Invenção de 2.000 anos revoluciona a produção energética

Por , em 23.06.2008

A luz concentrada mil vezes rapidamente queima uma tábua de madeira. Crédito: MIT/Divulgação

Um novo tipo de coletor de energia solar concentra a luz do Sol em um único feixe que pode derreter aço. Os pesquisadores afirmam que o dispositivo poderá revolucionar a produção de energia global.

O protótipo é um espelho côncavo de 3,7m de largura, com leve armação de tubos de alumínio e tiras de espelho. Ele concentra a luz do sol 1.000 vezes para produzir vapor.

O detalhe mais curioso sobre este projeto é que ele já funcionou há mais de 2.000 anos atrás com outros propósitos: a guerra. Arquimedes teria incendiado uma frota de navios romanos com a mesma tecnologia. Mas apenas em 2005 foi provado o funcionamento de seu Raio da Morte.

Doug Wood, inventor dos EUA que patenteou a invenção, disse que é coletor de energia solar mais eficiente que existe. Partes do projeto foram assinadas por estudantes do MIT.

Para testar o protótipo na última semana, o engenheiro mecânico Spencer Ahrens colocou uma tábua de madeira no feixe concentrado e fumaça foi gerada quase instantaneamente.

É claro que seu propósito não é queimar madeira. No centro do disco há um tubo em forma de serpentina, pintado de cor preta. No seu interior corre água que é instantaneamente transformada em vapor.

Energia Solar - Revista HypeScience
Spencer Ahrens (à esquerda) e seus colegas. Esta seria a abordagem mais barata e eficiente em captação de energia solar. Crédito: MIT/Divulgação

Spencer e seus colegas iniciaram a empresa RawSolar, para produzir o coletor solar industrialmente no futuro. É possível criar grandes conjuntos de coletores que gerem vapor para uso industrial, para aquecimento ou resfriamento de edificações ou para gerar eletricidade através de turbinas movidas a vapor. Uma vez em funcionamento a economia destes conjuntos de coletores pagaria em dois anos o investimento através da energia produzida. Esse tempo poderia ser bem mais curto no Brasil devido ao alto custo da energia elétrica no nosso país.

Doug, o inventor, disse que os estudantes construíram o equipamento e melhoraram o seu projeto. Segundo ele, o projeto foi simplificado para que qualquer pessoa possa montá-lo.

“Eu tenho estudado há anos uma variedade de abordagens solares, e esta é a mais barata que já vi”, disse David Pelly, professor do MIT. “E o detalhe chave em torná-lo global é que todos os materiais são baratos e acessíveis a todo o mundo.” [Fonte]

Energia Solar - Revista HypeScience

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

20 comentários

  • Projeto interessante: Como ferver água em apenas 5 minutos com uma antena parabólica adaptada! « Fernandes, G. B.:

    […] Caso não tenha uma parabólica, é possível construir o mesmo fogão com materiais alternativos, como: papelão e alumínio. Eis um projeto muito interessante: http://www.solarcooking.org/portugues/DATS-pt.htm Outros tipos: https://hypescience.com/energia-solar-revolucao/ […]

  • computer chicago:

    That was clever. I’ll be stopping back.

  • Tamanduá:

    Vão acabar com as formigas… vou ficar com fome…

  • Keila:

    Já esistem no mundo várias “usinas solares” que usam esse tipo de equipamento, chamado de concentrador solar, tanto para fins de pesquisa como para uso comercial. Uma excelente alternativa pro futuro!

  • Valdemir:

    Achei legal e creio que qualquer tentiva é válida sim, para que possamos proteger nosso planeta, ja que o sol é fonte de energia inesgotavel

    • Raphael:

      Quem disse que o sol é uma fonte de energia inesgotável?

    • Cesar:

      Para nós, é. Quer dizer, antes da energia do Sol acabar, a nossa espécie vai deixar de existir. E não é como se a gente, usando a energia solar, fizesse com que o Sol apague mais cedo…

  • wilson nunes barbosa:

    BOA NOITE.
    Governos (Alemanha, Rússia, EUA,Japão e China) ja´se atiraram na corrida pelo domínio das tecnologias,não somente de geração, mas de armazenamento e transporte de energia solar para outros pontos do planeta. A corrida se justifica: se as previsões se confirmarem, muito antes do petróleo acabar, a humanidade estará sofrendo o caos imposto pela mesma fonte de energia hoje perseguida: o SOL. Tanto que a China já tem uma instalação de caráter militar (e com bandeira chinesa tremulando!!!) em pleno deserto marroquino.
    Se o Brasil insistir no potencial “verde” do país, poderá perder essa corrida,pois as plantas (e já está provado desde 1906) retraem a atividade botânica em períodos de intensa atividade solar, prejudicando a produção de alimentos e de bio-combustíveis.

  • Júpiter sobre Éfeso | HypeScience:

    […] o céu esta noite com a Lua Cheia. Como Júpiter é um oposto próximo, literalmente se oporá ao Sol no céu da Terra. Júpiter irá nascer próximo ao pôr do Sol como a Lua Cheia. É claro, a […]

  • admin:

    Olá, Paulo. Duas universidades provaram que o raio da morte de arquimedes é plausível. O resultado está linkado no artigo acima.

  • Paulo:

    Cesar, não é necessário mirar … apenas preparar os espelhos para que eles apontem para uma região que provavelmente os návios irão passar. E isso da para fazer com antecedência.

  • Paulo:

    Como já disse, o programa Caçadores de Mitos da Discovery Channel faz as experiencias de forma muito superficial, e denomina se algo é apenas um mito de acordo com sua vontade. Eles em um dos seus programas “provaram” que o raio da morte de Arquimedes era apenas um mito.

  • Cesar:

    Apesar de provarem que uma montanha de espelhos pode ser usada para iniciar um incêndio em uma tábua, eu continuo achando que é lenda que os escudos pudessem ser usados por Arquimedes para iniciar incêndios à distância. As dificuldades são muitas, e a maior delas, a meu ver, é como fazer com que um soldado mire o reflexo do seu próprio escudo em um alvo a algumas centenas de metros de distância. Se você acha que eu estou exagerando, então pegue um espelho, vá em um campo de futebol, e tente ofuscar o goleiro de uma goleira a partir de uma goleira. É complicado fazer pontaria, e com um espelho de mais de um metro de altura, pesado e desajeitado, contra um alvo móvel…

  • Paulo Roberto:

    Muito bom, mas em Outubro de 2007 eu apresentei um trabalho na faculdade onde estou me graduando a respeito da coleta da energia solar com espelhos parabólicos e tinha certeza que o ganho em transmissão de energia seria muito maior do que eu apresentei.

  • Milton:

    Muito legal mesmo. Quem sabe não usem a cabeça e arrumem um jeito de armazenar essa energia toda gerada e diminuam a loucura por petróleo. Isso se é que é possível armazenar.
    Mas todo conhecimento é válido, desde que usado para o desenvolvimento da humanidade e bem estar de todos.

  • Éderson:

    O Fogão que o Caio comentou podem ser vistos nos seguintes links:
    http://www.radiobras.gov.br/ct/2001/materia_120101_1.htm
    http://www.nordesterural.com.br/nordesterural/matLer.asp?newsId=1184
    “O fogão transforma a irradiação solar em calor para o preparo de alimentos. Ele funciona com o uso de concentradores solares dispostos em parábola que convergem a energia para um ponto da panela, que aquece. A temperatura alcançada pelo equipamento dependerá do material utilizado para revestir a parábola.”

  • DEIVYSON ROCHA:

    Amigos,
    Pelas noticias que tenho acompanhado nestes ultimos meses, concluo que já temos as soluções de energia limpa e renovável e agora espero que honremos estas mentes brilhantes colocando disponíveis estas opções à disposição que necessita da grande massa que será a maior beneficiada.
    Muito obrigado,

  • José Dutton:

    Sem dúvida, que as informações fornecidas são extremamente válidas, mesmo as que, aparentemente, pareçam irrelevantes.
    Cumpre-me apenas parabenizá-los pela obtenção de pesquisas, que representa um trabalho de fôlego.
    Hipescience tem, indiscutivelmente, sido útil a um sem número de leitores, principalmente quando esses leitores as estende a outras pessoas, como eu procedo.

    Gratíssimo a vocês.

  • Junior_Portela:

    Muito interessante..
    Isso pode revolucionar o jeito de matar formigas!!
    Da pra matar o formigueiro todo de uma vez so!
    Legal;

  • caio:

    ja tem um aparelho desses nos deserto de paises sub-desenvolvidos onde os raios solares saop concentrados numa panelade pressao pra cozinhar feijão mais eh altamente sugerido um cafezinho ehehhheheh
    alem do que da pra usar siderurgica pra derrete ferro ou em aquecedores sofisticados, pipoca e etc… mira na sogra tb funciona

Deixe seu comentário!