10 Estonteantes maravilhas da natureza

Por , em 25.08.2009

O nosso planeta tem as suas maravilhas da antiguidade e até votação para as maravilhas modernas, mas também não podemos esquecer dos fenômenos naturais maravilhosos que podemos presenciar.

Confira uma lista das dez maravilhas naturais do mundo!

10. Círculos de gelo
incrível fenômeno natural

O círculo de gelo é um fenômeno raro que ocorre em águas paradas em climas gelados. O fenômeno consiste de grandes discos de gelo que ficam na superfície da água, e acredita-se que eles se formam em redemoinhos no oceano, quando partes de gelo são arrancadas e “moldadas”, se transformando em círculos perfeitos.

Os círculos são mais comuns na Escandinávia e na América do Norte, mas um foi avistado no Reino Unido em janeiro de 2009. Leia também: Solucionado o mistério dos círculos gigantes.

9. Maré vermelha
incrível fenômeno natural

A maré vermelha é o nome popular de um fenômeno causado por uma grande concentração de algas na água, resultando na descoloração da superfície da água. Geralmente a maré vermelha acontece em áreas próximas à costa, e as cores causadas pelo fenômeno podem passar do rosa até o vermelho e verde.

Nem todas as concentrações de algas causam marés coloridas, e nem todos os fenômenos de águas coloridas são associados com as algas.

8. Colunas de basalto
incrível fenômeno natural

Essas incríveis formações rochosas resultam da resfriação rápida da lava de vulcões, e fraturas formadas nas rochas as transformam em estruturas hexagonais com uma aparência perfeita, como se tivessem sido esculpidas por humanos.

A mais famosa coluna de basalto do mundo fica no norte da Irlanda e se chama Giant’s Causeway. Várias colunas se juntaram no local, dando a impressão que foram construídas artificialmente.

7. Parélio
incrível fenômeno natural

O parélio é um tipo específico de halo solar, que fica a 22 graus ao lado do solar, e é o tipo de halo mais comum. Eles formam uma parte colorida próxima ao sol, e podem ser vistos em qualquer lugar do mundo, em qualquer estação. O parélio fica mais intenso quando o sol está se pondo, e, ao contrário que muita gente pensa, não são arco-íris.

6. Pedras de Moeraki
incrível fenômeno natural

As pedras arredondadas da praia de Koekohe, na Nova Zelândia, são um fenômeno raro. Elas podem ser vistas individualmente ou em grupos de pedras, e são modeladas pela erosão das ondas. O mais incrível é que as enormes rochas chegam a ter mais de dois metros, e quase todas são praticamente perfeitamente esféricas.

5. Penitentes
incrível fenômeno natural

Penitentes são uma formação de neve encontradas em grandes altitudes, e foram descritas pela primeira vez por Charles Darwin, em 1839. O gelo pode chegar à altura de uma pessoa, e foi encontrado por Darwin no caminho entre Santiago, no Chile, até a cidade argentina de Mendoza. A crença é que a formação foi feita pelos fortes ventos dos Andes.

4. Pilares de luz
incrível fenômeno natural

O pilar de luz é um fenômeno visual criado pelo reflexo da luz por cristais de gelo em superfícies planas no horizonte. Elas são mais comuns como pilares de luz do sol, mas também podem ser causadas por luzes artificiais, como postes de ruas ou até mesmo a luz da lua pode causar o belo fenômeno. Do artigo: Estranhos pilares de luz aparecem no céu da Latvia

3. Raios de Catatumbo
incrível fenômeno natural

Os raios de Catatumbo, na Venezuela, são causados por uma tempestade de nuvens que formam raios durante mais de 140 noites por ano, durante dez horas por dia e causando aproximadamente 280 raios por hora. O fenômeno ocorre sobre a junção do rio Catatumbo com o lago Maracaibo, e pode ser visto a quilômetros do local.

Apesar da intensidade dos raios, eles não atrapalham a navegação de barcos e navios.

2. Caverna dos cristais
incrível fenômeno natural

A caverna dos cristais fica na mina Naica, na cidade de Chihuahua, no México. O local tem enormes cristais de selenite, alguns dos maiores já encontrados. O maior cristal da caverna chega a dez metros de comprimento, e pesa aproximadamente 55 toneladas. O local é extremamente quente e pouco explorado, pois um humano só consegue sobreviver sem proteção no local por dez minutos, mas mesmo assim, a caverna pode ser considerada um dos locais mais belos do planeta. Do artigo As 7 mais estonteantes cavernas do mundo.

1. Terraços branco e rosa
incrível fenômeno natural

O segundo item da Nova Zelândia na lista está, infelizmente, perdido para sempre. Os terraços brancos e rosas eram considerados uma maravilha natural até a sua destruição, em 1886, por uma erupção vulcânica. Água aquecida pela ação geotermal saía por dois gêiseres próximos ao lago Rotomahana e desciam por uma encosta, deixando depósitos rosados e brancos de sílica pelo caminho.

Com o tempo, foram formados terraços com piscinas de água. Os terraços brancos eram os maiores e mais belos, cobrindo 3 hectares, e os rosados eram usados pelas pessoas para se banhar.

Bônus: Nuvens
nuvens

Recentemente publicamos o artigo sobre estas incríveis nuvens acima chamadas de Glória da Manhã. Mas nós temos outros sobre nuvens muito curiosas, como você pode ver aqui.

[Listverse]

12 comentários

  • Marines:

    Impressionante cada local.

  • 10 inexplicaveis maravilhas da natureza | Portal Delta Net:

    […] Fonte: [Listverse] […]

  • Michel Dieps:

    A última parece surreal!

    Ótimo Blog, evolua!

    • REGINIA MARIA DA SILVA:

      É um arraso ,meus parabéns a todos junto aos seus,com o meu abraço.

  • ana lucia nicolau:

    realmente, imagens lindas…

  • Grays:

    Tenho vontade de visitar todos!

    Para mim, viajar é a melhor forma de gastar dinheiro…

  • AC/DC:

    belíssimo post,aliás como todos desse blog…

  • JOSE COUTINHO BARBOSA:

    Belas imagens além de ilustrativas de fenomenos da natureza. Bem que as escolas de primeiro grau poderiam divulgar, aos poucos esses reflexos de fenomenos da natureza.

    Saudações

  • Aumenta visitas:

    Bem interessante gostei. a natureza é foda, impressionante a cada momento.

  • Queiros- fortaleza:

    quando abro meu email procuro logo noticias hipecience, pois com certeza terei algo de bom para aprender, e melhorar meus conhecimentos

  • Vera:

    Parabéns pelo excelente trabalho exposto acima.São publicações assim que enaltecem a internet.

  • Fabio:

    Faltou mulher….

    Criatura espetacular de beleza estonteante que pode causar delírios em determinados momentos.

    Como é maravilhoso esse ser.

Deixe seu comentário!