Pode parecer que não, mas esta foto foi tirada no planeta Terra

Por , em 25.01.2018

Se não fosse por aquele ser humano admirado com o que estava vendo, você saberia que essa foto foi feita na Terra, e não é uma ilustração de algum filme de ficção científica ou algo assim? Provavelmente não. A imagem foi feita pelo fotojornalista Christopher Michel em uma recente viagem à Antártida. Ele tirou a foto apenas a um quilômetro do Polo Sul, enquanto vagava pelo gelo com a Antarctic Logistics and Expeditions, uma empresa que auxilia visitas científicas e turísticas durante o breve verão do continente.

O fenômeno mostrado na imagem parece extraterrestre, mas não é. Ele é conhecido como parélio, e acontece quando há cristais de gelo no ar. Esses cristais podem ocorrer em nuvens cirrus, ou no caso de um lugar frio e seco como a Antártica, eles podem ser suspensos no ar perto do solo. Os cristais são pequenos hexágonos que tendem a flutuar horizontalmente. Nessa posição, eles refratam a luz, o que faz parecer que há outros dois pequenos sóis em volta do sol verdadeiro. Quando os cristais são mais verticais, eles criam uma auréola em torno do sol.

6 grandes mistérios da Antártida

No caso da foto, a atmosfera estava cheia de cristais tanto na vertical quanto na horizontal, o que tornou possível a espetacular imagem que vemos.

A sensação retrô causada pela imagem é proposital. Segundo o site Earther, Michel se inspirou em uma foto de 1986 da primeira caminhada terrestre não assistida para o Polo Sul. Essa própria expedição inspirou-se na viagem de Robert Falcon Scott ao Polo Sul em 1912 – naquela ocasião, o grupo de cinco pessoas chegou a seu destino, mas pereceu em sua caminhada de retorno.

“Michel conheceu Robert Swan, um dos viajantes de 1986, bem como Ghazala Ahmad-Mear, esposa de Roger Mear, outro dos viajantes do grupo de 1986, na Antártida. Swan e Ahmad-Mear estavam lá para refazer a caminhada de mais de 1.000 km até o Polo Sul”, diz o texto do site.

Vida secreta é abrigada em cavernas da Antártida

“Durante o treinamento de volta ao campo da Union Glacier, Ghazala me mostrou minha primeira foto de um parélio – era a imagem de Roger na expedição Mear-Swan (de seu livro)”, disse Michel ao Earther em um e-mail. “Eu estava tão inspirado. Então, quando eu vi com os meus próprios olhos, pensei imediatamente em Roger, Robert e Ghazala – e, assim, dedico essa imagem a ele”.

Michel tem outras fotos da Antártida em seu Instagram, incluindo estas abaixo, com outro parélio [Earther]:

Deixe seu comentário!