Você recebe insultos melhor quando está deitado

Por , em 20.08.2009

Uma pesquisa mostrou que aqueles que recebem insultos pessoais quando estão em pé exibem uma atividade cerebral ligada ao ataque, e isso desaparece quando os mesmos insultos são recebidos quando estão deitados.

O cientista cognitivo, Eddie Harmon-Jones que coordena o estudo na Universidade Texas A&M disse que em pé a pessoa está pronta para atacar. “Talvez em estado de repouso você fique mais calmo”, explica.

Os voluntários do estudo não foram avisados que estavam participando de um exercício sobre a raiva. Os pesquisadores os convidaram para falar sobre algo com que eles não concordavam tais como aborto, fumar em lugar público e escrever um breve texto. Eles foram colocados em uma máquina que mede a atividade cerebral e lhes foi dito que na sala ao lado alguém iria avaliar o texto.

» @#%$¨&* faz bem para você

Os estudantes escolhidos para o estudo ouviram uma gravação criticando a inteligência, a dignidade e a habilidade lógica dos ensaios. Os voluntários que ouviram esses insultos quando estavam em repouso ficaram tão zangados como os que estavam em pé.

Entretanto, as medições mostraram que a atividade cerebral dos que estavam em pé estava muito próxima da raiva e do desejo de retaliação. Aqueles que estavam em repouso quando receberam os insultos não mostraram a mesma reação cerebral de raiva. Agora, os cientistas acreditam que estar em repouso pode afetar como cérebro manuseia outras emoções como o desejo e a felicidade.

Para Peter Bandettini, que trabalha com imagens do cérebro no National Institute of Mental Health em Bethesda, Maryland, diz que nunca lhe ocorreu que a posição do corpo poderia influenciar o comportamento ou a atividade dos neurônios em um contexto de agressão. “Eu penso que isto é algo especifico para fatos como agressão ou raiva”, completa.

A pesquisa foi publicada na última edição da revista Psychological Science. [Telegraph]

1 comentário

  • gloria:

    Nosso corpo reage de acordo c/ a memoria de nosso DNA,desde os primordios da raça humana nossas células guardam lembranças do como nus comportar de acordo c/ a situação.Se estamos deitados a posição é indefesa caso sejamos atacados,então praque revidar o insulto se estamos em inferioridade Instinto de preservação,Por isso que os casais nunca brigam quando estão na horizontal.E deitado o cérebro acha q o corpo está doente,portanto é fraco!Nunca insulte uma mulher se ela estiver em pé… Ela te ataca c/ a primeira coisa q estiver na sua frente.

Deixe seu comentário!