10 mitos sobre o Egito Antigo

Por , em 5.09.2011

O Egito é envolto em uma aura de mistério e intriga, cultivado por várias descobertas arqueológicas que foram iluminando seu passado interessante.

Infelizmente, tal sentimento que permeia o Egito Antigo também produziu inúmeros mitos. A lista a seguir explora alguns equívocos comuns sobre o Egito, e desvenda novas áreas sobre sua cultura avançada:

1 – Cleópatra era bonita

Cleópatra VII, a última rainha do Antigo Egito, sempre foi uma figura cultural famosa por sua beleza sedutora. Esta ideia foi perpetuada por todos, de escritores a cineastas.

No entanto, moedas romanas mostram Cleópatra como tendo características masculinas: nariz grande, queixo protuberante e lábios finos – nada parecido com o arquétipo de beleza de qualquer cultura. Por outro lado, ela não era carente de cérebro: especialistas afirmam que Cleópatra era carismática e inteligente, ao contrário de possuidora de uma beleza física.

2 – Obcecados com a morte

Quando pensamos nos antigos egípcios com suas pirâmides, múmias e deuses, é fácil chegar à conclusão de que eles estavam preocupados demais com a morte. Na verdade, nada poderia estar mais longe da verdade.

O grande trabalho que os egípcios tinham em enterrar seus semelhantes era na verdade um modo de glorificar a vida. Por exemplo, muitas das ilustrações que adornam o interior dos túmulos são celebrações da agricultura, caça e pesca. Além disso, os ornamentos caros enterrados com os egípcios servem para ajudá-los a alcançar a vida eterna, onde supostamente continuam seu trabalho atual, sem qualquer dificuldade. Mumificar era uma maneira de manter o cadáver “real”, pronto para essa forma idealizada da vida cotidiana. Claramente, os egípcios eram obcecados com a vida, não com a morte.

3 – Alienígenas

Algumas pessoas acreditam que os egípcios estavam em contato com alienígenas. Elas alegam que as pirâmides construídas são feitos “sobre-humanos”, e que alguns murais egípcios realmente retratam extraterrestres (o que a pintura acima demonstra claramente que é apenas um vaso).

Isto é simplesmente um insulto para o legado dos antigos egípcios. Embora a Grande Pirâmide de Gizé seja matematicamente impressionante, a sua construção não está além das mentes engenhosas dos astrônomos, estudiosos e arquitetos da época. E enquanto ela manteve-se como a estrutura mais alta do mundo por quase 4.000 anos, isso não significa que os egípcios eram amigos de aliens, mas sim que nenhuma cultura rivalizou com os egípcios na construção de monumentos até o século 19.

4 – Bem estudado

Muitos acreditam que nós já descobrimos tudo o que podíamos sobre o Egito Antigo, e que a Egiptologia é um assunto morto e enterrado. Isto está simplesmente incorreto.

Descobertas fascinantes ainda estão sendo feitas diariamente sobre o Egito Antigo, lançando nova luz sobre sua civilização.
Por exemplo, um “barco solar” foi extraído atualmente da Grande Pirâmide. Presume-se que este barco permitiria que os faraós mortos ajudassem o deus-sol Ra em sua batalha eterna com Apep, demônio da escuridão. Todas as noites, Ra veleja seu barco solar em combate com Apep, e ao amanhecer emerge triunfante cruzando o céu.

5 – Hieróglifos

As pessoas supõe que os antigos egípcios inventaram hieróglifos, no entanto, os hieróglifos primitivos foram provavelmente trazidos para o Egito por invasores da Ásia Ocidental.

Outro mito, alimentado pelas imagens de cobras e pernas sem corpo, é que os hieróglifos eram uma linguagem de maldições e encantamentos mágicos. Na realidade, na maior parte do tempo, os hieróglifos eram usados para inscrições ou representações históricas. Maldições são raramente encontradas em túmulos, e a maioria é impotente: “Seus anos devem ser diminuídos”, “Ele não deve ter nenhum herdeiro”. Curiosamente, até a Pedra de Roseta ser descoberta em 1798, e posteriormente traduzida, a maioria dos estudiosos acreditava que os hieróglifos eram apenas ilustrações, não sons fonéticos que compõem um alfabeto.

6 – Decoração de pirâmides

Hieróglifos cobriam o interior de muitos túmulos egípcios antigos e palácios. Mas, ao contrário do mito, as pirâmides são relativamente não decoradas.

De fato, até recentemente, especialistas acreditavam que as pirâmides de Gizé eram absolutamente nuas por dentro. Esta suposição se provou errada quando hieróglifos foram encontrados atrás de uma porta secreta na Grande Pirâmide, há alguns meses.

Além disso, as pirâmides não eram todas coloridas com pedra calcária 4.000 anos atrás: alguns setores, tais como pilares interiores, foram pintados de vermelho ou branco. A pintura básica e a escrita oculta ainda deixam as pirâmides extremamente austeras. É sua arquitetura que cimenta as pirâmides como os edifícios de pedra mais antigos e populares do mundo.

7 – Faraós matavam seus servos

Quando os faraós morriam, seus servidores não eram mortos e enterrados com eles, como popularmente se acredita. Mas isso aconteceu algumas vezes.

Dois faraós da Primeira Dinastia do Egito são conhecidos por terem feito seus servos serem enterrados com eles. A tendência humana de generalizar levou ao mito de que esta era uma ocorrência comum entre todos os outros mais ou menos 300 faraós. Mais tarde, os faraós provavelmente perceberam que seus servos eram mais úteis vivos do que mortos, e assim eram enterrados com ‘shabtis’, figuras que poderiam ser animadas para ajudá-los no além.

8 – Escravos construíram as pirâmides

A ideia de que os escravos construíram as pirâmides do Egito tem circulado desde que o historiador grego Heródoto a relatou no século 5 a.C. Porém, pode estar errada. Túmulos contendo os restos mortais dos construtores das pirâmides foram encontrados ao lado das pirâmides de Gizé.

Ser enterrado ao lado dos faraós divinos seria a maior honra, nunca concedida a escravos. Além disso, um grande número de ossos de gado escavados em Giza mostra que a carne bovina, uma iguaria no Egito Antigo, era um alimento básico dos construtores. Assim, os construtores das pirâmides deviam ser artesãos egípcios altamente qualificados, e não escravos.

9 – Escravidão de israelitas

Este vem no seguimento do último mito, e é obviamente uma questão delicada. Infelizmente para aqueles que seguem a Bíblia como um relato literal da história, não há evidências que sugerem que os israelitas foram escravizados no Egito Antigo.
Sabemos muito sobre os antigos egípcios por seus registros, mas eles nunca mencionaram manter uma raça de escravos, nunca mencionaram as Dez Pragas, e não há nenhuma informação arqueológica que mostra que milhões de hebreus habitavam o Egito ou o deserto. Além disso, a fuga de milhões de escravos teria destruído a economia egípcia, que prosperou durante todo o segundo milênio a.C., quando o êxodo supostamente aconteceu.

10 – Maldições dos Faraós

A “maldição” que matou aqueles que abriram o túmulo do faraó Tutancâmon foi um triunfo dos meios de comunicação e da susceptibilidade pública. O mito é que uma maldição lançada por Tutancâmon matou o patrocinador Lord Carnarvon e os outros membros da expedição.

Embora alguns tenham feito teorias de fungos perigosos e gases se acumulando no interior da tumba, as mortes não precisam de uma explicação especial. Apenas 8 dos 58 presentes na descoberta da tumba morreram dentro de 12 anos. O líder da expedição, o alvo mais óbvio para uma maldição, viveu por 16 anos. As outras coincidências são um caso de desvio para a confirmação: qualquer infortúnio que se abateu sobre alguém na expedição foi atribuída a uma maldição. Isso é um excelente exemplo do impulso das pessoas em acreditar em uma história emocionante, em vez de em fatos.[Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votos, média: 4,27 de 5)

169 comentários

  • Josellya Almeida:

    Então pq o povo de Israel inventaria uma origem escrava e estrangeira para si próprio? E como explicar a origem genuinamente egípcia do nome de Moisés?
    Aqui esta as evidencias:
    http://www.opesquisadorcristao.com.br/2009/07/as-provas-do-exodo.html

    • Cesar Grossmann:

      Um livro baseado no Ron Wyatt? Ele era só um maluco afirmando um monte de coisas. Ele só tem crédito entre as pessoas que QUEREM acreditar nele.

    • Charlie Timao Timao:

      oila nada detem o conhecimento,,, ou vc nao a credita na ciencia, tecnologia, arqueologia,, e tem mais o tal Moises kkkk estudou fez falcudade por 40 anos no egito kkk segundo a cronologia biblica kkk,, 2 grandes guerras mundiais ,, e na segunda guerra 6 milhoes de judeus e nada de intervençao divina kkkk

  • Ana Laura:

    “isso não significa que os egípcios eram amigos de aliens, mas sim que nenhuma cultura rivalizou com os egípcios na construção de monumentos até o século 19”
    Como vocês podem dizer isso? Prestem atenção, ninguém sabe o que é verdade e o que não é, podem até achar que as pirâmides foram construídas com auxílio de astronautas antigos e tecnologia alienígena (teoria do astronauta antigo), ou podem achar que foram construídas por escravos, qualquer coisa, mas não podem afirmar algo que não é um fato. Além disso existem vários relatos de deuses que desceram dos céus e os ensinaram a realizar vários tipos outras coisas além de construções de pirâmides absurdas, ou monumentos de mais de 100 toneladas construídas em um bloco só, não só no Egito, mas em todo o mundo antigo.
    Claro que podem acreditar que extra terrestres nunca estiveram aqui, mas o maior egoísmo do mundo é pensar que em meio todo esse universo estejamos sozinhos, porque se existimos, por que seria loucura haver outros mundos habitados? Cada um tem sua crença e seu direito de achar o que quiser, mas afirmar que os egípcios construíram esses absurdos sozinhos sem ao menos ter uma prova não é nada certo. Se não sabem não afirmem, e muito menos debochem.

    • Pedro Henrique Dos Santos:

      Só porque alguem duvida ou não crê em visita de ET’s ao nosso planeta, não quer dizer que não acreditam na possibilidade de vida em outros planetas eu creio que talvez exista vida em outros planetas mas sou cético em relação a visitas (embora não descarto a possibilidade) pois não a evidencias plausiveis.

  • Brelians:

    Existe tanta informação na internet que terei de arranjar um jeito de pagar o psicologo tantas verdades toda agente sabe tudo..

    Também gostava de ser como estas pessoas..
    Eu cá não sei nada..

    E esse nada não chega para vos dar a entender seja o que for num comentário..

    Não me parece que hajam verdades e mentiras nem tudo tem dualidade existe o contraditório a sua dualidade é tudo o que achamos que dizemos e fazemos achamos que faz sentido que é coerente.. que bate certo, que tem lógica..
    E depois descobrimos que talvez o universo seja um evento caótico em que há coisas que perdem sentido..

    Imaginem vocês que um cientista daqueles mesmo que sabe tudo percebe que há algo na natureza que não corresponde às leis da física ou que seja caótico.. que a nossa maneira de olhar este universo não encaixa no que existe nele..

    Vocês pensam bem existem coisas assim no universo.. talvez buracos negros
    .
    .
    .
    Depois vem uma pessoa que não sabe nada só acredita em algo e começa tudo a dizer isso não é cientifico.. não faz sentido não tem lógica..

    Não me tomem por ninguém só defendo a liberdade, cada um de nós está a morrer e cada um de nós é que sabe o que fazer até esse dia..

    Adoro este site
    Eu continuo sem saber nada mas vou pensando um pouco em tudo

    Cumprimentos!

  • Severino Tenorio:

    “E disse Deus. Haja luz.
    Milhares de anos após,o supostamente iluminado homem das cavernas diz BigBan! e teoriza, teoriza… e emfim constrói para si uma
    Ciência.
    Quem é mais crédulo.Quem crê em Deus ou quem crê em Ciência?

    • Cesar Grossmann:

      Severino, você tirou da equação as evidências. Por que você tirou as evidências acumuladas em 400 anos de observação sistemática da natureza e dos fenômenos naturais? O Big Bang é uma teoria científica, ou seja, ELA ESTÁ APOIADA EM EVIDÊNCIAS.

      Que evidências existem que alguém disse “haja luz” e que este alguém não era um macaco humano?

    • serico115:

      Severino! Eu acho que você tem o direito de ser dono de suas crenças e viver com elas bem como com suas verdades.
      Mas, em pleno século XXI alguém vir colocar num SITE onde se abordam assuntos mais relacionados com a ciência e menos nas crendices, com transcrições de ““E disse Deus. Haja luz.”… acho deveras ridículo.
      Não é querer negar-lhe o seu direito de ainda vegetar nesse marasmo que, tem seus adeptos e seguidores. Concerteza que tem esse direito. Mas cansa ver pessoas assim.

  • Thamiris Medeiros:

    O numero 10 “a escravidao de israelitas” nao e um mito nao.
    A biblia nao tem erros entao prestem atençao na materia q vcs colocam ai.
    Se nao acreditam em Deus entao nao precisam ficar falando q a biblia nao esta certa.
    E se alguem ai falar contra mim sobre religiao antes de fazer isso presta bem atençao no q esta fazendo.

    • M Sanches de Castro:

      Tá bom.
      Onde tem uma prova de que a Bíblia é irrefutavelmente certa?

    • Bianca Bueno:

      “A bíblia não tem erros”. hehe cômico

    • Cleiton Profeta:

      “A biblia nao tem erros” ?????
      PQP

    • Selma Da Silva Miranda:

      claro….vc estava lá pra saber…outra coisa…sessão e Hipócrita,
      são as formas CORRETAS de se escrever…

    • Paulo Sergio Rodrigues:

      srta Thamiris, eles estçao falando de evidências e não de fé, quanto às evidências não existem mesmo ….pronto …não tem porque vc ficar irritada.

    • Leandro Santos:

      Muito bem, agora preste atenção no que você está dizendo. 😉

    • Jonatas Almeida da Silva:

      A bíblia tem querida, muitos erros e contradições, desde os passos da gênesis. Isso não é preconceito, é conceito, é fato.

    • Felipe Almeida:

      Concordo com a amiga, adoro o site, mas na maioria das vezes se porta de forma tendenciosa com relação a veracidade da Bíblia.

      As vezes se preocupa mais em comprovar sua veracidade do que expor a matéria apresentada.

      Com isso acaba tirando toda credibilidade da matéria.

    • Thiago Jourdan:

      Tem certeza que quer colocar a bíblia no meio de uma pesquisa científica? Eles tem anos de pesquisa, fatos, objetos e várias evidências que comprovem isso. E você tem o quê pra refutar as evidências deles? Um livro?

    • serico115:

      Olá Thamiris Medeiros!
      …”E se alguem ai falar contra mim sobre religiao antes de fazer isso presta bem atençao no q esta fazendo”…
      E que vai fazer você? se alguém falar contra si? Fiquei muito curioso em saber, ESPEVITADINHA….

    • alessandro.a.r:

      Mas é claro que a bíblia não tem erros, mas somente dentro do seu cérebro que foi preparado para acreditar nisso. Se acostume a questionar as coisas, para não ser mais enganada! Te recomendo estudar história, ciência e esse site aqui ó, que trata exclusivamente da bíblia e seus erros: http://www.bibliadocetico.net/

    • Jeferson De Oliveira:

      A Bíblia não tem erros?
      Por favor, diga-me que isto foi ironia.

    • Daniel Leite:

      A tal da jumenta é foda mesmo!

    • Charlie Timao Timao:

      Se…. o tal deus fosse tao assim,, Adao nao o trocaria pra ficar com Eva kkkkkkkkk

    • max f:

      Tá faltando um pouco de Nietzsche aqui: “O homem ocidental, na sua ânsia por encontrar algo capaz de preencher o seu horror vacui, na busca por uma certeza que pudesse livrá-lo da sua insegurança e justificar o seu sofrimento, cristalizou a perspectiva moral cristã como a única verdadeira e com isso limitou propositalmente seu campo de compreensão da realidade, tornando-se dessa forma dependente desta justificação da realidade. Da mesma forma que o homem se esqueceu de que as ditas ‘verdades…

  • Carlos Barbagelata:

    Todos os livros de história que você leu, tanto na faculdade, quanto no colegial são interpretações de fatos interpretados por outros historiadores, nunca é dada a verdade real. Então se não crê na Bíblia por ser duvidosa, não podes acreditar em nenhum registro histórico escrito. Só podes acreditar no o que vês e ouve e até isso pode ser errôneo dependendo da psique. A bíblia é questão de fé, tem séculos de história e sabedoria. É até uma blasfêmia comparar com o livro de OVNIS.

  • Willian Pereira:

    – Eu tenho propriedade para falar a respeito já que vivi toda essa época, a Cléopatra ela era muito bonita e simpatica, eu ja trabalhei para ela nessa época, realmente não houverem escravos, eu trabalhei por alguns meses ajudando a carregar os blocos, éramos assalariados, naquela época não havia internet e nem TV, então era comum trabalharmos em média 14 horas por dia naqueles tempos, Tutancamon foi um dos melhores patrões que eu tive, tenho saudades daquela época.

  • Vitor Guilherme:

    Crente detected.

  • Edemilson Lima:

    1 – Cleópatra era bonita para os padrões da época e também era carismática, pois naquela época uma mulher ser bonita apenas não garantia uma vida melhor, ao contrário da época atual onde impera a beleza e a estética.

    2 – Ao contrário de hoje em dia, onde as pessoas são obcecadas com a morte…

    3 – Eles eram muito inspirados. E toda inspiração vem da natureza.

    4 – O maiores mistérios egípcios estão nas entrelinhas dos hieróglifos.

    5 – O verbo é sempre o verbo. Não importa a língua. Ele nunca falha.

    6 – “Desmontem” uma pirâmide e descobrirão como eles as fizeram! (lembre-se não tem só pedra ali) Pode não ter sido uma engenharia de alienígena, mas certamente foi coisa de gênio!

    7 – Ninguém pode negar que não ouviram a voz da sabedoria.

    8 – O escravo movido pela crença não se vê como tal. Era um país com uma só religião, uma só crença, não haviam outras. Admiro países que tiveram uma só crença, pois estiveram em paz. Apesar de não concordar com a tirania de líderes religioso/políticos, que beneficiaram apenas a si mesmos. Mas não estivemos naquela época para dizer que a maior parte da população trabalha em prol do bem de uma pequena parte, acho que isso sempre foi assim. A seguira a democracia grega foi a primeira tentativa humana de equalizar as injustiças.

    9 – Egípcios é que foram escravizados em Israel… E quando estes foram deportados pra Babilônia, era a história contada para o povo, de boca em boca… Algo como “não somos covardes, somos vencedores fugindo de um tirano ainda maior…”

    10 – Os ingleses não foram os únicos a descobrir que é bom manter uma elite achando que está no poder, enquanto homens de cabeça comandam de verdade.

  • cleber costa:

    Falar do Egipto é uma emoção a parte; vivo e respiro tudo que fala desse tema, todas as suas dinastias…belas e trágicas histórias, se eu tiver oportunidade de nascer outra vez com certeza nasceria lá bem próximo ao vale dos reis. A respeito da Bíblia, acho que Deus nos fez racionais, por tanto não devemos usar venda e nos deixar guiar feito zumbis por um bando de aproveitados que, se auto proclamam enviados de Deus; para mim são um bando de sanguesugas na dor dos humildes.

  • Roberto Marques de Oliveira:

    cleopatra era bonita os romanos fizeram inscrições dela que não correspondiam a verdade por motivos de encrencas desfiguravam a mulher e destruiram toda a evidencia historica a seu respeito, ainda bem que este maldito império
    se foi, hoje não passa de chocadeira de gatos( coliseu)

    • Cleo de Mile:

      Se ela não tivesse sido bonita não teria conquistado 2 imperadores do lugar que mais davam valor a beleza

  • Roberto Marques de Oliveira:

    claro que não existem referencias aos israelitas no Egito sua passagem foi a maior humilhação que a nação sofreu em toda sua história faraós eliminavam o historico de outros porque não eliminar este ?

    • Jonatas Almeida da Silva:

      Péssimo argumento. Eles registravam tudo, inclusive as coisas ruins. Nada a ver o que você disse.

  • luiss:

    Comentário muito pertinente! Também considero-o o mais interessante que li sobre o assunto.

  • Albery Habé:

    Histórias do Egito que as piramides foram erguidas por escravos? Ridículo! Hoje não se ergueria tal obra apenas com as mãos!Cleópatra pode ser comparada a Jesus em termos de traços faciais, ninguém sabe qual era sua fisionomia. A maioria acredita no que é divulgado, com o passar dos anos todos acreditam que Jesus tem a fisionomia Européia de olhos azuis!É mais glamuroso ter um ser Divino com estas feições.Poucos creem em fatos sobre a Lemúria ter existido, ou que existe vida na imensidão do universo de trilhões de parsecs… Jesus pode ter sido um homem com as feições de um habitante daquela região, moreno sobrancelhas grossas, nariz rustico cabelos crespos…Ou pode ter vindo na tal estrela cadente, loiro alto olhos azuis, que o mito dos reis magos seguiam…Como um super homem vindo do espaço…Podemos não ser frutos deste planeta! Mas quem aceita?…Fatos não deixam de existir só porque são ignorados.

  • feio:

    -Tinham medo de gatos…

    • 3dx:

      ao contrario eles adoravam os gatos

  • claudemir da silva:

    são fatos ai nai q devem se considerar de fato q ha misterio na civilização egpicia não resta duvida

  • O Sincero!:

    Sendo sincero, se olhar bem a história… ver os registros arqueológicos….só digo uma coisa aos fãs FISSURADOS do Hebreus…principalmente os religiosos…Os Hebreus foram pobres em cultura…eram nômades…nem sequer tinham provicias terrinha…meias…nada…a Canaã deles foi uma terra invadida…Aff!
    Me faltou pensamento aqui com relação a buscar as “obras” dos Hebreus…ah tem a religião…mas só…nada mais…então deixem de ser soberanos…construa primeiro um “IMPÉRIO” pra depois falar algo!
    Aff…fiquei sem paciência! =D

  • karla:

    Para as pessoas que não acreditam que a biblia é a verdade, está totalmente errado, sejamos racionais, é mais facil ententer que um homem (Jesus) preferiu morrer na cruz por vc do que viver sem vc, do que os seres humanos evoluiram (homens macacos), na minha opinião existiram sim macacos diferentes, mas que não evoluiu pra os seres humanos de, evoluiram para outros tipos de macacos,e falam que quando ocorreu o big ben construiu tudo o que ha no mundo ERRADO pois a LEI da fisica é conprovada que eu ser morto não pode gerar outro ser vivo, quando falam da TEORIA DA EVOLUÇÂO a palavra TEORIA é um fato aceito, sustentado por hipóteses, que foram testadas através de fatos científicos, que descrevem os fenômenos da natureza (não pode ser provado mais de um avez )

    • 3dx:

      Karla, sou cristão, mas porque necessariamente deve ser a biblia, porque não o Corão ou outro livro sagrado, porque o cristianismo é o certo….. ninguém sabe, pois não é, 1- o universo era uma bola molecular muito carregada de energia, até que explodiu e tudo voou, fazendo q criassem massas(planetas,estrelas,cometas..)
      e o q havia dentro da “bola” são os produtos que formam a tabela química(ouro,prata,chumbo,ferro…) ou vc acha q deus criou isso tudo, como vc é ingenua a ponto de acreditar que Ele criou tudo isso essa perfeição q é a terra,os planetas e os seres vivos.

      agradeço sua opinião
      Obrigado

  • pangolones:

    Se a Biblia não merece créditos, o que dizer dos outros escritos históricos? Se é uma lenda, será que a historia da humanidade também não é? Ora bolas, uma coisa não tem NADA com a outra! Se vc não acredita nos registros Bíblicos com certeza não acredita em nada que lê! TODOS os REGISTROS que contam aluma coisa sobre a humanidade,por maior que seja a imparcialidade do autor , pode ser contaminado pelo ele, mesmo que involuntariamente,a bagagem social, conhecimento de mundo, vai aparecer independente de seu letramento.

  • Erik Lima:

    E INFELIZMENTE, ainda existem pessoas que acreditam em um livro chamado Bíblia, cujo é tão fictício quanto livros de OVNIS. Acho que o livro que possui a origem mais dúvidosa é a Bíblia. Minha humilde opinião postada.

  • Niv.J:

    No fim dos tempos surgirão falsos profetas…e o homem deixa de acreditar na verdade e cai em contos de ficção e historinhas da TV e livros de origem duvidosas falando de extra-terrestres e ovnis…é o fim Apocalíptico mesmo.

    • Ezio José:

      Os falsos profetas já estão por aí há anos. Cada um vendo o Salvador ao seu modo e vendendo os seus peixes salgados para os que levam vida de gado.

    • Danilo M.:

      meu caro,aqui não se trata de deixar de acreditar na verdade pra acreditar e historinhas como você diz,os egípcios assim como os maias,os incas,foram civilizaçôes que obtiveram grandes conhecimentos em toda sua existência,conhecimentos que até hoje nós não conseguimos compreender,o que nos cabe agora entender sobre cada cultura,eu sou cristão mas se todos nós fossemos pensar dessa forma,nós estaríamos caçando de arco e flecha até hoje,nossa sociedade não seria tão diferente daquela em que Moisés vivia!!!!

  • Danórton Tadeu:

    Parabens Bovidino, Serico, Mochileiro e a todos. Gostei dos debates, principalmente pela forma educada. Infelizmente é a terceira vez que tento e não consigo postar meu comentário, quem sabe agora…

    • Bovidino:

      Conseguiu. Seja bem vindo.

  • Thiago:

    Em relação ao item 9, que não há evidências para a escravidão dos israelistas, o autor do artigo primeiro deveria ver este documentário: http://www.youtube.com/watch?v=brtxaosnXCQ

    • Jonatas:

      Isso tem falhas perfeitamente identificáveis. O autor do artigo está certo.

  • R’:

    Ed. maysa,
    O observador do mundo o cria por sua mente, mesmo colocando um mesmo objeto perto de vários observadores, todos citarão suas definições por si só, ou seja, cada um verá algo. É como colocar cegos para definirim um elefante, cada um apenas pegando em uma parte, dirão que ele pode ser que nem uma cobra etc. Cada um define o mundo a sua maneira, porém ele ainda continua sendo mundo. Sim, santos levitaram, pessoas possuem visão dupla, erradiamos energia, nosso pensamento se desloca de uma forma que pode ir o mais distante possível e voltar, e com isso se for pensamentos ruins, ele apenas irá ressoar ruim, e assim propagar-se no mundo. “Penso, logo existo”.

    • Ed Maysa:

      Caro R’:
      Concordo que o mundo seja o mesmo, porém que existam várias realidades de um mesmo mundo. E que, paralelamente, existamos em várias delas, em momentos diferentes. Ultimamente, através da da pesquisa dos swivels, cientistas conseguiram descobrir que o espaço e o tempo não são eixos paralelos, mas se cruzam, e que um ponto pré-fixado nesses eixos espaço-tempo pode nos levar a qualquer lugar do universo, em qualquer tempo, passado ou futuro. O mundo é o mesmo, vc diz. Concordo. Mas, observe o que o pensamento ganancioso tem feito ao NOSSO mundo. Compare com o planeta de 500 anos atrás. Se o pensamento governa as ações, veja a importância de escolher e ACREDITAR na influência das vibrações mentais positivas sobre o todo. Recentemente, em pesquisa feita em cidades violentas dos EUA, um grupo de meditadores equivalente a 10% da população, meditando juntos, conseguiu reuzir os níveis de agressão e violência de toda a cidade. Cada um medita do seu jeito, mas foi observada uma mudança na energia da cidade. Daí, tire suas conclusões. Beijos de luz no coração de todos.

  • Ed Maysa:

    Gente, que maravilha de post! Li todos os comentários.
    Vamos a mais um, rsrsrs.
    Nós já sabemos que, tudo o que existe, antes foi imaginado. Teve uma “vida” no plano mental. Por isso, existem tantas pessoas (eu sou uma) que fazem mentalizações. Pois bem. Quero deixar aqui uma questão, pensem sobre ela… Se tudo é criado primeiro em pensamento, e esses diferem entre si, estendendo a idéia aos atuais campos de pesquisa da física quântica (que já foi chamada de magia por ignorantes, embora a verdadeira magia exista!), tudo o que nós vemos não tem uma forma definida PARA TODOS, UNIVERSAL, a tal coisa seria moldada através do modo de visão do observador. Isso explicaria porque um mesmo fato afeta pessoas de maneira diferente. Já leram Castañeda? Os sonhadores poderiam transformar a realidade em que vivem, pessoas podem ir e vir entre as várias dimensões de uma mesma realidade. Maluco? Padre Cícero possuía o que chamamos de “visão dupla”: podia ver simultaneamente o que se passava em vários locais. Vários santos levitavam. Vamos a um exemplo prático: A Janela de Overton. Através dessa teoria, pessoas (“Think Tanks”), intencionalmente, poderiam começar a disseminação de uma idéia considerada imprópria ou não-aceita pela sociedade atual. Começa o bombardeio idealista. Exemplo prático: Disseminação de que, a religião não é motivo para brigas, já que prega a paz entre os homens. Começam a haver cultos ecumênicos, celebrações ecumênicas, o foco principal é: Paz entre os Homens! Quando esse nível de pensamento chega ao que se chama massa crítica, não pode mais ser ignorado. Por imitação, ou convencimento, poderíamos chegar a um mundo harmonioso. Isso não seria mudar a realidade??? Já sabemos que a luz não se propaga em linha reta, mas em ondas, curvas, sabemos que somos feitos de energia pura, se formos analisados energeticamente, então por que não podemos deslocar as “nossas” partículas para onde quisermos? Isso é possível. Pesquisem sobre expansão energética. Consigo ver auras, vi a da minha amiga como filamentos dourados, e perguntei se estava grávida (ela tem dificuldades para engravidar), porque ela inteira brilhava! Ela negou, disse que não estava nem atrasada. Fiquei passada, kkk Com medo de estar maluca. Insisti: “Mas você está brilhando toda! Não se sente diferente? Não aconteceu nada maravilhoso pra você?” rsrsrs Hoje, sabemos que ela estava com 15 dias de grávida, rsrsrs. Há pirâmides que desafiam a ciência, parecem maiores por dentro do que por fora. Sabemos que os atlantes usavam a energia dos cristais como fonte de energia. Temos processos comprovados de migração da alma, um caso famosíssimo na Índia. Não percamos tempo com discussões sobre fé. Junte cem adeptos de uma religião, verá que nenhum acredita do mesmo jeito que o outro. Acredito em Deus, mas a pobre da minha avozinha desistiu de me levar pras missas, porque dormi tanto que caí do banco, todo mundo viu, kkk. Gosto de Deus na sua face mais animada, fazer o que, né? rsrsrs
    Um grande abraço fraterno, beijos de luz no coração de todos.

    • Bovidino:

      Ed Maysa,
      Realmente a ‘ciência’ atual, dirigida por uma comunidade científica com uma visão unilateral, mecanicista por excelência e subserviente ao capitalismo, já chamou o grupo da física quântica, de esotéricos. Claro que chamam de ‘esotéricos’ com a intenção de desmoralisá-los, pois nem sabem direito o que significa ‘esoterismo’.
      Há um caminho longo a se percorrer, mas o atingimento da massa crítica para a mudança de paradigma, está em curso e é inexorável.

  • Bovidino:

    serico115
    Percebe-se que você também é uma pessoa equilibrada e educada.
    O raciocínio quanto a impossibilidade de se construir hoje, pirâmides como as do Egito, não é meu, mas dos próprios cientistas.
    Tenha certeza que a simulação que fizeram no seu curso de história, tentando explicar a construção das pirâmides, através de rampas, cordas e muitos escravos puxando é totalmente inviável e descabida.
    Para início de conversa, nossa tecnologia atual, não consegue nem ao menos lapidar blocos de pedra tão grandes e pesados, com a perfeição das pedras que se encontram nas pirâmides; quanto mais construí-la sem utilizar qualquer tipo de cimento ou argamassa.

    • serico115:

      Olá Bovidino!
      Obrigado pela referência.
      Como já antes tive a oportunidade de lhe dizer, tenho consciência de que não estou de posse de conhecimentos quanto o senhor. Daí o meu respeito por si e pelo que para aqui carreia.
      Mas dentro de minha humilde perspectiva analítica daquilo a que vou tendo acesso, minha convicção é a de que os meios para se executarem uma obra de tal envergadura não existem por certo. Mas isso não significa que a actual tecnologia não esteja à altura de os mesmos poderem ser concebidos com as proporções adequadas para uma tal realização.
      Estamos: eu no campo das hipóteses e o senhor, ao que me deixa transparecer, já convicto de algumas certezas. Mas reitero que “nunca existem verdades absolutas”. Mesmo na matemática a facto não é muito linear…
      Mas fica meu apreço pelo seu trabalho de investigação e postagem. Um abraço.

  • nml:

    Querida, eu já peguei em marreta para quebrar pedras de até muitos quilos. Já operei martelo, perfurador, ligado a um compressor de quase o tamanho de um carro. Eu te asseguro que você pode chamar hoje até 400 mil egípcios que não sai do chão uma piramidezinha bem pequena. Esses cortes nas pedras já são um problema a parte. A precisão é inacreditável, este alinhamento da base ao topo é irreprodutível com a nossa atual tecnologia. Ainda se você PESQUISAR verá que existem pirâmides espalhadas por todo o planeta, inclusive embaixo de água. Em nenhum lugar os egípcios escreveram que foram os construtores das pirâmides. Nunca um corpo ou múmia foi encontrado dentro de uma pirâmide, pois não eram túmulos.
    Alienígenas aparecem retratados em praticamente TODAS as culturas pelo mundo, em épocas as mais remotas, inclusive a egípcia. Se você achou uma figura que julgou se tratar de um vaso (sinistrésimo, no mínimo), gostaria de saber se tem coragem de assumir o mesmo pensamento para as milhares de outras figuras.

  • Alex:

    O ponto nove sobre os israelitas não tem muita lógica pois Deodoro Siculo, historiador grego do I século a.C.,escreveu sobre esse fato, além dele temos ainda o diário de um egípcio chamado Ipuwer que foi encontrado no Egito em 1820 e levado para o museu da Universidade de Leiden, na Holanda, onde permanece até hoje.É só pesquisarmos que veremos provas arqueológicas sobre a passagem dos hebreus no Egito.

  • Magda Patalógica:

    Parabéns, Silvio RC.

    Disse tudo, juntamente com outros postantes. A maioria, muito lúcidos.

    Mas deixa euzinha filosofar um pouco… E quando eu filosofo, chamem os bombeiros:

    Para Ezio José.

    Você escreveu:
    “Como pôde o Edir Macedo construir um Templo de Salomão na cidade de São Paulo com pedras trazidas de Israel…?”

    Resposta:
    Como faraônico, bispo Macedo tem podere$$$ divino$$$.
    Quanto a Salomão, era apenas… um rei. (rss)

    Acertei?

    Fui.

    • Ezio José:

      Verdade, Magda! Os cifrões movem montanhas! E como move!
      Na real, é de papo em papo que a galinha leva no bico e enche o grão.
      Me lembro que há dez anos atrás, quando o poder aquisitivo dos miseráveis mal dava para comer, os Templos do Sr. Edir vivia lotado de apostadores entregando além dos míseros 10% da micxaria outos envelopes em busca de promessas. De uns tempos pra cá, depois que o poder aquisitivo melhorou um pouco, os Templos construídos para um grande número de apostadoresda Fé anda meio vazio. Dá até eco quando baixa os espíritos da enganação lá dentro. Nem sei por quê usar potentes amplificadores.

  • Silvio RC:

    Muito boas as colocações que aqui tenho lido.

    O livro “Os Exilados de Capela” de Edgard Armond traz uma série de informações para entendermos o significado de algumas citações da Bíblia.

    Citações que nos pareciam mitológicas ou absurdas, como “Os Amjos Decaídos”, a expulsão de Adão e Eva do paraíso, tormam-se de compreensão mais clara e inteligível.

    A frase “Parirás em dor” (que parece um pleonasmo), nos faz refletir que as mulheres de Capela, ao reencarnarem no planeta terra, em corpos de seres primitivos, seguiriam a configuração biológica daqueles organismos.

    Provavelmente em Capela, que havia atingido a condição de superioridade tecnológica, moral e biológica, a gestação e o parto deveriam ocorrer de forma diferente e sem dor. (então, partindo desse raciocínio, não há pleonasmo)

    “Exilados de Capela” e “A Caminho da Luz”, são livros fantásticos, mas NÃO indicados para os dogmáticos.
    Pessoas com mentalidade aberta e arejada encontrarão na leitura, respostas para muitas dúvidas quanto a interpretação de alguas narrações da Bíblia.

    O mesmo exílio já está acontecendo no planeta Terra, segundo Divaldo Franco. Espíritos depravados de toda espécie bandidos, assassinos, máus políticos, máus administradores públicos, máus juizes e advogados, máus artistas, escritores, gente ruim de todas as camadas.
    Distantes do bem e em débito com a Moral e a Justça Cósmica, seráo banidos e levados a reencarner num planeta em fase primitiva, como ocorreu com os de Capela.

    Parece ficção, não é?

    Mas se trata do cumprimento da profecia: Será separado o joio do trigo”.
    Ou como dizia Alziro Zarur:
    “Os ciclos estão se fechando, Jesus está voltando e dessa vez não é pra ser crucificado, não!

    Boa viagem prá você se estiver nesta lista de embarque. Pior é ter que pensar:

    “Pô, já fui exilado de Capela e agora vou ser exilado da Terra?”(rss)

    Abs:
    Silvio

  • LUIZ ONOFRE:

    Eu fico intrigado com essas pessoas, metidas a intelectuais,
    que insistem nessa besteira de “alienígenas”.Estamos no século
    21, e até hoje , não apareceu nenhuma prova de vida fora da Terra, andam vendo filmes de ficção em demasia.
    Não creem na Bíblia, mas creem em tudo que qualquer idiota escreve, como o Eric von Daniken. Pegou a engrenagem de
    Antikythera, colocou a gravura num dos seus livros e disse
    que era obra de extraterrestres, qdo na verdade foi feita por
    humanos gregos, e foi reproduzida.vejam no Google)ACORDEM !!!

    • Nerdgf:

      Bem, quem crê na Bíblia está no mesmo barco.
      É um livro totalmente ficcional, que aprova genocídio, escravidão e outros absurdos, não se sabe a autoria, cria profecias totalmente óbvias.
      Não entendo como pode-se defender algo partindo deste ponto.

  • Marlos Batista:

    Depois de gastar mto tempo lendo mtos comentários se foram alienigenas ou não que fizeram, ou ajudaram, a fazer as pirâmides, eu tenho uma dica. A dica é um livro chamado Exilados de Capela, que fala de um planeta que orbitava (orbita) uma estrela chamada Capela. Esse planeta estava passando a um novo nível de evolução, pq o seu povo estava sempre evoluindo, moralmente e intelectualmente (rapidamente ou lentamente, os espiritos sempre evoluem, de acordo o espiritismo) e boa parte desses espíritos intelectualmente evoluidos, mas moralmente pouco evoluidos, foram exilados para reencarnar no planeta Terra para ajudar na nossa evolução, pq já não podiam mais reencarnar no seu planeta de origem com tantas imperfeições morais. Um dos povos que surgiu nesse processo foi o egípcio. Obviamente eu teria que explicar como funciona exatamente o processo de reencarnação de acordo a doutrina espirita, até msm pq, para o espiritismo, os planetas são como escolas, por exemplo: da primeira a quarta série vc encarna no planeta Terra (enquanto vc não passar para quinta série vc continua aqui), da quinta a oitava é outro planeta, do primeiro ao terceiro ano outro planeta e assim em diante. E claro, existem vários planetas no universo com o msm nível evolutivo da Terra. É complicado falar nisso sem poder entrar em maiores detalhes, e mtos vão cair matando em mim, principalmente por não conhecerem e achar essa história mto surreal, mas o fato é que existem mais estrelas no universo do que grãos de areia nas praias da Terra.

    • Alexandre:

      Marlos

      Era exatamente o que eu ia dizer.

      Esse livro pode ser baixado, não é grande , mas muito interessante.

      Tabém pode ser encontrado mais a respeito no livro psicografado por Chico Xavier: A Caminho da Luz.

      De fato, os egipcios, que vieram, e desapareceram, são os próprios “alienígenas” considerando que suas última encarnações, antes de reencarnar na Terra, foi em outro planeta.

      Aliás, ninguém melhor que os prórpios antigos egipcios, que tinham a certeza da continuidade da vida e reencarnação, para evidenciar sua origem interplanetária.

      É como se agora, alguns de nossos melhores engenheiros reencarnasse em um mundo primitivo, eles com absoluta certeza realizariam grandes obras, para espanto dos habitantes e civilizações porvindouras.

      E acredito que há muitas coisa a serem descobertas, inclusive o porque do formato das pirâmides…

    • Marlos Batista:

      Exato Alexandre, esse livro explica tbm pq essas grandes civilizações da antiguidade simplesmente desapareceram, já que alcançaram o nível que os impediam de encarnar no plantea de origem.

      Chamo atenção pra quem for ler esse livro e o Caminho da Luz, de Chico Xavier, pra não levarem pra o lado do preconceito. Quem já estudou antropologia, sabe que não existe povos melhores (no sentido de superioridade) e sim apenas povos com culturas diferentes. Entretanto, esses livros poe certos povos como mais evoluidos do q outros aqui no planeta Terra, mas isso é pq, para o espiritismo, um povo ser mais evoluido que o outro não o dá direito de subjulgar ou se achar, de fato, superior. Afinal, a evolução é invariável e todos os espiritos e povos alcançarão a evolução, mais cedo ou mais tarde. Imaginem um adulto, formado em matemática, ele não seria tolo o suficiente pra se achar superior a uma criança de 7 anos que apenas começa a aprender a soma e subtração. Ele, obviamente, reconheceria que essa criança (no seu tempo) pode mto bem ser um matemático mto superior a ele qdo adulta. É isso q o espiritismo quer dizer qdo diz de alguém ou algum povo é mais evoluido.

    • Mochileiro:

      Hello @Marlos Batista!

      Uma amiga ja tinha comentado comigo uma vez essa teoria que você acaba de falar e, mesmo eu não sendo adepto dela, é opinião a ser respeitada.

      Como deve ter reparado, tanto eu quanto os demais leitores estamos apenas discutindo hipoteses em torno do assunto, por isso não deixe de compartilhar sua opinião com a gente.

      Obrigado pela atenção.

    • Prego Mestre:

      A capela cistina? não existe planeta capela.

    • Alexandre:

      Nos “Exilados” o autor pressupõe a existência de uma civilização muito desenvolvida, moral e intelectualmente, que habita um planeta em órbita de Capella, estrela da constelação do Cocheiro.

      Um grupo de capelinos não teria correspondido à evolução moral dessa civilização e seus espíritos teriam sido banidos para o planeta Terra há cerca de 5.000 anos, dando início à jornada civilizacional humana por meio de sucessivas encarnações.

    • Alexandre:

      Claro, é uma corrente de opinião, como bem esclareceu Mochileiro, assim como a hipótese de levitação, por que não?

    • Nie:

      Que Babaquice…estamos no século 21 amigo…vai buscar Deus na sua vida.

    • Fermiani:

      “Vai buscar Deus na sua vida.”?
      Que argumento forte…

  • Ed Maysa:

    Pessoal, obrigada pelos elogios, gostaria de saber se, já que estamos nos estendendo pelos mitos, vocês têm opiniões formadas sobre o fenômeno das pedras de Ica, no Peru. E, sobre as pirâmides, sendo ou não confeccionadas por alienígenas, retratam fielmente a constelação de Órion. “As Pirâmides da esplanada de Gizeh, especialmente a de Quéops, apresentam características como informações sobre, por exemplo: A massa da Terra; a distância média de nosso planeta em relação ao Sol; medidas cujas relações entre si encontra-se o número p (Pi Þ 3,14159261.) , tanto para a Grande Pirâmide, como para a Câmara do Rei e o sarcófago de granito; datas proféticas relativas a acontecimentos marcantes para a humanidade durante milênios nos hieróglifos ao longo da Grande Galeria;
    relações astronômicas com a Estrela Polar tais como a orientação do corredor ascendente; etc. e etc.; conclui-se que as Pirâmides do Egito estão cada vez mais longe de serem meros túmulos e que o fato deste posicionamento em relação a Órion mergulha o Complexo Piramidal de Gizeh em mais um enigma a decifrar nos campos objetivos da ciência e subjetivos do ser humano.” (excerto extraído de http://www.franzen.jex.com.br/geral/as+piramides+do+egito+o+misterio+que+encanta+a+humanidade) rsrs Consideremos que os atlantes fossem (e eram!) evoluídos o bastante para organizar uma fuga interestelar, devido ao cataclisma pelo qual o planeta passou. E, se os egípcios forem remanescentes desse povo avançado? Isso explicaria o surgimento de pirâmides na América Central, algumas das quais marcam a posição das Plêiades! O que acham? rsrsrs Vamos sacudir esse post! Bjs.

    • Bovidino:

      Ed Maysa,
      Realmente esse tema das pirâmides é fascinante e nossa ciência não está nem perto de desvendar todos os seus mistérios.
      Também sempre acreditei que os egípcios que conhecemos e que a nossa história relata, são remanescentes dos atlantes.
      Por extensão, acredito que as pirâmides não foram construídas pelos faraós do egito que conhecemos. Eles apenas se apropriaram das pirâmides que já tinham sido construídas pelos atlantes, já que estes sim, tinham atingido uma evolução tecnológica muito superior a atual.

  • Mochileiro:

    @Bovidino:

    Seu ultimo post foi endereçado ao @Marcos -DF, mas tocou em um ponto que eu posso não ter deixado claro nos meus comenarios: eu não duvido da existencia de vida alienigena no universo, isso alias é uma certeza matematica praticamente, como tambem não posso garantir que eles ja tenham estado por estes lados da galaxia: Só me mantenho cetico em relação a construção das piramides por eles.

    Obrigado pela atenção.

    • Bovidino:

      Mochileiro,
      Procuro não fazer ironia nos meus comentários já que isso pode ferir suscetibilidades.
      Se você percebeu qualquer coisa nesse sentido, não foi intencional.
      Quanto à sua posição diante deste e de outros temas acredito que já deu pra perceber em que terreno você pisa. Temos opiniões até parecidas e pelo que tudo indica também compartilhamos idéias semelhantes com o Marcos-DF.
      Um abç.

    • Mochileiro:

      Peço desculpas então pelo mal entendindo @Bovidino, e quero dizer que tem sido um prazer enorme poder discutir um assunto interessante como este com uma pessoa esclarecida tão esclarecida como você e alguns outros leitores do Hypescience.

      Mesmo estando defendendo uma opinião contraria a minha, eu ainda assim aprecio muito os seus comentarios e observações: tanto que não deixo de dar a minha aprovação neles quando acho merecedores de tal.

      Obrigado pela atenção! Abraços!

  • Prof° Helton de Assis:

    Muito boa a reportagem.
    Mas como professor de história questiono porém os tópicos 8 e 9. Não concordo.
    Primeiro, afirmo que não conheço provas de que os escravos não construiram pirâmides. Isso é muito relativo.
    Segundo, exitem muitos arqueólogos que defendem a narrativa do Êxodo como histórica. Aconselho assistirem o documentário: “O Êxodo decodificado”. Muito Bom.

  • phelipe:

    Ainda lendo os comentários antes de postar algo sobre o assunto,mas axo q n vo resistir vo postar igual:
    Pra mim,as piramides são sinalizações pra pousarem aqui na terra! assim como os desenhos de nazka.

    • Nie:

      Vc precisa de encontrar algo que acredite realmente…vc se encontra perdido, precisando de Deus na sua vida.

  • Danilo M.:

    na sétima afirmação que dizia que servos dos faraós eram mortos,isso realmente não acontecia no Egito,mas acontecia no império Inca quanto o Sapa Inca morria,suas mulheres e servos eram sacrificados e seus restos mortais eram depositados juntos com os do Sapa Inca.
    (SAPA INCA)era a maior autoridade do Império Inca era cosiderado um deus na Terra assim como os faraós!!!

  • Daniel:

    como foram feitas as piramedes?????

  • Eddy:

    Faltou complementar com o helicóptero e aviões esculpidos no templo de Abydos.
    Tá lá.
    Nem falar da Flor da Vida que está impressa, com o que pensa-se ter sido feito com raio laser, no mesmo templo de Abydos, só que está trancado com cadeado e ninguém pode ver. Está na parte de trás.

    • Marcos- DF:

      Olá Eddy,
      muito bem lembrado …
      Foi bom ter falado porque, provávelmente, pouca gente sabe disso, incluindo os bons leitores do HypeScience …
      Abraços a todos !

    • Ezio José:

      Também tem outras;
      No Templo de Salamanca, Espanha, construído em 1.102, há imagem perfeitamente fiél de um astronauta como são os de hoje.

    • Cristiano M. G.:

      Ezio, este astronauta que aparece na escultura é “pegadinha do mallandro”… Nos anos 90, quando estavam reformando o templo, o artista responsável resolveu colocar o astronauta lá só para instigar a imaginação das pessoas. Tem um documentário do NatGeo sobre o assunto.

    • nml:

      é um vaso kkkkkk… um vaso em formato de astronauta!!!!

  • Mochileiro:

    E a perseguição aos textos da Natasha continua! Francamente, ela deve ser a “autora” mais criticada do Hypescience. E dai que ela traduz os textos do original em ingles? Tem muita gente que por ai que não domina com perfeição a lingua dos yankees. E questionar o exodo virou crime agora? Pombas! Se até a relatividade de einstein esta em discussão, por ele não pode estar?

  • Brunno:

    A afirmação mais coerente é de que, as pirâmides foram construídas pores seres humanos, artesões e escravos, as técnicas dos artesões, e o trabalho pesado dos escravos. Na atualidade existem muitas construções incríveis, e só porque os especialistas não conseguem desvendar esse grande mistério, não tem porque inventar estórias falsas, como por exemplo, a ajuda de seres de outro planeta, isso acaba sendo ridículo.

  • Antonio Dias:

    um fato histórico só é veridico até que se prove o contrario. Muitos relatos biblicos foram comprovados…mas quem conta um conto aumenta um ponto,….principalmente quando estes relatos são dos vencedores de uma guerra…se os alemães tivessem vencido a segunda grande guerra..?.. é companheiros…porque o onibus espacial nunca foi até a Lua…

  • Ed Maysa:

    Minha opinião é que não se pode confiar à Bíblia o papel de fundamentar fatos históricos (reais ou fictícios), pois não se sabe quem são seus autores originais, quem reuniu os livros, nem quais faziam parte originalmente, quais foram suprimidos, etc. Exemplo, a reencarnação fazia parte do dogma da Igreja, mas foi retirada dele a partir do Concílio de Constantinopla, em 553-D.C., sendo substituída pelo conceito de ressurreição. Devemos ler e interpretar a Bíblia com inteligência, e extrair dela tudo que for substancioso, como as lições de amor. Nela constam fatos que, vistos através da ótica atual, podem ser considerados como encontros alienígenas (aventuras de Eli na carruagem de fogo) ou espirituais, conforme a visão de cada um. Se o Êxodo ocorreu ou não, não vejo tanta importãncia na comprovação desse fato, visto achar que, de tudo que tem na Bíblia, a única lição realmente fundamental é O AMOR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO, O RESPEITO MÚTUO, E O AMOR A DEUS, NÃO IMPORTANDO POR QUAL NOME VC O CHAME. Boas ações, motivadas por amor incondicional, falam mais alto que pesquisas sobre o que aconteceu no passado. Se tem uma coisa que aprendi na vida, foi que tudo tem pelo menos três versões: a sua, a minha, e a verdadeira, rsrsrs. Vou acompanhar esse debate tão animado, rsrs. Fiquem todos na paz de Deus.

    • Bovidino:

      Meus parabéns. Pena que não posso dar mais pontos positivos para o seu comentário.

    • Mochileiro:

      Belas palavras @Ed Maysa! Está de parabens pelo o seu comentario, faço minhas as palavras do @Bovidino.

    • Flavio:

      Em primeiro lugar..

      2Timóteo 3:16-17
      [Toda escritura é inspirada por Deus e proveitosa para encinar, para repreender, para endireitar, as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja completamnete equipado para toda boa obra.]

      2Pedro 1:21
      [Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por Espirito Santo.]

      1Tessalonicenses 1:13
      [Deveras, é também por isso que agradecemos a Deus incessantemente, porque, quando recebeste a palavra de Deus, que ouviste de nós, vós a aceitaste, não com a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus, que também está operando em vós, crentes.]

      Viu amigo, Foi Jeová Deus quem escreveu a biblia.
      Agora se você não entende a palavra de Jeová Deus, vo te da conselho…,

      1Tiago 1:5
      [Portanto, se alguém de vós tiver falta de sabedoria, persista em pedi-la a Deus, pois ele dá generosamente a todos, e sem censurar, e ser-lhe-á dada.]

      Só para concluir

      1Coríntios 3:16-20
      [Não sabeis que vós sois templo de Deus e que o espírito de Deus mora em vós?. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; pois o templo de Deus é santo, [templo] esse que sois vós.
      Ninguém seduza a si mesmo: Se alguém entre vós pensa que é sábio neste sistema de coisas, torne-se ele tolo, para que se torne sábio. Pois a sabedoria deste mundo é tolice perante Deus; porque está escrito: “Ele apanha os sábio na sua própria astúcia.” E novamente:” Jeová sabe que os raciocínios dos sábios são fúteis”.

      Fica uma idéia pra vocês;

      Caso alguem deseje aprender sobre a Bíblia meu email é, flavio-raul@hotmail.com

      Bom dia para vocês..

  • Magda Patalógica:

    Para Joselito:

    Azar da Cleópatra, que na época não havia Photoshop.

    Fui

  • luciana:

    Cruzes! Joselito de onde voce desenterrou essa preciosidade?

  • Wally elsissy:

    Parece que agora meu comentário foi…
    Enfim, eu estive 5 vezes no Egito e em todas elas nunca deixei de me sentir extasiada e fascinada pela arquitetura e cultura faraônica.

  • Germana:

    Talvez os idealizadores das pirâmides, os ditos contrutores, podem até terem desenvolvido a ideia original das pirâmides, mas elas nunca seriam construídas sem mão de obra escrava. Sim, a escravidão ocorreu no Egito.

    • Wally elsissy:

      Germana, até o presente momento não existe prova concreta de que as pirâmides foram construídas por escravos.
      Sim, a escravidão ocorreu no Egito, pelo menos é o que diz a Bíblia – os judeus foram escravos lá no Egito.
      Mas não se sabe se a mão de obra usada para construir as pirâmides foi escrava ou não.

    • Bovidino:

      Germana e Wally,
      Considerem que hoje,com toda a tecnologia de que dispomos, com toda a ciência que temos, a própria ciência sabe, que não conseguiríamos construir qualquer das pirâmides do Egito, nem em 100 anos.
      Temos evidências suficientes para não acreditar que tais construções foram feitas por trabalho escravo, por várias razões técnicas que podem ser facilmente deduzidas.
      Também não poderiam ter sido construídas por pessoal altamente qualificado pois mesmo que houvesse milhares de pessoas desse nível (o que é improvável) ainda assim, não poderiam lapidar pedras imensas e ergue-las, assentando-as com precisão milimétrica.
      Portanto, tudo que se aventou até hoje, são hipóteses sem consistência.
      Infelizmente, os cientistas descartam a possibilidade de interferência extra-terrestre, que seria a única plausível.

    • Sidney:

      Bovidino
      Convenhamos,é um pouco exagerada a ideia de que Aliens tivessem ajudado a construir ou construído as pirâmides. Não temos como confirmar isso! Alias como confirmar nada! É tudo um pouco confuso ainda! Para cada teoria, há uma ideia que à derrube!

    • Wally elsissy:

      Bovidino, pra quem acredita na Bíblia então a interferencia terrestre não seria a única plausível, pois a Bíblia faz menção (em mais de um lugar) dos egípcios como o povo mais inteligente que já existiu. (na época faraônica, claro)

    • Marcos- DF:

      Olá Bovidino,
      concordo plenamente com voce e não é porque seja crente em ET´s, mas simplesmente por ser a mais plausível, lógica e racionalmente falando …
      Abraços

    • Mochileiro:

      Se a explicação mais simples é a correta, e levando essa ideia de logica plausivel ao pé da letra, é muito mais facil, e coerente, dizer então que o universo e tudo que há nele foi criado com algum proposito por uma entidade superior, do que afirmar que foi por uma mera obra do acaso, feito por algumas força cosmica (e desconhecida pela ciencia) e sem proprosito algum.

    • Bovidino:

      Marcos -DF
      Obrigado pela sua opinião. Eu também não acredito que extra-terrestres tenham alguma coisa a ver com as construções das pirâmides, até porque nesse caso falta o fator ‘finalidade’. Porque os extra-terrestres construiriam ou ajudariam a construir as pirâmides?
      Todavia, não podemos negar a existência de extra-terrestres ou de objetos voadores não identificados.
      As aparições de objetos voadores não identificados não são 1 nem 2, são milhares e se verificam no mundo todo, em praticamente todos os países. Os casos já documentados e comprovados também são muitos. Os governos estão começando a abrir seus documentos secretos sobre o assunto.
      A TV History está exibindo um documentário muito bom sobre o assunto.
      Só não acredita quem realmente não quer acreditar e isso é um direito de cada um.

    • Flavio:

      Primeiramente o pessoa nunca iria construir adivinha porque? Preguiça mesmo,
      segundo, logico que foi construida, não acredita em Deus? foi ele quem Criou tudo, e os ciêntistas dizem que o mundo veio de uma explosão, até aonde eu sei explosão destrio, não constrói, é cada uma…

      PS: Deus criou a matéria o humano transformou. Já viu alguem criar Leite ou Sangue em laboratório?

    • Marcos- DF:

      Olá a todos, olá Mochileiro !
      Bem, acredito que o Universo foi criado e existe com e por alguma finalidade. Acho a Natureza a coisa mais sábia do Universo e,portanto, suas ações sempre tem um motivo, um objetivo.
      Abraços

    • Marcos- DF:

      Olá Bovidino,
      obrigado pelas informações sobre a abertura dos arquivos secretos sobre atividades ufológicas 🙂
      Tem muitos casos interessantes, inclusive ocorridos aqui no Brasil, como a Operação Prato e a chamada Note Oficial dos OVNI´s no Brasil, isso sem falar no Caso Varginha, infelizmente ridicularizado pela mídia.
      Ah sim, também acompanhei a série do History, muito bem produzida, por sinal.
      Abraços

    • serico115:

      Até pode ter existido a escravidão. Apenas é preciso definir o que se entende por escravidão.
      Nas culturas ocidentais, o mais comum foi a existência de classes sociais, em que as de menor importância acabavam por ser as que executavam as tarefas menos dignas e de maior esforço.Logo no Egipto isso teria imperiosamente de acontecer também.
      Mas a afirmação de que teria forçosamente de existir escravidão, carece de documentação que possa suportar.
      Pessoalmente considero escravatura a posse de pessoas tidas como objectos, viáveis de compra venda ou troca. Logo será necessário encontrar documentação que dê luz sobre o assunto.

  • Wally elsissy:

    Gostaria de saber porque meus comentários não são publicados…

    • serico115:

      Olá Wally elsissy!
      Porque não procura na bíblia porque seus comentários não são publicados?
      Deve haver lá um versículo explicando… ou não é lá que você procura as respostas para tudo que não entende???

    • Wally elsissy:

      Porque eu não misturo as coisas.
      Simples assim 😉

  • Adauto Leite:

    acho fantastico os comentarios que me são enviados.

  • Léo:

    Trecho extraído da obra “Estudo Perspicaz das Escrituras”:
    “Uma das objeções levantadas ao relato do Êxodo tem sido que os Faraós do Egito nada registraram sobre o Êxodo. Todavia, isto não é algo incomum, porque reis de tempos mais modernos têm registrado apenas suas vitórias e não suas derrotas, e muitas vezes têm tentado apagar tudo o que era histórico, mas contrário à sua imagem pessoal ou nacionalista, ou à ideologia que tentam inculcar no povo. Mesmo em tempos modernos, governantes têm tentado obliterar as obras e a reputação de seus predecessores. Tudo o que era considerado embaraçoso ou desagradável foi omitido nas inscrições egípcias ou foi apagado o mais breve possível. Um exemplo disso é a retirada com cinzel do nome e da representação da Rainha Hatshepsut, por seu sucessor Tutmés III, num monumento de pedra descoberto em Deir al-Bahri, no Egito. — Veja Archaeology and Bible History (Arqueologia e História Bíblica), de J. P. Free, 1964, p. 98, e a foto ao lado da p. 94.
    Mâneto, sacerdote egípcio que evidentemente odiava os judeus, escreveu na língua grega, por volta de 280 AEC. O historiador judeu Josefo cita Mâneto como dizendo que os antepassados dos judeus “entraram no Egito aos miríades e subjugaram os habitantes”, e então Josefo diz que Mâneto “passa a admitir que eles foram depois expulsos do país, ocuparam o que agora é a Judéia, fundaram Jerusalém e construíram o templo”. — Against Apion (Contra Apião), I, 228 (26).
    Embora o relato de Mâneto, em geral, não seja muito histórico, é significativo que ele mencione os judeus estarem no Egito e saírem de lá, e que, em escritos adicionais, segundo Josefo, ele identifica Moisés com Osarsif, sacerdote egípcio, indicando que, embora monumentos egípcios não registrem este fato, os judeus estiveram no Egito e Moisés foi seu líder. Josefo fala de outro historiador egípcio, Queremon, que diz que José e Moisés foram expulsos do Egito ao mesmo tempo; Josefo menciona também um certo Lisímaco, que conta uma história similar. — Against Apion, I, 228, 238 (26); 288, 290 (32); 299 (33); 304-311 (34).”

    Sem dúvida, temos grandes exemplos da atitude de diminuir ou negativar os feitos dos antecessores, e também de mascarar os tropeções e números negativos em um país que conhecemos bem…

  • Matheus:

    De novo a biblia e a igreja mentindo?

  • Roberto:

    Natasha derruba mais 10 mitos da egiptomania, e da bibliomancia pois, de quebra, acabou com o êxodo que nunca existiu; foi apenas mais um “épico” entre tantas lorotas antigas que ainda fazem sucesso entre as crendices que o povo gosta. Valeu Natasha!

    • Glauco:

      Natasha não fez nada, só traduziu o artigo do original em inglês.

      E o Êxodo não foi uma lenda, foi um evento que se repetiu no mínimo na Oriente Médio e nas Américas ao mesmo tempo, como já foi retratado por Immanuel Velikovsky.

  • Jéssica:

    É como eu digo, se ainda não tem vestígios eu não acredito que tenha existido! não é possivel que feitos grandiosos, com grandes periodos de tempo não deixe um vestigio se quer.

    • Paulo:

      Bem, não tem nenhum vestígio das explicação de como foram construídas as pirâmides, isso é uma incógnita, só existem teorías, então elas não foram construídas?

  • george teixeira maia:

    acho. que na arqueologia. os egipcius. poderia. e pode curar a aids. no mundo passado e no atual. cientificamente.
    acho que a cura esta na leveduras de cerveja.

  • Evandro:

    A escravidão do Egito não pode ser tratada superificialmente.

    Vi alguns documentários sobre o Egito, e neles deixou explicito que os hieróglifos deixados em geral, eram ‘muito manipulados’, no sentido de ser meio que uma propaganda politica do faraó, e o legado e registro que deixaria. E há evidencias que muito faraós, ‘raspavam’ a pedra em que haviam registros do faraó antecessor, e então escreviam algo novo, sobre ele, ou sobre o que o agradava que os outros soubessem; além disso, há quase que nenhum registro sobre ‘as perdas’ dos Egipsios, há pouca noticia ruim, no sentido que difame a nação, é muito dificil de se encontrar algo informações sobre as guerras que perdeu; normalmente é sempre suas conquistas. Semelhante a Siria, antiga Ninive qual deixou relatos da Guerra da época do rei Ezequias em Jerusalém, no qual o rei Senaqueribe consquistou todas as grandes cidades de Israel, mas a CAPITAL (a principal, a menina dos olhos) não, não é mencionado nada sobre tal. Pois a Biblia descreve que o Sirios foram humilhados e não atiraram uma única flecha contra Jerusalem, apesar de sitia-la. A mesma lógia, os arqueologos acreditam que há para os registros encontrados no Egito; deste modo, seria muito dificil encontrar algo sobre os Hebreus (e NÃO ISRAELITAS, pois estes, este nome, ainda não existia); pois além disso, também seria que se fazer um reconhecimento uma propaganda ao Deus dos Hebreus, o que seria contra a própria religião egipsia.

    Por outro lado, há algumas evidências de que os hebreus habitaram o Egito. Há um documentário que passou no The History Channel, chama “O Exodo Decodificado”, é cheio de absurdos o documentário, um monte de especulações sobre como foram as pragas, causas, onde atravessam o mar vermelho e etc; mas trás algumas informações úteis de indicios deles no Egito.

    E quanto a prosperidade economica, não se tem ‘tanta informação’ assim sobre a economia da época. Alias, visto que era uma grande e enorme nação, escravo não é o que faltaria para o Egito. Ao mesmo tempo, em que escravo na época era ‘dispensavel’, não trazia impacto economico (diferente da Colonização moderna); e o numero estimado de hebreus que sairam do Egito, os teologos e arqueologos estimam em 2 milhões, sendo 700mil aprox. os de homens (mão de obra); qual seria o impacto da saida de tais para a economia do Egito? É dificil dizer. Ninguem sabe. E como se disse, há pouca informação. Além disso, as poucas informações que há, são muito questionáveis.

  • Mochileiro:

    Eu lembro de ter discutido certa vez com um amigo sobre o “misterio” da construção das piramides. Na faculdade uma professora certa vez trouxe para a turma um “esquema” ilustrativo que mostrava como elas eram construidas, mas não lembro dos detalhes.

    Pessoalmente acredito que é perfeitamente plausivel e aceitavel que os egipcios tenham construido as piramides por conta do seu proprio esforço e empenho. E que ainda que a ciencia não conheça o metodo, essa é uma ideia mais plausivel e sensata do que acreditar que “alienigenas bonzinhos” tenham decido dos céus e ajudado um povinho miseravel (no sentido de primitivo se comprado a eles) a construir aqueleas imensas contruções de pedra por pura caridade e depois partido.

    Não podemos “mistificar” o passado: a historia é uma ciencia tanto quanto a fisica ou a astronomia, e como toda a ciencia ela se baseia em fatos. Não podemos ficar criando explicações fantasticas para tudo aquilo que não conseguimos entender.

    • serico115:

      Olá Mochileiro, só para lhe dizer que apreciei seu comentário, lúcido e muito convincente…

    • Mochileiro:

      Olá @serico115! Olha as suas reticencias me deixaram um pouco na duvida se você apreciou, ou não, o meu comentario… mas mesmo assim obrigado por ler e opinar!

    • serico115:

      Olá Mochileiro!
      Pois tem razão. No caso concreto elas querem significar que poderia estender mais minha apreciação, mas no sentido totalmente positivo.
      É que, como se tem apercebido concerteza não só aqui, como em outros temas, a maioria dos postantes deixa-se levar por suas convicções maioritariamente de cariz religioso, e tendem querer fazer valer seus argumentos baseados em citações bíblicas, o que em meu entender apenas pode contribuir para um maior obscurantismo. Por isso, quando vejo comentários como o seu, fico contente, pois eles ajudam e contribuem para um melhor aprofundamento do conhecimento numa perspectiva histórico-científica, que é segundo minha perspectiva, aquele que pode nos levar ao progresso do conhecimento.
      Deixo um abraço para si.

    • Mochileiro:

      Hello man! Muito obrigado pelos elogios @serico115! Eu acreidto que o Hypescience é um espaço precioso: um lugar onde pessoas de diferentes opiniões e crenças podem opinar sobre um assunto comum, e sinto que a cada materia que leio no site acabo aprendendo um pouco mais.

      Espero poder continuar lendo os seus comentarios tambem em outros assuntos, não deixe de opinar cara!

    • Bovidino:

      Considere que hoje,com toda a tecnologia de que dispomos, com toda a ciência que temos, a própria ciência sabe, que não conseguiríamos construir qualquer das pirâmides do Egito, nem em 100 anos.
      Temos evidências suficientes para não acreditar que tais construções foram feitas por trabalho escravo, por várias razões técnicas que podem ser facilmente deduzidas.
      Também não poderiam ter sido construídas por pessoal altamente qualificado pois mesmo que houvesse milhares de pessoas desse nível (o que é improvável) ainda assim, não poderiam lapidar pedras imensas e ergue-las, assentando-as com precisão milimétrica.
      Portanto, tudo que se aventou até hoje, são hipóteses sem consistência e explicações fantasiosas que a ciência quer que acreditemos.
      A interferência de extra terrestres seria a explicação mais plausível.

    • Mochileiro:

      Respeito a sua opinião Bovidio: alias o seu comenario foi otimo, mas eu ainda acredito firmente que, com o devido tempo e empenho, explicações menos fantasiosas que uma “intervenção alienigena” serão encontradas. Tambem acredito que não podemos desprezar a engenhosidade dos antigos apenas por que nos dias de hoje nós, ditos “superiores”, não sejamos capazes de conceber algumas de suas criações.

      Afinal, se chegamos a um nivel de desenvolvimento tecnologico sofisticado hoje, foi graças a engenhocidade de todas as civilizações que nos precederam não é mesmo?

      Tambem gostaria de compartilhar com todos uma materia que encontrei enquanto pesquisava mais sobre o assunto, essa teoria pode não ter todas as respostas (e quem é que tem?) mas com certeza joga um facho de luz sobre a ignorancia que cerca a construção das piramides:

      http://ricardo5150.blogspot.com/2008/01/nova-teoria-sobre-construo-das-pirmides.html

    • Bovidino:

      Mochileiro;
      Muito bem, entretanto é apenas mais uma teoria. E já que estamos falando em teoria, eu também tenho uma que acredito seja satisfatoriamente plausível.
      Usando rampas ou andaimes, eles não precisavam erguer pedras que pesavam toneladas. Ao invés disso, eles faziam da mesma forma como hoje fazemos as nossas famosas lajes. Só precisavam fazer a forma da pedra no local determinado e enche-la de concreto com pequenos baldes. Ora, o concreto depois de curado por mil anos, vira pedra mesmo.
      Vou patentear minha teoria.
      Um abç

    • Mochileiro:

      Hello Bovidio! Senti um certo tom de ironia no seu ultimo comentario… mas essa sua teoria é otima cara! É serio: você tem que patentear ela o mais rapido o possivel! Quem sabe não ganha o proximo Nobel?

    • serico115:

      Bovindo:
      Gosto de ir lendo seus post’s. Porém, entre algumas coisas que não me identifico com seu raciocínio, mas cada um tem o direito ao seu, e eu respeito, o que me deixa perplexo é o dizer que hoje nem em 100 anos se construiriam aquele tipo de pirâmides!!!
      Desfazem-se montanhas, cortam-se continentes, constroem-se edifícios com cerca de 800m de altura, e não se conseguiriam construir monumentos idênticos às pirâmides???
      Ninguém estará interessado em construir mais aquele tipo de monumentos…. mas a tecnologia existe…
      Um abraço.

    • Bovidino:

      Serico115,
      Não há interessados? Claro que há. Isso seria o maior trunfo da engenharia e da ciência moderna. Os Estados Unidos fariam com certeza, se pudessem. Poderiam até aproveitar e fazer sobre os escombros do World Trade Center. Mas sabem que não conseguiriam.
      A técnica usada para a construção das pirâmides, empilhando pedras de várias toneladas com precisão milimétrica desafia a nossa ciência e eles sabem disso.

    • Bovidino:

      Serico115
      Só pra você ter uma idéia:
      A pirâmide de Queops foi construída com dois milhões e trezentos mil blocos de pedra. Cada uma pesava em média 3 toneladas e meia. Não há nada que as grude uma na outra . Encaixam-se como quebra’cabeças e entre as fendas não passa uma gilete.
      Além disso, a pedra que vai no ápice pesa 18 toneladas.
      Tem 180 metros de altura e 228 metros de largura e ocupa uma área de 52.611 metros quadrados Sua construção ainda é um mistério. E Esta é apenas uma das pirâmides do Egito. Existem várias.

    • serico115:

      Obrigado Bovidino, pelo retorno:
      Não ponho em causa seu raciocínio, até porque tenho plena consciência, pelo que para aqui carreia, está muito melhor informado e documentado do que eu. Logo tudo o que aqui é postado por si ou outros postantes que deixam transparecer o equilibrio de seus comentários bem como as bases em que se suportam, eu leio com muita atenção, pois vou enriquecendo meus conhecimentos também.
      Mas quanto aos pontos que foca e que vê como factores essenciais para, que não possam ser levadas a efeito monumentos dessa grandeza, eu não consigo partilhar seu raciocínio.
      Quando estudei história foi-me descrita a possível técnica da deslocação e assento dos enormes blocos através de rampas em aterro como que uma estrada e que me parece plausível.Por isso, não vejo como não se conseguir fazer também. Já o transporte do local onde possivelmente foram colhidos esses grandes blocos até ao local onde se erigiram os monumentos, me deixa mais perplexo…
      Reitero meu agradecimento. Um abraço…

    • Marcos- DF:

      Olá Mochileiro,
      o problema da Ciência se basear em fatos, é que, neste caso em particular, o único FATO palpável é que as Pirâmides foram construídas, estão lá !
      Agora, como não se sabe como elas foram construídas, surgem as hipóteses, dentre elas, até a da ajuda ET, ou de uma desconhecida civilização muito mais avançada que estivesse presente na época da construção. É uma hipótese, ora.
      Além do mais, não se sabe para que serviam as Pirâmides, então, não caberia dizer que foram “alienígenas bonzinhos no intuito de só ajudar os pobres miseráveis (nas suas palavras) a construir os monumentos e ir embora” … Provávelmente, estes monumentos tinham uma finalidade, só que não sabemos qual era.
      Abraços

    • Mochileiro:

      Hello @Marcos-DF!

      O motivo para qual eu chamo a atenção é que existem inumeras teorias (como a que é apresentada no blog do link que eu mandei) que sugerem qual teria sido a formula usada pelos egipcios para erguerem as piramides.

      Algumas delas, é verdade, podem ser bastante bizarras (como uma que li certa vez e que, se não me engano, sugere que eles usavam pipas gigantestcas para erguer as pedras!), mas que ainda assim explicam muito mais que a falacia dos “alienígenas bonzinhos que ajudam os povo pobres e miseráveis a construir os monumentos e depois vão embora”. No caso em especifico, não vejo o por que desconciderar decadas e mais decadas de pesquisas e estudos feitos por inumeros pesquisadores por todo o globo pela hipotese acima.

    • Mochileiro:

      cont.

      Levando essa ideia de “Deus ex machina” ao pé da letra é muito mais facil, e logico, dizer então que o universo e tudo que há nele foi criado com algum proposito por uma entidade superior, do que afirmar que foi por uma mera obra do acaso (!?!?), feito por algumas força cosmica (desconhecida pela ciencia) e sem proprosito algum.

      Por que é mais facil acreditar que as piramides tenham sido construidas por “alienígenas bonzinhos que ajudam os povo pobres e miseráveis a construir os monumentos e depois vão embora” (eu vou patentiar isso daqui a pouco tambem…),do que crer em uma entidade superior e onipotente criou todo o mundo conhecido?

      Não é isso que a ciencia faz? Procurar por provas concretas e não se contetar com aquilo que não pode ser provado de maneira empirica?

  • joselito:

    Nesta moeda a cleópatra não está tão mal:

    http://www.humanities.mq.edu.au/acans/caesar/images-coins/RPC-1245-Obverse.jpg

    no entanto, nesta parece ainda pior:

    http://media.tumblr.com/tumblr_ln99htFcv31qze4tu.jpg

    Penso que será ela pelo penteado e pela informação dos sites. 😉

  • Ado:

    Acho o seguinte, tem muita coisa na história antiga que estamos apenas descobrindo agora, incluindo “novidades cientificas” que até então achava-se que era de exclusividade nossa, mas que mais de 2 mil anos já se sabia, como por exemplo a teoria das cordas, acho sinceramente que as respostas para o nosso futuro, estão em nosso passado.

    • Mochileiro:

      Prova disso é o famoso “Aço de Damasco”: a explicação para a qualidade incrivel das armas é presença de nanotubos de carbono (!?!?), uma novidade tecnológica ainda pouco usada mesmo agora, que ja existia em pleno século XVII.

      Aos interessados vale a pena conferir: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15531.shtml

    • Marcos- DF:

      Olá Mochileiro,
      tá vendo como existem coisas inexplicáveis no nosso passado e que não se encaixam nem na nossa tecnologia atual ?
      Citaria também a “pilha de Bagdá”, o computador de Antikera, um prego de aço de mais de 2000 anos e mais uma penca de coisas estranhas, que não deveriam estar aonde foram encontradas e muito menos terem sido produzidas na época que foram !
      Abraços
      🙂

    • Mochileiro:

      Olá @Marcos- DF!

      Sim isso não é fantastico? Já naquela os mestres ferreiros da antiguidade haviam descoberto (por acidente) uma forma de forjar laminas cotendo nanotubos de carbono! Algo descoberto apenas recentemente! Repito: nunca substime a engenhocidade dos antigos…

      Sobre “a pilha de Bagdá, o computador de Antikera, um prego de aço de mais de 2000 anos e mais uma penca de coisas estranhas, que não deveriam estar aonde foram encontradas e muito menos terem sido produzidas na época que foram”, eu nunca tinha ouvido falar nelas até o presente momento, mas vou dar uma procurada na internet assim que puder.

  • Glauco:

    9 – Escravidão de israelitas
    O problema é que nós comparamos “escravidão” com o que tivemos no Brasil e nas outras colônias durante as Grandes Descobertas: pessoas tiradas a força de suas terras e obrigadas a viverem para sempre em novas terras com novos costumes.

    Mas isso não foi o que ocorreu com os israelitas: a escravidão deles era uma escravidão de dívidas adquiridas após um período de fome no Oriente Médio, e nessa época apenas os egípcios se prepararam, pois foi avisado para fazer isso pelo profeta e interpretador de sonhos José, filho de Jacob. Portanto, não esperem histórias de engenhos e quilombos: eles eram trabalhadores assalariados.

    Quanto à falta de documentação além da israelita para falar sobre o Êxodo, é fácil explicar e isso já foi discutido pelo Immanuel Velikovsky em Mundos em Colisão: o Êxodo coincidiu com o fim do Médio Império Egípcio e com a destruição de todo o Egito e muitos outros impérios ao redor do mundo. Não é à tôa que os Moisés passou quarenta anos no deserto, protegidos pelas colunas de fogo, percorrendo a pequena distância que separa o Egito de Israel: toda a Terra estava destruída. Isso, aliás, foi documentado pelos egípcios, mas os estudiosos ignoraram pois isso vai contra a história contada por eles de que o Médio Império terminou 700 anos antes do Êxodo (o que já foi desprovado), o Dilúvio e o Êxodo nunca ocorreram, e que eventos cósmicos só existiram bilhões e bilhões de anos atrás…

    • DANIEL GOMES:

      Creio que comentários deste tipo devem ser mais bem fundamentados. Para que se desacredite a Bíblia é muitissimo importante e fundamental que se mostre

    • DANIEL GOMES:

      Creio que comentários deste tipo devem ser mais bem fundamentados. Para que se desacredite a Bíblia é muitissimo importante e fundamental que se mostre CONTUNDENTES PROVAS e não apenas que seja citada uma literatura ou livro de cunho, ao que tudo indica, de foco comunista e portanto, ateu!

    • Exordium…:

      PARA QUE SE ACREDITE NA BÍBLIA,É MUITÍSSIMO IMPORTANTE E FUNDAMENTAL Q SE MOSTRE CONTUNDENTES PROVAS E NÃO APENAS CITAÇÕES DESTE LIVRINHO DE CUNHO.RECHEADO DE CONTRADIÇÕES E ABSURDOS…
      Com citações q dizem praticamente:”não interessa se não tem sentido,apenas não tente questionar-se,só acredite nisso ou nosso misericordioso e bondoso deus todo poderoso vai queimá-lo eternamente nas profundas chamas do inferno com satan-beuzebú-capeta”.ISSO PRA MIM SEMPRE FOI UM CULTO À SUBMISSÃO,UTILIZANDO-SE DO TERROR E AMEAÇAS P MANTER O FIEL COM MEDO DE ABRIR A MENTE P NOVOS HORIZONTES,LIMITANDO O DESENVOLVIMENTO DO MESMO,Q NUNCA TENTA SE SUPERAR COMO HUMANO…¬¬
      (aff..não tento mais abrir kbça d religiosos pois é perda d tempo,a gnt fala e eles tampam os ouvidos,a gnt mostra e eles fecham os olhos e nos chamam d impuro..mas qnd vejo comentários desse tipo,é dose,não tenho raiva,mas sim pena desses fiéis,contudo,podem ficar nesse mundo fechado
      de g-zuize,q os protegem da realidade,só quero ver até qnd)…¬¬

    • Rafael:

      Velikovsk entra no grupo do Von Danikken e seus deuses astronautas e do Zecharia, mais uma com uma teoria fascinante, mas sem nenhuma base em estudos sérios,e claro sempre alegando perseguição pelo “sistema”.

  • Nie:

    Rappel para a grande pirâmide de Gizé…?!?!?!

  • gleiton:

    Não é pela falta de provas que podemos AFIRMAR, com todas as palavras que os israelitas não estiveram lá, como foi dito há muita coisa ainda para ser revelada lá no egito. Temos que ser justo! o que não sabemos não afirmamos! se muitas histórias da bílbia já foram confirmadas e a cada dia vem sendo, para mim não há problema em acreditar. Se foi escrito e relatado por um povo é porque alguma coisa tem aí.

    • Fermiani:

      O papel aceita tudo, a bíblia não é um livro histórico, logo não pode ser utilizada para afirmações neste contesto.

    • gleiton:

      a biblia tem livros históricos, a maioria dos 66 livros são históricos. são fatos anotados. é a história de um povo. simples.

    • Ezio José:

      Mas se foi escrito e relatado com a tendência de desfocalizar o sentido real dos fatos?
      Temos como exemplo atual para os tempos, a história do descobrimento do Brasil.

  • Moisés:

    Ate hj encontramos nações que tenta esconder os fatos reais que causa vergonha o que dizer do Egito? Não iria registrar fatos, ou historia que os colacava como os vilões, pois sempre queremos mostrar que nosso passado foi o mais honesto possivel.

  • Cristiano M. G.:

    Pode até ser fantasiosa a hipótese da ajuda de “Aliens Ancestrais” na construção das pirâmides, mas com certeza há algo obscuro que demanda maior estudo e que a arqueologia tradicional não se interessa.
    A bem da verdade, considerando-se os 2.500.000 de blocos de pedras de 80 toneladas usadas na construção da Grande Pirâmide, seria necessário assentar pelo menos um bloco a cada 3 ou 4 minutos para que a pirâmide ficasse pronta em 20 anos, como estimam os arqueólogos. Para uma civilização que nem utilizava a roda, é um feito não condizente com a tecnologia empregada na época.
    Outro exemplo são os Templos de Abu Simbel, que foram transportados e reconstruídos em outro lugar por causa de uma hidrelétrica construída no final da década de 1960. A ideia dos engenheiros era levantar os blocos com guindastes, mas não conseguiram e tiveram que retalhar em vários pedaços os blocos.
    No entanto, quando os egípcios fizeram aquelas estruturas, elas foram feitas em blocos maciços inteiros e sem cortes, e erigidos sabe-se lá como, coisa que seria impossível de se fazer hoje, mesmo com o melhor maquinário existente.
    O que eu penso: é inconcebível que a humanidade, do dia pra noite, saia das cavernas e passe a erigir monumentos titânicos, existe uma lacuna a ser preenchida, talvez a existência de uma civilização muito avançada anterior à egípcia. Claro, é apenas uma hipótese.

    • Ezio José:

      Cada mistério nos seus tempos. Realmente é intrigante essa questão.
      Daquí alguns tempos nossos tataranetos se perguntarão: Como pôde o Edir Macedo construir um Tempo de Salomão na cidade de São Paulo com pedras trazidas de Israel e durante um período em que toda a sociedade vivia uma crise financeira com dificulddes de ascensão social?

    • Flor de Lis:

      Provavelmente, Ezio, cogitarão o mesmo que nós sobre os antigos egípcios: pacto com os aliens! (Mas no caso dele acho que tá mais pra “milagre” monetário!)

    • João:

      Os arqueólogos já descobriram uma espécie de “carro/alavanca” transportador nas ruínas egípcias. Segundo os estudiosos esses “carros” eram utilizados tanto para erguer quanto para transportar os blocos maciços de pedra.

  • Marco ACG:

    Se o Júlio Cesar visse uma foto da Natasha a gente tinha sido “descobrido” muito antes …..

  • Magda Patalógica:

    Dona Cleópatra…

    Na moeda, a senhora tá mais é com cara de Dona Benta.
    Que máu gosto, seu Júlio Cesar! (rss)

    Fui.

  • Everton:

    Com relação a escravidão Hebréia(Israelita) cabe colocar o seguinte fato: Seria vergonhoso para uma nação potente ficar de braços e pernas amarrados, por assim dizer, devido a acontecimentos relacionados com escravos. Que diga-se de passagem foram muitos! Como explicaria por exemplo a morte por afogamento de um exercito acompanhado de Faraó, um deus para os egipcios? Ou o fato de cajados tornarem-se serpentes e novamente cajado? e etc etc etc ……

  • Bovidino:

    O que se sabe com certeza é que hoje, com toda a tecnologia de que dispomos, não conseguiríamos reproduzir as pirâmides do Egito.
    Portanto, são apenas novas divagações sobre os vestígios da antiguidade.

  • EltonPaes:

    Tá legal tudo certinho e tals, mas agora me explica os geoglifos de Nazca, fala aí quem poderia desenhar algo tão grande naquele tempo? Fale homi!

    • Successor:

      Só sei que não foi eu… Hshhshs

    • Ezio José:

      Só sei que nada sei.
      Mas existem histórias que contam muito sobre os Atlantis.

    • Marcos- DF:

      Olá Elton,
      muito bem lembrado !!!
      Abraços

  • Luis:

    By: Discovery Channel ( Egito antigo revelado )

  • Felipe:

    Nem para o meu tratamento para asma e rinite ser esse…

    • Felipe:

      Comentei na matéria errada… fail.

Deixe seu comentário!