10 Mistérios sobre a evolução humana
Os humanos são uma espécie única no planeta, e muitos detalhes sobre a nossa evolução ainda permanecem um mistério. Por que evoluímos para esta direção e não para outra? Por que somos a única espécie humana que ainda existe? Que outros caminhos a nossa evolução poderia ter tomado? E, mais importante: para onde vamos? Confira as discussões e respostas para algumas destas questões!
Se gostar deste artigo, certamente vai adorar os 10 Mistérios sobre você.
O debate mais intenso sobre a evolução humana é sobre o local de origem dos humanos modernos. Uma hipótese afirma que os nossos ancestrais saíram da África, de onde se espalharam lentamente por outras partes do mundo, substituindo populações existentes de humanos mais arcaicos. Já a hipótese multirregional acredita que os humanos modernos evoluíram em grandes áreas de humanos arcaicos, com populações de diferentes regiões se encontrando e juntando as características que formam a população moderna. A primeira hipótese é a mais aceita entre especialistas, mas a multirregional também tem um grande número de adeptos. » O homem moderno é um fracote
Cientistas descobrem cada vez mais antigos hominídeos, bípedes que eram nossos primos, com os quais tínhamos um ascendente em comum, e nossos ancestrais diretos. A tentativa de encontrar o mais antigo é frequente pois a descoberta poderia ajudar a responder questões fundamentais sobre a evolução humana, como quais adaptações aconteceram no corpo humano e em que ordem elas ocorreram. Atualmente, a ossada mais antiga encontrada pelos cientistas é a de um Ardipithecus ramidus, que tem 4,4 milhões de anos de idade.
É possível que os humanos tenham procriado fora da sua espécie? Será que nossa espécie ainda pode ter genes de nossos parentes extintos? Alguns cientistas sugerem que os Neandertais não foram extintos, e sim foram incluídos na sociedade humana moderna através da procriação entre as espécies. Isso é pouco provável já que o cruzamento entre espécies gera apenas híbridos que não podem se reproduzir, como a mula. » 10 coisas que tornam os seres humanos especiais
Há aproximadamente 50 mil anos, humanos modernos saíram da África e passaram rapidamente a viver em praticamente todos os continentes, chegando até a ilhas remotas no Pacífico, por exemplo. Vários cientistas supõem que a migração foi ligada a uma mutação que transformou nossos cérebros, permitindo o uso de linguagens complexas e permitindo que os humanos usassem ferramentas mais sofisticadas, além da criação das artes e das sociedades. A visão mais popular sobre o assunto acredita que este comportamento já existia antes da migração, e que a população possa ter se tornado excessiva na África, causando esta revolução evolutiva.
Esqueletos encontrados em 2003 na Ilha de Flores, na Indonésia, foram chamados de “hobbits”. Cientistas não sabem se as pequenas ossadas encontradas pertencem a uma espécie humana extinta ou se são exemplos de Homo sapiens modificados, híbridos ou deformados. Outra dúvida é se eles são apenas uma espécie diferente da nossa ou se são tão diferentes de nós quanto os chimpanzés. Especialistas confiam que descobrir a resposta a essas questões poderia ajudar a lançar uma luz sobre os rumos da evolução humana. » Humanos estão em extinção
Evidências recentes sugerem que a humanidade não apenas ainda está evoluindo como também está evoluindo cada vez mais rapidamente. Muitos cientistas contestam a validade desta afirmação, dizendo que é muito difícil ter certeza se certos genes realmente ficaram mais proeminentes porque oferecem benefícios adaptativos. Ainda assim, se a evolução está acelerando, por que isso acontece? A alimentação e doenças modernas podem ser algumas das pressões que fizeram com que a nossa genética mudasse.
Há aproximadamente 24 mil anos, a nossa espécie, Homo sapiens, não estava sozinha no mundo. Os nossos parentes mais próximos, os Neandertais, ainda estavam vivos. A ossada dos “hobbits” encontrada na Indonésia também poderia fazer parte do gênero Homo, e, de acordo com pesquisas, viveu a até 12 mil anos atrás. Por que estas espécies morreram e a nossa sobreviveu? Mudanças em seu ambiente ou infecções mataram estas espécies? A nossa espécie acabou com as outras? Evidências apontam para as duas possibilidades, mas não há certeza do motivo que levou à extinção destas espécies.
Uma diferença grande entre os humanos e nossos “primos” evolutivos é a nossa falta de pêlos. Uma hipótese sobre a menor quantidade de pêlos dos humanos afirma que nossos ancestrais evoluíram para perder os pêlos enquanto viviam nas savanas quentes da África. Outra possibilidade é que os pêlos contribuíam com infecções de parasitas e suas doenças. Uma teoria pouco tradicional afirma que perdemos nossos pêlos após uma leve adaptação para uma vida aquática, mesmo que a maior parte dos mamíferos aquáticos de tamanho semelhante ao humano tenham pelagem densa. » Os papais nos tornam humanos
Nossos ancestrais desenvolveram uma postura ereta muito antes do desenvolvimento do cérebro humano ou o uso de ferramentas. A pergunta é: por que ter a postura ereta e andar sobre dois pés se os primatas próximos a nós andam em quatro patas? Ter uma postura bípede gasta menos energia do que andar sobre as quatro patas, além de liberar os braços para serem usados para carregar comida. Além disso, esta postura pode ter ajudado no controle da temperatura corporal, pois diminui a quantidade de pele exposta diretamente ao sol.
Não há dúvidas que nossos cérebros grandes deram aos humanos uma vantagem enorme em relação aos outros animais. Ainda assim, o cérebro humano é um órgão extremamente custoso ao corpo: ele utiliza apenas 2% da massa corporal humana, mas utiliza quase um quinto da nossa energia. Há 2 milhões de anos, nenhum de nosso ancestrais tinha um cérebro maior que o dos primatas. Então o que causou este aumento? Uma possibilidade é que o aumento da inteligência ajudou para que nossos ancestrais construíssem ferramentas melhores. Outra hipótese afirma que o aumento do cérebro ajudou nas relações com outros humanos, mas a mudança também pode ter ocorrido para que nossos ancestrais pudessem lidar com as mudanças do mundo. » 15 Extraordinários fatos sobre o corpo humano
[Fonte: Live Science]
29 comentários
Quem ou o que colocou a energia e a matéria no universo?
O universo foi criado do nada ou de uma energia pré existente?
Na investigação do passado os cientistas terminam no exato momento da criação
Se fosse possível saber (não crer) se o Universo foi algum dia criado, aí sim poderíamos discutir as hipóteses: foi criado do nada? foi alguém que criou? ou outra hipótese. Como não sabemos se o Universo sempre existiu, então temos que discutir diferente: o que havia antes do big bang? As constantes físicas eram outras? Fazemos parte de um Multiverso? E por aí vai…
[…] Teoria da Evolução de Darwin como a representação de um processo ordenado e previsível (teoria 3) reduziu a […]
Uma pena a ética n permitir seleção artificial de humanos, assim criaríamos uma raça melhorada rapidamente, assim como acontece com outros animais.
A favor do holocausto?
eu ainda vou desenvolver um método de voltar no tempo de nossos antepassados
Leia em CRONOLOGIA DA EVOLUÇÃO HUMANA ( e outros links):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_evolu%C3%A7%C3%A3o_humana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana
Livre Pensador.
Informaçoes curiosas são sempre aproveitáveis,gostei muito!!!
é uma porcariia num tem naadde interesante
eu nao achei nada de interessante.
Olá a todos, Gostei dos comentários, concordo com a maioria dos comentários. Resumindo eu diria que: Estamos evouindo-não querendo dizer que para melhor, possuimos uma índole destruidora – destruimos nossas reservas (sustentabilidade), possuimos uma tecnologia frágil- basta ver o estrago de um apagão,somos poluidores entre outras coisas. Diante destas características humanas, pergunto: somos inteligentes?
Sugestão para o mistério de número “0”, em minha opinião o mais interessante: Diante de tanta estupides feita ao longo dos séculos pela raça humana como ela sobreviveu?
[…] Mistérios: 10 mistérios sobre a evolução humana […]
Somos os únicos capazes de compreender o universo?
Nao é o que os fatos mostram, pois ciência alguma até hoje provou, pelo menos pra mim, ter pleno conhecimento do mesmo (a verdade é que não conhecemos plenamente nem a nós mesmos, e tudo issoé tão complexo e intricado, e tratam como obra do acaso).
Coincidência cósmica?
Sinceramente, a ciência deixou de ser uma forma de explorar e conhecer criação de Deus pra se tornar detentora de novas ‘verdades’
Essa curiosidade nossa ainda vai nos destruir, e já está acontecendo.. 🙁
Eu acredito que tenha saido mesmo da africa e so olharmos para os varios tons de pele e a nescessidade de se adaptar ao meio,africano sol pele preta,logo depois veio para as indias pele um pouco menos escura,asia pele amarelada,europeu pele branca,do italiano um pouco mais escuro ao alemao totalmente branco entao temos na pele a adaptaçao,para o meio que vive ai esta um pouco da evoluçao humana e suas adaptaçoes
[…] […]
Vocês continuam se achando com essa bobeira de blog.
E como se não bastasse não deixam ninguém copiar essas
profundos textos de 10 linhas cercados de propaganda por todos os lados. Nem os sites sérios bloqueam seus textos.
Pelo visto de ciência mesmo você só entendem mesmo de bloquear a cópia dos textos e manter preso um incauto assinante do hilário boletim diário. Levei uns 2 meses para me desligar blosta!
Raul
Tudo ainda é tão especulativo, que gosto da teoria conspiratória:
O ser humano é um primata modificado geneticamente para evoluir intelectualmente, espiritualmente e céticamente. Viu como é facil usar “mente”.
tem um filme que usa este argumento acho que é Missão Marte.
te mais
ski
[…] […]
Eu estava “rolando” pelos comentários e tava sentindo falta de um igual ao do Jeremias Francisco Teixeira. Eeee desevolução.
Continue postando matérias construtivas assim, é muito apreciado.
É claro que a raça humana continua eviluindo aumento de tamanho, melhora no desempenho físico e novas habilidades são singelos exemplos que a evolução continua.
Olá bom dia, o meu comentário é que o ser Humano (Homem) é uma criatura de Deus, ou seja foi Deus que Criou o Humano.
Diz a palavra de Deus no livro de Genisis 1:1 – No principio criou Deus o Ceu e a Terra e tudo aquilo que nele existe. se acreditas em Deus acaba de ler todo livro de Genisis e vais encontrar tudo o que diz respeito ao ser Humano.
muito obrigado, pela oportunidade.
Deus nos Ama.
Vejo que a evolução humana está direcionada pela inteligência e tecnologia como fator preponderante e ficaremos cada vez mais dependentes dela até a incorporação de peças biônicas e outros artefatos.
Parto natural só na selva e olhe lá.
Com o apagão senti como somos frágeis, a sociedade pode acabar com um simples fato de uma queda de asteroide ou coisa catastrófica.
Tem coisas q realmente me deixam confuso.
Eu penso q o meio em q existimos, nosso universo esta sempre em mutação, tudo esta caminhando para um fim, e a lógica e não existe contestação. O q me incomoda são tantas mentes capazes de raciocinar, de entender pelo menos um pouco todo esse contexto, ficarem limitadas a uma insignificância bestial.
O conhecimento e o q importa, a transformação do meio em nosso beneficio. Por alguma coincidência cósmica nossa frágil existência surgiu, com todos os benefícios e facilidades pra se desenvolver, agora pergunto? De q adiantaria tanto zelo e pseudo-preocupação com ecologia se qualquer hora dessa um asteróide qualquer pode varrer nossa terrinha do universo? Evoluir sempre e buscar alternativas. Vamos deixar de ser hipócritas.
Não existe fim nem inicio, apenas transformação
Humanos são Evoluidos?
É tem razão o Alberto. Só para acrescentar, a raça humana não só está a destruir o planeta Terra como já vai a caminho do Uninerso, continuando com a sua poluição com destroços de aeroneves etc..
Se fosse possível determinar o estrago que os satélites que foram lançados ao espaço no fim do seu tempo de uso, poderíamos avaliar melhor a necessidade de viajar para outros planetas. Será mesmo necessário? Deviamos primeiramente concertar o que está sendo destruido aquí no nosso planeta.
Existiram várias raças humanas. Eles eliminaram uns aos outros.
A raça humana é muito guerreira e se alimentava de seus rivais e de sua propria raça. Eram antropófagos por excelência. Esta era uma caça muito fácil.
Até hoje, a raça humana é responsável pela extinção de várias espécies animais e pela sua propia extinsão. Estamos enchendo o planeta de humanos de uma maneira absurda, acabando com as riquezas da natureza. Poluimos o planeta em pouquissimos anos e estamos acabando com as reservas minerais de uma maneira estúpida. A raça humana deveria ser preservada ao extremo, porque é a única, até agora, capaz de dominar a natureza. A nossa extinção será o fim do universo (somos os unicos capaz de compreende-lo).
Temos capacidade de destruir tudo em pouquíssimo tempo.
”A nossa extinção será o fim do universo”, pois eh, o egocentrismo do homem parece n ter limites, acho q o universo não dá A MINIMA pra uma porcaria de um humano, centenas de trilhões de vezes menor que um vírus quando comparado a infinidade do universo.
Engraçado, a opção 5 aponta que os humanos estão evoluindo cada vez mais rápido… mas, de acordo com uma outra pesquisa que vi na net há um tempo atrás, se não me engano no G1, a evolução humana sofreu foi uma “freada” evolutiva. O artigo dizia que, com os humanos procriando cada vez mais cedo, não dá tempo de o corpo ser afetado pelo ambiente, seja doenças ou modificações climáticas…
Mas eu sempre acreditei que independente de fatores externos, nós humanos, e outras espécies também, estão sempre sofrendo mutações que nos fazem sim evoluir – ou “involuir”.
Parabéns por mais uma matéria excelente.