Academia, roupas caras? Não, a voz pode ser o segredo para conquistar alguém

Por , em 25.04.2013

Segundo um novo estudo da Universidade College London, o caminho para o coração de uma mulher pode ser tão simples quanto reduzir a sua voz. Já para chamar a atenção deles, o segredo é sussurrar.

Os cientistas descobriram que diferentes traços vocais são instintivamente associados com tamanho do corpo, atratividade e simpatia nas pessoas.

No estudo, a voz masculina mais desejável para as mulheres britânicas foi a profunda, retumbante e entrecortada, pois indicava a combinação ideal de masculinidade e força, com um toque de ternura.

Isso pode explicar o sucesso do personagem Joey da sitcom “Friends” entre as mulheres, já que seu bordão “How you doin” (em português, “Como vai você”?) engloba perfeitamente todas essas características.

Já a voz ideal para as mulheres que querem atrair um homem britânico é estridente e entrecortada, o que sinaliza para a psique masculina delicadeza, além de abertura e submissão (paradoxalmente).

“Para as mulheres, é um pouco de um protótipo sexista. A pesquisa sugere que, inconscientemente, os homens são mais atraídos por uma voz feminina que indica simpatia e submissão”, disse o principal pesquisador do estudo, Dr. Yi Xu, da Universidade College London. “Os homens preferem uma voz que projeta um tamanho pequeno de corpo, que é mais aguda e ofegante. Marilyn Monroe é um bom exemplo”.

O estudo

A pesquisa, publicada na revista PLoS ONE, reuniu vários experimentos em que homens e mulheres ouviram gravações do sexo oposto falando uma frase para testar a atratividade vocal.

Os resultados mostraram que os ouvintes masculinos preferiram vozes femininas sussurradas e com alta frequência (mas não muito), que foram correlacionadas com um tamanho pequeno, enquanto as mulheres preferiram ouvir homens com vozes de baixa frequência, que sugeriam que eram maiores e mais fortes.

[box]No mundo animal, os ouvintes podem perceber o tamanho do corpo de um indivíduo baseado no barulho que ele faz. Por exemplo, um ronco de baixa frequência sugere um tamanho maior de corpo, domínio ou um possível ataque, enquanto maiores frequências e sons mais puros indicam um tamanho menor, submissão e medo.[/box]

Mas, surpreendentemente, as ouvintes do sexo feminino também preferiram vozes masculinas sussurradas, o que sinaliza que preferem que a agressividade associada com um corpo grande seja um pouco atenuada – ou seja, o homem precisa ser forte, mas também terno.

O estudo também explica por que vozes distintas são muitas vezes consideradas menos atraentes. “Os resultados sugerem que o que faz a voz atraente é em sua maioria propriedades que melhoram as características já na voz média de cada sexo: tom alto e soprosidade nas mulheres, e tom baixo e trato vocal longo nos homens. Isso pode, portanto, explicar por que as vozes mais comuns são mais atraentes do que certas vozes individuais”, diz o Dr. Xu.

Voz = imagem que você passa

Há muito tempo os políticos são conscientes do impacto da voz. Margaret Thatcher é um exemplo famoso por ter passado por um treinamento vocal para abaixar o tom e tornar sua voz mais estadista (como é possível conferir no filme sobre sua vida, “A Dama de Ferro”).

Segundo o Dr. Xu, a soprosidade é vista como sensual em ambos mulheres e homens. A voz soprosa se caracteriza quando ouvimos a voz acompanhada de ar não sonorizado (que não vibrou) pelas pregas vocais, como um chiado. Geralmente, na voz soprosa a intensidade é baixa e a altura grave. Esse tipo de voz a causa impressão de fraqueza e falta de potência, mas pode aparecer como padrão de sensualidade. Também é mais comum em mulheres mais jovens, o que pode contribuir com seu apelo.

“Mesmo para os homens, se você quer ser atraente para as mulheres, é melhor estar ofegante do que agressivo em termos de qualidade de voz”, disse. “Para um homem, a combinação perfeita é tanto a masculinidade quanto a ternura, que foi o tipo de voz preferido”. [DailyMail, Virtual]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Marco Aurelio Cabral Gonçalves:

    natasha,precisamos falar ao telefone … (tudo com minúscula) rsrsrsr

  • Ana Suzuki:

    Eu gostaria de ouvir alguns exemplos, pois confesso que não entendi muito bem. Também não se falou em sotaque, que acho
    importante, nem em correção gramatical. Um homem ou uma mulher dizendo “nóis vai” é de matar!

  • Cleme Hajia:

    http://www.youtube.com/watch?v=xhrBDcQq2DM
    it depends…

    • kid redman:

      sob esse aspecto…

  • Arimatea:

    Vou falar baixinho e quase sussurrando: “meu amor, dinheiro não é problema”.

    • rhyico:

      Com essa frase, podes falar em qualquer tom. Funciona sempre… lol

    • kid redman:

      donde se conclui que o dinheiro é uma enorme contribuição para o esculhambo da humanidade… cambada de mercenários interesseiros ! hahaha
      quem tem uma mulher que não seja interesseira ou tá enganado ou tem um tesouro de verdade !

Deixe seu comentário!