Acabamos de enviar uma mensagem para um planeta que pode conter vida
Astrônomos do METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence) enviaram uma mensagem de rádio para um sistema estelar vizinho que contém um exoplaneta potencialmente habitável.
GJ 273b está próximo o suficiente de nós para que possamos receber uma resposta em menos de 25 anos.
“Eu acho que esse é um resultado improvável, mas seria bem-vindo”, disse Douglas Vakoch, presidente do METI, uma ramificação da mais famosa organização SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence).
GJ 273b
A estrela-alvo da mensagem é GJ 273, também conhecida como Estrela de Luyten, uma anã vermelha na Constelação Cão Menor (Canis Minor), a apenas 12 anos-luz de distância de nós.
Em março deste ano, cientistas descobriram que ela possui dois planetas. Um deles, conhecido como GJ 273b, tem 2.9 vezes o tamanho da Terra, e orbita sua “zona habitável” e poderia abrigar água líquida e vida.
A mensagem faz parte do projeto Sónar Calling GJ273b, liderado pela organização Sónar, que buscou a ajuda do METI e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha (IEEC) para enviá-la.
Conteúdo
O comunicado foi enviado no aniversário da “mensagem de Arecibo”, uma transmissão de rádio feita em 1974 em direção a um grupo de estrelas distantes, contendo informações sobre os planetas do nosso sistema solar, a estrutura do DNA, um desenho semelhante ao que um ser humano se parece e outras informações básicas sobre a Terra e seus habitantes.
A nova mensagem, transmitida de uma antena na Noruega por cerca de oito horas durante um período de três dias em outubro, é mais simples.
Começa com informações sobre aritmética, geometria e trigonometria, e inclui uma descrição das ondas de rádio que carregam a mensagem, bem como um tutorial sobre relógios e cronogramas, para ver se qualquer potencial habitante de GJ 273b tem uma compreensão do tempo semelhante à nossa.
Imprudente?
Embora a ideia de enviar mensagens para aliens intencionalmente (e receber uma resposta!) seja empolgante, muitos pesquisadores são contra tal atitude, por conta dos riscos que ela representa.
Um problema em particular é que não há acordo sobre quem deveria falar pela humanidade. Outra preocupação, muito maior, é o perigo potencial de entrar em contato com extraterrestres.
O físico Stephen Hawking é um dos mais famosos cientistas a ter alertado contra as possíveis repercussões de nos comunicarmos com uma civilização alienígena. Ele crê que tal civilização quase certamente será muito mais antiga e tecnológica do que a nossa, de forma que, como colonizadores europeus conquistando outros continentes, eles podem nos enxergar como inferiores e passíveis de escravização ou destruição.
“98% dos astrônomos e pesquisadores do SETI, inclusive eu, pensam que o METI é potencialmente perigoso e não uma boa ideia”, argumentou Dan Werthimer, membro do SETI e da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). “É como gritar em uma floresta antes de saber se existem tigres, leões, ursos ou outros animais perigosos lá”. [NewScientist, IFLS]
5 comentários
O que é mais assustador! A ideia de extraterrestres em mundos estranho ou permanecermos na terra com “Donald Trump , Kim Jong-woon ,Michel Temer
Se houvesse nesse espaço outros mais avançados, já nos teriam descoberto. Não entendo o medo.
Falam ai de civilização mais antiga que queira nos escravizar.
Uma civilização dessas ja inventaram uma inteligencia articial a tempos…
Há quem se ache tão interessante que imagina que seres avançadíssimos estão cruzando as vastidões imensas do espaço interestelar para visitar ELES. Se você duvida, você é o arrogante…
fatima bernardes voce ainda acredita na maquina do tempo e no amor