Homens das cavernas pintavam sob efeito de alucinógenos

Por , em 18.07.2013

A ideia de misturar alucinógenos e arte talvez não seja tão “moderna” quanto parece: recentemente, um grupo internacional de pesquisadores encontrou indícios de que homens das cavernas faziam pinturas enquanto estavam em estado de consciência alterada.

Ao analisar pinturas de mais de 40 mil anos atrás, os autores notaram que havia certos padrões, conhecidos como “instabilidades de Turing”, que normalmente são vistos sob efeito de alucinógenos. As “instabilidades” lembram a própria estrutura do cérebro, com curvas e reentrâncias.

“Quando esses padrões visuais são vistos em estados alterados de consciência, são experimentados diretamente como se estivessem carregados de sentido. Em outras palavras, são percebidos como algo importante e digno de ser usado em rituais”, escrevem os autores, em artigo publicado no periódico Adaptative Behavior.

ku-xlarge
Curiosamente, os mesmos padrões foram vistos em pinturas feitas por grupos distantes uns dos outros, ou seja, sem nenhuma espécie de influência mútua.

Em 2011, foram encontradas pinturas de cogumelos alucinógenos na caverna de Selva Pascuala (Espanha), de 6 mil anos atrás. Supostamente, o cogumelo era consumido durante rituais religiosos. [Gizmodo, DailyMail UK, Adaptative Behavior]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Diego Luis:

    Isso já não é muita novidade para quem pesquisa sobre os estados alterados de consciência no decorrer da história humana.

    Existem várias, e não somente essa caverna descoberta em 2011, com pinturas rupestres que representam cogumelos. Entre uma das mais famosas e antigas, com provavelmente algumas dezenas de milhares de anos, se encontram em Tassili na Argélia.

    E a relação das pinturas rupestres em cavernas, com os alucinógenos naturais, reside no fato de que essas cavernas não funcionavam simplesmente como abrigos, elas muitas vezes eram tidas como lugares sagrados, ali sendo realizados cultos e práticas “xamanicas”. Já é muito bem conhecida a relação do xamanismo e o uso de substâncias que alteram a consciência.

Deixe seu comentário!