Solucionado o mistério dos círculos gigantes

Por , em 1.06.2009

Círculos estranhos apareceram novamente na superfície congelada do Lago Baikal na Sibéria, observaram por astronautas da Estação Espacial Internacional em abril. Novos relatórios descreveram os anéis de gelo como um fênomeno quebra-cabeça. Mas experts dizem que podem explicar o mistério: gás metano surgindo do fundo pode ser o culpado.

Emissões de metano podem criar uma massa de água quente que começa num padrão circular por causa da força de Coriolis, o fenômeno causado pela rotação da Terra que também ajuda a criar ciclones.

Uma vez que a massa de água alcança a parte debaixo do gelo da superfície do lago, a água quente derrete o gelo no formato de anel. Assim explica Marianne Moore, uma ecologista marinha da Universidade Wellesley, em Massachusetts, que passou muito tempo estudando o lago com pesquisadores russos.

Os últimos padrões de anéis incluíam um círculo de gelo fino com um diâmetro de 4,4 km. As tronautas viram círculos similares em 1985 e 1994 e satélites também observaram algo nos últimos anos. Este fenômeno não é algo novo para o governo russo, que documentou visões de círculos no site do Ministério de Recursos Naturais. Curiosamente, o governo também está avisando as pessoas que emissões anormais de metano podem ocorrer nestas áreas no verão e outono, oferecendo riscos a navios.

circulo no gelo

O Ministério Russo de Recursos Naturais aponta que emissões aleatórias de gás natural provavelmente sempre ocorreram no lago. E tais emissões criaram alguns anéis em alguns anos, mas o tamanho grande torna praticamente impossível de serem observados. O governo russo ordenou monitorações diárias do espaço na área do Lago Baikal nos anos recentes, que proporcionaram muitas visões de satélites.

Atividade tectônica no centro da Terra pode ser o que disparou a lliberação de metano, de acordo com o governo. Isso pode ter maiores consequências para as plantas e animais da região, especialmente quando combinados com o clima quente. Ambos podem levar ao desapareciemtno mais rápido do gelo na primavera, que tipicamente permanece até junho. Diferentemente de outros lagos no mundo, o gelo da primavera é essencial para a reprodução do maior predador da região, a foca de Baikal, e das plantas dominantes, fitoplâncton sobre o gelo, no final da cadeia alimentar. Sem o gelo da primavera, um elo da cadeia vai ser retirado abruptamente. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

8 comentários

  • Romeu Sales:

    TUDO ELES ENCONTRAM UMA FARSA EXPRICAÇÃO COMO SE NÓS FOSSEMOS SUBMISSO AO QUE ELES DETERMINA QUE NÓS ACREDITEMOS E FIAM COM A VERDADE EM SIGILO. PORQUE NÃO DIZEM A REALIDADE? QUANDO FALO DIZER A REALIDADE É DIZER TODOS OS FOTO OCORRIDO PELO MUNDO. SENDO ASSIM FICA ESTRANHO ESSA EXPLICAÇÃO E AGENTE PERDE CADA EZ MAIS A CREDIBILIDADE NESSAS AFIRMATIVA PRA DESPISTA NOSSAS ATENÇÃO AO QUE REALMENTE É AS COISAS!!! POR FAVOR, ELES NÃO ACERTÃO PELOMENOS UMA??!!! – EXTRANHO.

  • William Moraes Corrêa:

    ESSA EXPLICAÇÃO É, NO MÍNIMO, CRETINA!

    ELES SABEM O QUE É. SÓ NÃO QUEREM (OU NÃO PODEM) ADMITIR.

  • Valdomiro Dos Santos:

    Tudo só é misterio até que alguem esclareça mas nunca seja ingenuo de crer na primeira axplicação.

  • Duh Uios Hagah:

    “gás metano surgindo do fundo pode ser o culpado.”
    PODE ser o culpado.
    PODE SER…
    Isso lá é uma resposta confiável???

    Está bem:
    Isso também PODE SER o Leviatã soltando gases.
    (Y)

  • ALBERT:

    …e se fossem duas imensas naves espaciais que tivessem pousado nesse lago, acha que alguma autoridade iria concordar com esse fato ?? pra que admitir que a terra é apenas mais um pequeno espaço de vida nesse universo ?? logo logo vamos ter certeza que não somos maiores que um grão de areia…

  • Vinicius Nunes:

    gostaria é de saber o significado dos círculos ingleses e das linhas de nazka….

  • vanderlei kroning:

    Eu me satisfaria com a explicação da ecologista Marianne Moore se
    vivesse sob o regime russo ,porém acho pouco provavel.

  • thiago fog:

    naticia interessante, porém ela soa estranho..

    pq só agora falaram isso, e o governo concorda rapidamente com ela….?
    acho que se isso fosse natural, teria ocorrido mais vezes antes, e já teríamos essa informação. Ela mais parece um acorbertamento de outra informação…

    Fica a discução

Deixe seu comentário!