Estudo constata que jejum pode fazer bem para a saúde

Por , em 22.04.2011
O jejum sempre foi associada a rituais religiosos, dietas e protestos políticos. Agora, porém, pesquisadores do Centro Médico Intermountain, em Utah, Estados Unidos, encontraram evidências de que se abster de comida de vez em quando também faz bem para o coração e para a saúde como um todo.

Os cardiologistas relatam que o jejum reduz os riscos de doença arterial coronariana (caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos em decorrência do espessamento das artérias) e diabetes. Por outro lado, são notadas alterações significativas nos níveis de colesterol no sangue. Tanto o diabetes quanto o colesterol elevado são fatores de risco conhecidos para a doença arterial coronariana.

Os resultados foram apresentados em 03 de abril, nas sessões científicas anuais do Colégio Americano de Cardiologia, em Nova Orleans.

O estudo recente amplia as descoberta de outra pesquisa realizada pelo mesmo centro médico quatro anos atrás, que revelou a associação entre jejum e redução no risco da doença cardíaca – principal causa de morte entre homens e mulheres dos Estados Unidos. Na nova pesquisa, o jejum também mostrou ser eficiente para reduzir outros fatores de risco cardíaco como os triglicerídeos, o peso e os níveis de açúcar no sangue.

“Esses estudos anteriores demonstram que a nossa descoberta mais recente não foi um acontecimento fortuito”, diz Benjamin Horne, diretor de Epidemiologia e Genética Cardiovascular na Faculdade de Medicina Intermountain e principal investigador da pesquisa. “A confirmação desses pontos positivos relacionados ao jejum levanta novas questões como o jejum melhora a saúde ou se ele simplesmente indica um estilo de vida saudável”.

A nova pesquisa registrou as reações biológicas do organismo durante o período de jejum. Os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C, o “mau” colesterol) e de alta densidade (HDL-C, o “bom” colesterol) aumentaram significativamente: 14% e 6%, respectivamente. Isso elevou a taxa de colesterol total, o que pegou os pesquisadores de surpresa.

“O jejum provoca fome ou estresse. Em resposta, o organismo libera mais colesterol, permitindo utilizar a gordura como fonte de combustível em vez de glicose. Isso diminui o número de células de gordura no corpo”, explica Horne. “Isso é importante porque quanto menos células de gordura no organismo, menor a probabilidade de resistência à insulina, ou diabetes”.

O estudo recente também confirmou resultados anteriores sobre os efeitos do jejum para o hormônio do crescimento humano (HGH). Durante períodos de 24 horas sem comer, o HGH aumentou em uma média de 1.300% nas mulheres, e quase 2.000% nos homens. Isso ocorre porque o hormônio trabalha para proteger a massa muscular e o equilíbrio metabólico – resposta desencadeada e acelerada pela falta de ingestão de alimentos.

Os pesquisadores realizaram dois estudos com mais de 200 indivíduos – tanto pacientes do hospital quando voluntários saudáveis ​​- que foram recrutados no Centro Médico Intermountain. Outros 30 pacientes beberam apenas água e não comeram nada por 24 horas. Eles também foram monitorados ao comer uma dieta normal, durante um período adicional de um dia inteiro. Os exames de sangue e testes físicos foram aplicados para avaliar todos os fatores de risco cardíacos, indícios de risco metabólicos e outros parâmetros de saúde geral.

Embora os resultados tenham sido surpreendentes para os pesquisadores, ainda não é hora de começar a “dieta do jejum”. São necessários novos estudos como esses para determinar totalmente a reação do corpo à falta de comida e seus reais efeitos sobre a saúde humana. Porém, Horne é otimista e acredita que o jejum pode um dia ser prescrito como tratamento para a prevenção de diabetes ou da doença arterial coronariana. [ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

34 comentários

  • Anita Santos:

    Jejum saudável? Pode até ser. Mas num mundo onde a mídia exige beleza física isso aí só serve para fazer apologia a anorexia e bulimia.

  • Vera Lucia2013:

    Olá pessoal, esta dieta funciona mesmo. Eu comecei a dieta em 06/06 estava pesando 71 kilos, em 08/06 subi na balança e para minha alegria perdi 4 kilos. Só que não podemos ultrapassar este prazo, deve ser 5 dias por mês. De acordo com os médicos.

  • Eduardo Oliveira:

    Bom dia caros amigos internautas venho por meio desse canal de informação,esclarecer para todos que esse curso e dimais que bom é oltimo, e pode ser melhor se voçe for bastante corajoso para provar se isso é mesmo verdade.Que as ricas bençãos do sr;Deus recaia sobre todos voçes e familiares,em nome do sr;jesus cristo que bençãos infinitas venha sobre todos vós que ensina,e que esta aprendendo constantemente com humildade e amor para com todos que gosta de passar o conhecimento,pois a nossa vida é assim é dando que se recebe, o que voçe planta um dia voçe colhe na medida que voçe plantou, essa é uma lei divina esta registrada na palavra de Deus a biblia sagrada.Quero aqui expor um pedido de ajuda financeira se alguem poder me ajudar que Deus vós abençoe mais e +++infinitamente,pois eu tenho um projeto que é trabalhar para me mesmo eu vou abrir uma pequena mercearia,pois eu sou um homem trabalhador custumo sempre trabalhar para conquistar os meus objetivos com os meus esforços e a ajuda de Deus.Mais quero vós pedir humildemente que por favor me ajude pois eu não tenho condições de prosseguir sózinho,pois o custo financeiro é alto em torno de 60,000,00 cessenta mil reais o ponto comercial mais é de frente de rua por isso esse valor,espero poder contar com vossas colaborações e que Deus o criador do universo o que nós dar o folego de vida a respiração para sobrevivermos vós retribua a cada um de vós,pois bem minha conta e banco itau ag;1510 ,conta c/c ,53093-2 ,o favorecido sou eu eduardo o dos santos grato e que Deus continue vos abençoando a cada um e familiares,e todos os que gostaria mais que no momento não tem condições que jesus cristo vos abençoe do mesmo jeito com todas as sortes de bençãos.

  • João Batista:

    João/15/08/2011.E se fazer o jejum com soro caseiro agua,açucar e sal seria uma boa para idratar.

  • Miriam Raumer:

    Aqui na Alemanha foi lancado um livro do Dr. Hellmut Lützner
    que se chama:Jejum de 5 dias,2 dias sao de preparacao para o ínicio e outros dois sao de preparacao para sair do jejum devagar.O jejum consiste em tomar apenas líquidos como canja,suco,chá e água durante 5 cinco dias.Bem na tentativa de faze-lo perdi mais de 25 kilos(tentativa porque passei o dia tomando líquidos mas á noite tive que comer)o ínicio foi horrível sentia tremores,dores de cabeca mas com o tempo consegui vencer.Hoje tenho meu peso ideal e nenhuma dor nas pernas e pés ou problemas de batimentos cardíacos acelerados ou circulacao sanguínea.

    • Mari:

      25 kilos?? duvido, vc consegue perde 2 kilos no max por dia em jejum , se tiver um metabolismo rápido ainda , se não 1,5 ou menos

    • Tamara Veronezi:

      Mari, acho q ele n quis dizer q perdeu os 25kg me 5 dias… acho q ele quis dizer q ja faz um certo tempo q ele vem fazendo o jejum rs

  • dielson:

    gostei muito!

  • Márcio Antônio:

    Os xamãs fazem jejum, os índios da amazonia fazem o mesmo quando participam do ritual do Ayahuasca, os evangelicos sempre foram instruidos sobre os beneficios do tema. Isto reforça a fé e acrescenta a ciência coisas do espírito. Muito esclarecedora a matéria

  • pedro Sergio:

    legal! eu nunca jejuei mas talvez quem sabe, pode ser, vou tentar, porem, eu acho que consiga,no ano que vem ficar em jejum por alguns minutos!

  • claudemir da silva:

    matéria legal mas quem vai fazer jejum por fazer eu acho q não é tão simples assim

  • Magda Patalógica:

    Caro Erto… “quase cErto”

    Ou você está querendo aparecer ou não entendeu lhufas de pitibiripa.

    Que tal, ao invés de taxar como “pregação”, comentar o que concorda ou discorda no texto do pastor?
    Ademais, euzinha aqui iniciei minha opinião avisando que não sou evangélica. Não leste?

    O texto JEJUM RELIGIOSO está perfeitamente encaixado no escopo da matéria.
    Mas parece que você não sacou nada. Sorry.

    É por essas e outras que ando pensando em parar de opinar neste espaço.

    Fui.

  • Erto:

    Fala sério, pregação aqui não né?
    O site é científico com abrangência geral e não um meio para pregações seja ela qual for.

    Com certeza vão me negativar por isso.

    Mas acho que as pessoas deveriam pregar em lugares próprio não gastar o seu latim num site como esse.

  • Evandro:

    Interessante, a escritora norte-americana, Ellen G. White havia escrito em seu livro “Conselhos Sobre Regime Alimentar”, que seria de grande beneficio para a saúde do homem fazer jejum de vez enquando, até mesmo uma vez por semana seria muito bom. Todavia, ela escreveu isso há mais de 100 anos.

  • Magda Patalógica:

    Sobre o jejum religioso:

    Como já informei aqui, não sou evangélica. Sou Espiritualista independente e assim sendo, me dou ampla liberdade para circular por todas as religiões e doutrinas.

    Insiro abaixo alguns trechos interessantes do artigo do pastor Raimundo de Oliveira, da Igreja Presbiteriana Independente.

    (Gostei muito)
    ———————————————-
    1.Jejum e oração estão interligados.

    2.Jejum disciplina o corpo, tornando-o um instrumento útil para Deus e seu serviço na terra (1 Co 9.27).

    3.Quando jejuamos estamos afirmando que o estômago não é o nosso Deus (Fp 3.19).

    4.Evitemos jejuar à aflição apenas como forma de dar atestado d compaixão por nós mesmos. O mérito do jejum em período de grande aflição, consiste em que ele fere de morte o ego, torna a nossa oração mais eficaz e aciona o livramento divino.

    5.Se o jejum não fizer o nosso coração manso e humilde, acessível ao arrependimento, tem menos valor que uma greve de fome.

    6.Embora os aspectos físicos do jejum nos deixem tantas vezes curiosos, jamais devemos esquecer-nos de que a principal obra do jejum bíblico está no reino espiritual.

    TODO CRISTÃO DEVE FAZER JEJUM?

    7.A resposta nua e crua é: Não.
    a)Somente devem jejuar aqueles que tiverem condições físicas para isto.
    b)Somente devem jejuar aqueles que espontaneamente e voluntariamente compreendem e aceitam o jejum como um recurso especial de Deus para que o seu servo ou o seu povo possa aproximar-se mais e consagrar-se mais à sua obra.

    8.Fica evidente, no estudo bíblico da relação dos cristãos com o jejum, que Jesus não instituiu nenhum dia de jejum para a igreja, quer público, quer privado.

    9.Não há também, nenhuma indicação de que ele ordenou o jejum como um ato usual de devoção. O que ele ensinou é que haverá tempos de profunda preocupação, quando o jejum será um companheiro natural de nossas orações. Isto parece ser exatamente o que era praticado na igreja de Antioquia, e por Paulo e Barnabé (Atos 13:3; 14:23) e deveria ser nosso guia atualmente.

    10.Clara é, portanto, a importância e as benesses do jejum bíblico para a vida a cristã, porém, é preciso estar consciente do espírito que deve nortear essa prática, sob o risco de o jejum se tornar nulo, nada mais que uma dieta alimentar ou uma greve de fome sem valor espiritual.

    11.Jejuar não é obrigação, mas um recurso espiritual. A Palavra de Deus não nos impõe uma norma para o jejum, mas nos aponta-o como um dos grandes instrumentos de consagração, para edificação do povo e canal de bênçãos.

    12.A pessoa se sente mais feliz quando domina os seus desejos, porque fica mais forte espiritualmente.
    ———————————————-
    O autor é pastor na cidade de Teresina – Piauí.

  • Esmeralda:

    Sem comentario, pois sou evangelica e sempre que posso em prol da fidelidade do Senhor e das bençãos alcançadas, faço jejum sim e adoro. Me sinto leve…

  • Silvio:

    Caros Denommus e Magda Patalógica,

    Na minha opinião, o fato da pesquisa ter sido feita em Utah não a desqualifica. Muito pelo contrário inclusive, pois os Mórmons são conhecidos pela sua honestidade e imparcialidade, além do mais se vc verificar outros indicadores de saúde lá de Salt Lake, poderá constatar que o modo de vida Mórmon, traz uma série de benefícios à saúde!!

  • Erto:

    Não sou religioso, longe disso.
    Mas o jejum para mim é bem natural.
    Não me considero mais saudável por isso. Além do que o meu jejum é o seguinte: Acordo às 6hrs, não sinto fome e nem consigo comer nem beber até as 9hrs, então vem o rítimo do trabalho e esqueço completamente que estou em jejum, só me lembro por volta das 11:30 quando se aproxima o horário de almoço.
    Enfim, acredito de tudo seja uma questão de adaptação também. O grande lance das dietas é serem radicais, se você for mudando sutilmente os próprios hábitos verá que poderá fazer milagres sem ter de ir a igreja. (só uma piada heim pessoal?)

  • Bernadete Barata de Morais:

    Faça jejum, so tem a lucrar..
    mais energia na sua vida.

  • philokiko:

    Jesus Cristo ja recomendava o jejum a dois mil anos.

  • sueli:

    queria muito fazer jejum,mas nunca consegui,agora com esta materia,eu acho ke vou conseguir um abraço FELIZ PASCOA PRA TODOS NOS

  • Radeir:

    Melhor que jejuar 24 horas é fazer o “Jejum Consciente” que é o incrível “Repouso Fisiológico”, primeiro o de 21 dias, depois, por 30 dias seguidos – jejum total- sem água ou qualquer alimento sólido .

    Bobo quem pensa que vai morrer de fome se entrar nesse processo de limpeza física e mental , ao contrário, haverá uma renovação substancial pela ausência de entrada de ‘ corpos estranhos’ no organismo e é aí que toda a máquina vai se limpar, expulsar células mortas ou doentes, regenerando cada órgão e harmonizando-os à exercerem com mais eficiência as suas funções.

    Há quem diga que este Repouso Fisiológico, chamado também de Jejum Consciente tem o poder de eliminar a maior parte das doenças, inclusive as doenças genéticas que ainda não se manifestaram. E o mais fantástico é que tem a capacidade de expandir a consciência de modo irreversível . Eu já fiz de 22 dias e pretendo repetir o processo ,me dando ao luxo de jejuar por 30 dias e depois o “Jejum Crístico” de 40 dias.

    Não é brincadeira e não se faz este jejum por mera curiosidade ou experiência – este processo é uma tomada de atitude, absolutamente saudável, nada tem com religião, mas um encontro no mais íntimo de si , verdadeiro ensaio de autoconhecimento,para aprender organizar e dominar a energia vital – Mente e corpo se harmonizam sem dúvida!

  • luciano pinto araujo:

    bem,em primeiro lugar, é um tema muito bom,segundo eu faço
    minhas as mesmas palavras da magda patálogica pó ela falou tudo.

  • José Ricardo:

    Minha mãe não me deixa fazer jejum,estou acima do peso e ela me chama de desnutrido.Vou mandar ela lê essa matéria quem sabe eu tire proveito disso.?

  • Silvio:

    Oi, Edson:

    Dê uma espiada no site abaixo.
    Há um texto com várias dicas sobre o jejum, extraído do livreto “Praticas de jejum do Mons. Jonas Abib”

    http://filhosdoimaculado.com/blogs/?p=438

    Abs:
    Silvio

  • laender:

    Realmente o jejum de 24 horas é ótimo para limpar o corpo de impurezas. Bebendo somente água durante este período há uma verdadeira faxina no interior de nosso corpo e digo mais se for acompanhado de uma boa caminhada, acelera ainda mais o seu benefício.

  • edson:

    para uma pessoa fisicamente normal e com saude regular, como seria um jejum sem muita agressividade?

  • Magda Patalógica:

    Oi, Denommus.

    Concordo plenamente com você, no quesito Utah.
    Caso o estudo abrangesse outras regiões, seria mais confiável, num país onde os médicos estão espantados com o aumento da população obesa.

    O jejum alimentar precisa ser mais bem estudado, pois não é indicado a todo mundo. Apenas para os bem saudáveis, segundo orientam os endocrinologistas.
    Meu tio, sendo diabético, é obrigado por determinação médica a comer de quatro em quatro horas, para não ter uma descompensação glicêmica.

    Mesmo no caso de jejum religioso, estão dispensados os idosos, doentes, mulheres grávidas e crianças.

    Por outro lado, haveremos de observar que Moisés instituiu o jejum àquele povo indisciplinado que partia para o deserto e precisava administrar muito bem suas provisões de comida, para manter a sobrevivência.

    Eu acho o jejum muito legal, quando feito numa boa, sem stress, num feriado ou sem data obrigatória.

    Digo num feriado, porque sair cedo de casa na segundona para trabalhar, com o estômago vazio, ficar o dia todo sem comida, à noite ir para a faculdade e conseguir voltar para casa sem desmaiar, deve ser a maior tortura e nada tem a ver com a filosofia do jejum.

    Um jejum equilibrado faz a gente olhar para si mesmo, convida à reflexão e à oração.

    E quanto ao jejum de sexo? Alguém por aqui tem vocação prá fazer? (rss)

    Fui.

  • Claudio:

    Mais da metade da população Brasileira faz jejum “NA MARRA”.

  • bronce:

    Eu sinto-me mais fraco, e se não como no pequeno-almoço, no almoço devoro tudo a triplicar.

  • alessandro:

    todas as vezes que faço jejum me sinto mais forte fisicamente e psicologicamente ! agora ja sei o porquê?

  • jerry wendel:

    muitas coisas Deus já disse o que fazer mesmo sem o homem saber o porque, pois até hoje ele, o homem, não tem capacidade pra saber como funcionam as coisas, os homens estudam e a cada dia descobrem algo novo.
    .
    .
    os cientetistas so provaram com dados o que os religiosos já sabiam a muitos séculos, mesmo sem saber o porque do jejum, mas sabiam que era bom, pois foi Deus que ordenou!
    E isso basta!!!

  • Denommus:

    Quando eu li “Utah”, tirei os créditos da pesquisa.

    A população de Utah é majoritariamente mórmon, e os mórmons praticam jejum de 24 horas uma vez por mês. A pesquisa é parcial.

  • Fabio Souza:

    Sou adepto do jejum desde a pré adolescência simplesmente porque me sinto mais forte e saudável

    Além do comentado na matéria, percebi que após o jejum excreto resíduos que se aglomeravam nos intestinos e que dificilmente iriam sair sem a interrupção da alimentação.

    Jejum é uma grande limpeza !

    Espero que a ciência prove o que eu intuo faz anos,

Deixe seu comentário!