6 maneiras simples de afiar sua memória

Por , em 20.01.2012

Você tem problema em lembrar o que comeu ontem no almoço? Não se preocupe, caso não seja mais criança, é natural: tanto a memorização recente quanto a antiga tendem a piorar conforme envelhecemos. Mas quanto mais os neurocientistas estudam a memória, mais nós conseguimos reverter – ou retardar – esse processo. Conheça seis ferramentas para tirar a “névoa” do seu cérebro:

1 – Acorde e cheire alecrim

Cientistas descobriram que o olfato pode afetar profundamente as habilidades cognitivas. Em um estudo de 2003, psicólogos fizeram testes de memória, atenção e reação, com 144 voluntários. Alguns desse ocorreram em uma sala sem cheiro, alguns em uma com cheiro de lavanda e outros em uma com cheiro de alecrim.

Aqueles na sala cheirando a alecrim se realizaram melhores testes de memorização, enquanto os na com cheiro de lavanda se saíram piores do que nas outras duas salas. Os participantes na sala de alecrim afirmaram estarem mais alertas do que aqueles na sala sem cheiro, enquanto na sala de lavanda eles se mostraram menos alertas.

Se você quer usar melhor sua memória, experimente colocar uma planta de alecrim na sua janela, e evite usar óleos ou produtos com lavanda!

2 – Comer para pensar

Todos querem envelhecer bem, por dentro e por fora. Não é novidade quando os cientistas afirmam que uma boa dieta faz a diferença entre você estar jovem com 70 anos e “acabado” com 40.

Para manter sua memória saudável conforme envelhece, os cientistas recomendam alimentos ricos em antioxidantes, como maçã, banana, vegetais verde-escuros, alho e cenoura. Os antioxidantes são moléculas que se ligam facilmente e neutralizam elétrons conhecidos como “radicais livres”, que estão na corrente sanguínea. Os radicais livres se acumulam no sangue com o envelhecimento, e podem matar as células cerebrais – a não se que você os mate antes.

O cérebro também é constituído por gorduras saudáveis, incluindo a mais importante delas, ômega-3. Para que o órgão consiga se reparar e manter os neurônios em bom estado, você precisar disponibilizar os materiais certos. O ômega-3 está presente em alguns peixes e castanhas.

Seu cérebro pode querer uma sobremesa também. Pesquisas mostram que o chocolate pode melhorar a memória e a cognição, por se rico em antioxidantes, os flavonoides. Mas não exagere: o chocolate é recheado de açúcar e gordura saturada, que pode deixar você, também, “recheado”.

3 – Suco de frutas para o cérebro

Ninguém ainda sabe direito porque, mas pesquisas demonstram que mascar chicletes pode melhorar a memória. Um estudo de 2002, realizado no Reino Unido, descobriu que os mascadores foram melhores em testes de memória de longo e curto prazo, em comparação com aqueles de boca vazia.

Durante o resto da década, cientistas tentaram entender se isso era realmente válido. Algumas variações do estudo não atingiram o mesmo resultado em testes cognitivos, enquanto a maioria das experiências desse tipo identificou um efeito pequeno, mas significativo.

Os especialistas têm várias hipóteses para explicar o efeito. Talvez, mascar chicletes faça seus fluídos circularem melhor, ao aumentar os batimentos cardíacos, ou afeta a região do cérebro conhecida como hipocampo, ao fazer o corpo liberar insulina como preparação para a digestão. Qualquer que seja o motivo, masque chicletes se precisar de memória.

4 – Jogos mentais

Para manter o cérebro em forma, faça-o suar. Pensar bastante realmente melhora a memória e a cognição. O mercado já entendeu isso. É só olhar a quantidade de jogos para “desenvolver o cérebro”.

O programa “Lumosity”, desenvolvido com a ajuda de neurocientistas e psicólogos cognitivos, foi desenvolvido especificamente para ajudar pessoas mais velhas a melhorar a memória, concentração, foco e até o humor. Um registro online gratuito dá acesso a mais de 30 jogos; um registro pago dá direito a você analisar seu progresso e ter uma análise dos resultados.

Mas, claro, você sempre pode apelar para os clássicos testes mentais, como Sudoku e palavras cruzadas, que desafiam a lógica e a memória.

5 – Durma o necessário

Você pode desligar a luz, mas seu cérebro não. Quando você dorme, ele fica repassando as memórias do dia, e as coloca no depósito.

Pelo menos é isso que pesquisas de laboratório sugerem. Enquanto ratos dormem, duas regiões cerebrais – o hipocampo e o córtex, uma região envolvida na recuperação de memórias de um passado distante (em ratos e humanos) – fazem uma revisão acelerada dos eventos do dia. Pensa-se que esse processo é importante para consolidar e guardar as memórias formadas.

E como consequência, uma noite sem dormir vai causar uma bagunça na memória, e ela será quase impossível de ser arquivada mais tarde.

6 – Faça exercícios

Exercícios físicos não criam apenas músculos, ajudam a massa cinzenta também. Pesquisas mostram que o centro de memória do cérebro encolhe com a idade, mas um estudo do ano passado descobriu que pessoas mais velhas que praticam caminhadas rotineiras conseguem ganhar volume.

Na pesquisa, 60 pessoas entre 55 e 80 anos fizeram três caminhadas de 40 minutos por semana – o suficiente para aumentar o ritmo cardíaco. Outros 60 participantes fizeram exercícios de tonificação, como musculação, yoga e alongamento, pelo mesmo tempo.

O segundo grupo, após um ano, teve uma redução no volume do hipocampo de 1%, na média. Em contraste, o primeiro grupo ganhou 2% de volume, revertendo o processo de encolhimento em dois anos.

Cientistas acreditam que esses benefícios acontecem porque o exercício provoca um pequeno stress, que por sua vez impulsiona a produção de fatores do crescimento no cérebro. Isso também pode ser consequência de uma maior circulação sanguínea, o que significa mais nutrientes e oxigênio. Um ou outro, a pesquisa demonstra que envelhecer não é uma via de apenas uma mão. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

38 comentários

  • Ivan Ferrer:

    Mascar chiclete ou qualquer outra coisa… O que eu concluo disso é que movimentar a mandíbula, deve fazer o cérebro de alguns pegarem no tranco, deve ser isso. Cheirar alecrim, na boa… não faz sentido isso, O que eu concluo disso é que dependendo do cheiro, se ele for um cheiro agradável e menos enjoativo pode melhorar o humor, diminuindo o estresse, ocasionando um estímulo mais positivo no raciocínio. Comida saudável é óbvio que faz bem para o cérebro, nem precisa dizer nada, tudo que é bom faz mal pro cérebro, parece até que Deus queria que a gente não pensasse direito, kkkk.
    Joguinhos em geral, pra mim o que é uma mera distração, um passatempo, só melhora meus reflexos, e minha cognição, sem dúvida nenhuma…dormir o necessário mesmo, porque se dormir demais também vou acordar lesado e fazer tudo de maneira bem preguiçosa…exercícios, só se for levantamento de mouse, mas acho que isso não vai fazer nenhuma diferença no meu raciocínio…kkkkk.

  • Ana Suzuki:

    Vou tomar jeito. Sou um tanto sedentária e o resultado é que meu cérebro, em vez de funcionar na banda larga, funciona como em conexão discada. Lembro tudo, mas preciso de um tempinho para tirar da memória, por exemplo, o nome de um ator de cinema que eu adoro, ou mesmo uma palavra de que eu necessite na hora.

  • pedro:

    existem muitas coisas que sao boas ,por a gente nao se lembrar : )

    • Cristina Ramirez:

      Tem um erro na mateéria: no tópico três, ela fala dos sucos, mas todo o texto se refere a mascar chiclete.

  • Fernando:

    Será que isso também funciona com loira…! se funcionar minha irmã terá uma ótima noticia kkkkkkkkkkk…

  • Anderson Stühler:

    Quanto mais memória melhor, aumentei a memória do meu computador. Agora deve resolver a falta de memória. xD

    • Ezio Jose:

      Não adianta colocar alfafa na cocho!

  • Marlon Silva Furtado:

    é muito bom saber como funciona a nossa massa cinzenta assim, saberemos cuidar melhor dela e da um enfase nos exercícios que além de melhora a altor estima ajuda no funcionamento do cérebro.

  • MariannaGoret:

    Adoro estes conselhos. Por mais que não seja muito eficaz por conter outras essências, tenho ótimos incensos de alecrim. E adoro. Alecrim como tempero também é maravilhoso. Um pouquinho no arroz e você faz a diferença rsrs

  • Ananias T. Ngale:

    Gostei, foi muito util

  • Manoel:

    Memória quanto mais melhor, se possível somente coisas boas e positivas, coisas belas e agradáveis. Memória de primeira (o) vez, em todos acontecimentos em nossa vida. Quanto mais aprendermos a desenvolver nossa memória, mais experiencia, sabedoria e inteligencia desenvolveremos. Ótima matéria, pratica, simples, objetiva e esclarecedora, parabéns. Como e triste e preocupante, observarmos crianças, jovens, adolescentes e adultos, não lembrando absolutamente de nada do que fizeram ou falaram, totalmente desprovidos de lembranças do presente, quanto mais do passado, devido ao consumo desenfreado principalmente de bebidas alcoólicas. Sou um ex alcoólatra, não consigo lembrar de muitos momentos importantes e grandiosos da minha vida, sinto muita vergonha quando minha esposa ou meus filhos perguntam : você lembra disso ou daquilo pai ?. Fiquei um homem sem memória ou lembrança de boa parte da minha vida. Ficou um grande vazio de existência, um grande apagão, ou como dizem um branco total e geral.

    • RACHEL:

      Caro Manoel.Não se aborreça. O importante é que você superou e aí está,se aculturando, escrevendo e participando. Parabéns. Todos nós temos e tivemos problemas e erramos e,sabe,às vezes é melhor não lembrar muito…; façamos um bom presente e um futuro ainda melhor.Diz a Bíblia:“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23) – Assim se acerta mais. Carinhosamente.Rachel.

    • Amintas Byrnes:

      Ok, Sra. Rachel. Gostei muitíssimo do comentário feito como estímulo para o Sr. Manoel, principalmente porque fez uma citação da palavra do nosso Criador, Jeová, a Bíblia Sagrada, que deveria ser muito lida, diariamente, para nos dar mais sabedoria para compreendermos melhor uns aos outros. Um abraço!…

    • RACHEL:

      OLÁ AMINTAS!
      APENAS CITEI. OS MÉRITOS SÃO DE JEOVÁ, ‘O DEUS DE TODO CONSOLO’. PERTO ESTÁ ELE DOS QUE TEM O CORAÇÃO QUEBRANTADO E OS SALVA. O CRIADOR DE TUDO O QUE EXISTE E QUE, MARAVILHADOS, VAMOS AOS POUCOS DESCOBRINDO COMO SERES HUMANOS ATRAVÉS DE TANTOS CIENTISTAS E PESQUISADORES. NUNCA O HOMEM SABERÁ TUDO: PORQUE ….
      1 Para tudo há um tempo determinado, sim, há um tempo para todo assunto debaixo dos céus: ….. 9 Que vantagem tem o realizador naquilo em que trabalha arduamente? 10 Vi a ocupação que Deus deu aos filhos da humanidade para se ocuparem nela. 11 Tudo ele fez bonito no seu tempo. Pôs até mesmo tempo indefinido no seu coração, para que a humanidade nunca descobrisse o trabalho que o [verdadeiro] Deus tem feito do começo ao fim. 12…
      14 Vim saber que tudo o que o [verdadeiro] Deus faz mostrará ser por tempo indefinido. Não há nada a acrescentar-lhe e não há nada a subtrair-lhe; mas, o próprio [verdadeiro] Deus o fez para que as pessoas tivessem medo por causa dele.
      15 O que veio a ser, já tem sido, e o que virá a ser, já veio a ser; e o próprio [verdadeiro] Deus continua a procurar aquilo pelo qual há empenho.

  • fabio v sousa:

    muito bom gostei desta maderia

  • alx:

    Otima materia, podia ter um jeito de enviar isso pra email e ate pra amigos, pq depois q fecho aqui, o site tem tanta coisa que fica dificil achar as materias outra vez rsrs

    • Ezio Jose:

      Ãnnn! Ctrl+C.
      Qual é seu signo? Que dia, mês e ano nascestes? Pra que time torces?
      Ahn?!

    • Flor de Lis:

      Para alx:

      difícil achar??? Eu sempre as encontro. Uma sugestão: fique olhando as matérias relacionadas,,, lá vc vai achar matérias antigas nas quais possa ter comentado ou achado interessantes.

    • RACHEL:

      TEM, CARO ALX.
      NOTE MAIS ACIMA, LOG0 APÓS O TÉRMINO DA MATÉRIA, ONDE HÁ LETRAS VERMELHAS – ‘ESTÁ SOLTEIRO’. ALI, À DIREITA, TEM O ENVELOPE DO EMAIL. CLIQUE E PREENCHA COM O ENDEREÇO QUE QUISER. E ENVIE. APENAS ISSO. GRANDE ABRAÇO E, QUE BOM COMPARTILHARMOS O MESMO CANAL INSTRUTIVO. ATENCIOSAMENTE. RACHEL.

  • eguinaldo:

    Ando jogando dominó sempre na internet,lembrar certos
    horários,acêntos,jogando paciência,exercitando a cuca.Tomara
    q isso me traga benefícios.

    • Ezio Jose:

      Tá lembrando demais. Desconheço algum acento no “acênto” ou no “assênto”. Aliás, no assento deve ir um chapéuzinho enrugado ao qual damos o nome círculunfresco.

    • Flor de Lis:

      Adoro seu humor peculiar, Ezio. Beijo!

  • leo r sobrinho:

    Tomar um bom vinho e otimo, para o corpo e alma e ainda fica jovem com uma boa memoria.Como lembrar do ultimo espumante,bem acompanhado.
    GRT
    LEO

    • Ezio Jose:

      Pô! Que preferência!… Expumaaaante?!…
      Quando eu fazia uso de bebidas alcoólicas e decidia beber vinhos, preferia um Malbec ou um Cabernet Franc. Comprava um Cabernet Sauvignon para compartilhar com alguma companhia feminina. As mulheres de bom gosto adoram um Cabernet Sauvignon.

  • Nie:

    Mulheres precisam de Terapia: Ter a pia cheia de louça pra lavar, isso exercita a mente, os braços e nos deixa tranquilo. Deixa minha esposa saber disso…kkk

    • Lulu:

      E você, enquanto isso, passível de formar grandes protuberâncias rijas derivadas do osso frontal!!

    • Flor de Lis:

      FATO!

    • Cesar Crash:

      “Formar grandes protuberâncias rijas derivadas do osso frontal!?”
      Isso é muuuuuuuuuuuuito estranho!

    • Flor de Lis:

      É nada… muitos seres humanos as tem.

    • Sylvia:

      Vai rindo vai…
      rsrsrrs coitado de vc!!!!

  • Marco:

    Esqueceram de mencionar o sexo !
    após uma noite prazeirosa eu pelo menos acordo com a mente mto boa rsrs

  • Carlos:

    Acho que não tenho essa coisa de memória,
    Apenas tenho uma vaga lembrança das coisa…

  • Roberto:

    Se você tem problemas de memória, rejuvenesça e volte às condições ideais físicas e mentais de seus 21 anos, ou mude o seu dna. Na verdade eu não sei para q servem conselhos como ‘faça exercícios’, ‘durma bem’, etc, etc. e etc.

    • Ezio Jose:

      São palavras de passe para levantar algumas múmias vaidosas.

  • Lulu:

    Eca! Odeio alecrim! O cheiro me dá náuseas!

    • Erick:

      noss lulu vc é linda me passa seu e-mail….kk’

  • lucas:

    quando uma coisa passa na TV, ou num vídeo da internet eu decoro o que foi dito sem nenhum problema, mas quando eu vejo alguma matéria na escola ou quando alguém me fala algo importante eu não consigo decorar tão facilmente.

    • Lulu:

      Isso se chama falta de interesse e não de memória…

Deixe seu comentário!