A pele dessa lula é basicamente um material mágico

Por , em 12.09.2015

A pele de uma lula-califórnia é iridescente e pode mudar de cor. A habilidade parece mágica.

Enquanto outras criaturas também possuem essa capacidade de transformação, lulas e seus parentes são únicos no que diz respeito a controlar sua aparência.

Pesquisas têm procurado desvendar os mecanismos de como isso ocorre. Para dominar a cor de sua pele, cefalópodes usam órgãos minúsculos na pele chamados de cromatóforos. Cada pequeno cromatóforo é basicamente um “saco” cheio de pigmento.

No caso das lulas, elas possuem iridóforos. Isso porque o que elas fazem é ajeitar a forma como a luz reflete sobre sua pele.

Quando seus músculos se expandem, esses sacos se “espalham” e expõem o pigmento colorido a qualquer luz que atinja a pele do animal. Quando os músculos relaxam, as áreas coloridas recuam e se concentram em pequenos pontos.

Como o gif acima mostra, é hipnótico, não é mesmo?

Proteção

A razão pela qual esses animais são tão bons em mudar sua aparência é que camuflagem é sua melhor defesa. Como seus corpos são vulneráveis e eles nem sequer são bons nadadores, poder se “esconder” em mar aberto é uma grande vantagem.

É por isso que o efeito geral dessas mudanças de cores pode ser bastante dramático, fazendo, por exemplo, um polvo se misturar totalmente com rochas e corais, e fazendo a pele de uma lula iridescente imitar a forma como a luz solar filtra no ambiente, ocultando-se em plena vista.

O vídeo abaixo mostra como esse processo acontece (é possível ativar as legendas automáticas para o português).

Ele também cita um estudo incrível da Universidade de Stanford, nos EUA, que descobriu que o ato de transformar a cor da pele é automático, mas consciente nesses animais.

Quando eles “desligaram” a conexão do cérebro das lulas com seus corpos, elas pararam de mudar de cor por uns dias. Em seguida, retomaram o comportamento, como um ser humano cego que pudesse saber a cor de seus arredores usando apenas sua pele, mesmo sem vê-los. [Gizmodo]

Deixe seu comentário!