Tomar leite integral emagrece?

Por , em 15.11.2009

Uma pesquisa realizada na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriu que crianças que têm o costume de beber leite integral têm um Índice de Massa Corporal (IMC) menor que aquelas que raramente bebem leite. Já para aquelas que costumam beber semi desnatado ou desnatado, a comparação com as crianças que quase não bebem leite não é tão diferente. O IMC é um cálculo entre a altura e o peso corporal da pessoa, resultando em índices que classificam a pessoa com peso baixo, normal ou em sobrepeso.

» Leite emagrece no café da manhã

O estudo mostrou que crianças que bebem leite integral diariamente pesar aproximadamente 4 quilos a menos em comparação com as outras crianças. “Esta é uma observação interessante, mas não sabemos por que acontece”, afirma Susanne Eriksson, autora da pesquisa. “Pode ser o caso que crianças que tomam leite integral também comem outras coisas que afetam seu peso. Outra explicação seria que as crianças que não bebem leite integral bebem refrigerantes no lugar da bebida”, completa a nutricionista.

Os cientistas também descobriram uma diferença entre crianças com sobrepeso que bebem leite integral todo dia e aquelas que não têm o hábito. Crianças que bebem leite com 3% de gordura são menos obesas que aquelas que não bebem o leite integral. A pesquisa também mostrou que as crianças têm a tendência de comer mais gordura saturada do que é recomendado, mas as que ingerem mais gorduras têm o IMC menor.

Susanne Eriksson analisou a alimentação, composição corporal e mineralização dos ossos de 120 crianças saudáveis de 8 anos. As crianças que participaram do estudo relatavam sobre o que haviam comido no dia anterior e respondiam a questões sobre a freqüência de consumo de certos alimentos. “Muitas crianças foram examinadas quando tinham quatro anos de idade, e descobrimos que seus hábitos alimentares quase não mudaram quatro anos depois”, afirma Eriksson.

» Quem bebe leite vive mais

Outra descoberta feita pelo estudo é que 62% das crianças tinham níveis baixos de vitamina D. Níveis altos desta vitamina podem ser encontrados em peixes oleosos e em alguns produtos de leite enriquecidos com a substância, porém, é difícil obter níveis suficientes da vitamina apenas com a alimentação. “Isto mostra como é importante comer os peixes mais oleosos, em vez de alimentos processados que contêm peixe, por exemplo”, diz a pesquisadora. [Science Daily]

17 comentários

  • laender:

    O Homem não nasceu para ser vegetariano restrito.É onívoro por natureza. Portanto tudo o que ingere tem por finalidade mante-lo vivo o maior tempo possível. Gostaria muito que os vegetarianos me explicassem como os esquimós sobrevivem bem comendo apenas peixe e algas (se é que comem)!

  • Thaís:

    Gente, A pergunta não foi se o leite faz mal ou bem o cara só perguntou se leite integral emagrece..só isso.. e a resposta ja foi dada..Sem mais.!

  • Neymat:

    oi galera o leite faz muito bem sim mey!
    pra quem diz que não faz, não sabe oque ta dizendo!

  • Alex:

    O que sabemos hoje é que nós humanos não digerimos inteiramente a proteína do leite de vaca (chamada de caseína), enfim não temos enzimas para esta função. Só quem as tem é o bezerrinho, e, diga-se de passagem, é uma proteína complexa, capaz de levar o bezzerro ao desmame em poucos meses e com mais de 100Kg.

    Segundo a Medicina Chinesa, o leite de vaca ( de cabra ,ou qualquer animal ) gera mucosidades linfáticas, promovendo inflamações de órgãos do sistema linfático, como: amígdalas e adenóides.
    Estas mucosidades vão acumulando-se na rede de vasos linfáticos e quando chega o inverno, ou quando a criança começa a freqüentar a escolinha , vem infecções respiratórias de repetição, seguida de um curso enorme de antibióticos, anti-inflamatórios, bronco- dilatadores e inalações intermináveis.

    Por ex: nos produtos lácteos, como queijos, requeijão, creme de leite, leite condensado, leite in natura (mesmo o desnatado) encontramos o ácido palmítico e o ácido mirístico que causam o seguinte:
    – Contraem a musculatura das artérias coronárias, sendo fator de hipertensão e infarto;

    – Aumentam a adesividade das plaquetas e causam inflamação dentro das coronárias, predispondo à trombose;

    – Causam aumento no sangue do colesterol total, do LDL (ruim) e dos triglicérides;

    – Diminuem o HDL (bom) aumentando o risco de infarto;

    – Causam arritmia cardíaca;

    – Causam resistência a insulina predispondo ao diabetes.

    Uma dieta rica em proteínas animais (leite, queijo, carnes, ovos) faz o indivíduo perder cálcio pela urina originando osteoporose.

    Principalmente o queijo, ocasiona perda de cálcio pela urina, ainda maior, piorando a osteoporose.

    Os laticínios e outras proteínas como carne vermelha, frango ou porco aumentam o risco de Câncer de próstata, mama, cólon e reto e de pulmão, sem falar do aumento do risco de doenças cardiovasculares.

    O cálcio deve ser ingerido proveniente de verduras com alta concentração de cálcio, como brócolis, agrião, folhas de abóbora e mandioca, feijões (principalmente o branco) arroz integral, pão, macarrão, bolos e bolachas integrais. Estes alimentos de origem animal provocam acúmulo de nitrogênio no sangue, e quando este é eliminado pelos rins, acaba impedindo a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais provocam então calciúria, que é a perda involuntária de cálcio pela urina, o que a longo prazo acarretará a osteoporose. Podemos deduzir que a alta estatística de osteoporose na população mundial tenha relação direta com excesso de consumo de proteínas animais.

    Com a alimentação integral e vegetariana, haverá menos perda de cálcio pela urina. (texto extraído do livro “Prevenção de doenças crônicas” Dr. Sidney Federmann – Ed: Minuano)

  • maria:

    ACHO QUE LEITE INTEGRAL FAZ MUUUITO BEM.TENHO 2 CRIANÇAS..UMA GOSTA MUITO DE LEITE E A OUTRA TOMA 1 COPINHO POR OBRIGAÇÃO.
    O QUE GOSTA E TOMA MAIS DE 1 LT POR DIA É MUITO SAUDAVEL E MAGRO.A OUTRA QUE NÃO GOSTA MESMO COMENDO ALIMENTOS SAUDÁVEIS É BEM MENOS RESISTENTE.

  • Thaís:

    Leite não faz mal.
    Só faz mal, para pessoas que tem intolerncia a Galactose.
    Que não produz a enzima Galactase e não consegue quebrar o produto.
    Enfim, esses papinhos VEGANS ai, não tão com nada.

  • PHM:

    pra ver se ele faz mal ou bem.

  • PHM:

    Agora vcs vão criar um mistério chamado 😮 misterio do leite.
    KK²

  • Marcus:

    Aposto que esse Bovidinho é Vegan

  • João Leandro:

    A pesquisa comete um erro ao dizer que o leite consumido por crianças fazem elas imagrecerem. A questão é que o calculo do IMC é feito com as medidas de pesos e altura. E o leite por ser rico em cálcio contribui para o crescimento ósseo das crianças, consequentemente contriubuindo também para o aumento da estatura das mesmas. A altura de qualquer indivíduo deve ser proporcional ao seu peso. Portanto, a pesquisa não levanta a questão que quem toma peso cresce mais, e sim imagrece.

  • Amanda:

    Lei integral não faz mal, ou melhor, nenhum leite faz mal. O único problema existente é que o organismo das pessoas são diferentes, umas são resistentes à lactose e outras não, e por aí vai.
    Essa pesquisa me fez lembrar da minha infância. Eu tomava muito leite. Tomava diariamente com nescau. rsrs 😛 E eu era magrela, magrela e olha que eu comia! rsrs
    Ainda continuo magra, mas não magrela. rsrs Continuo tomando leite integral todos os dias também, não suporto leite desnatado ou “semi”. Ou melhor, não suporto nada que seja diet, light… ihiuah Parece que o gosto não é o mesmo e que está faltando algo no alimento. 😡 Ah, pra dizer que eu gosto de alguma coisa light seriam alguns sucos e chás prontos, que os “normais” são muito doces e os lights não são tão doces. Fora isso, o resto é resto! rsrs 😉
    Beijos!

  • Beto:

    Tá aí dois retardados que só podem ser da herbalife, sejam felizes com a dieta podre de vc´s e deixem pessoas NORMAIS EM PAZ.

  • Bovidino:

    Concordo com Cla e fafnir. Comentários de pessoas que demonstram não ter qualquer conhecimento do assunto deveriam ser moderados.

  • fafnir:

    Concordo com Cla, os comentarios deveriam ser moderados…
    Legal a materia..

  • Rogério:

    Mas existem provas cientificas que o leite faz mal…
    Tem gente que não acredita…
    Eu por via das duvidas não tomo leite…

  • Cla:

    Sério, devia voltar a ter moderação de comentários pra pessoas que acreditam menos em teorias da conspiração como eu não terem que ler essas bobagens, credo!
    Leite é ótimo, e inclusive foi provado que uma das formas mais saudáveis de emagrecimento é trocar uma refeição por leite. Leite é nutritivo, gostoso e ninguém pode me convencer do contrário sem provas científicas!

  • Bovidino:

    Isso parece pesquiza encomendada pelos produtores de leite. O fundamental não dizem. Ou seja, o leite (de outro animal como a vaca) é o pior alimento que um ser humano pode consumir. O único leite que faz bem é sempre o leite materno para qualquer animal. Nenhum outro animal continua bebendo leite depois de desmamado. Só o homem que se julga muito inteligente bebe leite de outros animais. Os malefícios que o leite de vaca causam ao ser humano são muito maiores que alguns benefícios apontados e certamente são sempre resultantes de alguma propaganda financiada por grupos interessados na comercialização desse produto.

Deixe seu comentário!