“Vulcões submarinos” revelam minerais raros no fundo do mar

Por , em 6.07.2011

Você já ouviu falar em fontes hidrotermais? Basicamente, são correntes de ar que jorram do fundo dos oceanos, causando fumaças escuras que se parecem com uma erupção vulcânica. Tais jatos de ar estão revelando a existência, conforme indicam cientistas japoneses, de elementos químicos raros.

Recentemente, cientistas da Universidade de Tóquio já haviam feito descobertas minerais importantes em 78 pontos diferentes no fundo do Oceano Pacífico, mas sem saber ao certo o motivo da existência desses minerais. Agora, os mesmos cientistas avançaram nas pesquisas, descobrindo a origem dos minerais. Aparentemente, eles estavam alojados na camada terrestre abaixo do fundo do oceano, e foram empurrados para fora pelas fontes hidrotermais.

As expectativas são contraditórias. Por um lado, as reservas de minerais sob os oceanos são mais promissoras, em quantidade e qualidade, do que as alojadas na superfície terrestre e que já foram exploradas, em sua maioria. Os elementos achados variam em propriedade e quantidade, mas são todos raros. Neodímio, európio e disprósio são apenas exemplos de metais raros com interessantes utilidades na tecnologia moderna.

A contrapartida é a aparente dificuldade em fazer essa extração. Já se imaginava que havia metais a se explorar no fundo do mar, embora as descobertas recentes tenham ampliado esse potencial. Mas os cientistas ainda têm dificuldades em visualizar como “garimpar o oceano” em um método que seja compensador na relação custo-benefício.[ScienceNews]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Netnature:

    Mais do que minerais em volta de vulcoes marinhos existe uma biota extraordinario super peculiar. Visitem meu site e voces saberão mais sobre isso

  • Cesar:

    Se pelo menos Moisés pudesse nos ajudar…

Deixe seu comentário!