Solteiras caçam homens comprometidos: mito ou realidade

Por , em 17.08.2009

angelina jolie brad pitt
Tira os olhos do meu homem

Um novo estudo, realizado na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, prova o que muitas mulheres já acreditavam ser verdade: mulheres solteiras preferem ir atrás de homens compometidos do que aqueles sem namoradas.

“As mulheres solteiras realmente gostam mais dos homens que já têm par,” afirma Melissa Burkley, que realizou o estudo com a colega Jessica Parker. As pesquisadoras fizeram o estudo com 184 universitários heterossexuais, metade solteiros e metade comprometidos, com o mesmo tanto de mulheres e homens em cada grupo.

» Bons dançarinos conseguem partidos melhores

Cada um dos participantes foi apresentado a um candidato fictício, igual para todas as mulheres e para os homens. Metade das pessoas recebeu a informação que o candidato era solteiro, e a outra metade, que ele era comprometido. “Tudo foi igual para os participantes, exceto o fato da pessoa da foto ser solteira ou não”, afirma Burkley.

O resultado mais impressionante foi o das mulheres solteiras: quando a opção era por um homem solteiro, 59% delas ficaram interessadas, mas quando o homem era compromissado, 90% delas desmontraram interesse no provável parceiro.

Os homens se interessaram em um novo par, independente se fosse uma mulher solteira ou não. As mulheres comprometidas mostraram menor interesse nos homens, e, quando se interssavam, era por homens solteiros.

Agora, o motivo pelo qual isso acontece ainda é um mistério. As pesquisadoras espculam que a escolha das mulheres acontece porque os homens já comprometidos já foram “pré-selecionados” pela atual parceira, e por isso podem ser considerados namorados satisfatórios, enquanto homens solteiros seriam um terreno ainda desconhecido.

» Solteiras passam mais tempo olhando para homens

Outra possibilidade levantada é o fato da sociedade ocidental ser muito competitiva, o que levaria as mulheres a tentar tomar os parceiros das outras como forma de se auto-afirmar.

Burkely afirma que comportamentos semelhantes são encontrados em pássaros e peixes. A pesquisadora afirma que pretende fazer estudos mais aprofundados para entender os motivos que levam as mulheres a ir atrás de parceiros já comprometidos. [New Scientist]

8 comentários

  • Kelleson de Oliveira:

    Quanto moralismo!
    Homens comprometidos passam mais imagem de segurança, que é o que as solteiras querem, por isso são mais atraentes.
    Quanto às casadas desejarem os solteiros, elas já têm um “material genético” garantido (o do marido), mas precisam de um “cadastro reserva” para emergências, em especial quando estão no período fértil.
    No final das contas o fator social pesa mais do que o instinto e os fatos diminuem estas estatísticas…

  • Malu:

    Aff,qual é,que vantagens há de ser amante??A mulher já esta com a imagem tão denegrida,tão rebaixada,pra que ficar,namorar,trair e destruir familias??Tinham que levar vários tiros,uma mulher que se comporta cmo *AS VAGABUNDAS GLAMOUROSAS* é degradante,as vezes sinto NOJO de ser mulher!!!E digo mais estou solteira,e procuro homens solteiros,p me relacionar,papel de vagabunda estou fora : /

  • Michele Caetano:

    EGOISMO DAS MULHERES O QUE IMPORTA SE DESTRUIR A FELICIDADE DOS OUTROS.

  • Cláudio Silva Menezes:

    Só não vi a observação mais óbvia sobre a pesquisa:
    As mulheres (ou fêmeas em se tratando de todo o reino animal) procuram, ou se sentem atraídas, pelos comprometidos em função de serem possivelmente os já selecionados como melhores reprodutores. Uma constatação natural de que a seleção natural (Charles Darwin) e o instinto de preservação da espécie trabalha independente de ser topo ou base da evolução animal. As mulheres serão sempre fêmeas e os homens sempre serão machos, queiram ou não as mentes preconceituosas.

    • Marielle Chiaradia:

      Nós não somos o topo da base da evolução animal.

  • chico lobo:

    O conteúdo dessa matéria é realidade pura. Não há homem casado que de alguma forma não tenho sido cobiçado por alguma mulher soteira, seja no trabalho, seja na sociedade, na roda de amigos… Portanto, amigos solteiros, coloquem como “CASADO” no perfil de seus orkuts se quiserem ter melhores chances de estar com alguem.

  • Cesar:

    Comprovado cientificamente, 90% das mulheres solteiras são vagabas, pistoleiras, destruidoras de lares. Depois é o homem que não tem caráter…

    • Luís Tony Correia:

      Femismo rulez hahahah

Deixe seu comentário!