“Dismaland”, de Banksy, é a versão pesadelo da Disney
Talvez você já tenha ouvido falar do Banksy, o artista de rua britânico cujas obras são consideradas manifestações políticas e ideológicas. Se você estiver no Reino Unido nas próximas semanas, vale a pena conferir seu mais novo trabalho: “Dismaland”, a versão de pesadelo da Disneyland.
O “parque de estupefação” é uma espécie de contrário do famoso parque de diversão americano. O local de 2,5 acre foi inaugurado semana passada no resort abandonado Tropicana, em Weston-super-Mare, Somerset, na Inglaterra. Ele só permanecerá aberto por cinco semanas.
As atrações possuem um toque obscuro, e foram criadas por Banksy e outros 50 artistas de todo o mundo. Para entrar no parque, é preciso pagar £ 3 (cerca de R$ 16,80 no câmbio atual).
A propaganda da Dismaland diz: “Você está procurando uma alternativa para a banalidade revestida de açúcar sem alma para um dia fora com a família? Ou apenas um lugar mais barato? Então este é o lugar para você – um novo mundo caótico, onde você pode fugir do escapismo sem sentido. Em vez de uma barraca de hambúrguer, temos um museu. No lugar de uma loja de presentes, temos uma biblioteca. Bem, temos uma loja de presentes também…”.
Crianças não são permitidas no parque, que contém temas adultos, imagens angustiantes, uso prolongado de iluminação estroboscópica, efeitos de fumaça e palavrões. “Os seguintes itens são estritamente proibidos: facas, tintas spray, drogas ilegais e advogados da Walt Disney”, lê-se um aviso no local.
“Eu amava a Tropicana quando era pequeno, de forma que abrir essas portas novamente é uma verdadeira honra”, disse Banksy. “Eu acho que pode-se dizer que é um parque temático cujo tema é ‘grande parques temáticos devem ter temas maiores’”.
Qualquer imagem de Mickey Mouse é banida do local. A entrada e a saída do parque exigem que os visitantes suportem um processo de triagem opressivo. Em vez de ganhar um retrato na hora de ir embora, você terá a opção de adquirir um desenho da parte de trás de sua cabeça.
E aí, o que achou? Você visitaria a Dismaland? [BoredPanda]