9 dicas para aumentar sua energia

Por , em 20.08.2011

Falta de disposição e energia pode ser curadas com muitos remédios naturais, sem falar em atitudes básicas como dormir e se alimentar bem. Faça pequenas mudanças no seu dia a dia que podem dar um impulso na sua energia!

1 – Coma cereais no café da manhã

Alimentos ricos em fibras são uma boa pedida como primeira refeição do dia. Um estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) constatou que consumidores de cereais no café apresentam 10% de redução de fadiga, menor chance de depressão e maior capacidade cognitiva. Uma teoria, não confirmada, é que as fibras tornam mais lenta a absorção dos alimentos no estômago, o que mantém alto nível de açúcar no sangue por mais tempo.

2 – Saiba como tomar café

Não é segredo que a cafeína nos deixa alerta. Mas é preciso saber como tomá-la. Em primeiro lugar, nunca exagere na quantidade ingerida de uma só vez; muito café em uma única tacada não é algo saudável. Tome várias doses pequenas ao longo do dia, distribua seu consumo de café. Prefira, por fim, não beber muito depressa, pois a cafeína é melhor absorvida se for ingerida em pequenos goles.

3 – Faça mais e menores refeições

Da mesma forma que você beber café, alimente-se. Ao invés de se empanturrar no almoço e na janta e não comer nada nesse intervalo, tente almoçar menos, jantar menos, e fazer pequenos lanches a cada três ou quatro horas. Isso ajuda a manter alto o nível de açúcar no sangue por mais tempo, o que evita quedas de disposição repentinas no meio da tarde, por exemplo.

4 – Beba água

Todos os médicos batem frequentemente nessa tecla e pouca gente segue a dica, mas é muito necessário tomar bastante água. Em alguns casos, o cansaço nada mais é do que sintoma de desidratação. E as quantidades não precisam ser absurdas; mais uma vez, siga a regra de beber pouca água, mas frequentemente. Isso serve tanto para sedentários quanto para atletas. Um recente estudo com esportistas verificou que 92% sentiram fadiga ao beber água abaixo da quantidade recomendada por quinze horas.

5 – Beba mais chá

Uma xícara de chá apresenta uma combinação interessante para te deixar alerta durante o dia. A mistura de cafeína e o aminoácido L-teanina é considerada estimulante, e auxilia nos reflexos rápidos e na memória. Pesquisadores britânicos vão ainda mais longe, afirmando que o chá preto auxilia no combate ao stress. Em um estudo da University College London (Inglaterra), os pesquisados que beberam chá quatro vezes por dia, durante seis semanas, apresentaram níveis reduzidos de cortisol, o hormônio do stress.

6 – Imite a refeição dos seus filhos

Chega a ser engraçado, mas o período da vida em que a pessoa melhor se alimenta é geralmente na infância, quando os pais escolhem os alimentos mais nutritivos. Em uma típica refeição infantil americana, as crianças comem bananas e manteiga de amendoim. A banana é rica em potássio, mineral responsável por converter o açúcar no sangue em energia. Manteiga de amendoim, por sua vez, é rica em magnésio, mineral de função semelhante. Vegetais, feijão, frutas e nozes também são ricas em magnésio.

7 – Caminhe

Pequenas caminhadas são úteis para uma série de melhoramentos no seu corpo. Não é necessário fazer grandes caminhadas: dez minutos por dia são o suficiente. Uma pesquisa indicou que andar esse pequeno período diariamente proporcionou às mulheres pesquisadas 18% a mais de energia após seis meses. Além desse impulso, tais mulheres reportaram maior autoestima, menos dores, além de fazer atividades simples, como subir escadas, com maior facilidade.

8 – Ouça música

No trabalho ou em casa, pode ser uma boa pedida ouvir música regularmente. Uma pesquisa comparou, dentro de uma empresa, funcionários que ouvem música e os que não ouvem. Os portadores de iPods e similares foram registrados como sendo 10% mais produtivos do que o grupo sem música.

9 – Plante flores nos ambientes em que convive

Uma pesquisa da empresa Texas A&M, nos EUA, incentivou alguns funcionários a plantar flores no ambiente de trabalho para tornar o lugar mais alegre. Após certo tempo, constataram que estes trabalhadores tiveram ideias mais criativas do que aqueles sem vegetais ao redor de si. Outro estudo americano colocou pessoas para trabalhar com flores na escrivaninha, e concluiu que estas eram menos estressadas após um dia de trabalho.[MSN]

36 comentários

  • Lúx Ilumi:

    ..Eu aprecio muito um bom café( com pouco açúcar), dá energia e até ajuda a emagrecer porque diminui a fome.

  • Marco Antônio:

    Prezada Stephanie,

    Parabéns pelo seu artigo – foi de suma importância para mim, ler seu artigo e aprender um pouco mais sobre os hábitos saudáveis que devemos ir personalizando, conforme nossa rotina.

    Obrigado!

  • José Calasans.:

    Todas essas dicas são muito importantes,a unica observação é em relação a se ouvir música em quanto caminha na rua,pois com a violência em alta é muito perigoso ficar sem perceber os sons do meio ambiente,a pessoa pode ser pega desprevinida.

    • wilsonr:

      concordo plenamente, vejo, sempre pessoas com celulares e outros, o tempo todo noso ouvidos, isto tira a atenção e embota os sentidos. estas pessoas são alvos preferidos dos meliantes. o bandido se aproxima, dá uma gravata e toma as coisa da pessoa, ou pior no caso de mulheres. hoje tem tudo o que é cretino, estrupradores e outros piores.

      atenção o tempo todo é muito saudável.
      bem lembrado!!!

  • Danorton Tadeu:

    Todas as dicas fornecidas são importantes e bem vindas. Porem vale não esquecer que nossa energia depende muito do “eu interior” do estado de espírito. Mantenha bons pensamentos, boa disposição para ajudar sem interesse, sintonize com as forças positivas do universo, a energia boa está a disposição de qualquer um de nós, siga as dicas alimentares e boa vida. Não esqueça de ter sempre um sorriso nos lábios, ele aumenta as chances de termos uma vida saudavel.

  • Edmar:

    E interessante ver estas explicações puramente materialistas tentando explicar as coisas. O que dizer da perseverança, determinação, raça, vontade, teimosia, responsabilidade, sonhos, esforços e outros atributos de caráter ou espírito como queira, que nos fazem correr mesmo com fome, dor, medo, má vontade e até mesmo preguiça. Para o corpo físico existem os motivadores, como os apresentados nesta matéria, mas existem também os inibidores. Para o espírito existem também os atributos motivadores e inibidores. Vou descrevê-los para quem? Ninguém quer saber disso. Só queremos farra e falsidades. escutar somente o que agrada. Fui.

  • leticia:

    Patrícia, tem q estudar mais.

  • catarrão:

    não como cereais, nem no cafe nem em outra hora do dia, não gosto de cafe, como muito de uma so vez e fico longos periodos sem comer, não gosto muito de beber agua, nao bebo chá, nao tenho filhos, não caminho, odeio muisica e tenho alergia a flores… nunca tive problemas com falta de energia.

    • roystoneo:

      catarrão, você deveria se oferecer a alguma universidade inglesa ou americana para ser devidamente pesquisado.

    • valquiria:

      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr,essa foi otima

    • zeus:

      …Deve ser difícil viver assim!!!-Não gosta de nada logo não vive;vegeta.

  • Higor:

    A maior parte das pessoas não faz isso hoje em dia :/

  • Vagner:

    A informação número 8 é fundamental nos meus dias… definitivamente, sem música não dá.

  • luis mania:

    sensacional

  • ALX:

    Acho q esse negocio de alimentação regrada pouco importa, o mais importante mesmo é SABER VIVER. Engraçado q nem colocaram o chocolate ai na lista né? Tem energetico melhor do q ele? Isso depois de uma gatinha claro kkkkkkkkkk

  • Kel:

    Gostei da dica

  • jorge d s escalla:

    “nos teimamos em não acreditar,mas e só observar,nos somos igual a natureza.

    • Marianna:

      Nós somos a própria natureza!

  • Você vê aquilo que quer ver!!!!:

    E aonde tem flores nesta imagem?????????

  • Bernadete Barata de Morais:

    Vida saudavel !

  • Gelson:

    A falta de uma fé em Deus associado a falta de dinheiro acarreta todo tipo de doença, aconselho investir em titulo que tenha sorteios e viva na axpectativa de ser sorteado amanham o resto é só alegria!

  • luciana:

    Ter uma vida saldavel e bem melhor, adoro fazer caminhada, gosto de me alimentar bem, beber muita agua, e musica é bom para todos os males.
    Mente sá corpo sá, ai não precisamos de mais nada tendo essas duas coisas viveremos em armonia com a gente e com que vive ao redor da gente.

    • next:

      SaUdável deriva de saÚde, se escreve com U e não com L
      O certo é mente sã (com acento til) e não sá (com acento agudo)
      E harmonia tem H

  • sueli ap ferreira:

    ha dias que venho reparando,a minha boca fica seca,sou hipertnsa,sera que é os remdios que tomo devido,a pressão alta

  • Deby e Loid:

    Quando aumenta sua renda a energia aumenta também.

  • patricia:

    eu estodo muito e as vezes o stress quer me domar, preciso de raciocinar e o cansaço e fadiga tomam conta de mim, agora com essas dicas com certeza minha vida vai ser outra, obrigado

    • LUCAS:

      ta precisando estudar mais Patricia.
      “Estodo”, “preciso de raciocinar”…te liga menina! 😀

    • valquiria:

      ai sabe em garoto,eu gosti,rsrsrs

  • silviojbmaia:

    Tendência nos dias úteis é concentrar no trabalho o tempo, o que faz oportuna -e lucrativa- uma refeição tipo biscoitos naturais ou coisa parecida com todos os nutrientes, para que a pessoa vá comendo ao longo dos dias mais atarefados, e inclusive assim possa emagrecer, sem prejudicar a saúde, mas começando o dia com caminhada (pegar condução uns dois pontos além etc.); alternando com dias almoçando em restaurante para relaxar e não monotonizar.

  • marcos:

    Beber uma cervejinha também e muito bom como 10ª dica..

    • Flor de Lis:

      é… se ficar só numa cervejinha vale pra relaxar sim; mais que isso é pedir pra morrer num acidente automobilístico ou depois de alguns anos em decorrência de enfermidade hepática.

    • Deep:

      De preferência uma cerveja do tipo stout! PRETA! Uma única, quase como remédio! As do tipo Ale (vermelhas) tb são indicadas assim como as Weiss (de trigo!) caso o cidadão não se dê com as pretas!

  • Rodrigo:

    “Isso ajuda a manter alto o nível de açúcar no sangue por mais tempo, o que evita quedas de disposição repentinas no meio da tarde, por exemplo.”

    Mas esse constante nível alto de açúcar não pode acabar provocando uma diabetes no futuro?

    E a estória do jejum?
    https://hypescience.com/estudo-constata-que-jejum-pode-fazer-bem-para-a-saude/

    • silviojbmaia:

      Rodrigo, nosso organismo, máquina das máquinas, está configurado até para trabalhar excessos, quanto mais para uma constante manutenção no nível. Jejum é bom quando se come alguma coisa ruim etc. Não sou médico mas sou muito curioso e de médico e doido todo mundo tem um pouco rs.

    • igor:

      ele esta dando dicas sobre como manter a energia alta e isso só com carboidrato(açúcar e um tipo) mesmo pois e o nosso combustível quanto a diabetes comer açúcar não causa diabetes ela se da por fatores genéticos ou obesidade ou os dois juntos,existe essa falsa associação causa e efeito com o açúcar devido ao fato de pessoas diabéticas não poderem ingeri-lo em excesso mas isso se deve justamente ao fato de serem diabéticas não e a causa mais quando se tem a doença não se deve exagerar no carboidrato

  • CarlosEdu:

    Interssanteas dicas ,tentarei seguir algumas.obs: alguem ai sabe ou conhece alimentos ricos em potassio porque nao suporto bananas. Dica ao blog : adicione um site para tablets! Estou assesando via Android e ta dificil.! Por isso os erros de portugues.

Deixe seu comentário!