As 11 mais estranhas e belas calculadoras já criadas

Por , em 14.12.2014

Se tivéssemos que escolher um objeto extremamente entediante e cotidiano, esse objeto poderia facilmente ser a calculadora. No entanto, essa invenção teve várias versões incríveis criadas por diferentes pessoas ao longo de sua história, como:

Pascaline ou calculadora de Pascal

calculadora 1
Calculada criada por Blaise Pascal em 1642. Podia fazer contas de adição, subtração, multiplicação e divisão por dois números.

Calculadora de Johann Helfrich von Müller

calculadora 2

calculadora 2-
Em 1774, o padre alemão Philipp Matthäus Hahn projetou uma calculadora que fazia as quatro operações perfeitamente. Ela era redonda e havia espaço para valores de 12 dígitos. O modelo da Calculadora de Hahn influenciou o engenheiro alemão Johann Helfrich von Müller a produzir uma calculadora similar em 1784, exibida na imagem acima.

Calculadora de Joseph Edmonson

calculadora 3
Joseph Edmonson inventou uma calculadora mecânica circular, patenteada em 1883.

Mercedes-Gauss

calculadora 4
O engenheiro alemão Christel Hamann (1870-1948) é uma figura de destaque no mundo das calculadoras mecânicas. Ele é dono de muitas patentes nesta área e construtor de inúmeros mecanismos e calculadoras, inclusive a notável calculadora Gauss, de 1905, na foto acima.

Adall Calculator

calculadora 5-- calculadora 5-

calculadora 5
A Adall Calculator foi uma calculadora em disco de 195 mm de diâmetro, fabricada em Birmingham, na Inglaterra, durante as décadas de 1910 e 1920. Era feita de madeira com um fundo de veludo. A de 1910 era apenas de adição.

Marbel Blood Cel Calculator

calculadora 6
Essa era uma máquina de calcular células sanguíneas, patenteada em 1922 e fabricada em Chicago, Illinois (EUA).

Consul, The Educadated Monkey

calculadora 7
“Consul, o Macaco Educado” foi um brinquedo para ensinar multiplicação a crianças originalmente produzido no início de 1920 em Dayton, Ohio (EUA).

Baby Calculator

calculadora 8-
Essa calculadora foi comercializada entre os anos 1920 e 1960, e servia para acompanhar a gravidez e saber a data do parto.

Water Integrator

calculadora 9
O “Integrador de Água” podia resolver equações diferenciais (parciais). Os níveis de água nas câmaras representavam números, e a taxa de fluxo entre elas representava as operações matemáticas. Criado por Vladimir Lukyanov em 1936.

Curta

calculadora 10
A calculadora de mão Curta, inventada por Curt Herzstark em 1948 e produzida até 1972, podia ser usada para executar adição, subtração, multiplicação, divisão e, com mais dificuldade, raízes quadradas e outras operações.

Calcu-Pen

calculadora 11
A primeira calculadora em uma caneta esferográfica: Calcu-Pen, feita no Japão, lançada em 1975. Tinha botão de liga/desliga e uma tela LED vermelha de 8 dígitos. [io9]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

2 comentários

  • Rafael Krapf:

    Faltou mostrar uma régua-de-cálculo, que utiliza-se da soma de logaritmos para fazer multiplicação.
    É bela, prática e fácil de usar.

    • Cesar Grossmann:

      Acho que não são muitas as pessoas que conseguem apreciar a beleza da régua de cálculo, Rafael.

Deixe seu comentário!