Reino Unido: petições online pedem a volta da pena da morte

Por , em 4.08.2011

No Reino Unido, as primeiras “e-petições” (petições online, também famosas no Brasil), que permitem que o público induza debates parlamentares se obterem apoio suficiente, foram publicados pelo governo.

Entre a lista de exigências das petições, o retorno da pena de morte é a mais comum, com dezenas de ativistas clamando por ela.

Outras sugestões incluem sair da União Europeia, o anonimato para os réus acusados de estupro e a limitação dos alimentos na prisão a apenas pão e água.

As petições com mais de 100.000 assinaturas podem levar a um amplo debate na Câmara dos Comuns. O governo alertou os deputados para não “ignorar” as sugestões do público.

Estaria a população do Reino Unido sendo “maldosa” demais? 40 das primeiras 169 petições publicadas pediam o retorno da pena de morte, e várias diziam que o Reino Unido deveria deixar a União Europeia ou retirar-se da Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Uma petição até demanda que as dietas dos prisioneiros fossem restritas a pão e água, como nos “bons velhos tempos”.

No entanto, 7 apelavam para a pena de morte não ser reintegrada. Uma petição recomendava a transmissão televisiva de processos judiciais, outra que o preço do álcool deveria ser aumentado e outra que musculação deveria ser encorajada para melhorar a saúde da nação.

A mais popular delas, com mais de 1,8 milhão de pessoas apoiando, opõem-se a tarifação rodoviária.

Entre a lista de 154 petições rejeitadas, a maioria era relacionada com o desporto na TV, pedindo que a Fórmula Um continuasse sendo transmitida de graça por canais abertos.

Qualquer petição assinada por mais de 100.000 cidadãos do Reino Unido vai para o Comitê de Negócios entre os partidos comuns, que decidirá se o assunto é digno de debate. Isso não significa que todas as petições terão resultado, só porque o assunto será discutido.

Qualquer petição considerada difamatória e ofensiva, ou igual a petições existentes, ou não relacionada com o governo será rejeitada. Ainda assim, as petições podem levar a debates sobre “ideias malucas”. Por exemplo, quase 50.000 apoiaram a ideia de que o apresentador de TV Jeremy Clarkson deve se tornar primeiro-ministro.[BBC]

28 comentários

  • alisson caos:

    Vcs já assistiram ofilme CONDE DE MONTE CRISTO, aquilo é uma prisão de verdade, as masmorras tem que voltar ou senão, quero pena de morte já :/

  • Rodrigo:

    Assassinos covardes não merecem a pena de morte não, isso seria uma “benção” pra eles. Na minha opinião esses lixos da sociedade deveriam ficar presos o resto de suas vidas comendo o pão que o diabo amassou. A morte seria o refúgio para esses canalhas, eles precisam sofrer o resto de suas vidas na cadeia pra compensar 1% da dor causada à familia de uma vitima. Sou a favor da prisao perpétua mesmo porque o sofrimento das familias vitimadas pela violência também será perpétuo.

    • Saprugo:

      Mais útil seria pena de morte, e em seguida retirar os órgãos do verme e disponibilizar para doação, não vejo melhor forma de fazer um saco de lixo desses ser útil para a sociedade!

  • Val Linhares:

    Concordo com os posts acima que concordam com a pena de morte. É evidente que, para sua execução, deveria haver critérios, tais como: Crimes hediondos, reincidência, agravantes etc. Bem falava nosso saudoso Amaral Neto. Se tivéssemos a pena de morte desde aquela época, muitos crimes banais teriam sido evitados, e suas famílias teriam seus inocentes familiares ao seu lado.

    • Rodrigo:

      Mas para tudo existe um outro lado da moeda, pense quantos inocentes seriam sentenciados a pena de morte. Que nem um caso que aconteceu na gringa ae( me faltou a memoria agora) um sujeito ficou 30 anos preso acusado de estuprar e matar um garoto de 12 anos, depois conseguiram provar com exames de DNA que ele era inocente. Se ele fosse condenado a pena de morte ja era, isso infelizmente acontece muito. Ja na prisão perpétua é diferente, um inocente podera provar sua inocência ate o fim, caso contrário ele ficará trancafiado ate a morte.

    • leandro:

      Mas no caso desse ai que ficou 30 anos preso, era melhor a pena de morte, quem não ia preferir morrer do que ficar 30 anos preso.

  • menezes:

    Sou contra a pena de morte, mas sou a favor da prisão perpétua e trabalhos forçados para crimes bárbaros. Aí realmente o criminoso paga pelo seu crime.

  • José Calasans.:

    Tem casos que a pena de morte tem que ser aplicada,pois uma pessoa que já matou várias vezes até pór motivos fúteis e não tem consideração pela vida humana para que viver?.Existem pessoas que rouba e mata a vítima sem que a mesma esboçe qualquer reação,só para ganhar fama no mundo do crime,para que manter um animal desses vivo?.Acho que esses debates na rede viriam bem a calhar aqui no Brasil,só assim saberíamos a opinião do povo.

  • Bovidino:

    A pena de morte não deve ser considerada como uma maldade ou como uma vingança contra o condenado, mas sim como um benefício.
    O condenado à morte, além de livrar a sociedade da sua perigosa presença, ainda evita que ele continuando a cometer crimes, aumente a sofrimento de sua alma no inferno, ou para quem acredita na reencarnação, evita que ele pague um carma muito pesado na sua próxima vida.
    Portanto, a pena de morte é um ato de amor ao próximo.

  • Plugin:

    Não concordo com pena de morte. Para que matar se poderia colocar para trabalho forçado e, consequentemente, uma geração de renda que beneficiaria toda a sociedade, pelo resto da vida ?

    E nem vem falar de direitos humanos, direitos humanos só para humanos direitos.

  • Miguel:

    Em certos casos também é pena não haver pena de morte cá em Portugal… para certos casos bem que era precisa!!!
    Concordo com a pena de morte mas só se houver provas inegáveis de que essa pessoa é culpada. Mas concordo com o que o Vincius gabriel, o Guilherme Euripedes e o vielmond disseram, em alguns casos, trabalhos pesados era também uma boa solução…

  • vicente:

    deviam por essa pena no Brasil contra politicos corruptos o lascou disso e que nao ia fica ninguem no senado

  • Garcia da Montana:

    Os custo de defesa para oos apenados nos EUA e uma industria ,Portanto quem gosta de pena de Morte é os advogados pois ficam empurrando o futuro finado por longos
    tempos até a umentar o fatoramensto

  • vielmond:

    1/ Pena de morte só para quem representa um perigo ( sem cura) para a sociedade.
    2/ Enquanto preso, (em campo de trabalho) atividades para se sustentar
    3/ Para os delitos mais leves; prestação de serviços para a comunidade em fim de semana ( hospitais , serviços sociais e outros).

  • Guilherme Euripedes:

    Pena de morte é perda de mão-de-obra. Na minha opinião, todo preso deveria ser obrigado a trabalhar e gerar renda para si e algo para população. Assim ele sairia da prisçao com anos de experiência em alguma profissão e ainda geraria algo de bom pra sociedade e para si. Se renegou a trabalhar…. Ok… dependendo do caso morre.

    E esse “Bolsa-bandido” é algo pra qualquer pessoa de bem querer se matar…

  • Vincius gabriel:

    cara, eu acho que nao compensa pena de morte. sou a favor de que quem va preso, sirva a sociedade com trabalhos pesados alem de cumprir pena na prisao. quem for condenado a pena de morte por exemplo, pode servir mais de 30 anos de trabalho forcado

    • Hugo:

      Já usaram muito isso no passado. Escravidão de derrotados em guerra. Para que matar se pode escravizá-lo?

      O povo do direitos humanos ia cair em cima, não daria certo.

    • Miguel:

      Pois podiam ser uns grandessissimos criminosos, se fossem condenados a isso lá vinha essa gentinha a falar de direitos humanos quando muitas das pessoas que estão presas não os merecem porque muitos dos criminosos TAMBÉM ATENTARAM CONTRA OS DIREITOS HUMANOS DE ALGUÉM!!!

  • Hugo:

    Essa moderação está difícil.
    A gente faz um comentário construtivo mas só liberam muito tempo depois, aí o tópico já está velho e ninguém lê -.-

  • drew:

    o brasil deveria ter pena de morte somente para estupro seguido de morte.
    agora perpétua deveria abragir outros crimes graves…
    so com essas leis mais pesadas teríamos paz nesse país.

    • Nildo:

      O Brasil já tem pena de morte, quando um politico desvia dinheiro que deveria ir para hospitais ,estradas, segurança etc ele condeno valias pessoas a morte ou você acha que as pessoas que morreram por causa dos hospitais precários estariam mortas ou as que morrem por causa das péssimas estradas ou a mulher que foi estrupada e morta por causa da falta da segurança.

    • drew:

      falo tudo Nildo

    • Cesar:

      Sem falar que a polícia brasileira é a que mais mata NO MUNDO. A pena de morte está institucionalizada, só que é feita sem juiz, jurado, lei ou advogado.

  • Hugo:

    Pra mim, qualquer homicídio doloso deveria ser julgado com risco de pena de morte.

    Mas não. No Brasil o cara mata 20, vai pra prisão gerando um custo vinte vezes maior que um estudante e os seus dependentes ainda ganham uma “auxílio-reclusão” de R$862,60 porque o papai está preso, logo não pode sustentar a família. Pois é, recebe mais que muito trabalhador só por estar preso.

    Não acredita que somos tão palhaços assim? Podem conferir…

    http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

    • Renato Rodrigues:

      não seja ignorante…esse auxílio-reclusão é apenas para contribuintes do inss…é um direito, como auxílio-doença, pra quem é afastado por problemas de saúde…não é um direito de qualquer preso mas apenas dos contribuintes do inss…procure se informar primeiro, ler direito o link que você mesmo mandou e pare de falar asneiras como se fossem verdade…¬¬

    • Hugo:

      Ahh bom, isso justifica o ladrão gastando dinheiro público na prisão e ganhando dinheiro para a família, né? O dinheiro do INSS dele deveria ser pra pagar os custos da prisão.

    • Hugo:

      Você deve ser outro que usa os inúmeros “auxílio-vagabundo” que o Brasil tem. Deve estar em casa agora sem fazer nada e vivendo do seguro desemprego…

  • Ferreira:

    Pena da morte deveria de obrigatória em caso de assassinato ou qualquer crime que cause a morte de um semelhante,tipo trafico de droga, corrupção e acidente de carro por causa de bebida.

Deixe seu comentário!