A crise de meia-idade é um mito
Segundo cientistas, a idéia de que quando as pessoas entram na meia-idade ficam depressivas, arranjam casos e gastam todo seu dinheiro em carros esportivos por causa de uma “crise” relativa à idade, é um mito.
O termo “crise de meia-idade” foi criado há 40 anos atrás pelo psicólogo Elliot Jaques. Para ele, quando as pessoas chegavam aos 35 anos (a expectativa de vida da época era 70 anos) a qualidade de sua vida diminuía e isso causava reações extremas.
Mas, atualmente, uma pesquisa que entrevistou 1500 “quarentões” mostrou que eles estão satisfeitos e se sentem mais felizes e realizados do que há 20 anos atrás. Apesar dessa pesquisa ter sido feita, por enquanto, somente no ocidente, os cientistas acham que o mesmo se aplica para os orientais.
De acordo com os pesquisadores, a idéia de “meia-idade” vem do passado, quando a expectativa de vida era menor, a educação precária e a sensação de perda que acontecia nessa idade maior. Agora os quarentões estão mais felizes, se conhecem melhor e gostam do mundo no qual vivem. Na verdade, os especialistas aconselham que é uma ótima hora de realizar novos projetos. Afinal, se você é um quarentão ou um cinqüentão, você tem experiência e muito tempo pela frente. [Live Science]
15 comentários
agora fiquei deprimido! hehehe brincadeirinha. Mas isso explica o por que da suzuki 750 e do porshe. (sonha marcelino)
isso nao existe,eu ainda sou adolescente,mas para mim,o que importa é voce se sentir bem consigo mesmo,idade é só um número.
Tenho 55 anos e estou cursando psicologia. Meia-idade, na minha opinião, é a idade pela metade. Mas, a melhor idade. Porquê? Porque nem somos jovens, cheios de problemas, nem idosos sem problemas. Somos sim, felizes pela experiência de vida que adquirimos e ainda podemos oferecer algo de bom para os jovens, e ainda mais importante, temos vigor para ajudar os idosos.
Um abraço para todos da meia-idade.
Tenho 42 anos, não vivo sofrendo crise nenhuma,no momento estou fazendo faculdade de Direito e estou feliz da vida!!!
A pesquisa é contradita pela realidade. Conheço inúmeros casos de pessoas, que deram uma guinada entre os 40-50. Particularmente eu mesmo estou vivendo-a. Posso descrever como um repensar do que foi feito e do que ainda posso vir a fazer, somados a um aumento da emotividade, contraposto por um sentimento intenso de busca da felicidade através da elaboração de um sentido à existência. Já notaram quantos divorciados nesta fase? Quantos atrás de um carro ou moto esportivos? Ou de um cônjuge mais jovem? O fato é que ela não é igual para todos, alguns até nem mesmo a sofrem. Como não há remédio (químico)para ela, não interessa ao universo capitalista discuti-la muito. Carl G. Jung, citou-a muito antes do psicólogo descrito, relacionando-a com o conflito Ego -Self – Sombra, na segunda metade da vida.
na verdade o que ocorre é que parceiros mais jovens tem vantagem biológica
além do que é nesse período da vida que os indivíduos alcançam a estabilidade financeira
por ambos os motivos os homens que supostamente estariam em crise e não estão podem fazer o que desejaram durante TODA A VIDA, mas que por uma preconceito da sociedade, muito motivado pelos interesses distintos e crises que as mulheres passam, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento do corpo, acabam sendo vistos com maus olhos
não serve de nada a formação de um um par com uma mulher de 45 levando em conta todos os riscos e a menor probabilidade de se gerar uma prole saudável, assim os homens nessa faixa de idade que são plenamente aptos a reprodução buscam mulheres plenamente aptas a reprodução na faixa dos 23 aos 28 anos, as motos e carros além de serem os brinquedos que os homems SEMPRE desejaram e agora PODEM TER são as iscas para conseguir parceiras e propiciar o sexo e inconscientemente a reprodução
Não há crise para esses que a sociedade diz estarem em crise, a crise é daqueles que estão amarrados pro resto da vida com alguem da mesma idade e que dirigem um ford fiesta pois não podem ter uma moto esportva.
Eu tenho 20 anos e as vezes bate um crise mesmo assim=p
Porque eu penso, de acordo com as expectaivas de vida atuais, eu já vivi 1/4 da minha vida e o que eu realizei?
Sou universitária, vivo com meus pais e são eles quem pagam minhas contas, não tenho um carro, uma casa, uma estabilidade setimental. Ou seja, NADA!
cara u sei que quando vc vai deixando de faser as coisas que se fas com uma certa idadee vc ve que ja passou dela não e tão facil assim.
Sem chance de alguém admitir que está passando por uma crise de meia idade. Mesmo porque ela vem mascarada por outros sintomas.
Prezados leitores,
Passei por um susto quando li “crise da meia idade”. Tenho 51 e agora é que estou começando a fazer o que não pude faze-lo na adolecência. Voar por exemplo. Sou divorciado,isso não estava nos meus planos mas aconteceu, e pretendo casar me outra vez.
Um abraço a todos.
[email protected]
A questão da melhor idade, depende de cada pessoa, mas não há dúvida de que a velhice é a pior idade para todos. É a beira do abismo onde tudo é ruim, onde sentimos que estamos bem próximo do fim.
Meia idade é a idade de experiência de vida, em que tudo que acontece ao redor já não é novidade. É a idade de poder dar conselhos a quem precisar. É a idade em que se diz aos
mais jovens, “não te preocupes que isso passa eu sei”.
A matéria está corretísima, sou cinquentão e somente após os quarenta que conquistei a maioria dos bens que possuo hoje, não tenho depressão, estou muito mais consciente no que diz respeito as questões financeiras, emocionais, educacionais, de saúde e outras coisas. Me sinto fisicamente como um garoto, faço minhas caminhadas, meus exercícios diários, tenho uma alimentação regular (balanceada). E vivo um vida tranquila. Realmente é um mito essa crise de meia-idade.
Tenho 38, estou qs careca, engordei nos ultimos anos, coisa q era qs impossivel qdo tinha 20. As pessoas me chamam de senhor, estou barrigudo e so tenho pensado em paz e tranquilidade, financeira e sentimental. Porem concordo q estou bem melhor agora.
Com certeza acho que crise de meia idade não existe. Estou com 65, feliz da vida. Tenho uma namorada e juntos realizamos momentos maravilhosos. Não posso me queixar. Abração a todos.