Quatro abelhas estavam vivendo dentro do olho dessa mulher

Por , em 12.04.2019

Só de imaginar qualquer coisa dentro dos olhos já é motivo de angústia para muitas pessoas. Agora imagine encontrar seres vivos morando lá, quatro deles, exatamente. Foi isso que aconteceu com uma mulher taiwanesa nessa semana. Os médicos encontraram quatro abelhas vivendo dentro de seus olhos, o primeiro incidente desse tipo registrado na ilha e um dos primeiros, se não o primeiro, em todo o mundo.

A mulher, de 28 anos, identificada apenas como Sra. He, estava arrancando ervas daninhas quando os insetos voaram em direção a seus olhos. Este tipo de abelha, conhecida como sweat bees (abelhas do suor, em tradução livre), é atraído pelo suor e às vezes pousa em pessoas para absorver a nossa transpiração. Elas também bebem lágrimas pelas proteínas encontradas lá, de acordo com um estudo da Kansas Entomological Society.

Inseto mais longo do mundo é duas vezes maior do que o seu pior pesadelo

O médico responsável por retirar as abelhas de dentro do olho da mulher, Hong Chi Ting, do Hospital Universitário de Fooyin, disse à rede BBC que ficou “chocado” quando retirou os insetos de 4 mm ainda vivos. A mulher já foi dispensada e deve se recuperar bem do imprevisto. O vídeo abaixo mostra algumas imagens do exame e das abelhas:

O incidente aconteceu quando ela estava cuidando dos túmulos de seus parentes, uma parte do festival chinês anual de Qing Ming, que é tradicionalmente caracterizado pelas pessoas enfeitando os túmulos dos entes queridos. Quando uma rajada de vento soprou em seus olhos e eles começaram a incomodar, ela achou que era a sujeira que havia entrado

Veja em nível microscópico o que acontece quando um mosquito te pica

Horas depois, seus olhos ainda estavam inchados e doloridos, o que a levou a procurar ajuda médica no hospital no sul de Taiwan. “Ela não conseguia fechar completamente os olhos. Eu olhei para a abertura com um microscópio e vi algo preto que parecia uma perna de inseto”, disse o Dr. Hong, professor de oftalmologia do hospital, à BBC. “Eu agarrei a perna e, muito devagar, tirei uma, depois vi outra, e outra e outra. Elas ainda estavam intactas e todas vivas”.

Sorte

Hong acredita que as abelhas foram sopradas para dentro dos olhos dela por uma rajada de vento e ficaram presas no interior do olho. “Essas abelhas geralmente não atacam pessoas, mas gostam de beber suor, daí o nome delas”, disse ele.

Apesar de ter ido para casa sem problemas, a mulher correu um grande risco. Hong salienta que a He teve “sorte” por não esfregar os olhos enquanto as abelhas estavam lá dentro. “Ela usava lentes de contato, por isso não se atreveu a esfregar os olhos para não quebrar as lentes. Se tivesse, ela poderia ter induzido as abelhas a produzir veneno. Ela poderia ter ficado cega”.

Estas coisas 12 nojentas vivem praticamente (ou exatamente) na sua cara

Para quem se preocupa com as pobres abelhas, que também passaram por uma situação bastante inusitada, elas estão bem. “Elas ainda estão vivas, foram enviadas como espécimes para outra organização e serão estudadas. Esta é a primeira vez em Taiwan que vimos algo assim”, diz Hong. [BBC, Forbes, Huffington Post]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 4,33 de 5)

Deixe seu comentário!