uma grande ideia.”

• edson:

todo dia a cientistas descobrem uma coisa nova e que eles nem tem certeza se realmente descobriram.

• Colorado:

Não há nada que o ser humano comum descubra ou venha a descobrir, que Chuck Norris já não saiba a muito tempo.

tinha que ser colorado!!! ahuahauhauhau

Bem que poderia vasculhar o espaço próximo em busca de algum sinal artificial.