6 desvantagens surpreendentes de ser extremamente inteligente

Por , em 25.11.2016

A maioria das pessoas acredita que a vida seria mais fácil, mais feliz e infinitamente mais gratificante se tivesse alguns pontos de QI a mais.

Mas, de acordo com um tópico no site Quora, que funciona na base de perguntas e respostas administradas por seus usuários, não é bem assim. O tópico, intitulado “Quando a inteligência se torna uma maldição?” possui mais de 100 respostas. Os usuários escreveram sobre tudo, desde as expectativas absurdamente altas que as pessoas colocam sobre eles até o problema de serem constantemente percebidos como ostentadores.

8 sinais de que você é mesmo mais inteligente que a média

Algumas das respostas podem ser explicadas através da ciência:

6. Você muitas vezes pensa em vez de sentir

O usuário Marcus Geduld diz que geralmente entende muito bem suas emoções e pode contar às outras pessoas sobre elas – mas nunca sente o alívio de expressá-las.

“Este é um problema comum para as pessoas inteligentes, especialmente aqueles que são altamente verbais. Eles usam as palavras como uma teia de fumaça, e são ainda mais eficazes quando as suas palavras são verdadeiras. Pessoas menos articuladas tendem a desabafar através da fisicalidade. Elas gritam, socam,chutam, correm, gritam, soluçam, dançam, saltam de alegria. Eu explico e quando eu termino explicação, tudo o que eu expliquei ainda está preso dentro de mim, só que agora tem um rótulo”.

A observação de Geduld destaca a distinção entre habilidades cognitivas e emocionais.

Os cientistas não podem dizer com certeza se e como os dois fatores estão relacionados, mas algumas pesquisas interessantes sugerem que a alta inteligência emocional compensa a baixa capacidade cognitiva, pelo menos no local de trabalho. Em outras palavras, parece que as pessoas que são super inteligentes não precisam confiar em habilidades emocionais para resolver problemas.

5. As pessoas frequentemente esperam que você tenha um desempenho excelente

“Automaticamente espera-se que você seja o melhor, não importa no quê”, escreve Roshna Nazir. “Você não tem ninguém para conversar sobre suas fraquezas e inseguranças”.

E tem mais: você fica em pânico pensando sobre o que aconteceria se você não for bem sucedido

“Isso faz com que você seja tão cauteloso sobre o seu fracasso que às vezes você não se dá ao luxo de correr riscos apenas temendo o que aconteceria se você falhar”, escreve Saurabh Mehta.

Em um trecho do livro “Smart Parenting for Smart Kids” (Paternidade inteligente para filhos inteligentes, em tradução livre), os autores escrevem que os pais são geralmente mais ansiosos a respeito das realizações de seus filhos quando as crianças são inteligentes e já estão bem na escola.

Infelizmente, eles escrevem: “Às vezes, isso pode levar a um foco excessivo no que eles fazem, e não em quem eles são”.

4. Você pode não aprender o valor do trabalho

Alguns usuários do Quora mencionaram que as pessoas inteligentes sentem que podem fazer as coisas com menos esforço do que as outras pessoas. Mas um alto QI nem sempre leva diretamente ao sucesso, e as pessoas altamente inteligentes podem nunca desenvolver a perseverança necessária para ter sucesso.

Corra e fique mais inteligente: estudo

De acordo com Kent Fung, “a inteligência torna-se um problema quando aqueles que a tem descobrem cedo na vida que não precisam trabalhar tão duro para manter-se e, portanto, nunca desenvolvem uma boa e forte ética de trabalho”.

Um estudo descobriu que a conscienciosidade – isto é, quão duro você trabalha – está realmente negativamente correlacionada com certos tipos de inteligência. Os pesquisadores propõem que as pessoas altamente inteligentes podem sentir que não precisam trabalhar tão duro para conseguir o que querem.

3. As pessoas podem ficar irritadas quando você as corrige em uma conversa casual

Quando você sabe que alguém acabou de dizer algo completamente impreciso, é difícil sufocar o desejo de esclarecer as coisas.

Mas você tem que ser extremamente sensível ao fato de que outras pessoas podem ficar envergonhadas e ofendidas por suas ações – ou correr o risco de perder alguns amigos.

Ser inteligente é uma chatice, diz Raxit Karramreddy, “quando você corrige as pessoas chega um ponto que elas param de sair ou de falar com você”.

Talvez nesse caso o bom senso seja a melhor estratégia.

2. Você tende a pensar demais

Um tema comum no tópico do Quora foram as armadilhas de gastar muito tempo contemplando e analisando.

Por um lado, você pode ficar sentimental quando você tenta encontrar o significado existencial de cada conceito e experiência. “Você percebe o quão moribundo tudo é e que nada realmente significa nada. Você procura respostas e isso o deixa louco”, escreve Akash Ladha.

Na verdade, um estudo amplamente publicado em 2015 descobriu que a inteligência verbal está realmente ligada à preocupação e à ruminação.

Por que pessoas inteligentes vivem mais

Do ponto de vista prático, significa que as pessoas inteligentes podem achar impossível fazer uma escolha. Tirthankar Chakraborty escreve: “Uma compreensão das possíveis ramificações de suas decisões, especialmente a tendência de analisar em excesso essas conseqüências, faz com que a decisão nunca seja tomada”.

1. Você entende o quanto você não sabe

Ser super-inteligente muitas vezes significa apreciar os limites de sua própria cognição. Tente o quanto puder, você nunca será capaz de aprender ou entender tudo.

Mike Farkas escreve: “Inteligência é uma maldição quando, quanto mais você sabe, mais você sente que menos você sabe”.

A observação de Farkas lembra um estudo clássico de Justin Kruger e David Dunning, que descobriu que quanto menos inteligente você é, mais você superestima suas habilidades cognitivas – e vice-versa.

Em uma experiência, por exemplo, os estudantes que tinham os resultados mais baixos em um teste superestimaram o número de perguntas que tinham conseguido acertar em quase 50%. Enquanto isso, aqueles que tinham se saído melhor subestimaram um pouco quantas perguntas tinham acertado. [I Fucking Love Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,71 de 5)

1 comentário

  • Fernando Monteiro:

    O SI é assediado, invejado, perseguido na escola. Geralmente é pessoa de compleição fraca Fica tímido com receio de interpelar o professor sob pena de estar atrapalhando a aula e mandado calar a boca. É um preço caro para manter a fama

Deixe seu comentário!