Meteorito estoura pára-brisa de carro no Canadá

Por , em 21.10.2009

Quando o carro da família Garchinski foi atingido por uma pedra com tanta força que chegou a quebrar o pára-brisas, Yvonne Garchinski não teve dúvidas: ligou para a polícia, acreditando que a pedra tinha sido jogada por algum vândalo.

A polícia não pôde fazer muito: sem suspeitos nem testemunhas, questionaram por que o vidro frontal havia sido quebrado, mas não o traseiro. Mesmo assim, Yvonne afirma ter ficado intrigada e guardou a “pedra” que atingiu seu carro. De acordo com ela, não parecia uma rocha qualquer: era preta e fosca, com pequenos riscos acinzentados e salpicado com pontos metálicos. Colocados juntos, os pesados fragmentos encontrados no carro se juntam para formar uma pedra quase triangular.

meteorito carro

Depois de duas semanas guardados, os cinco fragmentos finalmente tiveram um destino, depois que a chefe da família assistiu a uma reportagem e percebeu que a pedra poderia fazer parte de uma brilhante bola de fogo que havia passado pela sua cidade recentemente.

» Enorme bola de fogo cai no Canadá

Quando os fragmentos foram levados o professor de física Peter Brown, da Universidade de Ontário, ficou claro que o objeto era tudo que os cientistas procuravam. “Perceber que era um meteorito foi fácil”, diz Brown. “Ela é diferente de qualquer rocha encontrada na Terra”, aponta o físico.

A rocha que caiu no carro dos Garchinski ficará pelos próximos três meses nas mãos de pesquisadores, que irão analisar as características químicas e minerais do objeto para tentar traçar a sua origem. Este meteorito já é considerado um dos mais meticulosamente estudados: as câmeras de alta resolução de um centro de estudos de meteoros em Ontário registrou todo o seu trajeto. Isto permitirá que cientistas analisem a sua órbita e o seu histórico com maior precisão.

Grande parte dos meteoritos que caem na Terra tem mais de 4,5 bilhões de anos, e geralmente ficam com as pessoas que os descobriram. Fragmentos de rochas espaciais podem ser vendidos por aproximadamente 15 dólares (30 reais) por grama, de acordo com Brown. No caso deste curioso meteorito mais bem estudado, o valor de venda deve ser mais alto, mas a família ainda não decidiu o que fazer com ele quando voltar à sua casa. [The Globe and Mail]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • lucilia:

    acho ter um meteorito em casa o que devo fazer?

  • gustavo:

    ola amigos tenho 9 anos tenho uma pedra mais ou menos do tamanho de um tijolo ela e marrom e com umas manchas laranjas e cinzas ela gruda em metais e quando esfrega ela começa a sair faiscas eu acredito que ela pode ser do mesmo metorito que ponhou os dinosuros em extinçao.

  • Nivaldo:

    Eu tenho uma pedra preta atraida por ima sera queb é meteorito , ela pesa 600g tem pequenos fragmentos de ferro

  • alex oliveira:

    Caro amigos,um fato desses aconteceu bem perto de mim,quando tinha 16 anos (hoje tenho 28),estava sentado em frente a minha casa com meu colega Flávio era 22:00 h.,quando nós ouvimos um forte assovio vindo do céu,olhamos para ci,a e vi um rastro de fogo cortando o céu,o objeto caiu no campo de futebol onde jogava-mos nossas peladas cotidianamente,fomos até o campo e olhamos aonde o meteorito tinha caido,mais o impacto foi tao grande que a unica coisa que achamos foram 3 bolas de fogo pequenas.Fico imaginando se isso caisse em cima de nós ou em alguma casa.

  • gabriel:

    eu tenho uma pedra e simples ve se ela e um meteorito ou nao chama um pesquisador de boa qualidade ve se vc estuda vc deve de aula de laboratorio sua professora pode pesquisar para vc.

  • dileia:

    nossa nunca vi um meteorito de perto ,+ minha mãe me contol que passou um enfrente da minha casa… azar do cara kkkkk

  • helena:

    Tenho uma pedra dessa em casa, já tentei quebra-la, mas não consegui, minha pedra tem aproximadamente 5 centímetros e tem tudo à ver com o que vi no programa da “ANA MARIA BRAGA”.

  • samuel:

    O seguro cobre sim.
    Os dois seguros que fiz, simples, cobriam objetos que cairem em cima do automovel, independente da altura a qual eles cairam.
    Só nao vale a pena acionar o seguro só pelo parabrisa, sorte que nao feriu ninguem.

  • squish:

    Essa o seguro não cobre!

  • AC/DC:

    Legal! azar e sorte ao mesmo tempo…

Deixe seu comentário!