7 fatos incríveis sobre os sonhos

Por , em 6.12.2011

Nem todo mundo que dorme, apaga. Não se você considerar as células do cérebro que se ativam para produzir os sonhos às vezes vivos, e por vezes absolutamente assombrados que ocorrem durante o estágio de sono do movimento rápido dos olhos (REM).

Por que algumas pessoas têm pesadelos, enquanto outras passam suas noites com tranquilidade? Assim como o sono, os sonhos são fenômenos misteriosos. Mas conforme os cientistas são capazes de explorar mais profundamente a nossa mente, eles estão encontrando algumas respostas. Confira um pouco do que sabemos sobre o que se passa na terra dos sonhos:

1 – Sonhos têm significado

Se você sonha em ganhar na loteria ou se acidentar, você deve se preparar para alguma dessas coisas? Se você respondeu “sim”, você não está sozinho.

Pesquisadores descobriram que as pessoas têm fé em seus sonhos, e julgam os que se encaixam com suas próprias crenças como mais significativos do que aqueles que vão contra essa corrente.

“Interpretações psicólogas do significado dos sonhos variam muito”, disse o pesquisador Carey Morewedge. “Mas nossa pesquisa mostra que as pessoas acreditam que seus sonhos fornecem informações significativas para si e seu mundo”.

Em um estudo, 182 pessoas de Boston, EUA, imaginaram que um desses quatro cenários aconteceu na noite anterior a uma viagem agendada: nível de ameaça nacional foi elevado; eles conscientemente pensavam que seu avião ia cair; eles sonharam com um acidente de avião, ou um acidente de avião de verdade ocorreu na rota que eles pretendiam tomar.

Os resultados mostraram que o sonho com o acidente de avião era o que mais provavelmente afetava os planos de viagem do que qualquer outro pensamento sobre uma falha ou um aviso do governo. O sonho também produziu um nível similar de ansiedade que a queda real.

Em outro estudo, 270 homens e mulheres completaram uma pesquisa online em que eles foram convidados a se lembrar de um sonho que tiveram sobre uma pessoa que eles conheciam.

As pessoas atribuíram mais importância aos sonhos agradáveis sobre uma pessoa que gostavam do que com uma pessoa de que não gostavam. E estavam mais propensas a relatar um sonho negativo como mais significativo se era sobre uma pessoa de que não gostavam do que com um amigo.

2 – Pesadelos violentos: alertas de saúde

Como se os pesadelos não fossem ruins o suficiente, um distúrbio raro do sono leva as pessoas a “atuar” seus sonhos, às vezes com movimentos violentos, chutes e gritos.

Segundo estudos, tais sonhos violentos podem ser um sinal precoce de desordens do cérebro, incluindo mal de Parkinson e demência. Os resultados sugerem que estágios iniciais dessas doenças neurodegenerativas podem começar décadas antes de uma pessoa ser diagnosticada.

3 – Pessoas noturnas = mais pesadelos

Ficar acordado até tarde tem suas vantagens, mas sonhos bons não é uma delas. Uma pesquisa publicada esse ano revelou que as corujas são mais propensas do que quem acorda cedo a experimentar pesadelos.

No estudo, 264 estudantes universitários classificaram quantas vezes tiveram pesadelos em uma escala de “0” (que significa “nunca”) a “4” (que significa “sempre”). Os tipos mais noturnos tiveram uma média de 2,10, em comparação com os tipos matutinos que tiveram uma média de 1,23.

Os pesquisadores disseram que a diferença era significativa, mas que eles não sabiam o que causava essa ligação entre hábitos de sono e pesadelos. Entre suas ideias, está o hormônio do estresse, cortisol, que atinge seu pico de manhã, logo antes de uma pessoa acordar, um momento em que estamos mais propensos ao sono REM, fase do sonho. Se a pessoa ainda estiver dormindo nesse momento, talvez o aumento do cortisol possa provocar sonhos vívidos ou pesadelos.

4 – Sonhos podem resolver problemas

Os cientistas há muito se perguntam por que nós sonhamos, com respostas que vão desde a ideia de Sigmund Freud de que os sonhos satisfazem nossos desejos até a especulação de que essas viagens melancólicas são apenas um movimento rápido dos olhos, ou sono REM.

Pelo menos parte da razão para sonharmos pode ser o pensamento crítico, de acordo com a psicóloga Deirdre Barrett. Ela descobriu que os sonhos podem nos ajudar a resolver quebra-cabeças que nos assolam durante o dia.

De acordo com Barrett, é o aspecto visual e muitas vezes ilógico dos sonhos que os tornam perfeitos para o tipo de pensamento “fora do comum” que é necessário para resolver alguns problemas.

“Seja qual for o estado em que estamos de sono, nós ainda estamos trabalhando nos mesmos problemas”, disse Barrett, acrescentando que os sonhos podem ter evoluído para uma outra finalidade, mas provavelmente foram aperfeiçoados ao longo do tempo para várias tarefas, inclusive ajudar a “reiniciar” o cérebro e resolver problemas.

5 – Homens têm mais sonhos eróticos

Nenhuma surpresa aqui: os homens são mais propensos do que mulheres a sonhar com sexo. Pior: as mulheres são mais propensas a ter pesadelos.

Em um estudo com quase 200 homens e mulheres com idades entre 18 a 25 anos, a psicóloga Jennie Parker descobriu que os pesadelos das mulheres podiam ser divididos em três categorias: sonhos temerosos (ser perseguida ou ter a vida ameaçada), sonhos que envolvem a perda de um ente querido, ou sonhos confusos.

“Se as mulheres têm que relatar o sonho mais importante que já tiveram, elas são mais propensas do que os homens a relatar um pesadelo muito perturbador”, disse Parker. “As mulheres relatam mais pesadelos, e seus pesadelos são emocionalmente mais intensos que os dos homens”.

Isso não significa que as mulheres não “se divertem” em seus sonhos. Um estudo apresentado em 2007 revelou que, dos cerca de 3.500 relatos de sonhos, aproximadamente 8% continham algum tipo de atividade sexual. O sonho sexual mais comum envolvia penetração, seguido de proposições sexuais, beijos, fantasias e masturbação.

6 – Você pode controlar seus sonhos

Se você estiver interessado em sonhos lúcidos, melhor começar a jogar videogame. Ambos representam realidades alternativas, de acordo com Jayne Gackenbach, psicóloga canadense que estuda o assunto. É claro que eles não são completamente iguais; enquanto os videogames são controlados por computadores e consoles, os sonhos surgem da mente humana.

“Os jogadores são usados para controlar seus ambientes de jogo, de modo que isso pode se traduzir em sonhos”, diz. Sua pesquisa mostrou que as pessoas que frequentemente jogam videogames são mais propensas a ter sonhos lúcidos onde se veem fora de seus corpos, e também são mais capazes de influenciar seus sonhos, como se controlassem um jogo.

Esse nível de controle também pode ajudar os jogadores a tornar um pesadelo horripilante em um sonho tranquilo. Esta espécie de controle poderia ajudar veteranos de guerra que sofrem de síndrome do estresse pós-traumático (TEPT).

7 – Sonhos podem nos ajudar a relaxar

Cientistas descobriram que durante a fase de sonho do sono (também chamada de sono REM), os nossos cérebros mostram uma
diminuição dos níveis de certas substâncias químicas associadas ao estresse.

“Sabemos que durante o sono REM há uma diminuição acentuada dos níveis de norepinefrina, um produto químico do cérebro associado ao estresse”, disse o pesquisador Matthew Walker. “Ao reprocessar experiências emocionais anteriores neste ambiente neuro-quimicamente seguro de norepinefrina baixa durante o sono REM, acordamos no dia seguinte e essas experiências foram ‘amolecidas’ em sua força emocional. Nos sentimos melhores sobre elas, sentimos que podemos lidar com esses problemas”, explica.

As conclusões do estudo podem explicar porque pessoas com síndrome do estresse pós-traumático (TEPT), como veteranos de guerra, tem tanta dificuldade em se recuperar de experiências dolorosas e sofrem pesadelos recorrentes. Também pode ser uma explicação para o motivo pelo qual sonhamos – para nos sentirmos melhores e lidarmos melhor com nossos problemas.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,25 de 5)

91 comentários

  • Gabriel Pinheiro Rocha:

    quando voce ta dormindo voce acha que aquilo que voce ta vivendo é a realidade, depois que voce acorda voce acha que aquilo foi tudo ilusão e que isso que voce ta vivendo é a realidade, é só uma questão de crença

  • Suelen Cristina:

    Eu tenho muitos sonhos pra la de assustadores as vezes acontece quando eu estou pegando no sono e ai vem uma sombra na minha frente e eu acordo. Teve uma vez que aconteceu isso 3 vezes seguidas. Tenho pesadelos pelo menos 5 vezes ao mês. E quando digo pesadelos e daqueles que não te deixa mais dormir, fora aqueles que eu morro, ou sinto uma terrível dor. Os pesadelos que estou contando são aqueles que ao meu ver são demônios, da medo de pensar que essa noite eu posso sonhar com isso de novo.

    • Marcelo Ribeiro:

      Um amigo meu tem pesadelos terríveis sempre que assiste The Walking Dead, por exemplo, ou coisas similares. Seria o seu caso?

  • Victor Rocha:

    Não sei se é um pensamento ou sonho ou lembrança mas as vezes eu passo por algum lugar ou faço algumas coisas que eu me lembro que isso ia acontecer não sei explicar direito , mas é mais ou menos isso uma sonho ou pensamento não sei que eu me lembro que aquilo iria acontecer por exemplo falar com uma pessoa que nunca vi , ou fazer certas coisas como um acontecimento de uma pessoa morrer … se alguém souber pode me ajudar ?

    • Suelen Cristina:

      Acontece comigo tambem , e como se eu ja tivesse vivido aquele momento, tipo um djavu

    • marcos mesquita:

      É isso! é como se sonhasse o futuro pq eu sei que sonhei, eu falo pras pessoas antes o sonho pra ter alibe, é sinistro não dá pra explicar

  • David Gomes:

    Poxa, a imagem 3 me assustou muito :/

  • Joao Bernardi:

    Ola gostaria de saber o pq a mais de um mes estou tendo o mesmo sonho todos os dias.
    no sonho eu estou em um lugar estrnho e encontro uma cidade e nesta cidade tudo é perfeito as pessoas, a cidade, a natureza e no sonho o dono do local me diz que é uma sociedade secreta que eu tenho passe para entrar a todo momento e é bem estranho pq quando acordo eu me sinto como se estivesse mesmo neste lugar.
    e outras vezes para eu chegar ate este lugar eu tenho que correr de algo ruim e eu viro começo a correr como lobo para poder chegar ate esta cidade perfeita alguem tem algo que possa me ajudar a entender esse sonho

    • Lucas Isaque:

      Olá João Bernardi,pode-ser muitas coisas,mas um delas seria,muitas vezes o nossos sonhos são vem do nosso subconsciente de coisas da qual queremos ou sonhamos ter ou ser. . . sabe eu sou músico e como todo músico sonho em ter sucesso em minha carreira,então durante mais ou menos 2 semanas sonhei que estava tocando para mais de 1 milhão de fãs. . . e pode-ser isso pode ser que você sonhe um lugar perfeito para você,onde não aja problemas ou quais quer outras coisas ruins,ou também pode-ser que esteja em busca de algo bom e para isso tenha de pagar um preço,passar por um momento difícil,isso é seu subconsciente falando com você.Então é algo muito simples isso,sabe muitas vezes eu sou assim pelo menos eu penso em milhares de coisas antes de dormir,e com três perguntas termino minha resposta.No que pensa antes de dormir ?Oque sonha para sua vida ?Qual seu maior desejo nesse momento ?

      espero ter ajudado em algo

  • Niery Kadja:

    No meu caso nao sei o que fazer desde dos meus 10 anos tenho todos os anos os mesmo sonhos.. sao varios mais sempre os mesmo parece uma novela rsrs percebi que eles tem mes e dia certo para acontece e comecei a escreve los esse ano por que quando tento fala á alguem me esqueço ja encontrei 2 videntes os dois me disseram que nao pode me conta nada disso por qu nao e a hora mais que um dia eu iria sabe… so que minha paciencia e curtinha ja tenho 23 anos e ainda nao sie de nada e ninguem que acho q deve sabe nao me diz….

  • Geo:

    E quando sonhamos com pessoas que nunca vimos e batemos altos papos bem lógicos e vivemos histórias de um cotidiano?

    • Cristian Alexander Pereverzieff:

      São mecanismos do inconsciente chamados deslocamento e condensação, que transferem certas características de pessoas próximas à você e se condensam em outra pessoa/imagem. Geralmente essas imagens deslocadas são sentimentos reprimidos no inconsciente e que são transferidos nos sonhos dessa forma…

  • Marianna Goret:

    O Nº 6 parece o jogo Silent Hill.

    • Iago Martins:

      Na verdade é Alan Wake 🙂

    • Julio de Souza:

      O nome do jogo é Alan Wake, para xBox 360 (;

  • Ramon De Souza Vieira:

    De fato, achei que só eu tinha reparado isso, que a gente controla o sonho! E melhor ainda é quando você está sonhando e sabe que é um sonho,sabe que está deitado em sua cama. Nos meus sonhos,sei que as pessoas que ali estão (mãe,pai,irmãos,amigos) são todos criação da minha cabeça,por isso não me impressiona o fato de eles tentarem me matar,ou me enganar,ou morrerem kkkk além do mais crio os lugares que quero estar e os objetos que possuo.

    Agora outra dúvida: será que sou só eu que, quando quero sair do sonho fecho os olhos bem forte e acordo? ‘-‘

    • Patricia Aquino:

      eu tbm faço isso ..kkkkkk achava que era só eu …^^”

    • Geo:

      Você é espírita?

    • Eduardo Tinoco:

      Pesquise sobre sonhos lúcidos e viagem astral Ramom daí vc vai ter uma ideia legal de como funciona.

    • Jhonny Robert:

      Ramon, concordo… tbm consigo controlar meus sonhos, não 100% deles. + a maioria… sei quando estou sonhando e tbm consigo sair do sonho/acordar quando eu quero.

      acho q a resposta pra isso esta mesmo no topico 6 – VOCÊ PODE CONTROLAR SEUS SONHOS

      adoro sonhos q estou matando zumbie, ou quando estou armado caçando alguém e/ou sendo caçado! huahuahuahauhauhauahu

    • Amanda Hartzler:

      Eu tbem ja percebi que controlo as vezes mas qualquer coisinha barulho faz eu perder a concentração no sonho e acordo na hora rs’ tendo a noção de tudo..

    • Jansen Augusto:

      Eu ainda consigo estender o sonho por mais um tempo se estiver bom !

    • Suelen Cristina:

      Queria saber controlar der também, essa noite tive dois sonhos que eu me lembre, o 1 foi com a morte da minha irma foi horrível, meu estomago doía de tanto chorar, depois eu acordei e dormi novamente e sonhei de novo com morte, so que com a do pai do meu filho. Acordei com uma dor no coração de angustia, parecia tao real.

    • Marcelo Ribeiro:

      Cheguei a acordar chorando em alto som, com o rosto molhado de lágrimas. Não lembro do conteúdo.

  • User:

    Eu não costumo sonhar com muitas coisas diferentes,mas so com o eu penso durante o dia.
    Mas algo que eu acho incrivel e que eu sonho ums 5,6 vezes por noite,e me lembro com detalhes de tudo q sonhei.

    • carlottabrazil:

      Olá, sei que essa mensagem já foi postada há muito tempo. Mas eu também passo pelo mesmo. Não fica cansado? Como lida com isso, sonhar muito e recordar tudo com grande detalhe?

  • Leticia Gonçalves:

    Eu constantemente sonho coisas assim, aliás, sou muito viciada em jogos, rs. E outra, muitas vezes sonhei coisas que aconteceram mesmo, tipo um dejá vú. Tenso.

    • Gustavo Yoshitome:

      Tambem jogo bastante hehe… Mas dependendo do tipo do jogo, pode ajudar a combater os pesadelos… Algo benefico para as pessoas que jogam muito ^^

    • Ramon De Souza Vieira:

      Eu também costumo ter essas visões de cenas que acontecem, e são cenas comuns como minha mae e eu conversando, ou um que vi esses dias, estava no centro da cidade, uma mulher caiu perto de mim e depois um maluco buzinou para um ciclista, e assim que a mulher caiu eu ja sabia que ia vir o som da buzina… tenso!

    • Junior Brum:

      Ramon, isso não foi um sonho que você teve, foi reconstruida a imagem , teve uma materia sobre isso na super interessante ‘-‘ eu tenho essas coisas tbm rsrs

  • gabriel de freitas:

    como eu gosto muito de ler livros de aventura e coisas medievais e monstros, eu costumo sonhar muito com isso. o engraçado é que, as veses estou sonhando que um outro cara está comigo e aparece um monstro muito louco, e pelas loucuras que fazemos nos sonhos temos que impedir ele de fazer alguma coisa.
    o + engraçado é que as veses quando ovu dar um chute no monstro eu acordo dou um chute(de verdade) no ar, e depois volto a dormir.tudo isso em uma fração de segundos. eu nem se quer tenho tempo de abrir os olhos, só acordo de olhos fechados, chuto o ar e volto a dormir, continuando o sonho de onde ele parou.

    os sohnos são realmente muito loucos!
    =D

  • Sofia:

    Ja me aconteceu de sonhar e o sonho acontecer… e não foi boa coisa. Eu encarei isso como um ‘aviso’ de Deus, acho que Ele ja estava me preparando para o acontecimento.

  • Éder Augusto:

    Não sonho muito,ou pelo menos não me lembro dos meus sonhos.Mas sonhar é realmente muito bom,um mundo à parte!

  • Alax:

    Eu geralmente tenho muitos pesadelos com vampiros, demônios e fantasmas porque leio muito sobre o assunto como tbm jogo muito video game e na maioria das veses depois dos sonhos mato os monstro.

  • Igara:

    Uma vez eu sonhei que eu tinha entrado numa casa estranha, e eu sabia que estava sonhando, mas continuei pra ver no que dava. Bem no fim da casa tinha uma sala cheia de água que não transbordava, e tinha um homem dormindo no colchão que estava boiando, lá no teto, mas toda hora o colchão afundava na água e eu levantava ele com medo de ele morrer afogado, mas ele continuava respirando kkkkk. Eu toda hora tentava acordar, me beliscava, pulava… Aí uma hora minha prima me chamou em outro quarto pra eu experimentar o novo sabor de bis: avelã, acho. E eu pensei que seria legal comer bis no sonho, e ja ia pegar pra ver que gosto tinha e então eu acordei. ¬¬

  • Dihoni:

    Não consigo entender a complexidade de sonhar.

    Quando eu era mais novo, e até há alguns meses atrás eu sempre sonhava com coisas que nunca havia visto, ouvido ou conhecido conscientemente.

    Sonhava com formulas matemáticas enigmáticas para meu conhecimento básico sobre o assunto, tinha os resultados, e quando pesquisava uma destas formulas, eu, me espantava simplesmente porque a formula existia, era usada em engenharia, astronomia etc… Mas nunca tinha visto ou resolvido aquelas questões na escola ou faculdade.

    Sonhava com coisas absurdas de acreditar.

    Uma vez sonhei que o alarme do carro disparou na garagem, poucos segundos apos eu sonhar que ele havia disparado, o alarme do meu carro realmente disparou..

    Não sei, mas há entre a consciência e o sono, muito mais do que possamos acreditar.

  • Jasiel:

    Uma vez sonhei que tava na escola fazendo uma prova, resolvi colar pesquisando as respostas no Google com o celular, pesquisei alguns assuntos até que o professor percebe e me dá um bronca! Eu acordei! Mas lembrei do que eu pesquisei, e resolvi pesquisar de verdade (acordado) e uma coisa muito estranha aconteceu, os seis primeiros reultados da pesquisa erá idênticos ao do sonho! Eu pesquisei “Resumo da segunda guerra mundial” Nunca entendi como os resultados eram igual ao do sonho.

  • Carina:

    Uma vez pesquisei sobre o assunto de controlar os próprios sonhos. Comecei a fazer um exercício simples mas que acabou dando certo comigo. Parece bobo falando mas é assim mesmo:
    Sempre que você se deparar com uma situação estranha, você da três pulinhos e fala: – “Será que estou sonhando?”
    Um dia eu estava flutuando e meu cérebro já estava condicionado a perceber as coisas esquisitas e quando dei o terceiro pulinho eu voei bem alto e continuei dormindo, mas estava completamente consciente. Foi muito maravilhoso. Eu podia voar, pensei que queria encontrar com minha irmã que na época estava na Espanha e rapidinho estava lá conversando com ela. Eu recomendo esse exercício.

    • daiane:

      voce pode me falar como e esse esercicio por que quando temto fazer progesao astral nunca da certo eu estou temtando deis do ano passado por favor me ajude

  • francefran:

    eu sempre sonho com cobra.

    • Suelen Cristina:

      KKKKKK, dois então. Ruim foi quando era uma cobra e um jacaré, e a cobra falava comigo, me pedia pra deixar ela me devorar, porque ela ia comer rapidinho e o jacaré ia me mastigar e ia doer mais.. Tenso.. kkkkkk
      Pensa em qual eu escolhi.. kkkkkk

  • alacleiton:

    Eu nem sei si sonho,nunca me lembro de nada.Simplesmente deito,durmo e acordo no outro dia.

  • vinicius gabriel:

    eu ja tive um sonho lucido, eu controlava meu proprio corpo e sabia que era um sonho. po, eh animal, mas soh foi uma vez. eu procurei na internet como fazer

    • Toinho:

      Eu raramente tenho sonhos lúcidos, eu boto na minha cabeça que, quando eu estiver em um cenário que não for minha casa de verdade, ou qualquer coisa fora da minha realidade, eu penso que estou sonhando e tento tomar o controle da situação, mesmo que eu quase nunca tenha pesadelos…

    • bella.:

      e vc acho na net?

  • agatha:

    Quando eu penso muito em alguem eu consigo sonhar com ela. E eu tenho um diario onde escRevo oq eu sonhei e isso ajuda a eu me lembrar com facilidade o q sonhei.

  • Lúcia:

    Algo interessante quando sonho é que, se meu sonho se passa à luz do dia, muda para noite se passo por alguma aflição repentina. Por exemplo, é dia no meu sonho, mas se aparece um cachorro feroz e me acua, anoitece de vez.

  • vera:

    Eu por exemplo qnd é realcionado as pessoas muito proximas, ex: irmaos, filhos marido, e de mim, acabo tendo algumas revelaçoes.Eu tenho 3 filhos e antes mesmo de desconfiar de gravidez, sonhei comigo gravida.Detalhe somente sonhei comigo neste estado 3 vezes, é meio bizarro, tenho medo, pois ja sonhei com problemas no serviço de meu marido e com a gravidez de minha irma.Morro de medo de que em destes sonhos venha um óbito.muito medo!!

  • rayane:

    a imagem 3 é assustadora

  • Simone sousa moreira:

    Acredito e sou fissurada nesse negocio de sonhos, sempre quando sonho, procuro saber o significado.

  • PAULO RODRIGUES:

    Engraçado… quando eu estou sonhando e acordo no meio de uma “cena” em que me deixou muito curioso, eu simplesmente procuro dormir novamente concentrando-me no ponto em que o sonho foi interrompido e consigo dar sequência ao mesmo.
    agora a pior coisa é quando eu sonho e na hora que acordo para em siguida contar à minha mulher dá um branco!!!! Que droga!!!!

    • Toinho:

      Às vezes eu sonho com a mesma coisa duas vezes, neste caso eu tento fazer tudo de modo que fique mais proveitoso para mim… E tento até dar uma continuação!

  • leandro:

    Eu sempre sonho que estou num barranco de um arroio de agua suja cheio de favelas em volta, isso ja faz uns 10 anos, parece sempre o mesmo filme, o que será?

    • leandro:

      talvês em 21.12.2012 o mundo vai acabar em tissuname.

    • Bronu Caser:

      Que você vai ficar pobre.

  • EliBrazil:

    E a Samara do poço? Entra onde?

  • karlloz:

    Eu só queria sabe porque quando o sonho é muito bom
    sempre alquém me acorda.

  • PredadorXD:

    Sou programador, e já resolvi inúmeros problemas durante meus sonhos.

    • Gabriel:

      po velho me ex professor ele é programador e e com ele ja aconteceu isso umas 2 vezes sera que existe alguma explicação pra isso?
      achei bem interessante vc comentar isso 😉

    • leandro:

      o predador ta com a foto do glauco, quem diria o glauco já tem seguidores, rsrsrs.

    • Jonatas:

      Com qual linguagem mais trabalha? Eu uso muito o pyton, pelo blender.

  • Pedro:

    jose quando os mamonas assasinas morreram antes aconteceram 2 coisas um deles sonhou q o aviao ia cair como vc disse e eles fizeram uma musica com o jeito que eles morreram depois

  • Pedro:

    voces dois gabriel e mariannaG verdade aquela imagem e assustadora

  • Pedro:

    sabe a numero 1 la e nos EUA olha nas notas e dollar

  • T.K:

    E quem sonha com uma piscina de dinheiro? 🙂

    • Thomas:

      Tio Patinhas?

  • Marte:

    “Eu tive um sonho…”

  • comprar herbalife:

    Os `corujas `são mais propensos aos sonhos macabros. Concordo. O tempo em que eu dormia mais tarde, tinha mais pesadelos. Não entendo os sonhos como algo `espiritual`, tudo tem uma explicação psicologia. Excelente matéria, ainda há muito o que se explicar sobre sonhos.

    • Toinho:

      Meus sonhos são inexplicáveis!

      Sempre sonho com alguém diferente de mim, e essa pessoa muda também a cada dia, às vezes eu sonho comigo mesmo no futuro, mais gordo, menor, maior e sempre com uma família diferente, em uma cidade diferente, tudo diferente do normal, e eu começo a viver como se fosse a realidade, raramente percebo que é um sonho…

      Talvez indique grandes mudanças na minha vida no futuro, quem sabe?

  • José Calasans:

    Dizem que algumas pessoas tem sonhos premonitórios,alguns casos ficaram conhecidos,como no naufrágio do titanic,houve relatos de passageiros que desistiram de viajar pois sonharam com o navio afundando,outro caso recente e isso ficou registrado,foi um dos integrantes do conjunto mamonas assassinas,ele deu entrevista num programa de televisão,onde disse ter sonhado que o avião havia caído e todos morriam,o que de fato acabou por acontecer.

    • Andrody:

      Eu mesmo sonhei que meu avião iria cair antes de viajar para Recife… advinha… é ele não caiu.

      A maioria das pessoas quando vai se submeter a um potencial risco desconhecido planejado com antecedência, acaba sonhando com um possível desastre. É óbvio que 99% das vezes o sonho não se realiza. Mas quando de vez em quando ocorre uma coincidência e realmente ocorre um desastre… pimba… mais um profeta foi descoberto!

    • Z:

      Andrody tirou as palavras da minha boca. Acho tudo fascinante sobre os sonhos, mas as pessoas não podem confundir sonhos com profecias.

  • Vander:

    Mentira, sempre joguei DOOM regularmente há mais de uma década e nunca sonhei sequer com uma das bestas do jogo.

    • André:

      Porque pensando pela lógica, o gráfico do jogo não é nada real, e por isso o cérebro não associa as imagens vista desse jogo com algo que poderia acontecer…

    • Toinho:

      Eu já tentei sonhar com pokémon, só que eles ficaram meio disformes… eu tinha um totodile (nunca quis ter um totodile) e estava tentando salvar um pikachu e um cyndaquil de um náufrago… … …

  • Flor de Lis:

    Sonhos são extremamente interessantes. Quem dera se conseguíssemos descobrir todos os mistérios por trás desse fascínio que são os sonhos.

    • Jonatas:

      Precisamos de mais Freuds… Uma coisa é estudar muito e ser capacitado, outra é já nascer sendo uma genialidade.

    • Jonatas:

      Se tu sabe mais que ele tenta marcar a historia do jeito que ele marcou, sabetudo.

  • Maria Emilia:

    acho fascinante estes estudos sobre sonhos, pior que cada um de nós já se encaixou num destes episódios.

  • Gyver:

    Oh não… eu ás vezes quando sonho que estou a correr a fugir de algo mexo as pernas e dou chutes. Se isso é sinal de demência e parkinson no futuro eu tou tramado!

  • Patrix:

    Eu pratico o sonho lúcido.. ou viagem astral. Posso afirmar que é muito interessante, mas não existe nada de mágico.
    Utilizar o subconsciente para voar e fazer coisas fantásticas é muito relaxante, apesar de o dia seguinte você acordar exausto… Existem várias técnicas, uma delas é a auto hipnose.

    • Toinho:

      Me ensina #___ __ _# como faz?

  • Jonatas:

    O Sonho lúcido é um dos grandes estudos do presente e do futuro.

  • Jonatas:

    O Sonho lúcido é um dos grandes estudos do presente e do futuro. Em especiais ocasiões, consigo tal proeza, e chego a elaborar soluções de códigos de programação e animações de imagens em 3d, teconologias com as quais trabalho. Acredito que ao ter domínio disso, conseguiremos resolver problemas durante o sono de forma melhor do que acordados, porque quando durmimos nosso cérebro continua a mil por hora, logo temos mais processamento mental a nossa disposição.

  • Ana Lourenço da Rosa:

    Sensacional este artigo dos sonhos! Li atentamente e não posso comentar dobre todas as pesquisas; pois sou ultra-leiga no assunto. Mas, o que me chamou a atenção foi a questão de sonhar algo relacionado a algum fato extraordinário, difícil de interpretação; aí quando eu acordo reflito sobre o que aconteceu durante o sonho e, jogo aquilo para o meu cérebro procurar alguma pista que eu preciso para resolver problemas do dia a dia. Esse jeito de lidar com os meus sonhos têm me dado tão certo, que eu gostaria de sonhar mais, muito mais. Por exemplo, após eu ter feito esse exercício de pedir ao cérebro uma solução – daí, me pego sem lembrar de onde foi que eu consegui pensar ou lembrar, de onde veio aquela solução tão adequada e que eu, na vida real, jamais poderia ser tão inteligente a ponto de estabelecer um hipótese tão perfeita para resolver ou prevenir de alguma coisa que não pode ou poderia acontecer. Baseado nisso eu escrevo todos os dias no meu diário, assim: coisas acontecidas e não acontecidas que precisavam acontecer para eu poder me prevenir de coisa ruins. As boas eu deixo correr soltas, se acontecer, ótimo, o máximo que poderá acontecer, é não acontecer.Mas sendo a boa esperada, então, não haverá estrago nenhum. Tudo fica do jeito que estava. Eu estudo a TEORIA da COMPLEXIDADE, de Edgard MORIN, tem me ajudado em tudo na vida pessoal, política, financeira, social e científica, etc. Tenho inúmeros relatos nessa área de sonhos, bons e ruins. Isso é inevitável. Não adianta você querer fugir disso – ninguém escapa de uma pré-intuição. Tudo acontece mesmo. Às vezes, eu até já me previno, pensando de como consertar alguma coisa ligada a um determinado sonho. E isso pode acontecer mesmo sem ter sonhado nada. Vem do seu próprio incosciente. E por vai longe a coisa! Ana Lourenço da Rosa/OSEC/Tocantins/Brasil.

  • Ju:

    Interessante matéria.
    Mas o mais interessante é que ainda há muitas coisas sobre os sonhos para descobrirmos.

    • bella.:

      com certeza, pois já sonhei mais de 15 vezes com a mesma coisa, mas nunca descobri o q significava aquele sonho!

  • Gabriel:

    tenho que admitir que fiquei com medo da imagem 3 kkkkkkk WOW :S

    • MariannaG:

      tenha certeza de que não foi o único! huahua

Deixe seu comentário!