As 10 unidades de medida mais sem noção do planeta

Por , em 31.03.2015

Os seres humanos têm uma necessidade latente de quantificar as coisas. E às vezes as medidas habituais – quilos, metros, gramas – não são boas o suficiente. Ou engraçadas o suficiente.

Veja dez das unidades de medida destinadas a facilitar as coisas que, na verdade, não parecem ajudar muito.

10. A Dose Equivalente de Banana

unidades de medida absurdas 10
Como você expressa, a uma pessoa comum, a quantidade de exposição à radiação? Em bananas, é claro. A Dose Equivalente de Banana (BED, na sigla em inglês) é equivalente a 0,1 microsievert, aproximadamente a quantidade de isótopos radioativos que existem naturalmente em uma única banana. É o equivalente a dizer que uma banana é igual a 1% da nossa exposição média de radiação. Você pode dobrar a quantidade de radiação que você está exposto em um dia comendo 100 bananas (100 BED). Não faça isso.

9. A Helena

unidades de medida absurdas 9
Se Helena de Troia tinha o “rosto que lançou mil navios” e causou a destruição de uma cidade inteira, então Helena é a quantidade de beleza adequada para medir isso – seja lá quem queira medir a quantidade de beleza de uma mulher em navios que ela é capaz de lançar para a guerra. Caso você esteja se perguntando, a millihelena é a quantidade exata de beleza necessária para lançar apenas um navio grego antigo. Pois é.

8. Vaca por grama

unidades de medida absurdas 8
Para os agricultores, o tamanho literal de um campo é muito menos importante do que a sua utilidade na manutenção de gado. A Irlanda usou uma vez a “vaca por grama” como uma unidade de medida – isto é, a quantidade de terra necessária para uma vaca. Nos Estados Unidos, o “índice de vaca mãe” já determinou quantas vacas grávidas um acre de terra poderia suportar. Ao contrário de tamanho, essa era uma medição da qualidade.

7. O Barleycorn

unidades de medida absurdas 7

Assim como o Pé ou o Quilate, o Grão de Cevada (Barleycorn) foi nomeado – e inicialmente concebido também – para medir o tamanho de uma coisa real. Neste caso, o grão de cevada. Foi padronizado como 1/3 de polegada e ainda está em uso como base para tamanhos de calçados na Grã-Bretanha e na Irlanda. Um grão de cevada é a diferença entre cada tamanho. Um quarto de um grão de cevada é uma papoula.

6. O Sydharb

unidades de medida absurdas 6
Assim como Bélgica, País de Gales, Brasil, França e São Paulo são todos utilizados como unidades de terreno, o Sydharb (ou Sydarb) é uma unidade de água. Essa medida só está em uso na Austrália – o nome é uma junção de Sydney Harbor (Porto de Sydney).

5. O Mickey

unidades de medida absurdas 5
A sensibilidade dos mouses de computador é medida em Mickeys por polegada – sim, mickey de Mickey Mouse. Um mickey é o comprimento do menor movimento detectável de um mouse – usualmente entre 1/200 e 1/300 de uma polegada.

4. A unidade de Friedman

unidades de medida absurdas 4
Esta unidade foi nomeada em homenagem ao colunista do jornal New York Times Thomas Friedman e descreve “os próximos seis meses”. Como em “os próximos seis meses serão críticos” ou “os próximos seis meses serão os últimos”. A utilização de uma unidade de Friedman é quase sempre seguida por outra unidade de Friedman. O apelido surgiu após um artigo de equidade e precisão dos relatórios mostrar que Friedman usou “nos próximos seis meses”, como para determinar o resultado da Guerra do Iraque, pelo menos catorze vezes em um período de dois anos e meio.

3. O Morgen

unidades de medida absurdas 3
O Morgen – manhã em holandês e alemão – é a área que pode ser cultivada por uma única pessoa e um único boi “nas primeiras horas da manhã”. Daí o nome. E, como o nome indica, foi utilizado na Alemanha, Países Baixos, Polônia e colônias holandesas. Dependendo da sua localização, o Morgen podia ser entre 2.000 a 12.000 metros quadrados. Presumivelmente, as últimas áreas tiveram homens e bois mais produtivos. O Morgen ainda estava em uso na África do Sul até a década de 1970 e ainda está em uso em Taiwan, onde é chamado de “kah”.

2. O Dirac

unidades de medida absurdas 2
O físico Paul Dirac não era o homem mais falante do mundo. Como resultado, seus colegas criaram a unidade de Dirac – que equivale a uma palavra por hora. Ela também é chamada de “a unidade Dirac de timidez”. Cientistas.

1. A Mão

unidades de medida absurdas 1
Se existe o Pé, por que não a Mão? Usar um punho fechado ou a largura de um lado da mão como uma unidade de medida remonta ao Egito Antigo. Pensando bem, usar a parte do corpo que mais frequentemente segura coisas para determinar o tamanho delas faz bastante sentido. O rei Henrique VIII em 1541 tentou padronizar a mão para quatro polegadas, mas o uso de punhos e larguras diferentes de mãos confundiu tudo. Hoje, a mão de quatro polegadas ainda é usada para medir a altura de cavalos, uma vez que é muito confuso para os leigos tentar entender o quão alto é um cavalo. Especialmente porque a altura dos cavalos não é medida dos cascos até os ouvidos, mas até a cernelha – a parte mais alta das costas. [Io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,80 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!