Lula de olhos negros arrastando milhares de ovos como uma capa capturada em vídeo na costa da Costa Rica

Por , em 5.01.2024
Pesquisadores a bordo de uma expedição do Instituto Oceanográfico Schmidt avistaram uma lula de olhos negros (Gonatus onyx) carregando milhares de ovos. (Crédito da imagem: Instituto Oceanográfico Schmidt)

Uma espécie de lula oceânica foi registrada executando uma manobra elegante nas profundezas escuras do oceano, carregando consigo um número impressionante de ovos presos aos seus tentáculos. Este avistamento raro da lula Gonatus onyx, conhecida por cuidar de seus ovos, aconteceu perto das costas da Costa Rica em dezembro. Um vídeo fascinante mostra a lula transportando graciosamente seu pacote de ovos, que lembra um vestido longo e elaborado, movimentando as barbatanas na cabeça para se locomover no meio aquático.

De acordo com o Instituto Schmidt Ocean, que organizou essa exploração marítima, “O grande conjunto de ovos está pendurado nos ganchos dos tentáculos da lula e, durante o período em que carrega essa carga por vários meses, ela se abstém de se alimentar”.

Cientistas marinhos acreditavam anteriormente que essa espécie de lula, assim como outras, depositavam seus ovos em aglomerados no fundo do oceano, deixando-os para se desenvolver e eclodir de forma autônoma. Essa noção foi contestada em 2001 por Brad Seibel, na época pesquisador pós-doutoral no Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (MBARI). Seibel observou uma lula de olhos escuros com um saco de ovos no Canyon de Monterey, na Califórnia, usando um veículo subaquático remoto.

Relembrando o momento, Seibel, atualmente professor de oceanografia biológica na Universidade do Sul da Flórida, expressou sua emoção ao Science Friday em 2016.

Em um estudo de 2005, Seibel e sua equipe documentaram os hábitos de cuidado com os ovos das fêmeas de G. onyx, que transportam até 3.000 ovos em águas abertas até que seus filhotes estejam prontos para eclodir e se dispersar. Essas lulas circulam ativamente a água fresca ao redor dos ovos, o que pode ajudar na provisão de oxigênio.

O estudo aponta que as lulas de olhos escuros são comuns tanto no Oceano Pacífico quanto no Atlântico. No Pacífico Norte, elas são encontradas geralmente em águas mais profundas que 6.200 pés (aproximadamente 1.900 metros).

Essas lulas mantêm uma flutuabilidade neutra, flutuando ou nadando sem esforço. No entanto, o post no Instagram menciona que lulas carregando ovos são nadadoras mais lentas e podem se tornar presas fáceis para predadores marinhos que mergulham em profundidades.

A observação destas lulas no seu habitat natural oferece um vislumbre fascinante da complexidade e da beleza da vida marinha. Ao estudar esses seres misteriosos, os cientistas conseguem entender melhor os ecossistemas oceânicos e a biodiversidade marinha. As lulas Gonatus onyx, em particular, demonstram uma estratégia de reprodução única, diferindo significativamente da maioria das outras espécies de lulas conhecidas.

A capacidade dessas lulas de carregar uma grande quantidade de ovos enquanto se deslocam pelo oceano é um exemplo notável de adaptação e sobrevivência no ambiente marinho. Essa prática, embora a torne vulnerável a predadores, garante uma maior taxa de sobrevivência para seus filhotes, já que os ovos são constantemente fornecidos com água fresca e oxigenada.

Além disso, o estudo dessas lulas contribui para o entendimento dos padrões migratórios e comportamentais de outras espécies marinhas. Ao observar como esses animais interagem com seu ambiente e como respondem a diferentes estímulos, os pesquisadores podem desenvolver estratégias de conservação mais eficazes para proteger essas espécies e seus habitats.

Por fim, as descobertas relacionadas às lulas Gonatus onyx realçam a importância da pesquisa marinha contínua e do monitoramento dos ecossistemas oceânicos. Cada nova descoberta nos oceanos abre portas para um melhor entendimento do mundo natural, evidenciando a interconexão entre as diferentes formas de vida e a necessidade de preservá-las para as gerações futuras. [Live Science]