20 famosos iletrados que foram muito bem-sucedidos

Por , em 21.05.2015

Ninguém discorda que a educação é uma das coisas mais importantes do mundo. Ela lhe proporciona experiências únicas e arma as pessoas com o conhecimento necessário para melhorar a sociedade.

Mas a educação formal não é um item essencial no que diz respeito a ser bem-sucedido. Não estamos aconselhando ninguém a largar os estudos, apenas lembrando a todos que é possível alcançar muitos feitos quando se tem dedicação e amor no que faz. Confira 20 iletrados que ficaram famosos por suas conquistas:

20. Irmãos Wright

famosos iletrados bem sucedidos 20
Os Irmãos Wright são creditados nos Estados Unidos como os inventores do avião. Embora por aqui esse título seja concedido a Santos Dumont, não podemos negar que os Wright de fato construíram aviões. Isso sem ter concluído o Ensino Médio.

19. David Bowie

famosos iletrados bem sucedidos 19
Apesar de ser uma lenda do rock e um excelente ator, David Bowie só fez lições de saxofone e de mímica em sua vida.

18. Steve Jobs

famosos iletrados bem sucedidos 18
Não precisamos explicar quem é e o que fez Steve Jobs. Um dos maiores exemplos de sucesso no mundo, esse empresário e inventor largou a faculdade depois de fazer apenas um semestre. Ele só cursou aulas sobre Shakespeare, Dança Moderna e Caligrafia.

17. Richard Branson

Richard Branson
Empresário britânico e fundador do grupo Virgin, Branson largou a escola aos 16 anos para começar uma revista jovem. Mais tarde, abriu uma gravadora. Daí, passou para telecomunicações. Por fim, se aventurou em transporte aéreo e viagem espacial comercial. Quando lhe perguntam como ele chegou tão longe sem ter conhecimento formal, ele responde: “Eu rapidamente encontrei pessoas melhores do que eu em coisas que eu não conseguia fazer”.

16. Mary Anning

famosos iletrados bem sucedidos 16
Mary Anning foi uma coletora de fósseis amadora do século 18, cuja importância para a paleontologia é enorme. Suas muitas descobertas incluem o primeiro fóssil de ictiossauro e de plesiossauro, e um dos primeiros fósseis de pterodáctilo. Aprendeu sozinha anatomia e a arte de extrair fósseis do solo sem estragá-los.

15. Gregor Mendel

famosos iletrados bem sucedidos 15
Mendel é um nome famoso nas aulas de biologia. Apesar de ser apenas um monge que gostava de seu jardim, suas observações e estudos formaram toda a base para a genética moderna.

14. Frederick Douglass

famosos iletrados bem sucedidos 14
Douglass foi um escravo, obviamente sem direito a educação formal. Apesar disso, ensinou a si mesmo e a outros escravos a ler e escrever, em um tempo no qual isso era certamente ilegal. Mais tarde, tornou-se um famoso abolicionista, estadista e escritor nos EUA. Foi dos mais eminentes afro-americanos do seu tempo, autor de best-sellers.

13. Jimi Hendrix

famosos iletrados bem sucedidos 13
Hendrix foi considerado pela revista Rolling Stone como o maior guitarrista de todos os tempos. Ele era um autodidata que nem sequer sabia ler música.

12. Alfred Russel Wallace

famosos iletrados bem sucedidos 12
Em fevereiro de 1858, Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução. O material foi enviado a Charles Darwin, com quem ele mantinha correspondência. Ambos Wallace e Darwin são creditados por terem pensado independentemente nessa teoria importantíssima da biologia. No entanto, Wallace só estudo gramática e nunca fez faculdade, enquanto Darwin se formou em artes (!), tendo abandonado a medicina.

11. David Karp

MUNICH, GERMANY - JANUARY 23:  Founder of Tumblr David Karp speaks during the Digital Life Design conference (DLD) at HVB Forum on January 23, 2012 in Munich, Germany. DLD (Digital - Life - Design) is a global conference network on innovation, digital, science and culture which connects business, creative and social leaders, opinion-formers and investors for crossover conversation and inspiration.  (Photo by Nadine Rupp/Getty Images)

Talvez você não conheça David Karp de nome, mas certamente já ouviu falar de sua criação, o Tumblr. David abandonou a escola aos 15 anos para montar sua startup, comprada pelo Yahoo por mais de um bilhão de dólares. Ele continua CEO.

10. Raul Randon

famosos iletrados bem sucedidos 10
Raul Randon desistiu dos estudos sem completar o ensino primário, mas se acostumou a pegar pesado desde muito cedo. Aos nove anos, cultivava a terra com os avós na colônia. Aos 14, fabricava machados, enxadas e outras ferramentas. Depois de estágios sem remuneração, de sociedades e de muito trabalho duro, Raul é hoje dono da Randon, conglomerado brasileiro que reúne fabricantes de autopeças, implementos rodoviários e veículos, além de uma empresa de consórcios (sem contar suas expansões).

9. Quentin Tarantino

famosos iletrados bem sucedidos 9
Quentin Tarantino dispensa apresentações. Famoso diretor e roteirista, ele largou o ensino médio aos 15 anos e nunca fez faculdade. Aos 29 anos, estreou nas telonas com “Cães de Aluguel”.

8. George Foreman

famosos iletrados bem sucedidos 8
Foreman é outro que largou a escola aos 15 anos. Foi duas vezes campeão mundial de boxe, e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968. Mas sua fortuna vem mesmo do grill nomeado em sua homenagem (quem nunca viu uma propaganda dessa grelha?).

7. Jane Goodall

Jane with Uruhara pant-hooting, 1996.

Jane Goodall é uma famosa primatóloga e antropóloga britânica. Quando iniciou sua pesquisa, não tinha diploma de faculdade nem treinamento científico na área. Ela passou anos ganhando a confiança de chipanzés, o que levou a enormes avanços e descobertas em comunicação social, comportamento e uso de ferramentas em primatas.

6. José Alencar

famosos iletrados bem sucedidos 6
O mineiro José Alencar precisou percorrer um longo caminho até montar seu império têxtil e chegar à vice-presidência da República. Alfabetizado pelos próprios pais, Alencar frequentou apenas o primeiro ano do então ensino ginasial, para em seguida começar a trabalhar. Aos dezoito anos, já tinha seu próprio negócio, e daí em diante só viu seu sucesso aumentar.

5. Abraham Lincoln

famosos iletrados bem sucedidos 5
Talvez o presidente mais popular dos EUA, Abraham Lincoln guiou a nação através de um dos seus momentos mais preocupantes, além de efetivamente pôr fim à escravidão no país. E fez tudo isso sem ter um ensino regular em sua vida. Na verdade, era autodidata e tinha até uma reputação de preguiçoso. Isso não o impediu de ser um leitor assíduo e realizar verdadeiras proezas políticas já aos vinte e poucos anos.

4. Henry Ford

famosos iletrados bem sucedidos 4
Fundador da Ford e o primeiro empresário a aplicar a montagem de automóveis em série, Henry iniciou sua trajetória com motores na fazenda de seu pai. Ainda garoto, era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda e mostrava muita habilidade para inovar. Como gostava de observar o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos, conseguiu criar a linha de montagem mecanizada, apesar de não ter tido quase nenhum ensino formal.

3. Bill Gates

famosos iletrados bem sucedidos 3
Bill Gates é uma das pessoas mais ricas do mundo. Apesar de ter intelecto suficiente para entrar na conceituada Universidade de Harvard, largou os estudos dois anos depois e fundou a Microsoft com seu amigo de infância, Paull Alen. Bem-sucedido é apelido.

2. Benjamin Franklin

famosos iletrados bem sucedidos 2
Outro político nessa lista. Benjamin Franklin largou a escola aos 10 anos, mas a lista das funções que desempenhou na sociedade é enorme: atuou como jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, cientista, diplomata, inventor e enxadrista, entre outras coisas. É mais famoso por ter redigido a Declaração de Independência dos EUA, por ter liderado a Revolução Americana e por suas experiências com a eletricidade.

1. Silvio Santos

famosos iletrados bem sucedidos 1

Filho de imigrantes judeus, Silvio Santos era camelô já aos 14 anos, trabalhando no centro do Rio de Janeiro. Começou sua carreira em telecomunicações na Rádio Guanabara, conquistando o primeiro lugar no teste da rádio, ganhando de nomes como Chico Anysio e José Vasconcelos. Se manteve apenas um mês como radialista, no entanto, pois como ambulante ganhava mais. Ninguém pode negar de que dinheiro ele entende. Hoje é proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com um patrimônio avaliado em aproximadamente seis bilhões de reais. [Cracked, Infomoney, DireitasJa, iG, MegaCurioso]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Bruno Cavalcante:

    Esqueceram de Michael Faraday…

  • mec98018:

    Sobre os irmãos Wright, é mentira. Eles não conseguiram desenvolver um avião de verdade. Tanto que a patente deles foi recusada.

  • Cesar Grossmann:

    O patrono dos auto-didatas e das pessoas que venceram na vida apesar das dificuldades é o Benjamin Franklin.

    • BlackTrigger:

      Lula, quer queira ou não ele está ai ganhando dinheiro. obs: Não sou petista para aqueles que vierem a dizer que é propaganda ¬¬

    • BlackTrigger:

      acho que saiu como resposta ao Cezar… era só para ser um comentário como esse.

Deixe seu comentário!