A misteriosa “gosma alienígena” encontrada em uma profunda caverna submersa

Por , em 10.03.2013

Nas cavernas submersas de Weebubbie, localizadas sob a planície de Nullarbor (Austrália), cientistas encontraram um estranho material biológico formado por diversos tipos de micróbios, que ganhou o apelido de “gosma alienígena”.

“Outros estudos sugeriam que havia fenômenos químicos não usuais ocorrendo nas cavernas, mas nós não sabíamos como os micróbios sobreviviam no ambiente da caverna”, explica o pesquisador Ian Paulsen, da Universidade de Macquarie (Austrália).

Vivendo no escuro e de maneira completamente independente da luz do sol, a “gosma” sobrevive por meio da oxidação da amônia presente na água salgada. Análises realizadas pelo grupo de pesquisadores mostraram, ainda, que na “gosma” predominam organismos do filo Thaumarchaeota.

Acredita-se que a caverna seja constantemente inundada pela água do mar, condição que foi “aproveitada” pelos Thaumarchaeota e pelos outros micróbios. “Isso só mostra que a vida em recantos escuros do planeta vem em formas estranhas, muitas das quais continuam desconhecidas”.[Daily Mail UK, Huffington Post]

article-2289674-18806409000005DC-214_634x321

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • W.Neves:

    Acho engraçado…

    Não que eu discorde da discussão de qualquer ideia… Isto é fundamental para a pesquisa e desenvolvimento do pensamento e das ciências, mas vejo frequentemente gente discutindo o sexo dos anjos. As afirmativas de um são levadas ao extremo e cria-se um “bate-boca” que não leva a lugar nenhum… Vamos ter uma atitude mais científica, respeitando a opinião de um e outro.

    Se um acredita em religião ou em deuses, isto muitas vezes não o impede de entender conceitos científicos diferentes.

    Sou ateu e agnóstico praticante mas isto não me impede de ler e compreender textos religiosos. Posso não acreditar, mas tento ver o mundo com a visão daqueles que acreditam. Quem sabe dali não poderei retirar alguma informação que me será útil.

    Saudações

  • wagner.dtr:

    @ Dollars – primeiro: ignorância é admitir-se que algo é verdadeiro apenas por mera crença. Segundo: eu não usei o verbo VER como ação a se tomar para que se determine que algo seja verdeiro ou não. Terceiro: o seu conceito de ceticismo, se é que voce tem algum, está equivocado. Quarto: fortes evidências sustentam a existência do átomo sem que seja necessário vê-lo para observer seu comportamento e efeito sobre a matéria. Quinto: diante do seu raciocínio sobre o átomo, observa-se que você não faz idéia alguma do que seja uma bomba atômica. Sexto: não existe evidência alguma de que seja verdade a existência de vida extraterrestre. Sétimo: faça-nos um favor: sem usar falácias, apresente alguma argumentação mais sólida para justificar que a vida extraterrestre não seja algo mais que uma mera crença.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Só porque não se sabe a origem, não se pode afirmar que é alienígena. Alienígena é tudo aquilo que não tem explicação. É como Deus.

    • wagner.dtr:

      A palavra alienígena vem do latim ALIENUS, “de outro, estranho, que vem de fora”, relacionado a ALIUS, “outro”, mais o sufixo -GENA, da raiz de GIGNERE, “gerar”. Ou seja, alienígena significa “gerado de fora”, gerado noutro país ou noutro planeta. Portanto, alienígena não se refere a tudo que não tem explicação. Seu conceito de alienígena esta equivocado até mesmo em relação a deuses, pois neste caso, trata-se de dogmas religiosos.

  • Fatima Rocha:

    Hello!… Alien tem vários significados para além de alienígena e extraterrestre, sabiam? Pode significar exótico, estrangeiro, estranho (com o significado de alheio,de fora ou esquisito), desconhecido, etc. Daí que é bastante ridículo, neste caso, traduzir alien como alienígena. Só me lembra uma notícia, há anos atrás, de que tinham encontrado genes “alien” num qualquer organismo e os “iluminados” que fizeram a tradução como “genes extraterrestres” quando o artigo se referia a genes alheios a esse organismo. Os transgénicos, por exemplo, têm genes “alien”.
     

  • Christian Andrade:

    Venon e você?

  • Ramon De Souza Vieira:

    E tem gente que ainda não acredita na existência de vida fora da terra… isto prova que a vida surge até onde menos se espera !!

    • wagner.dtr:

      No dia em que acreditar for suficiente como prova da existência de alguma coisa, até deuses existirão.

    • Rodrigo Botecchia:

      Mas é acreditando em algo que faz o ser humano seguir em frente curioso por confirmar a existência do mesmo. Alguns fazem isso de forma filosófica (em relação a religião) e outros de forma científica. Ceticismos ao extremo é tão prejudicial quanto fanatismo religioso: fecha teus olhos para possíveis descobertas.

    • wagner.dtr:

      Ok, mas eu não fiz afirmação alguma sobre os motivos que movem a curiosidade humana. Não muda a realidade do que eu escrevi acima. Ceticismo ao extremo? Que extremo seria este? Seria até a apresentação de provas que sustentem alguma afirmação? Apresente um extraterrestre, senão qualquer coisa relacionada a isto será mera especulação.

    • Dollars:

      Wagner isso q você diz não é extremo cetisimo .. mas sim ignorância.
      Não é preciso ver algo para esse algo existir,sendo assim você me diria que os átomos não existem? Pois ninguém nunca os viu.

Deixe seu comentário!