Por que mulheres ficam com rugas ao redor da boca?

Por , em 27.12.2009

rugas boca
Rugas na boca: Antes e depois de procedimento cosmético

Diferenças biológicas entre homens e mulheres podem ser a explicação para que as mulheres tenham mais rugas periorais – aquelas rugas ao redor da boca. O estudo que fez esta descoberta afirma que este é o motivo pelo qual as rugas periorais sejam mais profundas em mulheres. De acordo com a pesquisa, realizada na Universidade de Utrecht, na Holanda, o tecido em volta das bocas das mulheres tem menos glândulas sudoríparas e sebáceas do que na dos homens, o que pode influenciar sobre o preenchimento natural da pele.

Veja fotos de antes e depois de cirurgias plásticas, inclusive de pessoas famosas

Além disso, este mesmo tecido tem menos vasos sanguíneos nas mulheres, e a falta de circulação sanguínea pode ajudar sobre o surgimento de rugas. O outro motivo descoberto pela equipe de pesquisa é que, nas mulheres, a união das fibras musculares em volta dos lábios pode fazer com que a câmara intermediária da pele sofra com uma tração para dentro, causando rugas mais profundas do que em homens.

“O objetivo do estudo é obter novas informações sobre a percepção de que as mulheres têm rugas mais cedo e mais intensamente do que os homens”, explica a pesquisadora Emma Paes. De acordo com ela, a compreensão sobre os motivos das diferenças entre as rugas entre os dois sexos pode ajudar no desenvolvimento de estratégias melhores para tratamentos contra rugas.

O estudo foi realizado com a análise da pele superior dos lábios em cadáveres do sexo masculino e feminino. Os autores do estudo notam que o tratamento efetivo contra rugas nos lábios ainda é um problema. “Acreditamos que é importante considerar os motivos pelos quais um tratamento pode ou não ser eficaz”, afirma Paes. “As vezes é mais importante pensar nos fatores mais básicos para encontrar a melhor solução para o problema”, diz. [WebMD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

22 comentários

  • Pedro Henrique Mota:

    Quanta gente cagando nesses comentários. Geez…

    Pequena nota: não há qualquer problema em desejar procedimentos cosméticos. Desgostar do envelhecimento não é demérito algum, para os que defendem a necessidade de lidar com ele.

    Se você gosta/aceita bem as marcas do tempo, parabéns. Se não gosta e prefere corrigí-los, parabéns também.

  • Jeferson Seben:

    COMPROVADO CIENTIFICAMENTE: As mulheres ficam com rugas ao redor da boca porque ficam velhas! Você, mulher, pode tentar alguma técnica de TAXIDERMIA maxilo-buco-facial. EFEITO COLATERAL: suas expressões faciais podem ficar parecendo com as da Vera Fischer, isto é, expressão-facial-única-invariável na dor, no prazer, na alegria e na tristeza. Mas isso só trará problemas maiores se você tentar carreira como atriz. Caso contrário, procure um bom taxidermista e empalhe sua boca!

  • claudete:

    O que eu faço pra melhorar rugas ao redor da boca. Do lado superior e interior.

    obrigado

    • Renata Soz:

      Claudete, em primeiro lugar, hidratação é fundamental, experimente produtos como o Bepantol Baby, não custa caro e você aplica antes de dormir, todos os dias!

  • val:

    como tem gente que fala bobagens neste mundo,gente desocupada,maldosa,sem educacao… se nao tem o que falar,,, fique quieto

  • marcia:

    ao longo do tempo todos vão ter rugas,os fumantes e os não fumantes.mas um bom profissional,ou esteticista,e um creme bom ajuda muito.fiz radiofrequencia,custou pouco e minhas rugas(famoso codigo de barras)saiu,e continuo fumando.”vou parar porque não é legal”mas rugas ,todos nos ,TODOS ,vamos ter.é encarar isso com naturalidade.

  • luciana:

    Um bom dermatologista ajuda a melhorar a aparência sem ir ao extremo de uma cirurgia plástica. Ácidos melhoram a textura da pele e promovem o crescimento de colágeno que atenua as rugas. Sol e cigarro são bombas relógio para a pele.

  • joao pereira:

    Ô franbogado, a minha esposa me chamou para ver o seu comentário e achei muito estranho você (homem) estar fazendo comentários neste site!!! Deixa as mulheres fazerem as suas perguntas sossegadas!!! Se você não pode ajudá-las de alguma forma, para que responder essas grosserias??? Ninguém merece ouvir essas babaquices!!! Menos, né, Franbogado!!!!!!!!!!!!!

  • lu:

    Gostaria muito de melhorar as rugas que tenho em redor da minha boca e mais, ja pensei em botoques
    meu nome é luzia tenho 58 anos mi ajuda ai.

  • MARIA APARECIDA GONÇALVES:

    QUERO SABER SE EXISTE CIRURGIA PLASTICA QUE CORRIGE AS RUGAS EM REDOR DOS LÁBIOS

  • Claudete:

    Gostaria de saber se tem algum tipo de exercícios pra que essas rugas ao redoro dos lábios diminuam? ou um creme ” milagroso”…rsrs para combate-las??

  • franbogado:

    Imaginem a aparencia dos cadáveres que serviram de cobais e tiverem seus lábios retirados fora :O

  • franbogado:

    Carmen, o tratamento é Photoshop mesmo!
    Talita, “as mulheres falam menos”? Em que planeta voce vive?

    • namabela:

      franbogado; este assunto te interessa? acredito que sim vc tem cara de gostar de assuntos femininos, vai procurar o que fazer …

    • franbogado:

      Sinceramente me interessa assuntos que concernem ao sexo feminino porque sou “sapatão”, ou “lésbica”, como queiram! Apenas detesto essas pesquisas de fundo de quintal!

  • carmen:

    qual o tratamento cosmetico usado para os labios que aparece na senhora nessa pagina, voces não explicaram qual o tratamento, só falaram sobre cirurgias…

  • Raul:

    Cosméticos? – Creio que foi FotoShopping!

  • claudio gonçalves:

    Caro Bruno! O amigo está certissímo. De tanto ouvir as mulheres
    é que os homens ficam carecas.

  • Marleny:

    Concordo com o Jaci, essa matéia não diz nada. A diferença biológica, que diferença é essa? que celula é essa? quando se diz “Diferenças biológicas entre homens e mulheres podem ser a explicação para que as mulheres tenham mais rugas periorais – aquelas rugas ao redor da boca”. isso significa o que? O que queria dizer neste paragrafo? ” … é que, nas mulheres, a união das fibras musculares em volta dos lábios pode fazer com que a câmara intermediária da pele sofra com uma tração para dentro, causando rugas mais profundas do que em homens.

  • talita:

    É, que as mulheres falam menos, pensam e analisam mais , por isso que surgem as rugas ao redor da boca , coisa que os homens não fazem …ehhehehhe…feito a correção….

  • jaci:

    essa matéria falou, falou e não falou nada..

  • Bruno Carvalho:

    E eu que pensava que as mulheres tinham mais rugas periorais porque elas falam demais.

Deixe seu comentário!