A espetacular explosão azul de Marte

Por , em 6.02.2014

Estamos tão acostumados a ver a ferrugem do planeta vermelho que é difícil de reconhecer que esta é a superfície de Marte. Esta cratera de impacto causou uma explosão tão grande que arrancou material sob a superfície espalhando-o a uma distância de até 15 km, apesar da cratera ter cerca de 30m de diâmetro.

A foto foi feita em 2012 pela sonda MRO, da Nasa, que orbita o planeta a 2.500km de altitude. Ela teve suas câmeras inauguradas em 2006 e ainda está funcional. Estima-se que o impacto na superfície marciana ocorreu em 2010. [New Scientist, 2]

• Rafaela Martins:

Esse meteoro deve ter caído bem no oceano camuflado de deserto do planeta… rsrsrs
    Ou então, talvez tenha a ver com os compostos químicos do meteoro que causaram essa coloração ao se chocar com o solo marciano e todos seus compostos químicos e atmosféricos. Mas acredito que a melhor hipótese seja um jogo de luzes do espectro. Em Marte se vê o sol azul, e isso devido a poeira vermelha na atmosfera que filtra e retira as luzes mais quentes do espectro, deixando aparente as cores frias.

Ocorre que a areia com óxido de ferro fica na superfície. Logo abaixo da superfície, em alguns lugares há gelo. E em outros lugares pode haver outros compostos.

Na real, mesmo o anúncio da NASA é bastante reticente sobre o assunto, talvez eles estejam verificando algumas hipóteses antes de emitir uma opinião.

• Solemar Junior:

Eu acho que isso e cobre enferrujado

• WPantuzzo:

E qual é a origem da cor azul?

O material subterrâneo que foi espalhado pela colisão, pelo que eu entendi. É preciso notar que a imagem foi alterada para dar ênfase ao material ejetado, com a finalidade de entender como aconteceu a colisão.

Aqui você encontra a imagem em outros tamanhos para usar como wallpaper: